Doce ou salgado q.b. #17

Fotografia da minha autoria


«Cozinhar é como tecer um delicado manto de aromas, cores, sabores, texturas. Um manto divino que se deitará sobre o paladar de alguém sempre especial», Sayonara Ciseski»



Verão é sinónimo de noites longas, bebidas geladas, roupas frescas... e comidas leves! Nesta altura do ano, particularmente, abuso das saladas, porque são saborosas, as combinações são inesgotáveis e permitem-me poupar tempo na sua preparação. Ainda assim, até porque sabe bem demorar na cozinha, também procuro por receitas, ligeiramente, diferentes, que incitem a nossa criatividade - sobretudo, quando apresentam conjugações improváveis. O único requisito é que continuem a privilegiar o lado prático da confeção.

Há dois anos, sensivelmente, decidi introduzir novas opções na minha alimentação: aveia, sementes de chia, de linhaça, de girassol e de sésamo. Mais tarde, acrescentei as bagas de goji, as sementes de papoila e as de abóbora. E, pouco a pouco, tenho-me informado acerca de outras alternativas. Porque posso combiná-las com o almoço/jantar, mas também adicioná-las ao meu iogurte natural e, inclusive, às panquecas que tanto adoro fazer. Depois de Maria Cerqueira Gomes [apresentadora do Porto Canal] ter publicado esta receita, no seu blogue Come on Mary!, fiquei com imensa vontade de experimentar quinoa. E, desde então, tem sido presença assídua cá em casa!

Este superalimento tem imensos benefícios, porque é bastante «completo do ponto de vista nutricional». É isento de glúten e rico em fibra, ferro, fósforo, magnésio, potássio, vitaminas do complexo B e vitamina E e antioxidantes. Além disso, ajuda a reforçar o sistema imunitário, protege de doenças cardíacas e respiratórias, regula o intestino e promove o aumento de massa muscular. No entanto, a quinoa não deve ser consumida em excesso, porque pode «provocar alterações a nível gastro-intestinal e reduzir a absorção de alguns nutrientes». O segredo é, portanto, fazer um consumo equilibrado. E variado.

Aproveitando os passos de base, elaborei a minha própria receita, que pode ser adaptada e alterada as vezes que forem necessárias, consoante os alimentos que tivermos em casa ou conforme o nosso apetite. Provamos?



Salada de Quinoa com delícias do mar, tomate e pimento vermelho



Ingredientes:
- 1 chávena de quinoa;
- 1 tomate;
- Delícias do mar;
- Pimento vermelho;
- Limão;
- Sementes de abóbora;
- Sementes de sésamo.

Modo de preparação:
- Colocar uma chávena de quinoa no coador e lavá-la bem;
- Escorrer a quinoa e deixá-la secar durante uns minutos;
- Passar a quinoa para uma panela em lume médio-alto, mexendo-a durante um minuto. Depois desse tempo, acrescentar duas chávenas de água quente;
- Deixar ferver;
- Acrescentar sal e sumo de limão;
- Baixar o volume e deixar cozinhar durante 13 minutos;
- Drenar a quinoa;
- Juntar todos os ingredientes numa taça e acrescentar as sementes.

Nota:
- É mesmo importante lavar bem a quinoa, porque isso reduz o «teor de fitatos e sapopinas», que podem ser tóxicas para o nosso organismo;
- Há vários tipos de quinoa. Utilizo bastante a branca, mas, desta vez, escolhi a opção tricolor [branca, vermelha e preta];
- Também é costume acrescentar rúcula;
- Não têm, necessariamente, que utilizar uma chavéna de quinoa. Podem reduzir a quantidade. Mas têm que colocar sempre o dobro de água;
- Façam as vossas combinações favoritas!



Costumam comer quinoa?

Comentários

  1. Obrigado, meu bem ahahah É mesmo real life :D

    Adoro, adoro quinoa! Vou ter muito que experimentar esta receita :D

    NEW FASHION POST | 3 INFALLIBLE-STYLE TRICKS. :D
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  2. Adoro :) que rica sugestão para um almoço rápido, nhami :) fiquei com fome :)
    Bjinhosss e boa semana*
    https://matildeferreira.co.uk/

    ResponderEliminar
  3. Parece-me muito bem para um dia de calor:))

    Bjos
    Votos de uma óptima Segunda- Feira

    ResponderEliminar
  4. Esta publicação poderia ter sido escrita pela minha tia ehehe ela é fã de tudo o que mencionaste em cima. Parece bom, mas não é a minha praia.

    ResponderEliminar
  5. Olá
    Pois eu no Verão também adorava fazer saladas, agora limito-me a vê-las no computador eheh
    Quinoa nunca tinha experimentado e tem umas óptimas características, as restantes sementes sim.
    Bom dia.
    Marisa

    marisasclosetblog.com

    ResponderEliminar
  6. Andreia gostei muito da receita, não sou muito de comer quinoa, mas confesso que fiquei com vontade de comer a salada, ótima sugestão, bjs.

    ResponderEliminar
  7. Nem doce, nem salgado!

    Com as temperaturas extremamente altas, não me apetece comer. Só me apetece beber água mineral gelada.

    ResponderEliminar
  8. Oh que a tua sugestão parece ser bastante boa, nunca fiz nada assim
    Beijinhos
    Novo post // CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  9. Que delícia! Já provei quinoa! Também costumo comer aveia e bagas de goji :)

    ResponderEliminar
  10. r: Também gosto muito dessa peça *-*
    Assim espero querida, obrigada! Ora nem mais, infelizmente estamos a sofrer as consequências...
    Está péssimo mesmo, e se continuam com esta posição sobre ele vai ser terrível quando crescer... Mas enfim!

    ResponderEliminar
  11. a receita tem muito bom aspeto mas eu acho que trocava as delícias do mar por atum xD comi tantas que agora não as consigo ver à frente xD
    nunca provei quinoa mas parece mesmo bom...
    beijinhos :) https://ratsonthemoon.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  12. Olha já almoçava outra vez têm tão bom aspecto.
    https://retromaggie.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  13. Sou fã de quinoa e no verão sabe sempre pela vida! Tem um aspecto maravilhoso!

    Beijinhos,
    DEZASSETE

    ResponderEliminar
  14. tem um otimo aspeto!!! fiquei com vontade de exprimentar

    ResponderEliminar
  15. Assim que vi a foto no insta apeteceu-me logo experimentar, são receitas ótimas agora para o tempo mais quente *.*
    Beijinhos,
    Blog An Aesthetic Alien | Instagram | Facebook
    Youtube

    ResponderEliminar
  16. Adoro saladas no Verão: simples, práticas e fáceis de confeccionar. Vou ter que experimentar esta salada, tem excelente aspecto e deve ser uma delicia.

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  17. Cada vez tenho menos paciência para experimentações, mas este prato tem um aspeto refrescante. Saladas fresquinhas, é o que apetece comer com tanto calor.

    ResponderEliminar
  18. Eu adoro quinoa! Um alimento completíssimo, com muitas possibilidades na cozinha. Linda essa receita!

    ResponderEliminar
  19. Já à algum tempo que quero experimentar quinoa, acho que vou aproveitar esta receita. Parece-me muito bem.
    Beijinhos
    http://virginiaferreira91.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  20. Eu sou muito esquisita nestas coisas (a minha prima que é nutricionista tem quinoa em casa e eu nunca provei), mas isso tem muito bom aspeto!
    Beijinhos
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  21. Nunca provei quinoa, ando a fazer dieta e como muita salada carnes brancas e evito tudo o que seja muito condimentado. A receita um dia destes vou experimentar. Sempre bom novas receitas para ir variando.
    Beijinhos linda.

    ResponderEliminar
  22. Oi, Andreia!

    Uma ótima opção para os dias quentes... Delícia!

    Abraços, Cris

    ResponderEliminar
  23. Adorei a proposta! Para além de um ótimo aspeto, deve saber super bem!
    Acho que estas opções saudáveis assim para o Verão são essenciais, para sair um bocadinho da rotina das saladas (por serem frescas, nada tem a ver com dietas xD)
    Beijinhoooo

    ResponderEliminar
  24. Uma excelente opção para os dias quentes do verão e neste friozinho do inverno prefiro uma sopa fumegante
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  25. R. O que mais me choca é que este tipo de comportamentos vieram de pessoas com idade para serem meus avôs ou pais! Só gostava que os homens que têm este tipo de atitudes pensassem antes: "E se fosse a minha irmã? A minha filha? A minha neta?". Enquanto a mentalidade das pessoas não se alterar vamos continuar assim...
    Obrigada pelas palavras <3

    ResponderEliminar
  26. Nunca usei esse tipo de produtos na alimentação.
    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  27. Exatamente isso, meu bem :) E tudo fica alterado :D Basta termos criatividade!

    NEW REVIEW POST | MACADAMIA HAIR FOOD: FINALLY ALSO TESTED. :D
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  28. Gosto de quinoa,mas ainda não lhe apanhei o jeito certo.
    Adoro bulgur, já provaste?
    Adoro estas comidinhas assim....

    Beijinhos
    Sandra C.
    bluestrass.blogspot.com

    ResponderEliminar
  29. Adoro quinoa!! Faço muitas vezes com um bocadinho de bacon e cogumelos salteados!!
    Tens de ter cuidado com as sementes de chia que elas incham... deve-se colocar num pouco de água para elas expandirem e só depois consumir.

    ResponderEliminar
  30. Só posso dizer que terminei a sua publicação com vários ingredientes anotados, pq quero fazer hahahaha <3 amo saladas, mas quero experimentar coisas novas *_*

    Sai da Minha Lente

    ResponderEliminar
  31. Adoro estas comidas mais leves e frescas!
    Boa sugestão... e saudável :)
    Beijoquinhas *.*

    ResponderEliminar
  32. Adoro saladas, então nesta altura sabem-me ainda melhor!
    Tem tão bom aspeto, já guardei a receita :)
    Por acaso, quero muito começar a apostar em mais sementes, pois dizem ter enormíssimos benefícios, quando não usadas em excesso, como referes.
    Obrigada pela sugestão querida!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário