Avenida dos Aliados | Diogo Piçarra

Fotografia da minha autoria


«E voltamos ao nosso Era uma vez»


A noite estava fria. As luzes da cidade cobriam o céu de um tom quente. E, ao longe, enquanto me despedida da estação de S. Bento, avistava uma Avenida dos Aliados - tão familiar e sempre tão intensa na forma como nos acolhe no seu regaço - a ser preenchida por uma moldura humana plural, distinta e unida por um motivo comum: o concerto do Diogo Piçarra, que voltou a fazer história.

Silêncio. Mesmo em andamento e a trocar breves opiniões com terceiros, o meu coração necessitou desta pausa, deste sossego interior, para absorver a magia transferida do palco para o meio da multidão. Éramos muitos, tantos que não saberia precisar, de várias idades, nacionalidades e experiências de vida. Ao meu lado, numa fase inicial, estava um casal que, atendendo ao seu ar mais maduro, teria idade para representar os meus avós. E, ternamente, estavam abraçados e embalados por canções que sabiam de cor. Não trocamos uma única palavra, mas o brilho no olhar foi bastante esclarecedor. E terminei a noite perto de uma Francesa, a pedir-me, se possível, para lhe escrever o nome do artista no telemóvel, porque estava rendida. Este é o encanto umbilical da música. É este despertar de sensações e emoções, ainda que possamos não partilhar o mesmo idioma. E sem dar conta, este calor humano e artístico afastou qualquer brisa mais forte, porque a energia teve um impacto muito mais grandioso. E inspirador!

O palco é o mundo do Diogo. E ele cuida-o como nenhum outro. Por mais que me repetia, não é só a voz dele que é especial. Não são só as letras que nos tocam. Não é só o espetáculo que ele cria que nos deixa sem palavras. É a sua humildade. É a sensibilidade com que interpreta cada tema. É o respeito que demonstra pelo público. E é, também, a sua capacidade de superação e a habilidade de se reinventar. Conhecia cada uma das músicas como a palma da minha mão, mas é extraordinário escutá-las e perceber que, por mínima que fosse, havia uma mudança. Mesmo preservando o seu traço familiar, todas tinham uma nova roupagem, uma nova abordagem. E isso é um claro sinal de trabalho, de entrega, de compromisso.

A generosidade é, igualmente, uma constante. E dividiu protagonismo com o Agir e o Jimmy P, que vieram abrilhantar a ocasião. E houve ainda tempo para uma homenagem comovente e genial aos Linkin Park. E, claro, perante uma enorme parede de afeto, foi impossível não me arrepiar a ouvir este medley. E nem me preocupei em esconder o quanto estava emocionada por ter a oportunidade de, presencialmente, perder-me nos encantos do EP Abrigo. Porém, como esta ligação nunca é unilateral, foi reconfortante sabê-lo atento quando, a uma só voz, entoamos, por exemplo, a Paraíso. Há situações que nos desarmam. E eu sinto que todos os seus concertos terão esse efeito em mim, porque transparecem verdade. E porque, inevitavelmente, acompanhando os seus passos firmes, o admiro cada vez mais.

O Porto é a minha cidade-casa. E este momento foi amor no estado mais puro. Só podia terminar o ano com um enorme sentimento de gratidão, porque partilhamos algo verdadeiramente memorável. Embora cada espetáculo seja único, espero repetir este privilégio infinitamente. Que os nossos caminhos se cruzem sempre que for possível, porque «se isto é o paraíso, então, já não preciso de outro lugar». Obrigada ❤

Comentários

  1. Por momentos fizeste-me sentir no concerto pela forma intensa que descreveste os momentos :) Muito bom mesmo :) Aliados e Diogo Piçarra são uma combinação incrível :)
    Beijinhos
    https://matildeferreira.co.uk

    ResponderEliminar
  2. obrigado, meu bem. Acho que é mesmo necessário levar as coisas com calma. O único problema, às páginas tantas, é levar-me demasiado a sério... e não posso. Nem devo :P

    Quero muito ver esse desfecho e, acredita, terei o maior orgulho em devorar esse livro de partilhá-lo com todos. Mesmo, mesmo!!!

    Ai que sortuda :D Ler um texto destes é sentir-me totalmente lá... e quase partilhei este momento contigo :D Quero muito ir ver um concerto dele em breve!!! Depois deste relato só posso achar que vai ser estrondoso!

    NEW FASHION POST | WHAT TO WEAR ON COLD DAYS – SALES EDITION.
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  3. que texto lindo! mt bacana saber dessa banda , o show deve mesmo ser muito legal!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderEliminar
  4. Bom dia, como sempre acontece o texto é de excelência, assim como o meu vizinho cantor o é, espero que ele não tenha actuado em tronco nu com o frio que imagino estar por ai.
    Feliz Ano Novo,
    AG

    ResponderEliminar
  5. É tão difícil descrever estes momentos de quem admiramos.

    Adorei ler as tuas emoções neste dia especial. Um dos objectivos deste ano é ler o livro dele sobre Pessoa.

    Beijinho grande :*

    ResponderEliminar
  6. Nunca vi o Diogo ao vivo, mas a tua escrita sempre tão especial convida-me tanto a fazê-lo coração. Parabéns!

    THE PINK ELEPHANT SHOE

    ResponderEliminar
  7. Já vi o Diogo na festa académica de Bragança e adorei. Eu também sou do distrito do porto, mas este ano decidi-me não meter na confusão!
    Beijinhos,

    http://damselme.blogspot.com/?m=0

    ResponderEliminar
  8. Escreves muito bem, gostei da narrativa :)
    E apesar de nunca ter visto um concerto do Diogo Piçarra, também nunca fui a Av. dos Aliados, mas espero conhecer em breve a tua cidade-casa.

    XoXo
    - Helena Primeira
    - Helena Primeira Youtube
    - Primeira Panos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agradeço, de coração :)
      Sou suspeita, mas tanto o concerto do Diogo, como um passeio pela Avenida dos Aliados valem bem a pena!

      Eliminar
  9. SOU TÃO FELIZ NOS CONCERTOS DO PIÇARRA! Ainda bem que gostaste!

    ResponderEliminar
  10. é bom quando estamos em lugar que gostamos.
    Um excelente ano de 2019!
    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  11. Gostava bastante de um dia o poder ver ao vivo, pois há algumas musicas que gosto bastante
    Parece ser que esse conserto foi bastante bom

    Beijinhos
    Novo post //Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  12. Parece-me que foi um grande concerto! E estas palavras tão cheias de emoção e sentimento são prova disso, fico contente por teres ficado com o coração tão quentinho e por teres vivido mais um momento tão especial :)

    ResponderEliminar
  13. Parece ter sido um concerto incrível, adorei o texto. Não conheço o Diogo Piçarra.

    Iasmin Guimarães | E agora?

    ResponderEliminar
  14. A noite estava fria,
    mas havia calor humano
    música, saúde e alegria
    continuação de bom ano!

    Boa noite e bom fim de semana Andreia.

    ResponderEliminar
  15. Nunca vi nenhum concerto dele mas deixaste-me com curiosidade! :D

    www.amarcadamarta.pt

    ResponderEliminar
  16. Deve ter sido um concerto incrível!
    Já estou a seguir :)

    Beijinhos,
    SHADES OF A GIRL

    ResponderEliminar
  17. Aposto que a francesa ficou curiosa quando ouviu uma música plagiada do Charles Aznavour. ehehehehehehehe
    Estou a gozar. eheheh

    ResponderEliminar
  18. Arrepiei-me por inteira com as palavras! Quero muito poder assistir um concerto dele e espero verdadeiramente que ele venha cá este ano e que possa vê-lo com o namorado. Seria magnífico, visto que ambos gostamos das musicas dele. Sento-me no concerto só lendo as tuas palavras! Foi uma excelente maneira de começar o ano! Beijinho 😘

    ResponderEliminar
  19. " O amor no estado mais puro" - simbolizou exatamente este dia para mim!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário