Entrelinhas #60

Fotografia da minha autoria


«Paris, cidade das luzes e do amor. Lengfeld, um município campestre alemão. Paros, uma bela ilha grega. Barletta, uma cidade italiana à beira-mar»



A blogosfera, ainda que à distância, permite-me conhecer e estabelecer ligações com pessoas maravilhosas: quer pelo coração forrado a luz boa, quer pelo talento inspirador. Naturalmente, há laços que se estreitam com maior firmeza do que outros, por ser partilhada uma certa identificação - pela maneira de ser, pela abertura em relação a determinados assuntos e pelos gostos. E isso acontece-me, frequentemente, com a Cláudia S. Reis [Marés]. Os nossos caminhos cruzaram-se há vários anos, quando eu ainda não era feita de Gavetas e ela não seguia o ritmo das Marés. Ou, melhor, quando as nossas identidades eram outras. E não há um dia que não me renda à sua escrita.

Sintonia é o seu primeiro livro e já há bastante tempo que o queria ler. Por si, por sentir que tem o dom da palavra e pela sinopse que me pareceu encantadora. Por isso, foi com um enorme aconchego no coração que me surpreendeu, no início de Maio, ao enviar-mo, acompanhado de uma belíssima dedicatória. E sem ter sido intencional, conseguiu que chegasse num dia repleto de emoções fortes e muita nostalgia; daqueles dias em que, mesmo felizes, precisamos de algo que nos abrace com força, porque o nosso lado esquerdo do peito palpita com mais intensidade. Há coincidências tão, inexplicavelmente, agradáveis, que nos invade uma sensação de que tudo conspirou a favor. E sou muito grata por partilhá-lhas com alguém tão especial, que faço questão de manter perto.

Quando me sentei a desfrutar da narrativa, foi uma lufada de ar fresco. Tem tanto da Cláudia, que é impossível não nos sentirmos próximos. A obra não é autobiográfica, mas é prazeroso reconhecer estes detalhes mais pessoais, que acabam por fundamentar algumas decisões. Com um ritmo fluído e com pitadas de humor, dei por mim a renovar a certeza de que as palavras têm um poder enorme no nosso caminho e no nosso crescimento. Além disso, fiquei com vontade de partir, conhecer o mundo e mergulhar numa viagem introspetiva, tal como a personagem principal. E é quando Jolene Gail decide embarcar nesta aventura - por motivos profissionais e, simultaneamente, para se libertar de fantasmas passados - que compreende que o destino está cheio de reviravoltas. E que essa mudança no curso dos acontecimentos pode ser o melhor desfecho. Podemos perder muito ao arriscar. Porém, na maior parte dos casos, perdemos mais por não o fazermos. Curiosamente, a vida encarrega-se de mostrar que tem inúmeros planos para nós, que podem ou não corresponder aos que traçamos previamente.

O enredo realça o problema - e o desgaste - das relações tóxicas. Faz-nos refletir no impacto que as pessoas têm no nosso percurso, no quanto aprendemos com estranhos e na necessidade de sairmos da nossa zona de conforto e de nos desprendermos dos nossos lugares, para sermos capazes de analisar as situações de outra perspetiva e com outros argumentos. Em paralelo, alerta-nos para o peso da mentira, da desconfiança e dos ciúmes. Cada página é pincelada com uma beleza singular e aprendizagens nas entrelinhas. E é interessante perceber de que modo a história de Jolene se fundirá com o livro que está a criar. Não posso, ainda, deixar de destacar os acasos bonitos que abrilhantam a ação, bem como o final inesperado e absolutamente comovente - a autora sabe para onde direcionar a nossa atenção, não permitindo que a narrativa se torne algo previsível.

Tudo acontece por uma razão. E é quando menos esperamos que somos arrebatados. Sintonia é uma história que nos faz olhar para dentro, mostrando-nos que é fundamental procurarmos e encontrarmos a nossa harmonia; aquilo que nos faz bem e que não tem que ser, forçosamente, um amor - para além do próprio.


Deixo-vos, agora, com algumas citações:

«Tinha agora a certeza que não o amava, porém, aquelas doces palavras, que ela nunca tinha ouvido da boca de ninguém, tinham-na apanhado desprevenida e exercido efeito na sua mente» [p:36];

«Olhando para aquele casal, Jolene convencera-se que encontrara pela primeira vez uma real amostra de sintonia e isso não podia perder-se no tempo» [p:74];

«- Como tens tantas certezas? - Perguntou observando-o curiosa e apercebendo-se em simultâneo de que não estava a ver de forma tão nítida como era habitual.
- Os teus óculos ficarão aqui comigo! Só os terás de volta quando regressares!» [p:119];

«Sentiu-se feliz pela amiga mas o seu coração não deixou de apertar pensando em todas as oportunidades que tinha já perdido» [p:210];

«- Não percas muito tempo a dizer que amas. Faz com que a outra pessoa o sinta e não apenas o oiça» [p:232].



Nota: O blogue tornou-se afiliado da Wook. Por isso, ao comprarem através dos links disponibilizados, estão a contribuir para o seu crescimento. Obrigada ❣

Comentários

  1. Leitura interessante e cheia de mensagem :) gostei de conhecer ;) realmente,todas as pessoas que conhecemos a nossa vida servem para aprendermos a saber as que nos fazem falta e as outras que nos ensinam a afastarmo-nos delas...
    Bjinhosss
    https://matildeferreira.co.uk

    ResponderEliminar
  2. Muito bom. Estou curiosa:))

    Bjos
    Votos de uma óptima Quinta- Feira

    ResponderEliminar
  3. Já li, adorei e já recomendei a uma rapariga que leu o meu livro também ;) A Cláudia escreve tão mas tão bem!

    ResponderEliminar
  4. Pelo menos num aspecto, estou em sintonia com a Cláudia: ela também é contra as touradas.

    E tu, Andreia, quando públicas o teu primeiro livro?

    ResponderEliminar
  5. Nunca li,adorei a forma como explicaste e sim há dias que precisamos mesmo de algo que nos aperte.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Pareceu-me muito bem! Fiquei curiosa...
    Um dia destes somos nós que estamos a falar da tua escrita...

    Beijinhos
    Sandra C.
    bluestrass.blogspot.com

    ResponderEliminar
  7. Que bom ver bloggers a crescer, dá-me imenso gosto! Quero imenso ler o livro, parece ser lindo!
    Beijinho, Ana Rita*
    BLOG: https://hannamargherita.blogspot.com/ || INSTAGRAM: https://www.instagram.com/rititipi/ || FACEBOOK: https://www.facebook.com/margheritablog/

    ResponderEliminar
  8. Posso dizer que não conhecia
    Beijinhos
    Novo post // CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  9. Não conheço nada da autora, mas pareceu-me um livro interessante.
    Andreia, bom fim de semana.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  10. Ah tão bom, fazer amizades na blogosfera <3
    Não conhecia, mas fico tão contente por termos bloggers com livros publicados!

    ResponderEliminar
  11. AAAAAAAAAHHHH!!!!!! EU NÃO SABIA QUE A CLÁUDIA TINHA UM LIVRO!!!!!!! AHHHHHH!!!!!!! AMÉN, ANDREIA!!!!! QUERO LER!!!!!

    r: O LAGO DA ZANABRIA É TÃO LINDO, MULHER!! até acho uma falta de respeito não te deixares sofrer nas pedras ahahah

    ResponderEliminar
  12. Li-o no âmbito da parceria com a Chiado e ádorei. É um livro viciante.

    Parabéns à Cláudia pela escrita fluída e cativante.

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  13. Fiquei mesmo super curiosa porque nem sabia da existência desse livro :o
    Beijinhos,
    Blog An Aesthetic Alien | Instagram | Facebook
    Youtube

    ResponderEliminar
  14. Pelo teu post, parece um livro bastante interessante. Fiquei com curiosidade em ler :)

    ResponderEliminar
  15. que bacana conhecer esse livro, adorei conhecer essa historia e ja fiquei curiosa pra ler

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderEliminar
  16. Já tinha visto a capa algumas vezes, e fiquei curiosa. Agota com este post ainda mais. 😊

    ResponderEliminar
  17. Nem sei como te agradecer estas maravilhosas palavras. Foi com o coração cheio que li esta tua opinião, que me ajudou a relembrar todos os motivos que me fizeram escrever o Sintonia! Parece que voltei atrás no tempo e estava a viajar novamente com a Jolene. Obrigada :)

    Agora é a tua vez de escreveres um livro e decerto será maravilhoso!

    ResponderEliminar
  18. Não conhecia, mas vou tomar nota. Desejo.lhe sucesso!

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  19. Parabéns Cláudia! :b fiquei também curiosa!
    Andreia é muito bom sentir-mo-nos próximos de alguém mesmo pela escrita :')

    ResponderEliminar
  20. Adorei as citações, parece ser um ótimo livro, não conhecia, gostei do título, bjocas pra ti.

    ResponderEliminar
  21. Sigo a Cláudia há uns bons aninhos no Marés. Saber que lançou um livro é algo extraordinário e quero muito lê-lo. Espero conseguir fazê-lo em breve! Beijinho

    ResponderEliminar
  22. Fiquei mesmo curiosa, pois também acho que a Cláudia escreve mesmo mesmo bem, deve ser incrível!
    "Podemos perder muito ao arriscar. Porém, na maior parte dos casos, perdemos mais por não o fazermos."- tão verdade, é um dos lemas que tento seguir sempre na minha vida, o de arriscar, se me der mal, olha, lá arranjarei um jeito :)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário