Velha Alma a Transbordar

Fotografia pessoal


«Não se despedace para manter os outros inteiros»


Preciso de desligar a realidade 
Que se constrói 
Do lado de fora da janela 
Preciso de me reconectar 
Ignorar as tempestades alheias 
E focar-me na minha alma

Passei demasiado tempo 
A deixar-me para segundo plano 
Quando deveria ter sido egoísta 
Quando me deveria ter imposto 
Quando deveria ter sido mais
Porque os outros não são só outros 
Só que eu também necessito de mim

De que adianta 
Saber que o mundo está a ruir 
Se eu não estiver inteira para ajudar?

Julgava eu 
Ser capaz de me libertar
Dos meus anseios e das minhas dores
Fechá-los numa caixa
E sarar as feridas expostas
De quem mal conheço
Não posso, contudo, lutar sozinha 
Nem salvar num só momento 
A humanidade que me enlaça 
Mas posso antes de tudo 
Impedir-me de ceder
Se não tiver chegado demasiado tarde

Sou um pequeno instante 
A querer transbordar
Amor-próprio 
A querer desligar 
O que me rodeia 
E ligar aquela que deveria ser 
A minha prioridade: eu 

De que adianta 
Tentar impedir a tempestade 
Se, depois, não tenho força 
Para desfrutar do sol?

Comentários

  1. Gostei do poema e nada melhor do que primeiro arrumarmos a nossa própria "casa".
    Um abraço e continuação de uma boa semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredito muito nisso, até porque só assim conseguiremos estar bem resolvidos.
      Obrigada e igualmente :)

      Eliminar
  2. Bom dia. Um poema carregado de sentimentos de alma. Adorei :))

    Hoje :-As estradas são como os sentimentos, inconstantes

    Bjos
    Votos de uma óptima Quarta - Feira

    ResponderEliminar
  3. Caramba, revi-me nas tuas belas palavras! Muito obrigada, estava mesmo a precisar disto ❤️ E sim, a minha alma fica mais leve quando me afasto de pessoas que me trazem nada de bom :)
    Beijinhos
    https://matildeferreira.co.uk/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oww, que bom ❤️
      Eu é que agradeço por este retorno tão cheio de carinho!
      Não necessitamos dessas pessoas na nossa vida

      Beijinho grande

      Eliminar
  4. Eu, contrário de ti, sou egoísta e caprichosa.
    Gosto muito de mim própria, daí ter capacidade para amar os outros.
    Sou a má da fita, mesmo assim, ninguém se afasta de mim. Como também eu, nunca me afastei de ninguém.

    Um poema muitíssimo emocional, tentando encontrar o caminho certo:-*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também temos que o ser, caso contrário, acabamos por nos esquecer que somos importantes e que temos que nos cuidar.
      Quando estamos bem resolvidos e sabemos equilibrar todas essas pontas, sem dúvida, que o caminho se torna mais agradável :)

      Muito obrigada!

      Eliminar
  5. Olá Andreia,
    Hoje não podia não te deixar um comentário porque esta tua publicação mexeu comigo. Primeiro... porque mal vi a imagem das paredes do Convento de Arouca, estremeci de saudades desse local tão bonito onde estive o ano passado. Segundo... porque as tuas palavras me vestiram dos pés à cabeça.

    Parabéns e tudo de bom para Ti :)
    Beijinhos "engavetados"
    (^^)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Clara. Sê muito bem-vinda :)
      Enche-me o coração ler isso. Muito, muito obrigada!

      Eliminar
  6. Por falar em sol, eu também falo do sol!!
    Que possas desfrutar de todos os dias de sol!!
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderEliminar
  7. Que poema maravilhoso, Andreia. E os últimos versos são absolutamente fantásticos!

    ResponderEliminar
  8. Oh que poema mais lindo
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  9. Mais uma bela poesia, daquelas que só tu sabes oferecer-nos. Adorei! *.*

    Beijinho grande! :*

    ResponderEliminar
  10. Poema lindo, amei.
    Beijinhos
    http://virginiaferreira91.blogspot.com

    ResponderEliminar
  11. Que palavras maravilhosas! Ressonei tanto com elas!

    ResponderEliminar
  12. Escreves tão bem! Belo poema! :D
    beijinhos

    www.amarcadamarta.pt

    ResponderEliminar
  13. Andreia um poema fantástico, o poema fala profundamente nas palavras, gostei bastante bjs.
    http://www.lucimarmoreira.com/

    ResponderEliminar
  14. Que palavras tão bonitas, adorei.
    beijinhos


    Que texto maravilhoso, adorei :)
    Beijinhos

    https://umolhardelaura.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  15. Que belas palavras! Infelizmente revejo-me nelas... Mas como li por aí: "esforça-te, porque no final é você por você mesmo"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bela mensagem, minha querida. É tão isso!
      Muito obrigada *-*

      Eliminar
  16. Levei tempo a aprender a gostar de mim, quando aconteceu foi uma sensação óptima.
    Beijinho com muita admiração.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É o culminar de uma luta interior. E, de facto, é uma sensação ótima *-*
      Muito obrigada!

      Eliminar
  17. Além de escreveres tão bem, vi-me neste poema. 😊
    Devíamos ser mais egoístas!

    ResponderEliminar
  18. Vais amar, meu bem!

    "Passei demasiado tempo
    a deixar-me para segundo plano"... Nossa! É tão mas tão isto! Foi um dos meus males maiores, mas sem dúvida que consegui reverter isso a tempo!

    NEW REVIEW POST | MET GALA MAKEUP FOR REAL LIFE!!
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desgastamo-nos sem necessidade! E colocarmo-nos em primeiro não é egoísmo, é uma forma saudável de sermos nós sem exigir dos outros coisas que nos faltam por dentro

      Eliminar
  19. «De que adianta
    Saber que o mundo está a ruir
    Se eu não estiver inteira para ajudar?» e a última estrofe são tão intensas <3

    ResponderEliminar
  20. Tão verdade, querida. Passamos tanto tempo a tentar cuidar de outros - muitas vezes, daqueles que não fazem o mesmo por nós - e esquecemo-nos que nós também somos importantes, aliás, somos a pessoa mais importante da nossa vida... E sabermos colocar-nos em primeiro lugar é maravilhoso e é só assim que conseguimos seguir em frente e ajudar quem de nós precisa.
    Adorei!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sei que a reação inicial - e, por vezes, inconsciente - é sentir que isto é uma atitude egoísta. Mas é precisamente o contrário, até porque só podemos cuidar dos outros se estivermos bem. Por isso, temos mesmo que ser a nossa prioridade.
      Muito obrigada ♥

      Eliminar

Enviar um comentário