Sétima Arte | Filmes para 2019

Fotografia da minha autoria


«Fiquei fascinada pela experiência de me envolver 
com a sétima arte. Quero mais»


A minha lista de cinco desejos para 2019 poderia - e deveria - ter sido alargada a mais tópicos, contemplando um em específico: o cinema, uma vez que é uma arte à qual pretendo dedicar mais tempo. São vários os filmes em pausa. E acredito que estou a perder argumentos extraordinários só porque não os priorizo, optando sempre por outras vias culturais. Mas esta consciencialização levar-me-á a bom porto.

Em julho, de 2018, partilhei os sete filmes que queria ver até ao final do ano. Porém, tal não aconteceu. E a quantidade em espera voltou a acumular. Assim, desafiando-me a inverter esta tendência, reescrevi as minhas opções e comprometi-me, seriamente, a cuidar desta vontade, dando-lhe asas e espaço para que, na sua medida certa, revolucione a minha vida. Não defini limites, nem datas, mas estabeleci um acordo comigo, que pretendo não defraudar.

Há inúmeros enredos que me têm conquistado e seria uma pena não lhes dar uma oportunidade. Por isso, este número está longe de ser fixo, mas, se conseguir colocar um visto naqueles que estipulei, sentir-me-ei realizada. E muito mais plena.

Bird Box: «Não abra os olhos. Há algo terrível lá fora. Num mundo pós-apocalítico tenso e aterrorizante, que explora a essência do medo, uma mulher, com duas crianças, decide fugir, sonhando com uma vida em segurança. Mas, durante a viagem, o perigo está à espreita: basta uma decisão errada e eles morrerão».

Roma: «Cidade do México, década de 1970. Cleo, de origem indígena, é empregada em casa de António e da sua esposa Sofia. Para além das responsabilidades domésticas, ela tem a seu cargo as quatro crianças do casal. Cleo é a primeira a levantar-se para acordar as crianças, alimentá-las e levá-las à escola e também a última a deitar-se depois de deixar tudo em ordem para o novo dia. Enquanto isso, o casamento está em ruptura e o país em mudança».

Coco: «Desde que se conhece como gente que Miguel sonha tornar-se um guitarrista famoso, tal como o seu maior ídolo. Apesar de toda a dedicação e do inegável talento, a sua família desaprova esta sua aspiração e tenta de todos os modos fazê-lo abandonar a música. Até que, no meio de tanta insistência em provar a todos que consegue chegar aonde quiser, Miguel acaba por evocar um encantamento que o leva para o estranho Mundo dos Mortos».

As Cinquenta Sombras Livre: «Após uma demorada lua-de-mel na Europa, Anastasia e Christian regressam a Seattle, EUA. Apesar do idílio que se tornou a sua relação, ambos sabem que, a partir de agora, a vida em comum lhes trará desafios ainda maiores».

Call Me By Your Name: «Elio, de 17 anos, vive com a família em Itália, numa bela mansão do século XVII. O pai, um professor de arqueologia de renome, convida Oliver, um norte-americano de 24 anos, a passar alguns meses em sua casa, para o ajudar num projecto. Extraordinariamente inteligente, culto e educado, Elio é também um rapaz tímido e pouco preparado para a vida, que pouco tem em comum com a personalidade exuberante de Oliver. Apesar disso, à medida que o tempo vai passando e se vão conhecendo mais profundamente, uma atracção difícil de ignorar surge entre os dois».

Wonder: «Auggie Pullman sofre de uma malformação congénita rara. Agora que está a iniciar o quinto ano de escolaridade, os pais entendem que é o momento ideal de ele deixar de estudar em casa e de se aventurar numa escola normal. Apesar de consciente do grande desafio que tinha pela frente, Auggie não esperava que o seu aspecto físico fosse causar tanta aversão aos colegas. Contudo, acaba por compreender que tudo leva o seu tempo, até mesmo a aceitação da diferença».

