Mesa Redonda | Capa No Rio

Fotografia da minha autoria


«As melhores lembranças são feitas de boa comida»


O Porto tem história. E um foco gastronómico que aquece a alma e nos faz crescer água na boca. E a verdade é que não faltam novos restaurantes - de comida tradicional e não só - a colorir a cidade Invicta. No meio de tantas opções, o difícil é mesmo escolher - ou, então, não regressar àquelas que já conhecemos de cor. No entanto, independentemente do veredicto final, qualquer refeição tem mais encanto quando é partilhada. E, de preferência, numa mesa redonda, que será sempre - e perdoem-me o lugar comum - a melhor rede social.

Os meus pais celebraram 31 anos de casamento, na passada quarta-feira. Por isso, para comemorar a data e esta caminhada inspiradora, optamos por voltar a um espaço que nos foi apresentado por um casal amigo. Não sei o que vos parece comer uma Francesinha com vista para o Douro, mas, para mim, significa associar o melhor de dois mundos - ainda que, desta vez, tenha privilegiado um menu italiano. E eu gosto de locais assim, que me permitam desfrutar da paisagem e, claro, da comida; que me permitam, na chegada e na despedida, ser envolvida pelo calor desta margem que me faz sentir em casa. Localizado na Alameda Basílio Teles, este podia ser o cartão de visita do Capa No Rio.

O nome pode remeter para um grupo familiar. E com toda a razão. Porque este restaurante pertence ao emblemático Capa Negra, que abriu o seu primeiro estabelecimento, no Porto, «há mais de 40 anos», reinventando-se desde então. Nesta nova ramificação aposta-se nos sabores de sempre, como as Francesinhas e os Rissóis, mas também se evidencia as Pizzas, as Massas e os Risotos. Há, portanto, uma intenção clara de não perder identidade, sem que isso implique estagnar e fechar portas à modernização. Ainda só fui ao Capa No Rio duas vezes. Porém, fiquei agradavelmente surpreendida em ambas. Porque o atendimento cuidado e eficiente aliado à confeção deliciosa são dois grandes pontos a favor.

Centrando-me, maioritariamente, na segunda visita, os meus pais pediram Bife à Cortador - bem servido para duas pessoas - e eu não resisti à Pizza Tropical, de massa fina e crocante, que estava no ponto! Para a sobremesa, a minha mãe escolheu Tarte de Bolacha - cujo empratamento me deixou encantada. E eu repeti a escolha da primeira vez: Cheesecake de Oreo, que é uma autêntica perdição. Embora só possa tecer elogios a este jantar, não seria correto não mencionar a minha estreia neste restaurante, que só poderia ter acontecido com uma Francesinha. Além disso, tive a oportunidade de provar os Rissóis e de constatar que são uma maravilha. A fama é justificável. Quanto a valores, dependerá sempre do que selecionarem, mas não sinto que seja um sítio dispendioso, sobretudo, atendendo à apresentação, ao local e à qualidade - do serviço e do menu.

Uma particularidade interessante e, a meu ver, original é que a ementa é um jornal. E são estes detalhes que fazem a diferença. Esteticamente, é um espaço aconchegante, bem iluminado, com uma decoração amorosa e leve, destacando traços em madeira que eu adoro. Para além da sala interior, existe uma esplanada, para aproveitarmos o tempo quente e a vista de tirar o fôlego. O Capa No Rio está a crescer. E não lhe faltam argumentos para nos conquistar. Recomendo!

Comentários

  1. Tão bom quando nos sentimos bem o suficiente num sitio, para conversar como se estivesses em casa e dar algum conforto ao estômago!!! Obrigada pela dica!

    ResponderEliminar
  2. Parabéns aos pais e que venham muitos mais anos!

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  3. Muito bom aspecto o restaurante e os pratos bem apresentados.
    Muitos parabéns aos pais pelos 31 anos de matrimonio.
    Um abraço e boa semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem sei que ainda fui poucas vezes, mas só posso tecer elogios a tudo :)
      Muito obrigada!

      Eliminar
  4. Parabéns pelos 31 anos de casamento, que número bonito :)

    Fiquei curiosa com o restaurante e deliciada com as fotos do jantar, quando for ao Porto tenho que experimentar.

    Beijinho grande e boa semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, minha querida :)
      Aconselho, vale muito a pena

      Eliminar
  5. Muitos Parabéns pelo aniversário dos teus pais :) Gostei da sugestão para quando formos ao Porto :)
    Beijinhos e boa semana*

    ResponderEliminar
  6. Maravilhosa publicação :))

    Hoje :- Abri a janela e deixei os sonhos entrar.

    Bjos
    Votos de uma óptimo Segunda - Feira.

    ResponderEliminar
  7. uau! fiquei super curiosa com o restaurante! Ja tenho uma lista infinita de sitios para experimentar quando for ao porto, e vou adicionar este à lista! :) adorei a sugestão!
    TheNotSoGirlyGirl // Instagram // Facebook

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma "pequena" preciosidade :D pois, como te compreendo!
      Eu é que agradeço pelo feedback

      Eliminar
  8. Não conhecia!!! mas só por essa pizza já tenho vontade de experimentar

    ResponderEliminar
  9. Oi, Andreia!

    Primeiro, parabéns para o casal! Data especial...
    O lugar parece maravilhoso!

    Abraços, Cris

    ResponderEliminar
  10. Não conhecia mesmo, mas parabéns aos teus mais que tudo
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  11. Que otimo aspecto!
    Parabéns aos teus pais, que sejam sempre muito felizes :)
    Beijinhos*


    https://umolhardelaura.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  12. Muitos parabéns aos teus pais pelos trinta e um anos de casamento! 😜
    Esse cheesecake de Oreo deixou-me com água na boca! Adoro cheesecake, mas nunca provei de Oreo!

    ResponderEliminar
  13. Congrats to your Mom and Dad!! wish them many more such lovely year ahead.
    place seems interesting and food looks delicious.
    My Blog | Instagram | Bloglovin

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito, muito obrigada! É um restaurante a ter em conta :D

      Eliminar
  14. Vais mesmo, meu bem.. até porque creio já ter falado sobre isto por aqui :P
    Obrigado <3

    ai nããão :o infelizmente não vou ao Porto tão cedo, mas assim que vá, este será um spot garantido!

    NEW REVIEW POST | L'ÓREAL: INFAILLIBLE 24H FRESH WEAR FOUNDATION!!
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É capaz! Nada que agradecer <3

      Quando tiveres oportunidade, vai, meu bem, acho que vais adorar

      Eliminar
  15. Parabéns para os papás!!
    Essa pizza epá temos de ir comer aí uma pizza <3
    bjs!!!

    ResponderEliminar
  16. O que gosto no Porto é o facto de não haver macdonalds e pizza hut por tudo quanto é canto como noutras cidades europeias.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Apesar de adorar, sobretudo, a Pizza Hut, também gosto muito desse pormenor. Há uma aposta vasta :)

      Eliminar
  17. Eu cá gosto muito de comer, por isso, deliciar-me e ainda por cima ter uma vista para o Douro, parece-me fantástico!!!
    Pela descrição já me conquistaste :p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É o melhor de dois mundos :D
      Gostei imenso das duas vezes que lá fui. E espero ter a oportunidade de regressar em breve

      Eliminar

Enviar um comentário