MOLESKINE | O MELHOR DE MAIO

Fotografia da minha autoria


«A vida é feita de momentos colecionáveis»


Maio. Mês de emoções fortes. De gerir a ansiedade e o orgulho que é ter uma afilhada finalista. De celebrar a história de amor mais bonita. De me despedir de uma nova época, com um sabor agridoce, e de jogadores que se tornaram voz e bandeira dentro desta família azul e branca. Neste quinto capítulo, realizei um sonho. Estendi as memórias. E abracei mais aprendizagens. Optei por fazer pequenas mudanças em mim e tenho caminhado no sentido de as tornar evidentes. Maio revestiu-se de tranquilidade. E deixou-me ainda mais serena.

Imposição & Cortejo: A conclusão de um ciclo é sempre importante e especial. Em 2017, quando fui finalista, muita coisa passou pelo meu coração em suspenso. E houve, naturalmente, uma elevada dose de nervosismo, porque era a minha vez de me despedir. No primeiro domingo de maio, deste ano, regressei à ESE para ver a minha afilhada e a minha sobrinha a cartolarem. Não chorei - nem mesmo na altura das bengaladas -, mas carreguei uma nostalgia diferente. Porque as vi crescer. E porque as vi conquistar o seu lugar de capa traçada. Já no Cortejo, a história repetiu-se. E, felizmente, consegui chegar a tempo de as ver passar na tribuna. Ainda hoje não tenho palavras para descrever tudo o que se desenrolou no meu peito, atendendo a que estes momentos expõem sempre o nosso lado mais emotivo, mas é maravilhoso - e gratificante - fazer parte deste mundo.


Queima das Fitas do Porto: Como mencionei no #89 M de..., este é o nosso ponto de encontro. É o palco descomplicado que permite rever os de sempre e aproveitar uma saída entre amigos. E enquanto fizer sentido, procurarei sempre marcar presença no Queimódromo. Este ano, fui três dias [ainda que terça quase nem tenha contado]. Vi Jimmy P. E vivi noites sem dramas, com muitos brindes à mistura e bastante animação. Foi das melhores Queimas. Podemos repetir?


Aniversário de Casamento: 31 anos do tecido mais bonito que aconchega o amor. E o melhor é que continuam a contar. Porque este conto de fadas real é mesmo para a vida toda, como canta Carolina Deslandes. Os meus pais são o meu maior exemplo. E a história que escrevem diariamente não me enche só de orgulho: inspira-me. Tenho muita sorte!

Consciente // Luís Franco-Bastos: O homem das mil vozes, nunca esquecendo que a sua base será sempre o Stand-Up Comedy e não as imitações, é um dos meus humoristas favoritos. Por isso, foi um privilégio gigante assistir ao seu novo solo. E em duas datas, das três, marcadas no Porto. Na primeira noite, fui com a minha afilhada [que me ofereceu o bilhete como prenda de aniversário]. Na segunda, fiz-me acompanhar pelos meus pais. Saí do Teatro Sá da Bandeira rendida e em êxtase, porque ele é brilhante. O palco é mesmo a sua casa [podem ler a minha opinião com mais detalhe aqui].


Andebol & Hóquei em Patins: O futebol sempre ocupou uma grande parte do meu coração, porque é o desperto que mais me entusiasma. Porém, faço questão de estar atenta às modalidades do meu clube, não só por ser adepta das mesmas, mas por acreditar na competência e no talento das equipas. Portanto, foi de sorriso largo que comemorei o campeonato nacional conquistado em Andebol e em Hóquei. Estão de parabéns!

O mês de maio reserva uma celebração especial: o dia do Autor Português [22/05]. Assim, com exceção do livro que escolhi para Uma Dúzia de Livros, desafiei-me a ler apenas obras de escritores nacionais. E soube-me pela vida! Além disso, ainda tive a honra de ser beta-reading do mais recente manuscrito da Sofia [A Sofia World].

As Flores Perdidas de Alice Hart // Holly Ringland: Esta narrativa revelou-se um desabrochar intenso e inspirador, pois ficamos a conhecer um testemunho doloroso e belo na mesma medida. Além disso, é tão humano que é praticamente impossível não nos envolvermos no seu desenrolar, sobretudo, quando nos consente acompanhar o crescimento da sua personagem principal - Alice -, desde que era uma criança de nove anos, até se tornar adulta [Uma Dúzia de Livros // Maio].

O Pintor Debaixo do Lava-Loiças // Afonso Cruz: Neste livro cheio de metáforas, de personalidades peculiares, absorve-se a solidão, o impacto das sombras, o sentimento de culpa, o desgosto, a morte, o luto, a demência, a revolta, a paixão e o equilíbrio entre a liberdade e a identidade. Além disso, é explorado um lado da humanidade que é crucial para uma convivência saudável: a amabilidade, o espírito de entreajuda [The Bibliophile Club // Maio].


Na Boa! // Diogo Faro: É sempre um privilégio ler algo escrito por Diogo Faro, até porque tem um registo irónico, que eu adoro. Neste guia que revela o segredo português para sermos felizes, há uma abordagem peculiar, muito humor e escrutínio. A forma como desconstrói os temas é fabulosa. E envolve-nos, com bastante facilidade, nas suas observações. Porque tem graça. E quase atinge a surrealidade.

Ensina-me a Voar sobre os Telhados // João Tordo: Foi a minha estreia no autor e fui agradavelmente surpreendida. O enredo tem tanto de complexo, como de próximo. Expõe as nossas fragilidades e as nossas crenças. E revela-se um estreitar de laços comovente. Há acasos que nos deixam inteiros. E muito mais perto do nosso caminho certo. Alternando entre o passado e o presente, comprovamos que existem histórias, aparentemente, banais que se transformam em algo grandioso. E que o mundo é demasiado pequeno para que não se interliguem.

Foi Sem Querer Que Te Quis // Raul Minh'Alma: Foi uma leitura descomplicada, que me permitiu desligar da azáfama do quotidiano. A narrativa é revestida de alguma previsibilidade, mas apresenta alguns traços interessantes. Tinha muita curiosidade em relação ao autor, mas confesso que não fiquei arrebatada com a obra. Pecou pelas repetições e pela sensação de que o contexto mereceria outra abordagem. Ainda assim, foi um livro fácil de concluir.

Storyteller Dice // O Autocarro 27: Uma névoa cobriu a rua paralela ao meu coração. Todos os dias, aquando dos primeiros raios de sol, a direção dos meus passos era sempre a mesma: apanhar o autocarro 27, para minimizar a angústia de um futuro incerto. E foi lá que te vi, sentado num dos bancos anónimos, que passam despercebidos a quem tem sempre tanto em que pensar. Mas os nossos destinos cruzaram-se.

Rotas Singulares // Bilhete de Identidade: Vila Nova de Gaia. Minha identidade. Cais de sonhos e de regaço aberto ao mundo. Berço de saudade e de calma. Ponte[s]. É, há 27 anos, o meu porto seguro. E a minha melhor definição de casa. Por isso, sinto um orgulho desmedido em todos os detalhes que lhe começo a saber de cor.

As Luzes Na Cidade: Sento-me a um passo da ponte/Cortando a escuridão do caminho/Permito que me iluminem/E adormeço serena/Enquanto, de barco à deriva,/Flutuo em direção às estrelas.

Azul e Branco é o Coração: As luzes do Dragão desligam-se até à nova época. Este ano não foi nosso. Porém, não perdemos a dignidade. Não atiramos a toalha ao chão. E eu vi - e senti na pele eriçada - muita alma. E uma fé inabalável. Há um grito de revolta que não nos permitirá estagnar. Ainda bem que nasci portista.

Capa no Rio: Com o intuito de celebrarmos o aniversário de casamento dos meus pais, regressamos a um restaurante que conhecemos graças a uns amigos. Perto do Douro - e pertencendo ao emblemático Capa Negra -, só posso tecer rasgados elogios, quer em relação à qualidade do menu, quer em relação à equipa e ao atendimento. É um espaço bastante agradável, que nos faz sentir em casa. Desta vez, optei pela pizza, mas a francesinha é imperdível [opinião completa aqui].


Companhia: Numa segunda-feira à noite, depois de fazermos as compras para a casa, decidimos jantar no Parque Nascente. Como queria uma refeição mais rápida e leve, fui à Companhia e arrisquei na Piadina de Frango, Bacon, Abacate e Queijo. Este wrap estava ótimo, bem servido e veio acompanhado por salada. Para beber escolhi limonada com hortelã e deliciei-me. Foi das melhores que já provei.


Como fã confessa de chá, não posso deixar de incluir a minha mais recente aquisição: Chá verde com matcha aromatizado de mirtilo.

Tudo Aquilo Que Não Sou // Rita da Nova: Esta publicação é de 2017, mas a Rita voltou a partilhá-la, recentemente, nas suas redes sociais. E como sinto que ela tem, muitas vezes, o dom de escrever tudo aquilo que me vai na alma, identifiquei-me imenso com as suas palavras. Não deixem de ler, até porque acredito que as vão sentir na pele.

Somos Todos Ladrões // Paint The Town Read: A Filipa partilhou um texto que me desarmou, porque me fez observar as coisas segundo uma perspetiva que, possivelmente, numa me ocorreria. Todos nós, à nossa maneira, somos um pouco ladrões. Não no sentido literal e criminoso, mas numa abordagem mais transversal e profunda.

Querem Mudança? // A Sofia World: O voto é a nossa voz para a mudança. Por mais que aprecie o silêncio, há situações em que este não pode prosperar. Com um testemunho bem real, a Sofia enumerou motivos nos quais me revejo, descrevendo aquilo que eu sinto sobre o voto nas eleições - independentemente de quais sejam.

A mistura de géneros é uma constante. É esta diversidade que me seduz e que me motiva; que me transcende e permite embarcar numa viagem inesgotável. Porque o nosso caminho não tem que seguir uma só rota. E eu sou assim, um permanente deambular entre estilos e melodias, reservando sempre espaço para novas descobertas.


Faixas: Recuperei o tema de estreia de Mário Pedrosa, Só Mais Uma Vez, depois de me ter sido relembrado num tweet aleatório. Os Azeitonas lançaram o carismático Traço de Mulher. Os Átoa partilharam Diferença, com uma mensagem de máxima importância. E Shawn Mendes brindou-nos com uma canção bastante ritmada - If I Can't Have You. Os Quatro e Meia convidaram Tiago Nacarato para regravarem Minha Mãe Está Sempre Certa. E eu regressei às minhas origens no Hip Hop, com Mundo Segundo e Sam The Kid - Gaia/Chelas, Brasa, Tu Não Sabes e Raio de Luz. Isaura e Luísa Sobral juntaram-se num dueto encantador, lançando Uma Frase Não Faz A Canção. Rendi-me a Antes Dela Dizer Que Sim [Bárbara Tinoco] e a Sol de Inverno [Tiago Nacarato ft Paulinho Moska]. Voltei a Telemóveis [Conan Osíris] e deixei-me deslumbrar pelos temas mais recentes de Fernando Daniel e Paulo Sousa - Tal Como Sou e Sou Pra Ti, respetivamente. Mais Caro [Wet Bed Gang], Too Bad e Me Myself & I [Hex] e Teu Eternamente [Slow J] também fizeram o meu mês. A última entrada na playlist foi Greaze Mode [Skepta ft Nafe Smallz].

Álbuns: Os acasos são sempre curiosos e foi graças a um que me cruzei com Luís Severo. O disco homónimo e O Sol Voltou entraram diretamente para o meu topo de preferências! Os Alice, por seu lado, lançaram o álbum de estreia, Cinema Paraíso, e eu não podia ter ficado mais entusiasmada. Finalmente aconteceu. E valeu cada segundo de espera.

Lendário // Môce Dum Cabréste: Embora não acompanhe o trabalho do Dário Guerreiro com tanta regularidade, fiquei muito curiosa com o seu primeiro solo. Estava expectante. E não houve um segmento em que não me risse. Foi uma construção de texto fantástica, com transições naturais e com imensa graça. Tinha consciência do seu talento, mas com este vídeo comprovei o seu brilhantismo.

Impasse // Pedro Teixeira da Mota: Fiquei a conhecê-lo em Erro Crasso. E, desde então, tenho estado atenta ao seu percurso. Depois de um longo período de espera - e de uma hesitação perfeitamente compreensível, porque é diferente assistir a um espetáculo de comédia ao vivo ou através da internet -, disponibilizou o seu solo no Youtube. Que preciosidade! Já o vi três vezes e fiquei rendida em todas. Porque tem um texto seguro, com margem para o improviso. Com boa energia e histórias hilariantes, tudo resultou na perfeição.

Rui Sinel de Cordes Out Solo 5: O Sinel divide opiniões, porque o seu registo não é compreendido, nem partilhado, por todos. Eu já fiz parte do grupo que não o apreciava assim tanto, porque sentia uma certa violência nas suas palavras - se é que isto faz sentido. No entanto, quando me dediquei a descobrir melhor o seu trabalho, mudei de opinião. As suas piadas podem chocar, mas há tanta pertinência nas entrelinhas que isso só mostra a sua genialidade. O importante [e isso aplica-se a qualquer humorista] é nunca confundir o verdadeiro sujeito/alvo da sua sátira. E este solo está brilhante.

Humor Sem Limites // Guilherme Duarte [TEDxIST]: Uma das perguntas mais frequentes a um comediante prende-se com os limites do humor. Se a mim já me cansa ouvi-la, imagino a repulsa que lhes provoca, porque parece que caminhamos em círculo, em vez de nos focarmos em questões mais pertinentes. Este vídeo não é recente, mas cruzei-me com ele numa secção de comentários. E não podia tê-lo visto em melhor altura. Para quem acha que devem existir limites no humor, aconselho a ouvir, porque é um excelente desbloqueador de mentalidades.

Traz Cerveja Ep.24: O podcast do Diogo Faro e do Pedro Durão é um dos que não dispenso. Por isso, foi com uma enorme satisfação que vi que o convidado mais recente seria Ivo Canelas, um dos atores que mais admiro. Esta conversa teve tempo para tudo, com muita seriedade e brincadeira à mistura. Foi, para mim, uma das melhores.

Tenho ideia que, muitas vezes, não compreendemos o privilégio de certas conquistas. Por isso, este mês, foquei-me na sorte que é poder traçar o meu caminho por mim; na sorte que tenho por ser livre, por poder escolher e contribuir para a mudança. Porque há lutas que não podem ser ignoradas. Em simultâneo, como o meu momento de gratidão nunca se limita a uma componente exclusiva, estou grata por...

... Poder votar. E eu sei que faço a diferença ao exercer este direito/dever cívico.

... Ter estado presente no culminar de um ciclo das minhas pessoas-casa, aquelas que vi crescer e a quem pude transmitir o que aprendi.


... Crescer com o amor dos meus pais.

... Ter nascido Portista. Ter festejado a conquista de campeonatos, quer nas modalidades, quer no futebol de formação. E por ter acompanhado profissionais que deixarão saudades.


... Ter realizado o sonho de ver Luís Franco-Bastos ao vivo.