I, Tonya: «Desde muito cedo que Tonya Harding revelou um extraordinário talento para a patinagem. A um mês das Olimpíadas de Inverno, vê-se envolvida num escândalo com a sua compatriota e rival Nancy Kerrigan. Esse terrível incidente, que fez manchetes nos jornais de todo o mundo, marcou o princípio do fim da sua carreira».

Um Crime no Expresso do Oriente: «Um grupo de pessoas de várias nacionalidades encontra-se a bordo do luxuoso Expresso do Oriente. A viagem é perturbada quando um financeiro norte-americano, que viajava de Istambul para Paris, é encontrado brutalmente assassinado. Por coincidência, o detective Hercule Poirot, cujos feitos lhe valeram fama internacional, encontra-se entre os passageiros. Apanhados no meio de uma tempestade de neve que obriga a uma paragem forçada do comboio, pedem a Poirot que use as suas excepcionais capacidades de dedução para encontrar o verdadeiro culpado. De uma coisa ninguém duvida: o assassino ainda está no Expresso do Oriente».

Três Cartazes À Beira da Estrada: «Passaram-se sete meses sobre o brutal assassinato de Angela, a filha adolescente de Mildred Hayes. Inconformada com a actuação das autoridades, que parecem pouco empenhadas em encontrar o culpado, Mildred resolve chamar a atenção para o caso alugando três cartazes à entrada da cidade de Ebbing, no estado norte-americano do Missuri. As frases que publica em cada um questionam directamente a competência de William Willoughby, o chefe de polícia. Essa atitude vai desencadear uma espiral de violência na cidade, com a polícia a querer demonstrar a falsidades das acusações e Mildred a tentar a todo o custo que seja feita justiça».

Mamma Mia! Here We Go Again: «Alguns anos após os eventos do primeiro filme, Sophie vive com Sky na ilha grega de Kalokairi e aguarda impacientemente o nascimento do primeiro filho de ambos. Um pouco insegura em relação às responsabilidades que a maternidade implica, a rapariga inspira-se na história de vida de Donna, a sua mãe que, mesmo sozinha, conseguiu vencer todos os obstáculos. E com a ajuda de Tanya e Rosie, as melhores amigas de Donna, faz uma viagem aos loucos anos 1970, quando a progenitora conheceu os três grandes amores da sua vida, fez parte do trio Donna & the Dynamos e se tornou proprietária de um pequeno hotel numa ilha paradisíaca».

A Rapariga Apanhada Na Teia de Aranha: «Após os eventos relatados em Os Homens Que Odeiam As Mulheres, Mikael Blomkvist, jornalista e fundador da revista Millennium, e Lisbeth Salander, a hacker profissional de inteligência e coragem fora de comum, vêem-se envolvidos numa teia de corrupção e espionagem que vai colocar as suas vidas novamente em perigo».

Sai de Baixo: «Foi um dos programas humorísticos de maior sucesso. E a sitcom brasileira está de regresso, mas, desta vez, aos cinemas e com os mesmos atores de sempre».

Pedro e Inês: «Uma conhecida história de amor contada em três versões e séculos distintos: no passado, no presente e no futuro. Pedro e Inês reencontram-se através dos tempos. Mas, quaisquer que sejam as circunstâncias e a época em que vivam, o seu amor é impossível».


Que filmes me aconselham?

Comentários

  1. Ontem estive a ver "A Star is Born" com a Lady Gaga e vale a pena ver. Arriscaria a dizer que é o melhor de 2018.

    Da tua lista já vi; Coco e as 50 sombras livre e adorei.

    Beijinhoos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Apesar de não estar no topo das minhas preferências, também quero ver A Star is Born :)

      Eliminar
  2. Da lista só vi Um Crime no Expresso do Oriente, vejo poucos filmes uma falha minha, aproveito para desejar uma boa semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderEliminar
  3. Já vi vários filmes da tua lista. A maioria de filmes inesquecíveis.
    O único chato é o das "50 Sombras de Grey" com cenas de sexo para se morrer de tédio.
    O que eu queria ver era o filme português "Pedro e Inês", mas não passa aqui na Alemanha.
    Sempre detestei as telenovelas, mas SEMPRE ADOREI o "SAI DE BAIXO", quando estava no Porto.
    Amanhã, talvez vá ao cinema ver "Maria Stuarda". Tenho sempre tão pouco tempo.

    ResponderEliminar
  4. O "Call Me By Your Name" é um filme excelente, que deveria ter ganho mais Óscares. No entanto, o "três Cartazes à Beira da Estrada" é muito bom! O "Mamma Mia 2" é um desperdício de tempo! Quanto ao "Um Crime No Expresso Oriente" e "Birdbox" encontram-se também na minha lista de espera, pois são dois filmes que gostava imenso de ver! A ver se 2019 será o ano!

    Beijinhos,
    Ricardo, www.opinguimsemasas.pt

    ResponderEliminar
  5. Espero que consigas atingir os teus objetivos!

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  6. Vi o Mamma Mia e gostei, mas gostei mais do 1.º e sugiro o Bohemian Rhapsody, sobre os Queen, fartei-me de chorar no cinema!
    Bjs

    ResponderEliminar
  7. Eu também tenho de começar a ver se novo filmes, já nem sei qual foi o último que vi ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso, por acaso, sei, mas sou tão desligada dos filmes que facilmente me poderia acontecer o mesmo :o

      Eliminar
  8. Excelentes escolhas :)
    Como sabes desta lista ja vi BirdBox, Wonder, Crime no Expresso do Oriente, 3 Cartazes a beira da estrada e recomendo :)
    Quero muito ver Sai de Baixo e Pedro e Ines :)
    Beijinhos
    https://matildeferreira.co.uk/

    ResponderEliminar
  9. Como sabes, tinha em mente ver 50 filmes em 2018 e consegui. Por isso, eu acredito em ti e tenho a certeza que verás estes e muito mais.
    O que custa é o início, depois começas a ficar tão entusiasmada que só queres ver mais, mais e mais :)
    Desta tua lista aconselho-te (outra vez ahah) Wonder, Coco, Call me by your name, Três Cartazes à Beira da Estrada, as 50 sobras livre e também um crime no expresso do oriente!
    Ainda não vi I,Tonya, mas quero muito fazê-lo e à pala deste post já acrescentei mais uns quantos ahah

    ResponderEliminar
  10. Adorei ver o Crime no Expresso do Oriente. É um filme super cativante mesmo!

    THE PINK ELEPHANT SHOE

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já tive a oportunidade de ler o livro, estou mesmo curiosa com a adaptação cinematográfica *-*

      Eliminar
  11. Confesso que nem sei qual te aconselhava para ver, mas alguns que falaste nunca assisti
    Beijinhos
    Novo post //Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  12. É um post que tenho que fazer em breve, mas em 2018 não vi assim tantos filmes...beijo

    ResponderEliminar
  13. Não vi nenhum filme da tua lista. Aliás, tenho ali uma lista de filmes para ver há quase 2 anos e não vi nenhum deles. Acabo sempre a priorizar alguma série ou algum livro. Juro que não sei onde as pessoas arranjam tempo para terem tudo em dia.

    https://www.sonhamasrealiza.pt

    ResponderEliminar
  14. Já vi quatro filmes dessa tua lista e gostei! Alguns dos outros também quero muito ver e partilhar! Beijinhos*

    ResponderEliminar
  15. Não tenho visto muitos filmes, na verdade vi poucos nos últimos tempos, o último que vi foi "Elis", sobre a cantora. Desses citados na tua lista, tenho mais curiosidade por "Roma" e "Bird Box", gosto desse gênero, e tamém "Sai de Baixo", eu lembro muito bem dos episódios, passavam nas noites de domingo e eu quase sempre os via!

    ResponderEliminar
  16. Confesso que sou mais adepta de séries visto que, por norma, permitem um contacto mais prolongado com a história. Mas também existem filmes que me conquistam e, desde que tenho cinema na minha cidade, tenho vindo a dar cada vez mais importância a esta arte.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Compreendo-te, também tenho preferência pelas séries :)
      Isso é maravilhoso, até porque a experiência é muito mais significativa

      Eliminar
  17. Vi o Expresso do Médio oriente. Curiosamente li o livro nessa altura. Depois de ler o livro, o filme fica aquém. Muito cinematográfico. Personagens com características inventadas. Seguir Agatha Cristhie não é fácil, mas até que ponto um filme tem de ser tal e qual o livro? Como li o livro pouco tempo antes, a minha opinião e as comparações ficaram logo condicionadas. Mas é um policial :)

    Gostava de ver o Sai de Baixo. Adoro a série da Globo. Super fluida, engraçada e com personagens muito cómicas.

    ResponderEliminar
  18. Já vi o Crime no expresso do oriente e amei, é suspense atrás de suspense lol
    Muito bom mesmo.
    Os outros nunca vi.
    Beijinho linda.

    ResponderEliminar
  19. Da tua lista aconselho todos os que vi: Roma, Call me by your name (lindo, é o meu preferido), Três cartazes à beira da estrada (fantástica interpretação de Frances McDormand, que lhe valeu um Óscar) e Mamma Mia! Here we go again, para ver em família num serão divertido.
    Todos diferentes, mas todos valem a pena ver.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  20. Vale o teste! ;)

    Dessa lista eu vi o "Bird Box" (e fiquei levemente frustrada! hahaha)!

    Ótima quarta!

    Beijo! ^^

    ResponderEliminar
  21. E resultam mega bem :D adoro!!!

    quero muito ver Um Crime no Expresso do Oriente e Pedro e Inês :o
    adorava poder aconselhar-te mas sou uma nódoa no que toca a filmes :(

    NEW REVIEW POST | WOOOW, THIS INCREDIBLE FINAL RESULT!
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  22. Olá!
    Fiquei curiosa sobre ROMA ao saber que é candidato ao Oscar. Pretendo assitir!
    Destes que você lista, vi Bird Box, mamma Mia e Call me by your name. Adorei todos.

    ResponderEliminar
  23. Ainda não fiz os meus 'desejos' de nada para 2019... tenho de pensar nisso e talvez ainda faça uma ou outra publicação sobre isso. Nunca fui muito destas coisas, mas há pormenores que acho que até são engraçados para partilhar, como este dos filmes :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho importante ter objetivos, mas também deixei de ter o hábito de os definir desta forma. Ainda assim, e como quero mesmo começar a dedicar mais tempo ao cinema, senti que fazia sentido :)

      Eliminar
  24. https://poemasdaminhalma.blogspot.com/
    Olá Andreia!
    Achei interessantíssimo o título e o tema do seu blog.
    Não vejo muitos filmes, mas confesso que gosto muito de uma boa serie de cinema.
    Beijinho e comece bem o ano.
    Se gostar pode ver,"Uma Prece e um Troféu!
    Luisa

    Beijinho

    ResponderEliminar
  25. "Bird Box", "Coco", "Três cartazes à beira da estrada" e "Call Me by your name" - já os vi e recomendo imenso!!! Curiosamente, cada um deles surgiu numa altura em que estava mesmo a precisar de desanuviar, resultando perfeitamente!
    Quanto aos restantes mencionados, já ouvi falar de uns quantos!!

    Beijinhos,
    LYNE, IMPERIUM BLOG

    ResponderEliminar
  26. já agora vou deixar aqui uma recomendação, de um filme que me chocou para a vida... nunca chorei tanto em casa a ver um filme... chama-se "O Apedrejamento de Soraya M." É muito gráfico na parte do apedrejamento mas todo o filme em si é assustador no que toca à manipulação da verdade para aquele homem ter o que quer. é relativo ás mulheres muçulmanas e ao que muitas delas sofrem naquela cultura... sou muito sensível ao assunto por causa do filme... apesar de ser muito gráfico recomendo, toda a gente devia de o ver.

    ResponderEliminar
  27. Tenho que ver sem falta o Wonder :) Já vi Bird Box, Três cartazes à beira da estrada, Coco e Call Me by your name e gostei muito...recomendo :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bird Box também já consegui riscar da lista e estou sem palavras!
      Obrigada :)

      Eliminar

Enviar um comentário