Bluestrass | Ora Agora Falas Tu!

Fotografia da minha autoria


«Uma nova rubrica, que vai dar voz a outras pessoas»


A magia da literatura não está, somente, nas palavras. Está na mensagem. Na construção frásica. No enredo que se desenrola como se fosse um novelo de lã. E na capacidade que o autor tem para, em obras distintas ou na mesma, nos levar numa viagem de sensações. De emoções. De descoberta constante. Há tanto mundo dentro de um livro. E eu aprendi – com o tempo e com a maturidade – que a leitura é uma extensão bonita da minha personalidade.

Quando recebi o convite para colaborar no Ora agora falas tu!, segmento que a Sandra inaugurou no seu blogue [Bluestrass], o tema surgiu nas entrelinhas da conversa. Porque senti que, para além de fazer todo o sentido para mim, se enquadrava na sua casa virtual. E como há histórias que conheço de cor, por todo o impacto que tiveram no meu percurso, percebi que não me importaria de ser eu a autora de cada uma delas. Já imaginaram o privilégio de lançar obras com esta capacidade de influenciar, positivamente, alguém? De saber que, de uma maneira ou de outra, revolucionaram os seus hábitos de leitura e conseguiram alargar horizontes? Seria uma sensação de aconchego indescritível. E ainda bem que existem escritores com tanta sensibilidade, ao ponto de nos envolverem nos seus enredos.

Para este Guest Post, que coincidiu com a estreia da rubrica - e não posso deixar de agradecer esta oportunidade extraordinária -, optei, então, por partilhar quais os dez livros que gostaria de ter sido eu a escrever. Para quem quiser ler, basta ir aqui.

Comentários

  1. Não foste tu a escrever...mas podes escrever outros! Força nisso!

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  2. Também adorava ter sido eu a escrever Capitães da Areia (e, já agora, o Gabriela Cravo e Canela do mesmo autor). Os brasileiros escrevem tão bem ❤

    PS: Quero uma chávena igual a essa *-*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gabriela Cravo e Canela nunca li, mas quero muito fazê-lo *-*

      Encontrei-a na Primark e não resisti ahahah

      Eliminar
  3. No último encontro do Círculo Literário tivemos uma polémica que tem a ver com a pergunta: na literatura o que é mais importante as palavras | o estilo ou a mensagem? Para mim é, sem dúvida, o ESTILO.

    Já visitei o Bluestrass, onde tu falas dos livros que tu gostaste de ler. Não precisas de olhar para o que os outros escrevem, Andreia, tens talento suficiente para iniciares o teu caminho literário.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pessoalmente, acho que tem que existir um equilíbrio entre as três componentes, porque o estilo até pode ser interessante, mas se as palavras e a mensagem não ajudarem, acaba por perder impacto

      Agradeço :)

      Eliminar
  4. Que excelente forma de começar a semana :)
    Adorei as tuas escolhas :)
    Beijinhos*
    https://matildeferreira.co.uk

    ResponderEliminar
  5. Também não me importava de ser o autor dos dez livros escolhidos pela minha amiga, aproveito para desejar uma boa semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há obras mesmo maravilhosas, ao ponto de nos inspirarem dessa forma *-*
      Obrigada e igualmente!

      Eliminar
  6. mesmooo!

    acho este género de iniciativas ótimas!!!
    vou já ler o teu post :D

    NEW CITY BREAKS POST | WELCOME TO LX FACTORY @LISBON!
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  7. Excelente post para começar a semana. Da lista que partilhaste já li: O Principezinho, Cinco Quartos de Laranja, Desumanização e Como é linda a Puta da Vida.

    Todos excelentes livros.

    Ainda virá o dia do teu livro e vai ser um orgulho lê-lo. :)

    Beijinhos grandes e boa semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico sem palavras para esse retorno tão aconchegante! Muito obrigada, minha querida *-*

      Eliminar
  8. Uma rubrica interessantíssima! Gostei imenso de ler minha querida! Uma ótima lista!
    Beijinho, Ana Rita*
    BLOG: http://www.margheritablog.com/ || INSTAGRAM: https://www.instagram.com/rititipi/ || FACEBOOK: https://www.facebook.com/margheritablog/

    ResponderEliminar
  9. Uma rubrica bem gira! Gostei imenso de conhecer as tuas escolhas! :D
    beijinhos

    www.amarcadamarta.pt

    ResponderEliminar
  10. Olá, Andreia! Está tudo bem? :)

    Antes de mais tenho de dizer que ADOREI a caneca da fotografia!
    A rubrica pareceu-me bastante interessante! Gostei de ver a lista que partilhaste, mas de lá só li "O Principezinho"!

    Beijinhos e boa semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um verdadeiro amor *-*
      Bem sei que sou suspeita, mas se tiveres curiosidade, aconselho todos

      Eliminar
  11. Uma nova rubrica, gostei bastante de conhecer
    Beijinhos
    Novo post //Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  12. Vou espreitar coração, a rubrica parece-me uma ideia incrível!
    THE PINK ELEPHANT SHOE

    ResponderEliminar
  13. Dos livros que escolheste, só li o principezinho, e isto é uma das coisas que gosto na leitura, por mais que já tenhas lido, nunca terás lido tudo, há sempre um mundo novo ao alcance da nossa mão.
    Adoro (sinceramente não entendo pessoas que não gostam de ler.. ahahah)

    https://www.sonhamasrealiza.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E foi uma bela de uma leitura! É o meu livro favorito de sempre *-*
      Sem dúvida, há sempre imensas histórias por explorar

      Eliminar
  14. Dos livros que mencionaste adoro a trilogia Millenium e o Principezinho, também quero muito começar a ler Rupi Kaur (:

    http://arrblogs.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aconselho muito! Também quero ler mais obras da sua autoria :)

      Eliminar
  15. Uuhuhu vou já ler!
    Que vergonha ainda não li nenhum desses. Mas quero ler mais clássicos e o Orgulho & Preconceito é uma boa aposta. :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, minha querida :D
      Oh, não é vergonha alguma! Lê, lê, acho que não te vais arrepender, muito pelo contrário. É uma das histórias mais incríveis de sempre

      Eliminar
  16. Vou já espreitar esses livros! Aposto que me vou identificar imenso com as tuas escolhas ahahh

    Beijinhos
    THAT GIRL | FACEBOOK PAGE | INSTAGRAM | TWITTER

    ResponderEliminar
  17. Grande iniciativa :)

    r: os animais são das melhores coisas que existem.
    Boa semana :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida :)

      Não poderia concordar mais!
      Obrigada e igualmente*

      Eliminar
  18. Parabéns pela nova rubrica. Não conhecia o blog mas vou já conhecer conhecer

    ResponderEliminar
  19. Estamos sempre a aprender e a conhecer, alargando dessa forma os nossos horizontes.
    Acho que tens idade para ser minha filha, é um gosto aprender contigo.
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Faltam-me as palavras certas para agradecer todo esse carinho *-*

      Eliminar
  20. Está na hora se ainda o não fez. De escrever um romance. Você tem talento para o fazer. Portanto, não há tempo a perder. Porque tudo aquilo que se pode fazer e não se faz, fica por fazer!

    Tenha uma boa noite Andreia.

    ResponderEliminar
  21. Ahhhhhh quando o leres depois tens de me dar a tua opinião!!! Até faço melhor se quiseres empresto-te 💖💖

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. És sempre uma querida, obrigada :) quando conseguir terminar a pilha que tenho em espera, cobro esse empréstimo ahah

      Eliminar
  22. Pessoalmente gosto de histórias com um fio condutor, em que sinta vontade e curiosidade em ler o capítulo seguinte. Gosto de livros com açáo :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também gosto, ajuda-nos a criar um maior contacto com o enredo :)

      Eliminar
  23. Sempre surpreendente:))

    O nosso amigo Gil António, diz:- Palavras de amor, que " queimam" ... as palavras

    Bjos
    Votos de uma óptima noite.

    ResponderEliminar
  24. muito mesmo, meu bem! vais adorar :D

    NEW REVIEW POST | YSL: ALL HOURS FOUNDATION!
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  25. Olá! Nunca é de mais agradecer as palavras da Andreia.
    Quem de nós ao ler um livro que nos toque, não pensou que gostaria de ter escrito aquela obra?

    Beijinhos
    Sandra C.
    bluestrass.blogspot.com

    ResponderEliminar
  26. Quem é que não gostava de ter escrito "O Principezinho"! Uma história tão bela :)
    Uma ideia fantástica e gostei muito de ler.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário