O Mundo Por Olhos Tom De Castanha #44

Fotografia da minha autoria


«Fotografar é uma maneira de ver o passado. Fotografar é uma forma de expressão, o "congelamento" de uma situação e seu espaço físico inserido na subjetividade de um realismo virtual»


A possibilidade de regressar a locais que me inspiram é sempre entusiasmante. Porque nenhum reencontro é igual. Porque a nossa predisposição temporal e, sobretudo, emocional é diferente. Porque o nosso olhar centra-se noutros detalhes. E, claro, porque existe sempre um novo ponto por explorar.

Perdermo-nos nesta descoberta constante, de peito aberto, com a certeza de que nunca esgotamos a magia de palmilhar uma rua, um jardim, um monumento ou qualquer outro traço turístico - ou não - de uma outra perspetiva, é aliciante e surpreendente. É como se nos cruzássemos com aquele lugar pela primeira vez. E a inocência inerente a esta dinâmica proporciona um conforto indescritível, que pretendemos perpetuar na nossa alma.

Na reta final de 2018, depois de um pequeno almoço em Coimbra e uma passagem - sempre simbólica - por Fátima, rumamos a Tomar. A visita não foi demorada, mas permitiu-me adormecer as saudades. E apaixonar-me, novamente, pelos detalhes que fui encontrando pelo caminho. Há sítios que nos encantam. E é maravilhoso sentir que a distância não altera essa certeza.



























Se vos interessar viajar um pouco mais por estes recantos, têm à disposição: À boleia do mundo #2 [Parte 1], À boleia do mundo #2 [Parte 2], O mundo por olhos tom de castanha #6

Comentários

  1. Estou com um pé fora de casa. Quando regressar vou viajar pelos outros recantos. As fotografias publicadas hoje, são absolutamente fantásticas:-*

    ResponderEliminar
  2. Belas fotografias destas viagens "caseiras" que eu também gosto de fazer, aproveito para desejar uma boa semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderEliminar
  3. Uma publicação muito rica:))

    Hoje:- Na incerteza da minha alma abandonada

    Bjos
    Votos de uma óptima Segunda - Feira

    ResponderEliminar
  4. que fotografias mais lindas, adorei conhecer mais dessas belissimas locações

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderEliminar
  5. Que fotos tao bonitas :) Fatima e Tomar foram dos primeiros destinos que fiz nos apsseios de excursoes com os meus pais :)
    Tal como tu fotografar para mim tambem é isto, é assim que descrevo uma das coisas que mais prazer tenho em fazer :)
    Beijinhos e boa semana*
    https://matildeferreira.co.uk/

    ResponderEliminar
  6. Bom dia, belas fotos, Andreia está uma fotografo com categoria, seu dom fotografico vai-se desenvolvendo, tiro o chapéu em reconhecimento do seu trabalho fotografico.
    AG

    ResponderEliminar
  7. Olá! Adorei as fotos. Tomar é um lugar muito especial para mim, a minha mãe era de uma aldeia perto.
    As minhas férias em pequena foram lá passadas.
    Para além dos pontos chave que todos ciconhec, existem pequenos tesouros escondidos, como a Sinagoga e o Aqueduto de Pegões (já fora da cidade).
    Vale muito a pena explorar....

    Beijinhos
    Sandra C.
    bluestrass.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada *-*
      A magia passa mesmo por explorar esses pequenos tesouros escondidos. Numa próxima oportunidade, sem dúvida, procurarei visitá-los

      Eliminar
  8. Olá! Adorei as fotos. Tomar é um lugar muito especial para mim, a minha mãe era de uma aldeia perto.
    As minhas férias em pequena foram lá passadas.
    Para além dos pontos chave que todos ciconhec, existem pequenos tesouros escondidos, como a Sinagoga e o Aqueduto de Pegões (já fora da cidade).
    Vale muito a pena explorar....

    Beijinhos
    Sandra C.
    bluestrass.blogspot.com

    ResponderEliminar
  9. 3 locais que gosto muito, Tomar é a minha segunda cidade (estudei lá), a Fátima vou com muita frequência pela proximidade com a minha zona de residência, e Coimbra é uma cidade que gosto muito mas à qual não vou com tanta frequência como gostaria.
    É sempre bom rever esses locais, gostei!
    Bjs e boa semana!

