Uma Dúzia de Livros // The Bibliophile Club

Fotografia da minha autoria


«Uma mistura entre um desafio e um clube de leitura»


A leitura é uma constante na minha vida. Por mais que o meu mundo esteja em desequilíbrio, há sempre um enredo que me acalma; que me embala e que me permite desligar. Por isso - e mesmo quando o meu coração está sereno -, faço por, diariamente, reservar um pouco de tempo para ler. Existem ocasiões nas quais a disponibilidade mental e emocional, principalmente, não o potencia. Mas, quando a energia é plena e os compromissos não me absorvem, aconchego-me no meu quarto e mergulho numa nova história.

Considerando o ritmo atípico de 2018, neste departamento artístico, ponderei se deveria comprometer-me com o Reading Challenge 2019, da plataforma Goodreads [2015, 2016, 2017]. No final, a resposta acabou por ser positiva, até porque sinto que preserva um lado saudável e porque contribui para um hábito mais regular e reconfortante. Além disso, como cedo compreendi que não me desvio do foco principal, que privilegia a qualidade, sei que a meta que defini para este ano [50 livros] não me causará qualquer tipo de ansiedade acrescida. No entanto, e pela primeira vez, abraçarei outros desafios em simultâneo.

A Rita da Nova andou «durante bastante tempo a pensar como poderia criar uma dinâmica de leitura através do blogue». E, entre «um clube de leitura tradicional» ou um «exclusivamente online», chegou a uma ideia «que [lhe] agrada», criando Uma Dúzia de Livros. Em que consiste, então, o projeto? Como o nome indica, este desafio/clube propõe «a leitura de um livro por mês». E para tornar a jornada mais interessante, cada um terá uma temática associada. Porém, não existem respostas certas, nem erradas. A «ideia é mesmo haver diferentes escolhas e leituras». No final de cada mês, todos os participantes receberão uma newsletter com as várias publicações. E, para além das palavras escritas, haverá uma componente presencial.

A premissa é, por si só, fantástica e tentadora, mas cativou-me ainda mais pela leveza e pela liberdade inerentes, porque «cada pessoa pode decidir entrar n' Uma Dúzia de Livros apenas em alguns meses específicos ou ir de uma ponta à outra», não havendo obrigações. Como a Rita destacou, o «objetivo é por-nos a ler livros que de outra forma não leríamos, a ver os livros que temos lá por casa através de um ângulo diferente e, depois, discutir» sobre aqueles que selecionamos. Assim que vi a lista de temas, inevitavelmente, dei por mim a analisar a minha estante. E já tenho os meus companheiros literários quase todos definidos. A leitura de janeiro está em andamento. E acredito que será uma viagem surpreendente.

Felizmente, como as boas ideias não se esgotam, A Sofia Costa Lima [A Sofia World], a Sónia Rodrigues [By The Library] e a Carolayne Ramos [Imperium] aliaram as suas paixões por livros e criaram o The Bibliophile Club: um clube que nos permitirá, igualmente, interagir e conversar acerca de obras que nos fascinam. Porque, como referiu uma das fundadoras, «há qualquer coisa de delicioso em planear leituras com outras pessoas que se perdem, completamente, numa história». O que é o meu caso, ainda que tenha demorado um pouco mais a juntar-me a este projeto. Porque há um aspeto que priorizo: o sentido de compromisso. E tinha um certo receio de não ser capaz de corresponder. Todavia, deixei as hesitações de lado e aceitei o repto.

O princípio base era criar algo com sentido, com significado, e «não impor uma monarquia absoluta, mas sim o mais puro dos ideias: ler, ler, ler». Por isso, mensalmente, será, também, atribuído um tema, em vez de uma obra específica. E, para ajudar, indicarão três sugestões - que poderemos ou não aproveitar, dependendo do que temos em vista. A decisão é nossa, até porque o lado mágico desta[s] iniciativa[s] passa por nos oferecer[em] uma rede de suporte, mas sem nos cortar[em] as asas. Por fim, fica à nossa inteira responsabilidade participarmos parcial ou integralmente. E escrevermos sobre os livros que selecionamos, com a certeza de que as aprendizagens serão plurais, transformadoras e inesquecíveis.  

A blogosfera é verdadeiramente inspiradora. E são formatos desta natureza que a sustentam, porque nos unem e porque nos incitam a ser mais. Apesar de terem traços comuns, sinto que estas iniciativas nos desafiarão a níveis muito distintos. Para participarem n' Uma Dúzia de Livros, basta enviarem um e-mail para ritadantasnova@gmail.com ou uma mensagem para o seu instagram. Para fazerem parte do The Bibliophile Club, adiram à sua página de facebook e, qualquer dúvida, entrem em contacto com as suas fundadoras. Arrisquem, sinto que não se arrependerão! Embarcam nesta aventura?

Comentários

  1. Great post dear! Have a wonderful day!
    xoxo
    Dilek...

    ResponderEliminar
  2. Nunca tinha ouvido falar desse clube!