Comentários

  1. Um mês em grande só faltou o FC Porto ter ganho a Taça de Portugal.
    Um abraço e bom fim-de-semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Teria abrilhantado ainda mais o mês de maio *-*
      Obrigada e igualmente!

      Eliminar
  2. Giro conseguir resumir quase tudo desta forma...engraçado, que neste mês também li "O Pintor debaixo do Lava-loiças"...:) coincidências de maio!
    Venha o junho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sinto que é uma forma de valorizar as pequenas conquistas e as coisas que nos fazem bem :)
      A sério? Que coincidência boa! Gostaste?
      Venha ele :D

      Eliminar
  3. Que mês de Maio tão cheio de coisas boas. Que 2019 continue a ser assim.

    Beijinho grande :*

    ResponderEliminar
  4. Bom dia. Mais uma publicação fantástica:))


    Bjos
    Votos de uma óptima Sexta-Feira

    ResponderEliminar
  5. Que mes fantastico :) E Junho promete ainda mais com as festas populares :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não me posso queixar :)
      Venham elas! Já só penso no S. João *-*

      Eliminar
  6. Nossa que foi um mês cheio de coisas boas e lembranças, espero que o novo também o seja,
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Felizmente, teve muitos apontamentos felizes *-*
      Obrigada, Sofia. Desejo-te o mesmo!

      Eliminar
  7. Tirando a parte do FCP está tudo excelente eheheh!!!
    A queima é mesmo um grande momento para relembrarmos os nossos tempos. E, parabéns para os 31 dos teus pais.
    Xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A parte do FC Porto só abrilhanta a publicação :)
      Vivemos mesmo momentos inesquecíveis! Muito obrigada

      Eliminar
  8. E que o mês de Junho seja ainda melhor, tu mereces :)

    Um beijinho e bom fim de semana
    www.danielasilva.pt

    ResponderEliminar
  9. Olá,

    Um post maravilhoso que permite uma reflexão pessoal profunda!

    Gostei especialmente da parte da Gratidão. No meu Bullet, reservo um espaço para um Diário da Gratidão: para não me esquecer nunca de agradecer os caminhos que me guiam, os lugares que me fazem bem, as pessoas que me amam...

    Um beijinho e até Junho :))
    Margarida
    https://minhacasadopatio.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sempre me fez sentido valorizar o melhor dos meus dias, por isso, encontrei neste género de publicações mais uma "desculpa" para não perder essa forma de estar :)
      Sinto que é mesmo importante sermos gratos!

      Eliminar
  10. Mês, de Maria e do coração,
    Maio mês de grandes emoções,
    Junho Santo António e S. João
    alegria em todos os corações!

    Longo texto e belas imagens, gostei de ler e ver!

    Bom fim de semana Andreia. Que o seja bem gosto dos seus desejos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estas publicações de balanço ficarão sempre mais extensas. Muito obrigada :)

      Bom fim de semana, Edumanes

      Eliminar
  11. Também vi o "Consciente" e adorei! :D
    Bom mês de junho!
    beijinhos

    www.amarcadamarta.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico mesmo contente por ler isso! O solo está incrível *-*
      Obrigada e igualmente, Marta

      Eliminar
  12. Tiveste um mês fantástico que bom minha que o próximo mês te traga mais coisas agradáveis
    Rêtro Vintage Maggie | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só posso concordar :) muito, muito obrigada, minha querida. Desejo-te o mesmo!

      Eliminar
  13. Fico mesmo feliz por ti, juro! Que bom é saber que tiveste um mês tão aconchegante e feliz <3
    Que Junho te traga mais, mais e mais. E que a serenidade não te abandone :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, minha querida! Fico de coração cheio com tanto carinho <3
      Desejo-te o mesmo*

      Eliminar
  14. Junho será fenomenal, tenho a certeza!
    Um beijinho e abraço apertado até Gaia <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredito que sim, minha querida. E desejo-te o mesmo!
      Um xi bem apertadinho <3

      Eliminar

Enviar um comentário