Maquilhagem | Batons

Fotografia da minha autoria


«Batom é o pincel que pinta os lábios dela. É aquilo que transforma em obra prima o que já era arte»


A minha relação com a maquilhagem esteve sempre reduzida ao mínimo. E, atualmente, não varia muito para além disso, não só pela falta de identificação com esta área - e arte, se ponderarmos bem -, mas também pela minha clara falta de habilidade. No entanto, isso não significa que seja completamente indiferente a algumas das suas componentes. E a zona labial tem sido o meu foco.

A partir do 6º/7º ano, comecei a usar lápis preto na linha de água. Anos mais tarde, acrescentei a máscara de pestanas. E fiquei por aqui, nesta alternância pouco aprofundada, mas suficiente para a minha personalidade, até me render aos batons! É curioso como o nosso pensamento se reestrutura, alterando a forma como observamos determinadas particularidades. Quando era mais nova, achava que ter os lábios pintados não me favorecia, sobretudo, quando o fazia de vermelho. Hoje - talvez por ter outra segurança em mim -, é das cores que mais adoro utilizar. E sinto-me poderosa quando o faço. Além disso, arrisco, sem medos, em tons diferentes, porque conciliei-me com a minha imagem ao espelho e diminui o impacto de opiniões alheias. Portanto, sem me ter apaixonado por este universo inesgotável que é a maquilhagem, fui conquistada por um produto específico, que me acompanha com, cada vez mais, frequência.

Transversal a esta mudança, está o meu traço evidente de poupança. Sou prática: se é algo que, para mim, não está na lista de essenciais, não sou capaz de despender muito dinheiro, até porque penso que seria útil para outras despesas. Por isso, pondero bastante até perceber que é um investimento aceitável. Gastar quase dez euros, ou mais, por um batom parece-me excessivo, mas também me deixa curiosa com a célebre relação qualidade-preço. E não sinto, de todo, que um valor elevado signifique, necessariamente, excelência - deveria, atendendo a essa conotação, mas não é uma verdade absoluta. Assim, quase sempre opto por artigos mais económicos, pois permitem-me, inclusive, variar com outra regularidade. Contudo, será que esta gestão compensa? Será, como se costuma dizer, que o barato sai caro?

Tinha alguns batons da Primark, que me custaram dois euros, e o resultado surpreendeu-me pela positiva. Aliás, o Bourbon dos PS... Matte Long Last Lipstick tem uma duração ótima, quase não precisando de o retocar após as refeições. Apesar disso, confesso, estava bastante curiosa com os Velvet Passion Matte, da Kiko. E percebi que seria uma questão de tempo até experimentar um. Por altura do meu aniversário, no ano transato, mimei-me com o 311: o Poppy Red. E, agora, não quero outra coisa! É verdade que são mais caros, mas a durabilidade é inacreditável. Já para não falar que são extremamente confortáveis - e fáceis de aplicar também. Em simultâneo, as embalagens são de íman, o que confere uma maior proteção, principalmente, quando o transportamos na nossa carteira. Mais recentemente, cedi aos SuperStay Matte Ink, da Maybelline, e a minha vontade é de ter um de cada cor. Porque o aplicador é bastante prático, a cor não transfere e não repuxa os lábios.

Continuarei a priorizar outros artigos. E não deixo de ter noção que estes produtos não têm o valor mais simpáticos [felizmente, há promoções]. Porém, compensam em inúmeros aspetos. E tanto os da Kiko, como os da Maybelline têm sido uma aposta ganha. E segura.

Comentários

  1. A minha relação com a maquilhagem começou por necessidade... necessidade de tapar as olheiras, de me dar uma cor, de decorar a idade lol... não sei grandes técnicas, vou vendo alguns blogs e apanhando umas dicas, mas aos batons ainda não me rendi... só um lápis ao de leve da Kiko também mas... no entanto adoro a tua paleta de cores de batons!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há blogues e tutoriais bastante úteis nesse sentido :)
      Muito obrigada!

      Eliminar
  2. Também tenho dos Velvet Passion Matte, da Kiko e acho-os super, mas mesmo super bons!!!
    https://jusajublog.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  3. 6o/7o ano??? Tao novinha hehe So comecei a usar sombras e máscara de pestanas aos 19 :) Batons nunca foram o meu forte porque dou por mim a lamber constantemente os lábios lol só gloss e batom do cieiro :D
    Adorei a frase!
    Beijinhos
    https://matildeferreira.co.uk

    ResponderEliminar
  4. Eu confesso que não tenho jeito para a maquilhagem!

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  5. Great post dear! Have a wonderful day!
    xoxo
    Dilek...

    ResponderEliminar
  6. Maquilhagem.... É aquela arte que até gosto, mas a minha falta de habilidade não vai para além de um protector solar com cor, um Rimel, bâton e sombras nude e um pó translúcido. Perdoa-me sras e srs da maquilhagem ninguém pode ser perfeito ahah.

    Eu comecei a usar o dito lápis preto também por volta dos 15/16 anos, porque me realçava o verde azulado dos olhos, o Rimel na altura não era grande opção porque tenho as pestanas grandes e batiam-me nas lentes dos óculos. Hoje em dia isso já não me faz confusão, mas na altura fazia. E apesar de não ser grande artista, sou sempre eu quem faz a maquilhagem de todos os eventos importantes que vou e até elogiam por isso não devo ser assim tão má! Ahah

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Gosto muito dos tons dos batons:)) Obrigada

    Hoje :- Ritual, entre a natureza e o amor

    Bjos
    Votos de uma óptima Sexta - Feira.

    ResponderEliminar
  8. Confesso que também não sou grande adepta de maquilhagem, uso apenas lipgloss e um creme BB para disfarçar imperfeições. No entanto, adoro a maquilhagem da Aurea, o esfumado dos olhos é lindo.

    Beijinho grande!

    ResponderEliminar
  9. Batons são o meu item de maquiagem favorito também, eu tenho vários deles e sou apaixonada. Ainda não testei nenhum da Kiko, aqui no Brasil uma marca famosinha é a Ruby Rose que é baratinha e eu amo ♥

    Um beijo,
    Blog da Kitbox

    ResponderEliminar
  10. Eu (Andreia), também usava só lápis preto, mas não era na linha de água era por cima a tentar imitar um eyeliner, hoje em dia confesso que sou um pouco viciada em maquilhagem! Já sei +/- trabalhar com elas, mas um dia gostava de investir num curso de maquilhagem, pois aprender nunca é demais.
    Quanto aos batons da kiko, não tenho nenhum, mas já experimentei um dessa linha na loja e fiquei tentada a gastar esse dinheirito, mas como já tenho bastantes, na altura achei que tava a comprar por "consumismo" e não porque realmente precisava. Mas ainda tou naquela ahah

    Beijinhos,

    http://damselme.blogspot.com/?m=0

    ResponderEliminar
  11. Eu gosto de maquilhagem, mas apenas pele e olhos, e quando falo de olhos é mascara de pestanas, ahaha! Valorizo é muito uma pele uniforme e bonita!
    Beijinho, Ana Rita*
    BLOG: http://www.margheritablog.com/ || INSTAGRAM: https://www.instagram.com/rititipi/ || FACEBOOK: https://www.facebook.com/margheritablog/

    ResponderEliminar
  12. Confesso que também quando era mais nova também comecei por um lápis preto, mas com o passar dos anos foi me aventurando e até agora é das coisas que mais gosto, mas também adoro usar o básico
    Beijinhos
    Novo post //Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  13. Estas próxima semanas vão ser cruciais para os saldos, porque os preços vão baixar e serão de aproveitar as peças mais caras e que, no fundo, acabam por valer o investimento. O importante é estares atenta e nunca perderes o foco!

    Awww, que bom que foi ler este post e a forma tão carinhosa como descreves o impacto de um baton. E é mesmo isso. Há que haver arrojo e há que deixar de haver pudor para quem gosta de usar cores "diferentes". Valorizo tanto mas tanto isso!!! :D
    Tão bom que é olharmos para o espelho num gesto de "gosto mesmo de mim, porra!". :D

    NEW REVIEW POST | MY FAVORITE FACE CLEANERS.
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  14. Pois é! Sempre tive surpresas (chatas) nos meus aniversários. Será que é algum tipo de carma? hahaha!

    Amo muito batons (agora estou no momento de querer usar apenas os que possuem efeito gloss). É o meu item favorito de maquiagem! ;)

    Ótima sexta!

    Beijo! ^^

    ResponderEliminar
  15. Olha, que batons baratos são perigosos. Compra batons caros, porque os teus lábios merecem.

    Eu nunca deixaria que batons de €2 se chegassem aos meus lábios. Mesmo quando era estudante, nunca comprei produtos de beleza baratos.

    Advinha que me ofereceu o meu primeiro batom?

    ResponderEliminar
  16. Também gosto de usar batom vermelho, mas para mim as cores escuras são a eleição!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  17. Boas dicas de relação qualidade/preço, é sempre bom saber!
    Bjs

    ResponderEliminar
  18. Comecei a usar há 1 ano e adoro ver agora. Tal como tu, antes não conseguia gostar de ver em mim, mas com o tempo, fui 'aprendendo' a gostar...

    ResponderEliminar
  19. Não tenho afinidade e nem habilidade para fazer uma bonita maquilhagem
    Já os batons estão sempre em alta e gosto muito inclusive a sua paleta de cores é linda e agradou-me bastante
    Beijos

    ResponderEliminar
  20. Tenho-me vindo a apaixonar por maquilhagem ao longo do tempo e nunca achei grande piada quando era mais nova! Mas agora não dispenso ahah

    Beijinhos
    THAT GIRL | FACEBOOK PAGE | INSTAGRAM | TWITTER

    ResponderEliminar
  21. Em relação à maquilhagem sou também bastante simples, até porque me maquilho apenas quando saio à noite ou noutras ocasiões que me apetece fazê-lo. E também não sou a pessoa que mais percebe do assunto ahah
    Em batons? Perco-me facilmente e tenho vários tons, ainda que, os que mais uso são os tons mais escuros, vermelhos, roxos ou castanhos, mas sempre o mais dark possível :p
    No dia-a-dia aposto em nudes, para dar apenas aquela corsinha.
    Também tento não gastar muito dinheiro neles, compro muito na Wells e não me tenho desiludido, mas claro que às vezes sabe bem perder a cabeça e comprar um mais carito, um mimo faz sempre bem :)

    ResponderEliminar
  22. Nao saio de casa sem me maquilhar.
    Corrector, base, sombra, blush (só um niquinho) e pó compacto.
    Raramente uso lapis para fazer risco, utilizo sombra, adoro o efeito, rinel muito raramente.
    Batom, sempre de cueiro com um bocadinho de cor e tenho um ou outro batom, mas adoro um rosa velho mate da Oriflame.

    Beijinhos.
    Sandra C.
    bluestrass.blogspt.com

    ResponderEliminar
  23. Sou como tu, não entendo nada deste mundo. Uso o básico (BB cream, rímel e batôn) e apesar de gostar de ver os olhos pintados ainda não me aventurei por aí e não consigo gostar de me ver com eyeliner. Falta de hábito provavelmente.

    ResponderEliminar
  24. só agora aos 28 é que estou a investir nessa área mas não me sinto segura para tal... por motivos profissionais tem que ser, ando a comprar várias coisas e experimento à noite antes de ir dormir para me começar a sentir à vontade com eles... odeio especialmente batons pelo sabor e pelo cheiro e porque marca tudo e mais alguma coisa... gostava muito de saber usar as várias coisas de maneira a que me ficassem bem... acredito que um dia vai ser o dia xD

    ResponderEliminar
  25. Estes da Kiko são realmente muito bons! E adoro batons vermelhos também :D

    ResponderEliminar
  26. Nunca fui muito de maquilhagens... Por muito tempo, sempre a encarei com maus olhos, até ter experimentado por umas quantas vezes, sempre que atuava nos espetáculos de Hip Hop. Foi também nessa altura, que me apercebi ser alérgica a produtos desses. Mesmo existindo versões para alérgicos, não me identifico, embora agora reconheça o potencial de uma maquilhagem bem feita e aplicada. Trata-se do gesto de uma arte, portanto.

    De tudo o que existe nesta área, apenas os batons é que me chamam a atenção...Estou para investir nuns quantos e extrapolar a minha beleza. Pelas vezes em que já os utilizei, sei que me favorecem e nada mais bonito do que isso: nos amarmos em todas as circunstâncias! :P

    Beijinhos,
    LYNE, IMPERIUM BLOG

    ResponderEliminar

Enviar um comentário