Entrelinhas #56

Fotografia da minha autoria


«O luxuoso comboio está cheio. Ninguém pode sair ou entrar. A tempestade prolonga-se pela noite fora… e a manhã traz uma notícia inquietante»



Os diversos géneros literários têm encantos singulares, que podem - ou não - conquistar-nos por essa unicidade. Certamente, aquilo que nos motiva a ler um romance não se assemelha à razão pela qual optamos por poesia, por obras bibliográficas ou por outros exemplares. Porque nos move o nosso gosto, a nossa predisposição e, inclusive, a nossa necessidade. E é este caráter plural que enriquece a nossa personalidade de leitor. Apesar de procurar não me limitar ao mesmo registo por um período prolongado, há qualquer coisa de fascinante e convidativo nos policiais, aos quais quero sempre regressar. E quem melhor do que Agatha Christie para nos fazer viajar por um mundo de constante suspense e mistério?

O meu primeiro contacto com a Rainha do Crime foi através de Morte no Nilo [Entrelinhas #21]. E sinto que a estreia foi bastante positiva, mesmo considerando que alguns detalhes poderiam ter sido ocultados para evitar repetições. A autora tem uma atenção minuciosa. E a sua capacidade para trabalhar uma história é surpreendente. Por essa razão, fiquei com imensa vontade de explorar outras narrativas e perder-me nos enredos tão característicos, apaixonantes e viciantes, que têm conquistado uma grande parte do público - atravessando gerações. E é percetível a causa desta preferência e proximidade. Como não resisto a um bom thriller, facilmente, deixei-me levar pelo seu discurso fluído e cheio de camadas. Sem qualquer dúvida, farei questão de incluir mais obras da sua autoria na minha - ainda pequena - biblioteca.

Um Crime no Expresso do Oriente parece altamente improvável. E tem uma certa dose de surrealismo pelo local em si. Neste meio de transporte, a possibilidade de fuga é quase nula, principalmente, quando se sucedem acontecimentos que a reduzem drasticamente. Por outro lado, este dado aumenta - e alimenta - a nossa expectativa, bem como a nossa ansiedade, porque começamos a questionar tudo e a procurar marcas suspeitas nos mais diversos detalhes. Outro aspeto que nos intriga é a própria sobrelotação do Expresso. Como é que tantas pessoas no mesmo espaço não percebem que ocorreu um assassinato? Preciso, novamente, de destacar o quanto Agatha Christie é brilhante, prendendo-nos com estes preciosismos e plantando a dúvida à medida que avançamos na narrativa. No entanto, neste contexto [como em tantos outros], é impossível não evidenciar uma das suas personagens mais carismáticas: Hercule Poirot, um detetive astuto, com associações fabulosas, que escrutina os indícios ao limite. E é isso que o distingue. É este cuidado com os pormenores que o leva a seguir as pegadas do assassino, mesmo quando o caso aparenta não ter solução.

Há uma altura em que se fica com a sensação de que a narrativa evolui, mas as descobertas ou são inexistentes ou são inconclusivas. Porém, são introduzidas pistas comportamentais, de uma forma natural e consciente, em resultado do forte jogo psicológico de Poirot durante os interrogatórios. E é por isso que os depoimentos dos passageiros se tornam tão centrais. Esta história, no fundo, é um desafio à nossa perspicácia e ao nosso foco. Apesar de as respostas não serem evidentes, há pontos que vamos conseguindo relacionar, o que nos deixa, claramente, em sobreaviso - levando-nos, igualmente, a desconfiar de cada um dos intervenientes e dos vestígios que vão surgindo e que nos orientam para determinada direção.

Sem grande floreado linguístico, mas com uma ação sólida e personagens muitíssimo bem construídas, somos confrontados com questões morais, de justiça, valores e vingança. Quando, logo no início, ficamos a saber que, estranhamente, todas as cabines do Expresso do Oriente estão ocupadas, isso inquieta. E é o ponto de partida para compreendermos que existe sempre algo implícito; existe sempre uma linha muito ténue entre o que é contado e o que fica por dizer. Após finalizar a leitura, consegui colocar-me no lugar do assassino. Ou será que há mais do que um? A reviravolta, para mim, foi uma autêntica surpresa e desarmou-me por completo. Este livro tem uma atmosfera enigmática. E assim que o abrimos, entramos numa viagem alucinante, que nos embala em todo o seu mistério.


Deixo-vos, agora, com algumas citações:

«- Mary...
A rapariga interrompeu-o.
- Agora não. Agora não. Quando tudo tiver passado. Quando tivermos deixado isto para trás... e então...» [p:20];

«- Que sucedeu? - perguntou.
- Bem pode perguntar! Primeiro esta neve... esta paragem. E agora...
Calou-se - e o revisor emitiu um som estrangulado.
- E agora o quê?
- E agora há um passageiro que apareceu morto no beliche...» [p:55];

«Poirot ficou calado por um momento. Estava a examinar uma mancha de gordura num passaporte diplomático holandês» [p:147];

«- Está a imaginar coisas, Mademoiselle.
- Não, não estou a imaginar coisa nenhuma. Mas parece-me que se perde muito tempo por não se dizer a verdade... por se andar com rodeios em vez de se dizer logo as coisas» [p:214];

«- Não, Rudolf. Deixe-me falar. É inútil negar o que este cavalheiro diz. É melhor sentarmo-nos e discutirmos este assunto» [p:255].



Nota: O blogue tornou-se afiliado da Wook. Por isso, ao comprarem através dos links disponibilizados, estão a contribuir para o seu crescimento e, consequentemente, para fomentar os meus hábitos de leitura. Obrigada ❣

Comentários

  1. Há uns anos atrás li praticamente toda a obra desta magnifica autora de contos policiais e a figura do Hercule Poirot é fabulosa.
    Um abraço e continuação de boa semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderEliminar
  2. Já vi o filme, AMEI mas ainda não tive oportunidade de ler o livro.

    ResponderEliminar
  3. Já tinha ouvido falar mas nunca li. A estação de São Bento, não é? LINDA! Um beijinho 😊
    R.: Nada que agradecer, minha querida!

    ResponderEliminar
  4. Excelente escolha :)
    E a foto está linda :) Adoro a nossa estação única :)
    Bjinhosss
    https://matildeferreira.co.uk

    ResponderEliminar
  5. Li quase tudo da autora, incluindo este livro.
    Que é um dos melhores policiais dela.
    Andreia, um bom resto de semana.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  6. Não sou fã de policiais e agora, que a memória começa a falhar, ao ponto de sair da cozinha para ir buscar qualquer coisa e a meio caminho já não me lembrar o quê, se lesse um policial desses compridos e chatos, no segundo capítulo já tinha esquecido o primeiro.
    Vi o filme "Morte no Nilo", há muitos anos, mas já não me lembro de 99% do enredo. xD

    ResponderEliminar
  7. Olha que não conhecia mesmo, mas acho que nunca ouvi falar, mas tenho de ver se assisto ou leio
    Beijinhos
    Novo post // CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  8. Olá, a autora é bastante conhecida, julgo que todas as pessoas a conhecem e já leram algo escrito pela mesma, gosto da seguinte citação, "Está a imaginar coisas, Mademoiselle".
    Continuação de feliz semana,
    AG

    ResponderEliminar
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  10. Crime no Expresso do Oriente não conheço,
    o que eu conheço sim é a Gare do Oriente
    procurando um lugar onde haja ar fresco
    aqui neste planeta cada vez mais quente!

    Tenha uma boa tarde Andreia.

    ResponderEliminar
  11. Não conhecia este livro, mas fiquei bastante curiosa. Acho que é o meu tipo de livro!!
    Adorei a fotografia que tiraste, enquadra-se tão bem eheh
    r: Muito obrigada querida, que tenhas um bom mês ♥

    ResponderEliminar
  12. Eu me lembro de ler esse livro quando era bem novinha e de ter ficado muito surpreendida com o final. É impactante mesmo, né? Um beijo Andreia! :*

    ResponderEliminar
  13. Já comecei a ver o filme mas não acabei. Confesso que a sinopse me deixou curiosa, tenho mesmo que resolver isso.

    Beijinho, minha querida =)

    ResponderEliminar
  14. Exatamente o que penso! ;)

    Esse livro é um queridinho de todos. Mas mesmo sendo tão bem falado eu nunca parei pra ler! Preciso mudar isso urgente, mas confesso que tenho medo de começar e morrer de ansiedade por querer saber logo quem é o assassino(a)! hahaha!

    Ótima quinta!

    Beijo! ^^

    ResponderEliminar
  15. Ainda não tive a oportunidade de ler mais pela resenha a história é ótima, é sempre bom bom conhecer um bom livro, bjs.

    ResponderEliminar
  16. Li poucos romances da Agatha Christie, mas vi quase todos os filmes.

    Um crime no Expresso do Oriente é um dos romances policiais mais lidos em todo o mundo.
    Vi os dois filmes, cujas paisagens cobertas de neve são absolutamente fantásticas, especialmente no filme mais recente.

    Continuação de boas leituras com ou sem cadáveres.

    ResponderEliminar
  17. adoro a foto. São típicas nesse lugar não é ? :)


    r: adoro mesmo o Porto, quero viver aqui.

    ResponderEliminar
  18. tai um livro que sempre tive muita curiosidade em ler! ja li alguns livros da agatha na adolescência e acho que ela escreve super bem, de um jeito super envolvente que nos faz devorar suas historias

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderEliminar
  19. Foi dos primeiros livros que li. Gosto muito! Mas deu luta na leitura na altura... _Telma.

    ResponderEliminar
  20. É um clássico! Nunca o li mas está na minha lista :)

    https://mundodablue.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  21. Vi o filme e adorei, acho o final fabuloso, é de nos deixar mesmo de queixo caído :p

    ResponderEliminar
  22. Não existe melhor que ela!! E não existe melhor que tu a escrever sobre livros na blogosfera!!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário