O nosso amor é como o vento #8

Fotografia da minha autoria


[Prólogo | #1 | #2 | #3 | #4 | #5 | #6 | #7]



A tua mãe telefona-me todos os dias. Muito provavelmente, duas mãos cheias de vezes. Sabes que nunca gostei que me apaparicassem em demasia - coisa que as nossas mães têm feito nos últimos tempos -, mas, confesso, está a fazer-me bem, porque sei que é, somente, preocupação e porque têm o cuidado de não me sufocar. E acho que é isso que me incomoda em certas demonstrações de carinho: a intenção é a melhor, mas a atenção constante e desmedida chega a afligir. E em vez de nos aconchegar, desencadeia uma ligeira sensação de irritação e de desconforto.

Tu, pelo contrário, sabias a maneira ideal para me embalar. Costumavas, inclusivamente, dizer que comigo funcionava uma espécie de toca e foge, lembras-te? Tenho tantas saudades disso. De estar absorta em pensamentos e de te ouvir, apenas, dizer «se precisares de algo, estou mesmo aqui ao lado. O que quiseres, quando necessitares, sabes onde me encontrar». Eras tão bom nisto. Conseguias levar-me sempre a falar, sem que eu sentisse que isso era uma obrigação. Plantavas a semente de um lugar seguro e eu abandonava o campo de batalha que, por vezes, existia dentro da minha alma. Só agora que paro para pensar é que percebo, realmente, o quanto me desarmavas - com facilidade e por completo. E que, uma vez mais, tudo isso era feito com o teu coração infinito, com espaço suficiente para acolher este mundo, o outro e quantos mais pudessem vir a existir.

No meio de tanta confusão, acabei por convidar a tua mãe para lanchar e para me ajudar a organizar as tuas coisas. Optei, sobretudo, por ficar com a caixa onde guardávamos todas as nossas recordações: bilhetes de festivais, de jogos de futebol, de cinema, de exposições, de viagens; cartas, papéis com mensagens, recortes e objetos que nos remetem para um lugar e um momento específico. Quis, ainda, manter todos os nossos álbuns fotográficos. E ficar com a tua coleção de globos de neve, com a tua máquina fotográfica, com a tua guitarra clássica e com a tua camisola favorita. A tua mãe ficou com algumas fotos tuas e com alguns dos quadros que pintaste - não fazia sentido irem para mais alguém. Afinal, foi ela que fez crescer em ti todo esse amor pela pintura. Já a tua coleção de cd's foi repartida pelos teus irmãos - têm todos gostos muito diferentes e tu eras a ponte entre eles. A tua pequena biblioteca foi, igualmente, dividida: levei um conjunto de livros para a faculdade, o teu pai ficou com dois ou três e os restantes foram para uma instituição. Por fim, cada um de nós ficou com uma peça de roupa e/ou um acessório teu e tudo o que sobrou foi doado.

Senti-me, ligeiramente, mais tranquila depois disto. Aliás, dei por mim a esboçar um sorriso, ainda que frágil, pois percebi que estava a partilhar um pouco de ti com aqueles que sempre te amaram e estiveram do teu lado - do nosso lado. E isso também é uma forma de te homenagear e, sobretudo, de te eternizar. Em consequência, senti que estava, finalmente, a encarar a realidade e a fazer progressos. E voltei a sentir-me com forças para enfrentar o mundo. E aquilo que, ao início, seria um momento solitário com a tua mãe, no qual ela me ajudaria a enfrentar a tua perda sem me acobardar, acabou por se transformar num jantar com toda a família. Foi a primeira vez que nos reunimos depois de teres falecido. Não deixamos de nos falar, até porque isso seria impossível, mas respeitamos o luto de cada um e demos tempo - e espaço - para que a ferida deixasse de ser tão evidente. Hoje, pareceu-me a altura indicada para nos juntarmos. E não estava errada.

Tudo começou com um telefonema: «- Há algo do Gonçalo que queiras? Estou a separar o que é para ficar e o que é para dar [...] Passa cá por casa, então, para veres isso». E acabou com um: «- Porque não ficam para jantar? Já é um pouco tarde». Para ser sincera, sinto que estávamos todos a precisar de dar este passo; de nos libertarmos de toda a tensão e dor que se apoderou de nós. E não há nada melhor do que uma reunião familiar para encerrar um capítulo negro das nossas vidas. O vazio permanecerá, mas estamos a superar todo o sofrimento implícito. E a prova disso foi o facto de te recordarmos com sorrisos e gargalhadas, tal como gostarias que o fizéssemos. Os teus irmãos contaram-me histórias hilariantes da vossa infância, que eu ainda não conhecia, e eu falei-lhes de todos os momentos que, durante muito tempo, guardamos só para nós - como quando declinamos o convite para a festa de divórcio da Sr. Ferraz, alegando que estávamos atulhados em trabalho, e fizemos uma viagem relâmpago à Madeira. Observando esta mesa, novamente, cheia, fui invadida por uma paz calorosa. E fiquei com a certeza de que estes serões passarão a ser recorrentes.

Comentários

  1. Estou a gostar desta história e também gostei de ver o novo look da minha amiga, adivinha-se férias.
    Um abraço e continuação de boa semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderEliminar
  2. Estou a gostar tanto de acompanhar esta história, fico sempre com um gostinho de quero mais :)
    Por aqui estamos em mudanças e dei por a pensar na quantidade de coisas que já demos a caridade e o sentimento de paz também se faz sentir por aqui.
    É incrível como as vezes é nos maus momentos que encontramos estas coisas boas e o conforto que precisamos para seguir em frente.
    Bjinhosss minha querida*
    https://matildeferreira.co.uk/

    ResponderEliminar
  3. Que bonito e maduro, minha querida!
    Este relato tem algo que me inspira, embora não saiba bem justificar isso. Talvez o facto de, após esse período mais complicado, a família unir-se com a companheira, de modo familiar e acolhedor!
    Beijinho, princesa*

    ResponderEliminar
  4. A cada novo capítulo desta brilhante história, fico cada vez mais curiosa. Parabéns por um enredo tão emocionante e bem construído.

    De facto, durante o processo de perda, por vezes necessitamos do nosso espaço, de estar sós para fazer o luto. A atenção que as pessoas que nos rodeiam nos oferecem é um óptimo aconchego, mas por vezes necessitamos que esse aconchego se distancia um pouco.

    Beijinhos :*

    ResponderEliminar
  5. Estou a gostar tanto desta história, que quero sempre mais :)

    ResponderEliminar
  6. Um encontro familiar. Com café e bolo para adoçar a boca. Mudou o seu penteado mas, continua a ser a mesma pessoa. Está muito bem assim!

    Tenha um bom dia Andreia.

    ResponderEliminar
  7. É um belo texto que inspira os mais variados sentimentos! Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Ena, visual novo. xD

    Está história ainda acaba num livro... bem merece.

    ResponderEliminar
  9. Esta história esta a puxar aqui por todos nós!
    Que bela fotografia super alegre
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Acabei mesmo agora de ler todos os capítulos desta tua história, e estou sem palavras.
    Arrepiei-me do início até então, e identifiquei-me com tudo. Perdi a minha mãe faz este mês três meses e todos os dias são um turbilhão de emoções, confusões, dúvidas.. e entendo a aflição que pode surgir pela preocupação constante, muitas vezes tudo o que quero é ser deixada, comigo mesma.
    Estas palavras chegaram ao meu coração de uma forma que não estava á espera.
    Muitos parabéns, vou estar deste lado ansiosa por devorar mais um capítulo.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Oh quando acabar essa historia nem sei, mas dá que pensar nesse final, cada vez mais estou bastante adorar
    Beijinhos
    Novo post // CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  12. Eu sei por experiência própria que a vida não é um mar de rosas nem é toda florzinhas e pintada de cor de rosa. Mas a sério custa-me ler esta história. Lembram-me outras que já vivi.
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderEliminar
  13. Estou mesmo a adorar esta história! :D

    amarcadamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  14. Estou mesmo a adorar! Aliás tens me me inspirado para voltar a escrever também!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  15. Exatamente! ;)

    Adorei essa parte da história. Me fez pensar que às vezes a morte de uma pessoa querida pode fortificar a união das pessoas que amavam ela!

    Ótima quarta!

    Beijo! ^^

    ResponderEliminar
  16. Escreves tão tão bem, estou a adorar acompanhar.
    Beijinhos
    http://virginiaferreira91.blogspot.com

    ResponderEliminar
  17. Fantástico. estou a gostar de acompanhar:))

    Do Gil António. Amor: Oásis de frescura em secos areais

    Bjos
    Votos de uma boa noite.

    ResponderEliminar
  18. A cada capitulo fico mais curiosa!
    https://retromaggie.blogspot.com

    ResponderEliminar
  19. Thank you for sharing...
    https://sepatuholig.blogspot.com/
    IG @grace_njio

    ResponderEliminar
  20. Sem dúvida alguma. No fundo, é onde descobrimos a maior parte das respostas :D
    Obrigado, meu anjo :D

    A cada capítulo fica mais estupefacto com a tua forma de escrita... a maturidade percebe-se a cada linha e a cada parágrafo. Continua a ser arrepiante e estou surtado por continuar a ler. :D

    NEW BRANDING POST | KORICA: I NEED HELP WITH SO MUCH MASK! :D
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  21. Este excerto é inspirador, a união e o apoio da família são indispensáveis e necessários nestes momentos de dor, ainda que, não se perceba ou veja logo isso e embora seja preciso um certo tempo para esta reunião.
    Mais uma vez, parabéns, fico ansiosa por mais :)

    ResponderEliminar
  22. R: Conhecendo um bocadinho de ti e dos teus passeios, acho que ias gostar deste Parque de Lazer :p
    Obrigada minha querida <3

    ResponderEliminar
  23. Ou sou eu que leio depressa ou esses capítulos são pequenos para alimentar a minha curiosidade de saber mais. Foi um passo importante. Acho que foi bom cada um ter feito o luto à sua maneira e dar tempo e espaço para que cada um recupera-se no seu tempo. Estou cada vez mais encantada com a história! Apetece me guardá-la num potinho. Beijinhos 💛

    ResponderEliminar
  24. Este capítulo aqueceu-me o coração. As tuas palavras mostram que perante uma tragédia somos mais fortes se nos unirmos. E é tão bonito!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário