5 Desejos Para 2019

Fotografia da minha autoria


«Os nossos desejos são incontáveis»


O nosso crescimento não se restringe à idade e à altura. Estende-se à nossa maturidade e à desconstrução que fazemos de certos hábitos: porque necessitam de ser ajustados. Ou, então, porque deixamos de nos identificar - podendo, inclusive, encontrar alternativas mais significativas. Faz tudo parte de um processo de aprendizagem e, sobretudo, de conhecimento pessoal. E isso só é possível quando nos predispomos a olhar fundo, para dentro da nossa alma.

Uma tradição que tinha, na reta final de mais um ciclo, era a de enumerar uma lista de metas para o ano seguinte. Muitas vezes, pecavam por serem extensas e com uma projeção a longo prazo. E, por muito que os propósitos fossem traçados com consciência, o foco acabava por sofrer contrariedades. Assim que compreendi a origem dessa quebra, precisei de me reencontrar e de gerir a minha vontade de chegar mais longe com outro cuidado. Ambiciono muito do meu futuro, mas, para além de ter deixado de escrever resoluções de ano novo, comecei a pensar mais a curto prazo. O que me permitiu diminuir frustrações, suavizar a ansiedade e evitar pressões desnecessárias. Consequentemente, entendi que abrandar o ritmo tem implicações diretas nas expectativas e que salva a nossa sanidade. E, deste modo, consigo desfrutar melhor desta viagem tão imprevisível, mas tão identitária e insubstituível.

Há objetivos transversais. E há sonhos que não precisam de ser representados no papel para que tenham peso nos nossos passos, uma vez que os sabemos e sentimos de cor. No entanto, e porque tenho alguns guardados a precisar de uma motivação extra para saírem da gaveta, optei por recuperar um hábito antigo, quase como se fosse um lembrete, definindo cinco desejos que espero realizar em 2019.

Tatuagens: No total, pretendo marcar três no meu corpo. Sei quais quero e em que parte de mim as quero eternizar. São minimalistas, mas cheias de significado. E celebram não só aquilo em que acredito, mas também as minhas pessoas-casa. E já fico feliz se, pelo menos, tatuar uma delas. Mais do que qualquer outro motivo, sinto que é o receio da dor que me trava. E quanto mais adiar, menos coragem terei. Portanto, vou fazer de tudo para que não passe deste ano.

Rotas Singulares: Há um projeto a ser trabalhado nos bastidores deste blogue há, sensivelmente, dois anos. Mas ainda não o partilhei por duas razões: porque sinto que preciso de limar e definir melhor alguns pormenores e porque seria hipócrita da minha parte apresentar a ideia sem ser eu a dar o primeiro passo - ainda que seja para crescer a longo prazo e com a vossa colaboração. O nome já conhecem. E há-de ver a luz do dia no dia do meu aniversário. O que vos parece?

Espetáculos ao vivo: Portugal tem inúmeros talentos. E é gratificante poder ver os artistas que admiramos, nas mais diversas áreas, presencialmente. Uma das minhas apostas para 2019 é investir mais na cultura, principalmente, em espetáculos de Stand-Up Comedy, porque é um formato que adoro, mas que tenho em falta.

Planear uma viagem: 2018 foi muito atípico em passeios. Porém, este ano, gostava de realizar o sonho de conhecer as nossas ilhas ou de ir a Barcelona [se puderem ser os dois, melhor, mas sou grata com qualquer uma das hipóteses]. E, claro, tem que ser em família, porque é uma ambição partilhada por todos os elementos cá de casa.

O primeiro livro: É o meu desejo mais antigo e sinto que, finalmente, chegou a hora de me dedicar a ele com seriedade. Há várias coisas que me assustam neste processo, mas tenho uma ideia mais clara do que pretendo. Sem datas e sem pressões, vou-me entregar de peito aberto a esta concretização tão especial. Nunca tive a pretensão de ser uma escritora de renome - e isso não se alterou com o tempo. O que eu tenho é uma enorme vontade de me provar que sou capaz, uma vez que as palavras são uma parte da minha essência.


Que desejo[s] têm para este ano?

Comentários

  1. Oh, minha linda, fico tão feliz ppr ler isto! Claro que é uma bela ideia a das rotas singulares, estou ansiosa! Eu também tenho andado a pensar sobre um livro e a reunir informações, mas parece-me que não vai ser para já. Mas estou empolgada contigo e com essa tua notícia 😊 Força e esperança, Princesa, tu consegues ❤

    ResponderEliminar
  2. Eu acredito que tu vais conseguir concretizar esses teus desejos e quero muito receber um exemplar do ultimo, quem sabe senao pessoalmente ;) Ah tambem quero fazer uma tatuagem :)
    Beijinhos minha querida e continuacao de boa semana*
    https://matildeferreira.co.uk/

    ResponderEliminar
  3. Espero que a minha amiga consiga concretizar os seus desejos e já agora também os seus sonhos, aproveito para desejar um Feliz Ano Novo.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderEliminar
  4. Que todos os teus desejos sejam alcançados!

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  5. Que consigas concretizar esses desejos 😊
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Espero que consigas concretizar todos os teus desejos! Também tenho alguns desejos mas este ano quero que a vida corra ao ritmo que tem que correr!

    O blog tem uma nova cara. Vem descobrir as mudanças!
    Beijinhos
    THAT GIRL | FACEBOOK PAGE | INSTAGRAM | TWITTER

    ResponderEliminar
  7. Feliz Ano Novo! Desejo que este seja um ano de muito aprendizado, realizações! Boas energias pra você e forças para alcançar tudo que sonha :D

    https://www.submersaempalavras.com/

    ResponderEliminar
  8. Boa sorte nestes teus novos projectos! Feliz Ano :D

    3200 Degrees ❤ // Instagram

    ResponderEliminar
  9. Que todos esses teus desejos seja mesmo realizados
    Beijinhos
    Novo post //Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  10. Primeiro quero terminar a segunda parte do meu livro. E quero um novo reencontro literário com o José Luís Peixoto, o último foi há 3 anos.

    Também gostava de fazer uma tatuagem, adoro as da Aurea.

    Beijinho grande, querida! :*

    ResponderEliminar
  11. Espero muito que conseguias realizar todos os teus desejos linda :)

    ResponderEliminar
  12. Acredito que consegues realizar todos os desejos escritos em cima!

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  13. Muito obrigada! ;)

    Gostei de saber dos seus desejos. O meu único desse ano é conquistar a minha independência financeira!

    Ótima quarta!

    Beijo! ^^

    ResponderEliminar
  14. Neste momento só tenho um único desejo: SOLIDÃO ________________ com um livro na mão.

    Espero com ansiedade a publicação do teu primeiro livro.

    ResponderEliminar
  15. Obrigada por compartilhar seus desejos conosco, desejo de todo coração que consiga realizar!

    Eu também sou louca para fazer tatuagens, várias delas, todo ano eu falo que vou fazer e nunca faço, mas deste ano não passa!

    Boa sorte pra gente!
    Beijos e Feliz 2019!
    Blog da Kitbox

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agradeço, de coração :)
      É isso mesmo!

      Beijinho grande, tudo de bom para este novo ano*

      Eliminar
  16. Um feliz ano novo e espero que todos os teus desejos se concretizem... :)

    https://checkinonline.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  17. Olá! Gostei muito dos teus desejos para este novo ano! Sem dúvida alguma que são grandes objetivos! Relativamente às tatuagens, não tenhas medo, eu tenho 2, uma no pulso e uma nas costas e a dor é bem tolerável, para além de que, compensa imenso! Quero muito ler esse livro for real! Também ando a trabalhar no meu e, quiçá, o acabe este ano, vamos ver o que este nos reserva! Beijinhos e boa sorte neste novo ano!