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  3. Excelente desafio para alguém adora ler como nos :) Com a idade tenho tido menos concentração mas este desafio é uma optima motivação, pois afinal dc contas é só um livro por mês ;) Será desta que vou terminar as minhas leituras pendentes? ;)
    Beijinhos
    https://matildeferreira.co.uk

    ResponderEliminar
  4. Eu estou com um livro desde Junho do ano passado para acabar de ler. Já peguei nele umas quantas vezes, mas só vou lendo um capítulo de cada vez e depois fico duas sem pegar nele novamente. Já fui mais devorador de livros do que actualmente, mas quero ver se volto ao "activo" este ano. Se, finalmente, termino este, e se começo a "despachar" a lista interminável que tenho para ler.

    Beijinhos,
    Ricardo, www.opinguimsemasas.pt

    ResponderEliminar
  5. Tentador, de facto... mas tal como tu tiveste hesitações por um certo receio, também eu as tenho. Mas acredito que é um meio que não nos deixa cair da desmotivação... Muito obrigada pela partilha, minha querida!

    ResponderEliminar
  6. Diz-me uma coisa, já agora :) costumas requisitar livros em alguma Biblioteca? O que achas desse método de ler e por outro lado poupar?
    É que eu gosto de ter os meus livros, mas nem sempre é possível comprá-los a todos :P

    ResponderEliminar
  7. Sempre gostei dessas ideias dos "clubes dos livros", acho super fofinha!

    ResponderEliminar
  8. Yay! Fico tão, tão, tãããão feliz por participares no nosso clube! Gosto sempre de ler as tuas opiniões literárias e acho que vai ser muito interesse a tua participação no TBC! Sê muito bem-vinda, querida Andreia :)

    Sónia R. Pinto
    By the Library

    ResponderEliminar
  9. Ahhhh putugal, putugal, putugal! Sempre, sempre, sempre chorando e chorando e chorando e chorando por tudo, sempre! Tudo mundo sabe que putugal e o pior merda no mundo, tudos! E mais na palavra "luso' e uma invencao! Tudo nossa historia e fenotipo e Cigano e Arabe. Nao somos lusos. E mais, e melhor que tudo putugal sei uma provincia do Espanha e pronto!

    E nao trabalhos, sempre ficar nas sopas dos pobres tudos dias. Putugal e em estado do merda e nao fix. E verdade e verdade amigos. Esperamos que um tipo de mudança positiva aconteça em Putugal, pois mais de 50% da população, por necessidade, tem que ir às sopas dos pobres para comer. E também, uma melhora no crescimento dos empregos, já que eles estão no país. Por esta razão, muitas pessoas já vão para suas ex-colônias para buscar uma vida melhor e não retornam. Putugal está realmente atolado na merda e ninguém quer fazer nada sobre o assunto. Eles preferem viver em mentiras, o que é isso?

    ResponderEliminar
  10. Para mim esse clube é mesmo uma novidade, mas adorei a ideia
    Beijinhos
    Novo post //Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  11. Oferece-me dizer:- Confesso que também adoro ler.
    .
    Feliz Ano de 2019.
    Beijinhos
    --
    » » A Imagem de um " Jardim " de uma grande cidade « «

    ResponderEliminar
  12. Que incrível!!! Fizeste muito bem em juntar-te a esse projeto, sendo tu, uma leitora bem assídua :) Vai com tudo!

    ResponderEliminar
  13. Só projectos inspiradores (= este ano, com a chegada da pequena, cheira-me que me vai sobrar pouco tempo para a leitura, mas vou dar o meu melhor1

    ResponderEliminar
  14. Adorei a ideia, já faço parte no FB agora só não sei se o tempo vai ajudar!!! Mas tentar sempre!!

    ResponderEliminar
  15. Que projetos interessantes! :D
    beijinhos

    www.amarcadamarta.pt

    ResponderEliminar
  16. As ideias são interessantes. Ambas fomentam a leitura, que é muito importante.
    Andreia, um bom resto de semana.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  17. Interessante que haja gente que queira fomentar a leitura.

    Quando criei o Círculo Literário não pensei em fomentar a leitura dos membros que escolhi, porque já todos eles gostavam de ler. A minha ideia foi imitar os Salões Literários do tempo do meu querido Johannes Wolfgang von Goethe.

    ResponderEliminar
  18. Nunca tinha ouvido falar do Clube, mas adorei a ideia e o conceito.

    Tenho que participar.

    Beijinho grande! :*

    ResponderEliminar
  19. Uma ideia muito criativa e interessante... eu tal como tu também adoro ler... :)

    https://checkinonline.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  20. uhuhuhu quero participar no The Bibliophile Club já me juntei no Facebook!

    ResponderEliminar
  21. O desafio é interessante sim, para quem tem tempo e gosta de ler . Eu gosto, mas confesso que há meses nao leio um livro.
    Acho bom estas iniciativas.
    Beijinho linda.

    ResponderEliminar
  22. Também vou participar no The Bibliophile Club! Estou ansiosa por ver todas as partilhas. Ainda não me decidi no livro que vou ler para este tema de Janeiro, pois estou indecisa se compre um livro ou se leia um que tenho em casa, há muitos anos, e que nunca peguei, ahah.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  23. Amo completamente o conceito e adorava fazer parte dele, mas não me quero comprometer em ler um livro num mês e depois não conseguir cumprir... Talvez num mês que seja mais tranquilo :(

    ResponderEliminar

Enviar um comentário