Uma Dúzia de Livros // Janeiro

Fotografia da minha autoria


Tema: Um livro escrito por uma mulher


A partida para um local desconhecido provoca sempre um misto de sensações. Porque há um lado de entusiasmo imenso, mas também pressupõe uma certa gestão de expectativas. E o mesmo acontece na literatura, quando nos distanciamos da nossa zona de conforto e abraçamos leituras que nos desafiam. Independentemente de serem áreas distintas, há um princípio comum: a beleza inerente ao regresso a casa - que, a nível literário, significa um género ou um[a] autor[a] que nos fale ao coração e que nos transmita segurança.

O meu primeiro contacto com Donna Tartt aconteceu por acaso, mas marcou-me profundamente, ao ponto de sentir que O Pintassilgo [Entrelinhas #48] é um dos livros da minha vida. Quando decidi participar n' Uma Dúzia de Livros, criado por Rita da Nova, e vi o tema de janeiro, a minha escolha foi quase óbvia. Hesitei por momentos, mas algo me dizia que a decisão só poderia ser esta. É que a autora tem uma forma extraordinária de contar histórias, tornando a sua escrita viciante. E depois de um primeiro encontro tão positivo e inspirador, fazia todo o sentir voltar a arriscar nela.

A História Secreta tem um ritmo mais lento, com partes em que se parece demorar em factos que não são assim tão centrais. Por isso, é uma narrativa que exige uma maior concentração do leitor e, inclusive, o espírito certo para a desvendarmos e compreendermos. Porque parece que tudo é explanado em pleno, mas as entrelinhas levantam pistas e várias dúvidas. Há sempre um toque nebuloso, como se existisse um filtro a impedir-nos de analisar, profundamente, as personagens. O que é curioso - e é, também, neste aspeto que se destaca a minúcia e mestria de Donna Tartt - é que temos conhecimento da ocorrência de um homicídio e quem são os assassinos e a vítima precocemente. No entanto, o livro não perde a sua atmosfera enigmática, que nos inquieta: não só porque queremos descobrir as motivações, mas também pela forma leve e despreocupada com que é introduzido no enredo [partilhado sempre através do ponto de vista de Richard], transparecendo uma calma duvidosa. Mas será que é exatamente assim?

A história foca-se num grupo de estudantes peculiar e algo disfuncional. Apesar disso, não deixa de ser apaixonante, na medida em que nos envolve nas suas ligações e nos desperta um interesse quase visceral de entendermos a sua essência social e individual - há atitudes tão banais e outras tão desviantes, que, por vezes, ficamos no limbo, sem saber o que esperar. Com o desenrolar dos acontecimentos, permanece a sensação de uma certa tensão e alguma incoerência na maneira como se tratam. Em contrapartida, é evidente o constante desejo de pertença. O fazer parte de um todo, mesmo que implique comportamentos perigosos, é uma necessidade forte, até porque existe uma procura constante de validação num meio tão restrito. E, através de um segredo comum, tornam-se confidentes e têm uma breve ilusão de normalidade.

Esta obra, que transita entre o presente e o passado, coloca-nos em confronto com uma experiência divina/paranormal. Porém, ultrapassa-a, uma vez que aborda temas cruciais como a homossexualidade, a família [e os seus diferentes tipos], a fragilidade humana, as aparências, a saúde mental, a chantagem, os complexos, a exclusão social e a convivência por fachada. Além disso, leva-nos a refletir sobre o quanto a nossa vida muda após conhecermos determinadas pessoas. Mas, naturalmente, o grande foco prende-se com o crime e com o impacto do mesmo nos seus protagonistas. O comportamento do grupo é altamente reprovável, ainda assim, é interessante perceber como tudo se processou e como é que cada etapa afetou cada um dos elementos. Porque o choque assume níveis diferenciados e manifesta-se em momentos, igualmente, distintos, quebrando a letargia que os consome.

A História Secreta sustenta-se na tragédia, na [in]sanidade, na mentira, na malícia, em estados de loucura e num jogo psicológico. E permite-nos viajar pelos limites da moralidade e da legalidade, destacando o peso da culpa perante uma morte calculada para camuflar outro ato criminoso. Atendendo às consequências, há dúvidas que permanecem: como é que não cedem à pressão? Até quando é que agirão sem levantar suspeitas? Neste livro, Donna Tartt criou uma narrativa intensa, que nos faz questionar a nossa integridade, o peso da consciência, a quantidade de máscaras que escondemos e aquilo que somos capazes de fazer quando perdemos o controlo.


Deixo-vos, agora, com algumas citações:

«Surpreendeu-me a facilidade com que conseguiram incorporar-me nas suas existências cíclicas e bizantinas. Estavam de tal maneira acostumados uns aos outros que talvez a minha presença lhes parecesse refrescante» [p:89];

«Meu Deus, o que é que eles estão a fazer? Voltei ao hall de entrada, repus o papel em cima da mesa, e saí a correr pela porta fora com o meu livro debaixo do braço» [p:146];

«Estava a pensar, isso sim, em pequenas coisas. Nos insultos, nas insinuações, nas crueldades mesquinhas. Em centenas de pequenas humilhações impunes que se vinham acumulando dentro de mim há vários meses» [p:226];


Nota: O blogue é afiliado da Wook. Ao adquirirem os artigos através dos links disponibilizados, estão a contribuir para o seu crescimento literário. Obrigada ❤

35 comments

  1. Não conhecia essa obra, mas parece bem interessante! Me chamou a atenção! ^^

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderEliminar
  2. Uma autora muito conhecida e lida na Alemanha.
    O Pintassilgo é considerado pela crítica literária alemã como uma obra-prima.

    Saudações de um DÜSSELDORF cinzento escuro. Só apetece ficar no sofá a ler um livro da Donna Tartt:-*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sou suspeita, mas essa denominação tem todo o sentido. O Pintassilgo é uma obra fabulosa!

      Eliminar
  3. Excelente sugestão :) Adoro livros escritos por mulheres não é à toa que que a Dorothy Koomson é a minha escritora preferida :)
    Quanto a esta história, gosto de situações baseadas na vida em sociedade e em grupo, revelam tanto das personalidades do ser humano...
    Beijinhos
    https://matildeferreira.co.uk

    ResponderEliminar
  4. Parece ser um livro bem interessante e que nos faz refletir sobre diversos temas! Tenho de apontar esta sugestão!
    Beijinho, Ana Rita*
    BLOG: http://www.margheritablog.com/ || INSTAGRAM: https://www.instagram.com/rititipi/ || FACEBOOK: https://www.facebook.com/margheritablog/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma obra bastante plural, da qual podemos retirar inúmeras aprendizagens :)

      Eliminar
  5. Não conhecia a autora mas parece-me interessante.
    Boas leituras!!

    ResponderEliminar
  6. Parece bom, mas acho que não é para mim agora!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Compreendo, minha querida, há sempre um momento para cada leitura. Pode ser que te faça sentido mais tarde :)

      Eliminar
  7. Não conheço, mas fiquei curiosa:))

    Bjos - Votos de uma óptima Quinta - Feira.

    ResponderEliminar
  8. Parece-me sem dúvida um livro intenso e que merece mesmo a pena!

    THE PINK ELEPHANT SHOE

    ResponderEliminar
  9. Sempre a conhecer novos livros, esse nunca tinha ouvido falar
    Beijinhos
    Novo post //Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico contente por, de alguma forma, proporcionar essa descoberta :)

      Eliminar
  10. Acho que nunca li nada da autora.
    Parece-me uma boa sugestão, vou anotar.
    Andreia, bom resto de semana.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  11. Para ser honesta nunca li nada dela, mas o pintassilgo foi muito falado!! Ui mas agora que ando sim numa de suspense e isso, acho que pode ser uma boa leitura

    ResponderEliminar
  12. Mal vi o nome da autora lembrei-me logo da obra Pintassilgo. Nunca li nada dela, mas tenho curiosidade em experimentar.

    Beijinho grande!

    ResponderEliminar
  13. ah adorei conhecer mais sobre esse livro, tbm quero mt ler mais livros escritos por mulheres esse ano

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderEliminar
  14. Fiquei curiosa, neste momento estou a ler o Último Encontro (Catherine Clément) que me ofereceram a bastante tempo.
    Adorei essa linda máscara.
    Bjs

    ResponderEliminar
  15. As tuas sugestões de leitura deixam-me quase sempre curiosa!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  17. Não li o livro. Mas pelo que li nesse texto bem escrito. Quem já o leu dirá que não foi tempo perdido?

    A leitura tem valor,
    digo com sinceridade
    não sou grande leitor
    como sinto a saudade!

    Tenha uma boa noite Andreia.

    ResponderEliminar
  18. Não conheço a autora.
    Neste momento estou a ler 3 livros, todos de autores portugueses.
    Vou registar esse nome.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  19. Tu " devoras" livros Andreia :) fazes bem, ocupa a mente!
    Não conhecia esta escritora.
    Beijinho linda.

    ResponderEliminar
  20. Muito obrigado eu, meu bem :D

    Não conhecia, mas este será, certamente, mais um desafio e tanto!!! Mega interessante e muito bem pensado, sem dúvida! Não conhecia a autora mas fiquei com muita curiosidade em ler o livro :D
    Para este mês não tenho estado muito mal. Já vou a meio de um livro :D

    NEW REVIEW POST | CAUDALIE: VINOPURE MATTIFYING FLUID.
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  21. Quando o "Pintassilgo" saiu, fiquei deveras curiosa! Nunca me cheguei a debruçar nesta autora, mas a vontade não cessa! Talvez, quando surgir a oportunidade, me lanço sem medos!
    Gostei imenso desta review! Tens uma mestria com as palavras, que só visto!! *-*

    Beijinhos,
    LYNE, IMPERIUM BLOG

    ResponderEliminar