    ResponderEliminar
  18. Olá!
    Acreditas que este ano não fiz os desejos? Comi os pinhões (porque não suporto passas), mas os desejos não os fiz...
    De qualquer maneira, este 2019, vai ser preenchido de mil e uma coisas.
    Mas efectivamente, o blog é para continuar a publicar assiduamente, vamos ver se o teatro vai surgir este ano... Curiosamente, gostava imenso de fazer uma tatuagem, mas falta-me a coragem...
    Queria muito viajar! Queria fazer tantas coisas... a ver vamos!
    Prometo vir cá mais assiduamente... a propósito tenho uma "proposta" para ti!!

    Beijinhos.
    Sandra C.
    bluestrass.blogspot.com

    ResponderEliminar
  19. Querida Andreia, desejo do coração que seus desejos sejam realizados.
    Um excelente 2019.
    Bjs

    ResponderEliminar
  20. Muito obrigada! Também torço pra que você consiga alcançar tudo que almeja! ;)

    Ótima quarta!

    Beijo! ^^

    ResponderEliminar
  21. muito obrigado, meu bem! tão bom ler isso e sentir que alguém o sente, mesmo que do outro lado +.+

    fiquei muito curioso pelas tatuagens :3 e... WOW... finalmente o livro!!!
    que seja O teu ano :D

    NEW OUTFIT POST | NEW WAYS.
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  22. Ainda bem que concretizaste os objectivos :))

    Hoje:- Dois rostos e o palpitar do coração.

    Bjos
    Votos duma óptima Quinta - Feira. Um feliz 2019

    ResponderEliminar
  23. Espero que vejas alcançados todos estes objetivos, querida. A ideia das rotas singulares e do livro agradam-me especialmente, espero mesmo que isso vá tudo para a frente. Força, fico deste lado a torcer <3

    Eu cá tenho alguns desejos em mente, vou-me deixar surpreender!

    ResponderEliminar
  24. Acredito que com O teu talento e amor à vida todos se vão realizar!! Fico a torcer por ti!! Os meus andam ainda como nuvens na minha cabeça!!!

    ResponderEliminar
  25. Acho excelente que este ano seja o ano para teres o teu livro. É algo que eu sempre disse para o fazeres porque tens imenso jeito! Quanto às restantes espero que realizes o sonho e que depois escrevas qual foi a sensação de as concretizar :D

    Muitos beijinhos,
    BLOG DEZASSETE | INSTAGRAM

    ResponderEliminar
  26. Também quero tanto fazer uma tatuagem este ano!!
    Omggggggggggggggg vais escrever um livro??? Ah tu quando publicares tens de avisar a malta toda, já estou a fazer fila para ler pá

    ResponderEliminar
  27. Bom ano, Andreia!! Espero do fundo do coração que consigas realizar todos os desejos que aqui nos falas. Temos alguns em comum :)

    Beijinhos *

    ResponderEliminar
  28. Se vieres a São Miguel avisa-me! 😂 Gostaria mesmo muito de te conhecer! Quanto ao último ponto, do livro, acho mesmo que tens um talento imbatível e que deves mesmo seguir com a ideia avante. Tenho já saudades do “O nosso amor é como o vento” e foi uma das histórias que mais me marcou em 2018. Mas claro, sem pressões. Demora o teu tempo. De quaisquer formas, sei que vindo de ti será uma história excepcional com algumas reflexões! Beijinho 😘😘

    ResponderEliminar
  29. Força para cumprir esses desejos!!
    Quanto à tatuagem posso afirmar que sofria do mesmo receio mas posso já dizer-te que não é nada de outro mundo! Totalmente suportável, dependendo do sítio que queres tatuar também claro ;)
    O projeto das rotas singulares parece-me bastante interessante, fico à espera para saber mais!
    Muita força para os outros desejos, sei que vais conseguir alcançá-los :D

    ResponderEliminar

Enviar um comentário