Diz-me por onde andas #17

Fotografia da minha autoria


«No fundo de um buraco ou de um poço 
acontece descobrir-se as estrelas»


O meu regresso a Tomar foi, também, com o intuito de desfrutarmos do almoço no In Portugal - Tasca Moderna. No entanto, como apenas o decidimos quando estávamos a sair de Fátima, nem pensamos na possibilidade de estar cheio ou fechado. E, infelizmente, comprovamos o segundo cenário, ficando sem um ponto de referência gastronómico - estão fechados para formação de equipa. Mas há contratempos que se revelam extremamente positivos, pois encontramos novas opções. E igualmente reconfortantes.

A rua de São João é uma das mais históricas da cidade que foi a antiga sede da Ordem dos Templários. E foi lá que nos cruzamos com O Siciliano, um restaurante de «referência em Tomar». Chegamos na altura certa. Se demorássemos um pouco mais, sinto, já não arranjaríamos mesa e perderíamos a oportunidade de degustar comida maravilhosa e contactar com um staff simpático, acolhedor e competente. Com os típicos pratos italianos - carnes, pizzas, massas e saladas -, uma «decoração rústica» e identitária e aberto desde 2003, este espaço conta com «a vantagem de o proprietário ser natural da ilha de Sicília». Atendendo a que se encontram na zona histórica da cidade, é importante ressalvar que a carta inclui pratos tipicamente portugueses. E esta fusão de culturas torna a experiência muito mais plural, intimista e rica: em saberes, cheiros e sabores.

A minha escolha foi óbvia: pizza. Porém, confesso, fiquei bastante dividida entre algumas variantes, porque todas me pareciam deliciosas. No fim, optei pela Pizza Gamberetti, com camarão, cogumelos frescos, tomate, mozarela e brócolos. E eu, que nem sou muito dada a verduras, rendi-me por completo a esta iguaria. À sua qualidade. À combinação dos ingredientes. E à clara harmonia que provoca no paladar. Estava tudo no ponto! Os meus pais, por seu lado, aventuraram-se nas massas. Enquanto o meu pai escolheu o Linguini al Cartoccio - massa com frutos do mar e camarão, envolta em prata, que vai ao forno -, a minha mãe deixou-se conquistar pelo Fettucini Délba - massa com cogumelos frescos, brócolos, camarão, tomate e natas. Apesar de não ter provado, os comentários foram suficientemente esclarecedores do quanto estas sugestões estavam divinas. Para sobremesa, deliciei-me com um Petit Gateau, acompanhado com uma bola de gelado de frutos vermelhos. Foi para terminar a refeição - ainda mais - em beleza.

Pequenos apontamentos: aconselho a que façam reserva, mesmo que possam ter a sorte de conseguir mesa sem marcação [como nós]. O restaurante encontra-se fechado ao domingo e, de segunda a sexta, na hora do almoço, têm a possibilidade do prato do dia. Apesar de só lá ter ido uma vez, achei os preços acessíveis, sobretudo, pela qualidade do serviço. Privilegiando produtos frescos e opções confecionadas na hora, é um local a considerar. Farei por voltar brevemente.

Comentários

  1. Não conheço Tomar. Andava na terceira classe quando visitei Fátima com a escola. Nunca mais lá voltei, nem penso voltar.
    Como odeio pizas, não penso marcar mesa nesse restaurante.
    Tomar fica na minha lista das cidades portuguesas a visitar.

    Abraço 🌹 de um DÜSSELDORF coberto de neve.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pela sugestão do restaurante e aproveito para desejar a continuação de uma boa semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderEliminar
  3. Nham nham que rica sugestao :) Adoro italiano :)
    Beijinhos
    https://matildeferreira.co.uk/

    ResponderEliminar
  4. Respostas
    1. Se tiveres oportunidade de lá ir, depois diz-me o que achaste :)

      Eliminar
  5. Uma contrariedade que acabou por fazer com que descobrissem outro sítio fantástico.
    Pela descrição fiquei com água na boca e adorei essa foto :)

    ResponderEliminar
  6. Um dia eu vou!
    Belo texto, me fez querer estar lá.

    ResponderEliminar
  7. Tomar ainda está na minha lista de cidades a visitar, parece-me ser uma cidade tão bonita e diferente! Adoro comida italiana e vou ter em conta a sugestão ;)

    Um beijinho,
    MESSY GAZING

    ResponderEliminar
  8. Adoro comida italiana, tenho que colocar esse lugar na minha lista de sítios a visitar! Beijinhos*

    ResponderEliminar
  9. Olá Andreia
    Eu vou a Tomar sempre na altura da festa dos tabuleiros. Adoro ver as ruas enfeitadas, já vou há 12 anos (3 festas seguidas) mas nunca consegui comer nada de jeito em Tomar e agora com as minhas limitações nem sei onde iria comer, pizza (com muita pena minha) é que não seria!!
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca consegui ir à festa dos tabuleiros, mas gostava muito *-*
      Pois, assim fica mais complicado

      Eliminar
  10. Fiquei com vontade de experimentar coração, principalmente porque adoro italiano!

    THE PINK ELEPHANT SHOE

    ResponderEliminar
  11. Acho que nunca ouvi falar, mas que sabe se um dia for para esses lados vou seguir a tua indicação
    Beijinhos
    Novo post //Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  12. Por acaso não conheço Tomar, mas dizem que é um sítio bonito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sou suspeita, porque adoro passear por lá, mas é mesmo *-*

      Eliminar
  13. ;D

    Parece mesmo ser um restaurante muito bom!

    Ótima quarta!

    Beijo! ^^

    ResponderEliminar
  14. Este post abriu-me o apetite de comida italiana. Se um dia for a Tomar tenho que visitar este restaurante.

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  15. Só conheço Tomar de passagem.
    É sempre bom ter referências para um dia pudermos explorar.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  16. Andreia é um maravilhoso lugar gostaria de poder visitar, amei a dica é bem aconchegante, Andreia bjs.
    http://www.lucimarmoreira.com/

    ResponderEliminar
  17. Para se dar ao luxo de fechar ao domingo, tem de ser mesmo procurado :)
    Ainda bem que gostaste e obrigado pela dica!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso, também estranhei quando vi que estavam fechados ao domingo :p
      Nada que agradecer

      Eliminar
  18. Estrelas no fundo de um poço,
    descobri-las, não será possível
    mas neste mundo tão maravilhoso
    também poderá não ser impossível?

    Tenha uma boa noite Andreia.

    ResponderEliminar
  19. Não conheço Tomar ,mas seria como tu, iria devorar essa pizza ahahahahah
    Beijinho linda.

    ResponderEliminar
  20. Sem dúvida, meu bem :D

    Adoro spots deste género :D deste-me vontade de comer pizza, agora :P

    NEW OUTFIT POST | BLACK ON BLACK!
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  21. Quando vou a Tomar é lá que almoço ou janto, sou fã!! Desde os tempos de estudante.
    Bjs

    ResponderEliminar
  22. Já não vou a Tomar desde miúda.
    Mas lembro-me bem das zonas históricas, dos monumentos, da ordem dos templários...
    Tenho que la ir um dia.
    Gostei da tua crónica, também adoro pizza 😁
    Obrigada pela partilha
    Beijinho

    ResponderEliminar

Enviar um comentário