    ResponderEliminar
  10. Cada vez mais rendida às tuas fotografias minha linda! Nota-se imenso crescimento <3

    THE PINK ELEPHANT SHOE

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico sem palavras com este retorno, meu bem! Muito, muito obrigada <3

      Eliminar
  11. Fotografar é tão bom, tão importante! Adorei as fotografias Andreia, tão bonitas!
    Beijinho, Ana Rita*
    BLOG: http://www.margheritablog.com/ || INSTAGRAM: https://www.instagram.com/rititipi/ || FACEBOOK: https://www.facebook.com/margheritablog/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É maravilhoso, sem dúvida *-* muito obrigada, minha querida

      Eliminar
  12. Adorei as fotos, as cores e os detalhes!!

    ResponderEliminar
  13. Tomar ainda não conheço mas Coimbra é a minha cidade de coração porque estudei lá e Fátima também adoro quando lá vou. As fotos estão lindas.
    Beijinhos
    http://virginiaferreira91.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aconselho a visita :)
      Oh, que coincidências tão giras! Muito obrigada

      Eliminar
  14. Oh que lindo, não há como não gostar de viajar para conhecer esses lugares lindos
    Beijinhos
    Novo post //Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  15. Deve ser uma cidade linda. Tenho muita curiosidade de visitar o convento de Cristo.

    Parabéns pelas excelentes fotografias.

    Beijinho e boa semana!

    ResponderEliminar
  16. Gostava imenso de visitar Coimbra,já lá passei perto. Que fantástica cidade!
    *já sigo o teu blog
    https://inspiratetodososdia.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  17. Redescobri Tomar recentemente. Não ia lá há mais de 30 anos (aqui tão perto...) e foi uma agradável surpresa. Achei a cidade muito bem conservada e limpa, tirei imensas fotos nos mesmo locais que tu e comi um ótimo cabrito no forno naquele restaurante à beira do Rio Nabão (A Bela Vista). Pena que na saída pela estrada nacional, exista um bairro de lata de ciganos, que contribuem apenas com o mau aspeto e os dejetos despejados diretamente no rio.
    Ando para lá voltar com mais tempo, para visitar o Convento de Cristo...

    ResponderEliminar
  18. Dificil não se encantar com a beleza dessas fotos, vou adicionar esse destino no meu planner de viagem ♥

    beeijos

    https://ladydiene.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  19. Fotografias espetacular.
    Boa semana :)

    r: obrigada girl.

    ResponderEliminar
  20. Fotografias com alma, que refletem o teu olhar.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  21. Bonitas fotos.
    Gosto tb de partilhar fotos. é o nosso olhar. fica para memória futura.
    Pessoalmente tenho má imagem de tomar. Fui há muitos anos com os meus pais, mas foi o pior restaurante onde comemos em toda a nossa vida.

    ResponderEliminar
  22. Tu tens um jeito natural para a fotografia :) Nunca visitei Tomar, mas é daqueles sítios onde quero muito ir :)

    ResponderEliminar
  23. É exatamente isso, meu bem :) A vida é demasiado curta para nos estarmos a preocupar com os outros!

    Conheço bem Coimbra e, embora não seja crente, ir a Fátima faz-me sentir uma paz e tanto! Curiosamente, nunca fui a Tomar, mas estou a ver que tenho andado a perder bons spots para fotografar :D
    Sabe sempre tão bem acompanhar as tuas viagens! Já tinha saudades :D

    NEW FASHION POST | MICRO-TRENDS THAT YOU SHOULD FOLLOW ... FOR MODERN WOMEN
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  24. Adoro ir a Fátima, sinto-me tão em paz sempre que lá vou! Já a Tomar nunca fui, mas fiquei curiosa. As fotos estão fantásticas.

    Não há nada como carregar no botão eternizar tudo o que vemos para recordarmos mais tarde, adorooo fotografia.

    ResponderEliminar
  25. Que fotografias bonitas, Andreia, e claro que esses lugares contribuem e muito para a beleza das imagens, muito bonitas mesmo. Um abraço.

    ResponderEliminar
  26. Sou suspeita, mas as fotografias que mais gostei foram os vislumbres de Coimbra :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Coimbra tem sempre encanto, ainda que, desta vez, não fosse a protagonista :)

      Eliminar
  27. Fotografar é tão relaxante e concordo com aquilo que dizes! Tens aqui uns belos registos! *o*

    Beijinhos,
    LYNE, IMPERIUM BLOG

    ResponderEliminar
  28. Já estive em Coimbra uma vez mas foi uma passagem tão rápida que fiquei desde esse dia com vontade de lá regressar. Ainda não se proporcionou e depois de ver estas tuas fotografias dessa zona fiquei ainda com mais vontade! Belas imagens :)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário