The Bibliophile Club // Maio

Fotografia da minha autoria


Tema: Autores Portugueses


Os livros têm uma voz muito própria. Observo a minha estante e sou quase capaz de sentir alguns timbres a sobreporem-se com urgência, porque existe algo a cativar a atenção. E se há autores que ocupam uma grande parte da minha identidade literária há mais tempo, não é menos verdade que outros nomes têm conquistado um espaço confortável. Chegaram de rompante e passaram a habitar em mim, com a mesma facilidade com que me envolvem no seu enredo. E eu tenho encontrado este traço a casa em vários autores portugueses.

O tema cinco do The Bibliophile Club acertou-me no coração. E, embora tenha hesitado na minha escolha, compreendi que só podia seguir uma rota, abraçando O Pintor Debaixo do Lava-Loiças, de Afonso Cruz. Esta é a minha terceira obra do autor. E era uma das que mais interesse me despertava, sobretudo, depois de ler a apreciação da Rita da Nova e de perceber o vínculo especial com os avós - que eu partilho, apesar de, agora, serem todos estrelas do meu céu. E é, precisamente, este o primeiro aspeto que pretendo destacar, atendendo a que a narrativa se foca num episódio real, homenageando a bravura e a sensibilidade dos seus avós. É, também, por esta razão que o desenrolar da ação se revela tão inspirador, inquietante e comovente.

A poesia nas suas palavras, ainda que escreva em prosa, faz-nos levitar e sentir a mensagem com mais intensidade. E neste livro cheio de metáforas, de personalidades peculiares, absorve-se a solidão, o impacto das sombras, o sentimento de culpa, o desgosto, a morte, o luto, a demência, a revolta, a paixão e o equilíbrio entre a liberdade e a identidade. Além disso, é explorado um lado da humanidade que é crucial para uma convivência saudável: a amabilidade, o espírito de entreajuda. Esta obra renasce do caos - da guerra - e de todas as lutas interiores que surgem quando não nos sentimos seguros no caminho. E demonstra-nos que todos procuramos o nosso lugar no mundo, mesmo que existam amarras a atrasar-nos.

Viajando através das memórias e das vivências da personagem principal - Sors -, há mistério, angústia e uma dose de esperança que nos acalma. Há uma necessidade constante de observar, de entender se os olhos estão abertos ou fechados e se devemos ser verticais ou horizontais. E há, ainda, uma verdade, para mim, irrefutável: é o que não se vê, é o que vem de dentro que nos engrandece. Porque este contacto com a nossa alma mantém-nos mais perto de nós. E esta energia só é possível porque Afonso Cruz, para além de ter uma escrita mágica, é muito visual, proporcionando-nos imagens mentais fidedignas dos acontecimentos. E é por isso que é tão apaixonante.

O Pintor Debaixo do Lava-Loiças tem sentimentos inabaláveis e teorias que se desconstroem. Em simultâneo, centra-se nas emoções inerentes às circunstâncias e nas aprendizagens conquistadas. No final, as notas do autor permitem-nos definir o que é real e o que pertence à ficção, atribuindo um maior sentido à leitura. Nesta narrativa tão plural e filosófica, é a liberdade que sobressai, porque podemos encontrá-la nos locais mais improváveis, o que me faz crer que não são as suas dimensões que nos condicionam, mas, sim, a maneira como as aproveitamos. É o que fazemos com a nossa liberdade que nos solta ou que nos mantém presos. E é com ela que criamos raízes.


Deixo-vos, agora, com algumas citações:

«Um homem possui três estômagos: um na barriga, outro no peito e outro na cabeça. O da barriga, toda a gente sabe para que serve; o do peito mastiga a respiração, que é a nossa comida mais urgente. Uma pessoa morre sem ar muito mais depressa do que sem água e pão. E por fim há o estômago da cabeça, que se alimenta de palavras e de letras» [p:18];

«O amor, dizia Sors, é uma casa sem telhado, pois quando olhamos para cima vemos o céu» [p:49];

«- Tem para onde ir? - perguntou a D. Rosa.
- Sugeriram-me um campo de concentração.
- Que tal a nossa casa?
- Seria muito melhor» [p:128].


Nota: O blogue é afiliado da Wook. Ao adquirirem o[s] artigo[s], através dos links disponibilizados, estão a contribuir para o seu crescimento literário - e não só. Obrigada ♥

Comentários

  1. Um escritor de que gosto bastante este é um dos seus primeiros livros, li Para onde vão os guardas-chuvas e Flores entre outros mas estes dois gostei bastante.
    Um abraço e continuação de uma boa semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quero tanto, mas tanto ler Para onde vão os guarda-chuvas! E também tenho curiosidade com Flores. É um autor fabuloso *-*
      Obrigada e igualmente

      Eliminar
  2. Não o conheço mas sei que um dia vou o conhecer!!!

    ResponderEliminar
  3. Nunca me apeteceu ler o Afonso Cruz.
    Apeteceu-me, agora, ler uma romance de uma autora portuguesa, porque o amante é do Porto. Sabes a que romance me estou a referir???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi um autor que sempre me despertou interesse. E tenho sido muito feliz a ler os seus livros :)
      Ui, não. Qual é?

      Eliminar
  4. Desconheço,porém, gostei de te ler:))


    HOJE, DO NOSSO GIL ANTÓNIO :- flor nascida em fenda de rochedo .

    Bjos
    Votos de uma óptima Quinta - Feira

    ResponderEliminar
  5. Já ouvi falar muito do autor, mas nunca li nada. Tenho que mudar isso =)

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  6. Não conheço mas li na capa,
    o pintor debaixo do lava-loiças
    que continue nessa sua caminhada
    bem acompanhada de coisas boas!

    Tenha uma boa tarde Andreia.

    ResponderEliminar
  7. Desconhecia esse livro, mas quem sabe não me vire um pouco para as leituras que não é coisa que faça muito a não ser ler um pouco de alguns blogs
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  8. ANDREIA,

    SINTO MUIO A SUA SUA FALTA NOS MEUS BLOGUES E SEMPRE ACHO QUE A CULPA SEJA DO FACEBOOK QUE, ALIÁS EU NÃO TENHO.
    TALVEZ SEJA SOMENTE UMA DESCULPA DA MINHA PARTE, PARA ESCONDER A BAIXA QUALIDADE DOS MEUS TEXTOS.
    UM ABRAÇÃO CARIOCA.

    ResponderEliminar
  9. Desconhecia o autor, mas pareceu-me ser uma obra interessante. Achei a capa fantástica!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A capa é mesmo maravilhosa *-* tenho sido muito feliz a ler as suas obras!

      Eliminar
  10. Que excelente sugestao :) Gostei da historia simples, bonita e cheia de mensagem :)
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  11. Acrescento a isso uma coisa, uma vez disseram-me que os livros têm alma e têm mesmo :)

    xoxo
    www.danielasilva.pt

    ResponderEliminar
  12. Ainda não li nada do autor.
    Mas vou aproveitar a sugestão.
    Andreia, um bom resto de semana.
    Beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aconselho, Jaime. Acho que ia gostar :)
      Obrigada e igualmente!

      Eliminar
  13. Conheço alguma obra do autor e gosto.
    Adorei a tua opinião.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Só o título não poderia ser mais original!! Confesso que não conheço o autor!!
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fica no ouvido, ainda para mais quando percebemos que é verídico :)

      Eliminar
  15. Nunca li nada do autor. Espero fazê-lo, pois já ouvi dizer maravilhas dos seus livros 😊

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se puderes, aventura-te, minha querida. Acho que vais adorar :)

      Eliminar
  16. "... a poesia nas suas palavras...", como há também poesia nas tuas, Andreia, ao escrever sobre ele, e por isso mesmo fazes com que o livro, que eu não li, pareça ainda mais interessante!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oww, muito obrigada! Fico sem palavras para agradecer tamanho elogio!
      É um livro que vale muito a pena conhecer, não só pelo enredo, mas também pelo próprio autor

      Eliminar
  17. Não conheço esse autor, mas parece, pelas tuas palavras, muito bom.
    Beijinho linda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Do que tenho lido dele, só posso tecer elogios, minha querida *-*

      Beijinho grande

      Eliminar
  18. Adoro livros, infelizmente com a rotina do dia a dia é uma coisa que raramente tenho feito, mas dá-me tantas saudades !!!

    xoxo ♡
    Watermelon Clouds

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem sempre se consegue conciliar tudo, mas aos pouquinhos, acredito, há hábitos que podemos mudar :) nem que seja "só" uma página por dia

      Eliminar
  19. adorei as citações que deixaste dele fiquei curiosa com o livro
    Rêtro Vintage Maggie | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  20. obrigado, meu bem :D

    não conhecia o autor, mas deixaste-me bem curioso!!!
    as passagens são fabulosas!

    NEW BRANDING POST | SMOOTH AND PERFECT SKIN!!
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar

Enviar um comentário