Cinco anos a abrir gavetas

Fotografia da minha autoria


«Foi o tempo que dedicaste à tua rosa que tornou a tua rosa tão importante»



Um sonho pequenino, com vontade de crescer. E uma paixão imensa - e intensa - por escrever. Há desejos que adquirem propósitos e que não mais nos saem do pensamento. E com a ânsia de lhes atribuir forma, acrescenta-se uma nova rota no caminho, que nunca está completo. Foi assim que nasceram As gavetas da minha casa encantada: desse querer ser mais, expandir e explorar novos temas e novos registos; desse querer dar voz ao extenso mundo que habita em mim. Há cinco anos, estava longe de imaginar que esta morada pontual - quase como se fosse uma habitação de férias ou de fins de semana prolongados - se tornaria no meu lar.

Casa. Aconchego. Desafio. Versatilidade. Essência. Eram estas características que pretendia para o meu novo projeto. Cinco anos depois, sinto-me orgulhosa por saber que o descrevem na perfeição, transmitindo-me a garantia de que terá sempre margem para progredir, pois continuarei a evoluir - de dentro para fora - e a levá-lo na viagem. Neste reavivar de memórias, é notório o quanto mudei, não só na maneira como me expresso, mas também na segurança com que o faço. Em nenhum momento senti-me condicionada por a minha família e os meus amigos terem conhecimento do blogue. Muito pelo contrário, uma vez que são uma base de apoio excecional. Sinto, sim, que essa mudança é resultado da minha convicção e da própria estruturação das minhas ideias. Compreendi que as minhas opiniões são válidas e que não tenho que ter qualquer receio de as partilhar, desde que sejam devidamente fundamentadas. Além disso, ajuda imenso quando criamos um espaço à nossa imagem, que nos proporcione uma sensação de fortaleza. Virtualmente, construí um refúgio que me permite ser quem sou.

Fui revisitar algumas publicações e, naturalmente, há aspetos com os quais já não me identifico. A Morais de há cinco anos tinha a sua forma de interpretar determinadas situações. Hoje, muitas dessas conceções mantêm-se, mas outras tantas transformaram-se, porque aprendi a olhá-las e a valorizá-las com outra maturidade. Apesar de tudo, há algo transversal: a verdade com que trabalhei cada um dos textos. Por essa razão, não sou capaz de enumerar apenas cinco publicações que marcaram o blogue [ainda que as mais vistas tenham sido Mais uma estrela no céu, Sem Ti, Os Aurora, Bumba na Fofinha e Grita], nem consigo selecionar o texto que mais gostei de publicar. Há uma regra obrigatória nesta casa: aqui só entra o que me faz sentido. O que me move. O que me inquieta. O que me inspira. Por isso, tenho um carinho especial por cada fragmento que consta do arquivo - e da história - d' As gavetas. Porém, tem sido gratificante falar sobre as minhas viagens - de metro e à boleia - e sobre as leituras que me acompanham; tem sido gratificante aventurar-me na poesia e criar personagens que estão longe da minha realidade. Da mesma maneira que cresço ao abraçar desafios como o 1+3 ou, então, quando deixo de lado o medo e exponho as minhas inseguranças e o meu rótulo. Nunca tive a pretensão de tornar o blogue num diário, mas existe sempre muito de mim em cada partilha.

No primeiro ano - e, talvez, no segundo -, foquei-me em projetos inspiradores, com traços de cultura e/ou de intervenção social [como, por exemplo, o Hino Cancro com Humor Careca Power, A viagem sem fim de Gunther Holtorf, Adoptar rima com amar, e O que escondem os telhados do Porto]. Nos seguintes, redirecionei a minha inspiração para áreas que me implicassem mais diretamente. Por esse motivo, fui dando asas a crónicas regulares. Experimentei rubricas que, depois, perderam relevância. Cedi gavetas a outras que adquiriram consistência. Enlacei-me a determinados tópicos e libertei-me de uns quantos. E este é um dos lados fascinantes de se ser blogger: compreendemos o que resulta para nós, tendo em conta a identidade que queremos associar ao nosso espaço. Mas, para que isso seja possível, é necessário tentar, criar, inovar. E, por vezes, recomeçar. Foi o que eu fiz quando deixei de me relacionar com o meu primeiro blogue. E como desistir nunca esteve nos meus planos, optei por fazer as malas e mudar as minhas raízes para outro lugar: este que tanto estimula a minha criatividade e que é tudo aquilo que ambicionei. Já coloquei em prática alguns objetivos - como as InconfidênciasO nosso amor é como o vento e, inclusive, a semana das 7 coisas -, mas há uma gaveta que permanece fechada e que eu pretendo abrir, futuramente. Sem revelar muito, adianto que tem que ver com a minha cidade: Vila Nova de Gaia. E irei convidar-vos a aderirem a esta jornada. Tenho sido muito feliz a comunicar por aqui. E só posso perspetivar o melhor daqui para a frente.

Já faço parte da blogosfera há nove anos e, portanto, assisti e vivi muitas transformações. E isso deu-me bagagem e ferramentas para me saber adaptar - ou para demorar-me à margem - e para me descobrir. Para consolidar os meus passos e para definir, ainda mais, o meu percurso. Mudamos muito - eu e o blogue - e tem sido um prazer imenso dividir-me em vários temas e fazer parte dessas transições, mesmo quando, com muita pena minha, isso significa deixar algo para trás. Numa altura em que tanto se especula sobre o futuro desta plataforma, confesso que, para mim, este tópico é um não assunto, por uma razão bastante simples: adoro demasiado este meio para permitir que quebre. Claro que não depende, unicamente, da minha postura, mas continuarei a lutar por ele, porque estou segura da sua magia, importância e utilidade - ainda que continue a existir quem desvalorize os bloggers. Além do mais, por muito mal que soe, sinto que esta fase conturbada serve para evidenciar quem está [e chega] por vontade ou quem só procura reconhecimento, sem se identificar com o ambiente. Consequentemente, conseguiremos realizar um exercício de auto consciência. Criar um blogue exige dedicação e um forte sentido de compromisso. Há quem não o entenda e há quem o personifique - ambas as vertentes são válidas, apenas temos que perceber a qual queremos pertencer. Sem culpas. E sem cobranças.

Enche-me o coração perceber que existem pessoas que me acompanham desde o início [algumas estão ao meu lado desde o Parte do que sou] e que mantêm uma presenta assídua e ativa. Mas também sou muito grata por todos aqueles que entram por acaso e que resolvem regressar, da mesma maneira que valorizo quem só o consegue fazer esporadicamente - ou que só se quis manifestar uma vez. Nunca me deslumbrei com números, porque sempre priorizei as ligações. Contudo, é maravilhoso ver o blogue a crescer em todos os sentidos - quem diria que, um dia, chegaria aos 500 seguidores e que teria uma média de comentários/visitas tão regular? E que bom que é receber um retorno tão caloroso sempre que me aventuro em nichos novos. Entristece-me quando há quem procure tornar isto numa competição - sem dúvida, é o que menos gosto e seria algo que mudaria se tivesse esse poder -, mas não deixo que esse aspeto manche as qualidades que reconheço na blogosfera. Como poderia, se, diariamente, contacto com pessoas inspiradoras, que me ensinam tanto? Aprendo imenso a reproduzir os meus pensamentos no papel. Mas não seria tão plena sem esta base de interação, que me acrescenta.

As gavetas da minha casa encantada é uma extensão do que me vai na alma. E, daqui a cinco anos, espero que mantenha o que, hoje, a sustenta e que espelhe novos patamares, conquistas e realidades ficcionais. E, quem sabe, talvez já tenha uma representação física, figurando nas estantes de livrarias e casas - se me propusessem passá-las para livro, seria estranho, mas também seria um sonho tornado realidade. Mas não tenho pressa. Só quero é que o blogue preserve a sua autenticidade e que continue a fazer todo o sentido. Para quem me lê. E, sobretudo, para mim.



Obrigada por serem uma parte tão essencial ❣
[Um agradecimento particular a quem deixou sugestões e perguntas]

Comentários

  1. Sigo-te há 2 aninhos e continuo a querer mais, muito mais :) já não consigo passar um dia sem te visitar e isso diz mesmo muito hehe :)
    Beijinhos minha querida, jamais percas a tua essência*
    https://matildeferreira.co.uk

    ResponderEliminar
  2. Que venham muitos mais anos. eu espero estar por aqui para acompanhar!

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  3. Sou, se calhar, das mais novas seguidoras, mas gosto do teu blogue. Felicidades. Venham mais 5 :))

    Hoje; Contrabalanço de nuvens densas

    Bjos
    Votos de uma óptima Terça - Feira

    ResponderEliminar
  4. És encantadora. Ainda bem que te descobri e descobri o teu blog. Apesar de não andar tão presente, estou sempre aqui a acompanhar-te.

    Adoro essa tua mini Pão de Forma :P

    Beijinho minha querida <3
    santiago | facebook | instagram

    ResponderEliminar
  5. Parabéns por estes cinco anos e que venham mais e mais , pois eu gosto tanto de ler o que escreves :)


    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. E que venham muitos mais cheios de sucesso. Muitos parabéns! Beijinhos*

    ResponderEliminar
  7. Muitos parabéns por estes cinco anos, que venham muitos mais
    Um beijinho

    A Pipoca Mafalda
    http://apipocamafalda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  8. Parabéns! Não sei desde quando te sigo, nas já lá vai uns meses!
    És inspiradora, adoro como colocas as tuas perpectivas.
    Vou continuar a seguir-te, sem dúvida!
    E um dia destes quem sabe não nos encontramos em Gaia?
    Era tão giro fazer um encontro de bloggers....

    Beijinhos e continua como és!
    Sandra C.
    bluestrass.blogspot.com

    ResponderEliminar
  9. Oi Andreia
    Que alegria estar participando desta gloriosa celebração
    É um prazer passar pela tua página e sair encantada com as suas partilhas maravilhosas
    Parabéns e que venham outras comemorações para juntas celebrarmos o sucesso deste seu agradável espaço
    Beijinhos e um ótimo dia

    ResponderEliminar
  10. Não faz muito tempo que te sigo, mas cada vez mais tenho adorado a tua partilha e as tuas historias, muitos parabéns pelo excelente trabalho e que venham mais anos e que estejas por cá para partilhares muito e muito mais
    Beijinhos
    Novo post // CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  11. Parabéns e espero que continues por cá por mais uns bons anos porque gosto de cá vir (;

    ResponderEliminar
  12. Parabéns!
    Gosto muito do teu blogue!
    Muitos beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Parabéns!!! A ti e ao blog eheh
    Que continues a crescer por cá durante muito mais tempo!
    Gosto muito do teu cantinho, e também de ti ♥ beijinhos grandes

    ResponderEliminar
  14. Parabéns!!!! Um cantinho que é uma inspiração e que prima pela diversidade e originalidade. Venham mais 5 cheios de sucesso.

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  15. Muitos parabén pelos 5 anos deste cantinho e pelos 9 anos blogosféricos. Cada vez tenho mais carinho por este espaço, é um prazer visitá-lo diariamente. Versatilidade é a palavra que melhor te descreve. Tu és boa a escrever em qualquer registo. Eu ja sei que, qualquer que seja o tema que escolhas falar ou a forma como escolhas fazê-lo, eu vou querer ler, porque as tuas palavras são sempre cativantes. Usas sempre uma linguagem simples mas sofisticada ao ponto de parecer que, muitas vezes, estamos a ler um livro.
    Outra das coisas que admiro em ti é o facto de conseguires piblicar diariamente conteúdo de qualidade. São poucos aqueles que conseguem fazer isso, muitos caem no erro de publicar para fazer chouriços.
    As tuas fotografias tambem merecem destaque, noto que te tens esforçado mais nesse ramo e estás a melhorar a olhos vistos.
    Sem me alongar muito mais, gostei muito da reflexão que fizeste aqui. O segredo de tantos anos na blogosfera é mesmo esse: saber adaptarmo-nos. Existiram muitas rubricas que fizeram sentido para ti na altura e que depois deixaram de o fazer, e se tu tivesses insistido, o encanto dessqs rubricas perderia-se e se calhar ofuscaria o quão bom estas foram. Acho que, como bloggers, temos que ter um pouco essa intuição, perceber rápido aquilo que resulta e não resulta e aquilo que mais nos agrada ou não.
    Desculpa o testamento, mas cada vez mais gosto do teu blog e acho que merecias um comentário à altura. Parabéns mais uma vez e nunca pares de escrever :).
    Beijinhos
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  16. Oh, que texto mangífico!
    Fico tão contente pelo blogue, mas principalmente por ti!
    Espero poder continuar a ler-te, sempre que tenha a oportunidade. É um ar fresco para o espírito!
    Um grande beijinho e votos de muitas e muitas mais felicidades!*
    <3 <3 <3

    ResponderEliminar
  17. Eu conheci seu blog esse mês e olha, já adoro os assuntos que você aborda aqui! Parabéns pelos cinco anos e que venham mais! Estarei aqui acompanhando ♥
    Beijos,
    http://blogluanices.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  18. there is no doubt about your writing. you are outstanding writer. congrats for completion of five years. wish you more such successful years. keep writing and surprise us like always. :)
    My Blog | Instagram | Bloglovin

    ResponderEliminar
  19. mais uma vez: parabéns pelo excelente trabalho que tens feito e por seres tão genuína! irei continuar deste lado a ler-te e orgulhar-me do teu percurso!
    um grande beijinho, minha querida!

    ResponderEliminar
  20. Muitos parabéns a este teu cantinho tão especial e sempre tão acolhedor e convidativo, ao qual tenho sempre vontade de regressar para ler as tuas tão belas e bem articuladas palavras! E mesmo que às vezes as minhas visitas ao blogue sejam muito menos do que as que gostaria, basta-me ler um dos teus textos para me sentir feliz e que nunca parti.
    Muitos parabéns a ti minha querida, que escreves tão imensamente bem e que colocas tudo o que és naquilo que fazes e que connosco tão generosamente partilhas! És uma blogger inigualável e uma pessoa fantástica que merece todo o apoio e todo o amor de quem te lê.
    Que venham mais 5 anos x100 (no mínimo) :P e que todos estes anos te tragam felicidade e realização.
    Muitos beijinhos <3

    ResponderEliminar
  21. Já te sigo há bastante tempo (desde que me lembro) e é um prazer ver-te crescer a olhos vistos. Que estes sejam os primeiros de muitos anos a abrir gavetas. Cá estarei para te ler sempre :)

    ResponderEliminar
  22. Muitos parabéns pelos 5 anos do blog! É um dos blogs da blogosfera que mais gosto de visitar, é sempre tão bom vir cá e ler as tuas palavras Que venham mais 5 anos! Beijinho :)

    ResponderEliminar
  23. Que texto tão lindo e que já tanto te caracteriza, o teu jeito com as palavras é único e ímpar, é razão principal que gostar de visitar o teu cantinho, não só pela tua simpatia mas porque as tuas palavras adoçam-me a alma.
    Espero que o teu cantinho encantado continue a fazer magia por longos anos. :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  24. Lindo, lindo, lindo! Muito parabéns! :)
    Sabes, também há muitos anos que entrei neste mundo dos blogues. Vou indo com a maré e conforme tenho um pouco de tempo, disponibilidade e inspiração, volto até ao meu cantinho. Apesar de algumas vezes me encontrar afastada deste mundo, o teu blogue é o primeiro que visito quando volto. Identifico-me bastante contigo e com aquilo que publicas aqui.

    Só para te dizer, concluindo, que és uma verdadeira inspiração!

    Mais uma vez, muitos parabéns e que este teu cantinho viva muitos e muitos anos! :)

    Beijinho ♥

    ResponderEliminar
  25. PARABÉNS, PARABÉNS, PARABÉNS!
    Um texto verdadeiramente inspirador e palavras deliciosas de se lerem, como sempre. Cada publicação tua, cada partilha é sempre incrível, pois acho que tens um dom para as palavras, seja para falar de um livro, de um filme, de uma série ou de algo mais teu, mais pessoal, o certo é que me deixas sempre, sempre presa e com vontade de ler mais. Sei que me repito muitas vezes, mas és fenomenal Andreia, ainda bem que descobri o teu blogue mal decidi regressar à blogosfera. Acompanho-te há 1 ano e As Gavetas são um dos meus blogues preferidos de sempre, não consigo perder uma publicação como sabes e, mais tarde ou mais cedo, venho sempre ler-te, porque me inspiras, porque pensas muito como eu e porque é maravilhoso ler o que tens para nos contar. Por isso, que venham mais 5, e depois mais 10!
    Obrigada por cada partilha, por cada rubrica e por te manteres tão fiel a ti <3

    Tenho curiosidade, arrependo-me de ter eliminado o meu primeiro blogue, ia adorar ler o que o meu eu de 16 anos escrevia por lá. Acredito que me fosse surpreender bastante, pois, de certeza que encontraria muitas diferenças, comparando com o meu eu atual! « (...)muitas dessas conceções mantêm-se, mas outras tantas transformaram-se, (...)»

    ResponderEliminar

Enviar um comentário