Entrelinhas #77

Fotografia da minha autoria


«O relato hilariante das andanças de Mino»


As minhas visitas a lojas como o Porto Alternativo e a Cash Converters são cada vez mais frequentes, sobretudo, quando vou à procura de livros aleatórios, que possam sair da minha zona de conforto ou, simplesmente, que me permitam cruzar com autores que, talvez, não me ocorressem. Além disso, e porque sinto que nunca é de mais realçar estes aspetos, é possível encontrarmos exemplares em excelente estado, por um preço, quase sempre, irrisório. E isso aconteceu-me na última compra, na qual, por uns meros 50 cêntimos, adquiri À Noite Logo Se Vê, de Mário Zambujal.

É sempre um risco abraçar escritores desconhecidos. Por outro lado, é igualmente entusiasmante. E, claro, desafiante. Sem qualquer referência prévia, iniciei a leitura com expectativas brandas, apesar de toda a minha curiosidade. No final, fiquei com uma certeza: não foi uma narrativa que me tivesse arrebatado, porém, revelou-se uma agradável surpresa e companhia, muito pela construção de texto - leve, proximal, com bastante humor e sem grande complexidade. Ou, melhor, não é que o enredo seja previsível, porque é necessário estar atento a certos detalhes não tão óbvios e, até, surreais. Mas o desenvolvimento da ação é objetivo, não se perdendo em descrições demoradas e arrojadas. E isso confere um ritmo de descoberta mais célere, absorvendo cada desconstrução num só fôlego.

Há um mistério no Roseiral [lugar central da história]. Uma calamidade. E uma série de acontecimentos sem aparente explicação. Através de um «relato hilariante», que alterna entre a fantasia, a paródia e o mundo real, há um constante foco no sobrenatural, na magia e nas ciências ocultas. Mesmo sem apresentar aquela carga intensa de um thriler, por exemplo, desconcerta e inquieta em algumas passagens, até porque determinados episódios provocam dúvidas profundas. E a narrativa acaba por estender-se numa atmosfera paralela, desvendando pouco do mistério que, no fundo, desencadeia o enredo: há quatro anos que não nascem crianças naquela localidade.

À Noite Logo Se Vê espelha, também, a ambição. O viver para o trabalho e as respetivas consequências na vida pessoal e familiar. E, inclusive, retrata o contraste entre a noite e a sua clareza, pois expõe a verdade. Afinal, existe sempre um esclarecimento. Com alguns desvios para nos colocar a par de outras histórias e personagens caricatas, o livro faz-nos rir do insólito. E o final intrigante deixa perguntas em aberto. Certamente que procurarei outras obras do autor.


Deixo-vos, agora, com algumas citações:

«No tempo inteiro de quatro anos, quatro, não nasceu criança, uma que fosse, menino ou menina, na aldeia do Roseiral» [p:11];

«Sabe, Miralva, é sempre à noite que tudo se vê. O sobrenatural e o próprio naturalzinho circundante escondem-se nas trevas do dia. Toda a claridade é nocturna!» [p:36];

«Todo o mistério tem explicação, podendo a explicação, isso sim, ser inexplicável» [p:53];

«As estradas, Natinha, são como as pessoas: dão as suas curvas, têm altos e baixos, mas encontram o seu destino» [p:65];

«Não tenho pressa, acalmo-o, e ele pesquisa na minha cara outros sinais de loucura. Natural: toda a gente sofre de pressa, vagar é marginalidade como outra qualquer» [p:80].


Nota: O blogue é afiliado da Wook. Ao adquirirem os artigos através dos links disponibilizados, estão a contribuir para o seu crescimento literário. Obrigada ❤

Comentários

  1. Uma das vezes que visitei Vila Nova de Gaia, encontrei na estante do escritório dos meus familiares um livro de Mário Zambujal, que li e morri a rir.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Recordas-te de qual? Estou com vontade de ler mais obras do autor :)

      Eliminar
  2. Nunca li Zambujal!
    Pareceu-me interessante e talvez este ano me estreie nele também :)
    Um beijinho doce, minha querida*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostei muito deste primeiro contacto com a sua obra :)

      Beijinho grande, minha querida

      Eliminar
  3. Um autor bem divertido na sua escrita, aproveito para desejar a continuação de uma boa semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderEliminar
  4. Olá Andreia
    50 cêntimos? Isso nem pagou a impressão do título ahahha!!
    O mário sempre foi conhecido pelo seu bom humor pelo que a sua escrita só poderia ser assim!!
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade, até tive que confirmar o preço mais do que uma vez :p
      Foi estreia absoluta para mim, mas tenho que me aventurar em mais

      Eliminar
  5. Mario Zambujal lembra-me a minha infância enquanto jornalista :)
    Beijinhos
    https://matildeferreira.co.uk

    ResponderEliminar
  6. Não conhecia de todo coração, mas gostei muito das citações!

    THE PINK ELEPHANT SHOE

    ResponderEliminar
  7. I like this so much! Thanks for sharing!
    Maybe follow for follow?
    Please let me know on my blog:
    Wonderland Vibes

    ResponderEliminar
  8. Mais um que não conhecia mesmo, mas parece ser bastante bom para conhecer
    Beijinhos
    Novo post //Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  9. boas compras.

    r: quando puderes vê mesmo o filme , vais gostar :)

    ResponderEliminar
  10. Nunca li nada do autor mas parece-me um livro interessante.

    Beijinho grande ;)

    ResponderEliminar
  11. ;)

    Parece ser uma leitura muito interessante!

    Ótima quarta!

    Beijo! ^^

    ResponderEliminar
  12. Andreia é sempre bom ler livros da nossa zona de conforto, esse livro é máximo a capa é bem chamativa, gostei das citações bjs.
    http://www.lucimarmoreira.com/

    ResponderEliminar
  13. O meu filho Tiago é que gostava de ler os livros de Mário Zambujal, achava graça. Eu ainda não li.
    Bjs

    ResponderEliminar
  14. Conheço o Autor, mas penso que nunca li nada Dele:))

    Bjos
    Votos de uma óptima noite.

    ResponderEliminar
  15. Conheço o nome do autor, mas apenas isso., Mais um para a minha lista :)
    Geralmente costumo alugar na biblioteca Municipal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, estavas como eu: conhecia o autor, mas nunca me tinha aventurado na sua obra. Ainda bem que o fiz :)
      É um hábito que, por acaso, não tenho

      Eliminar
  16. Boa noite, Andreia!

    Achei curioso falares aqui da Cash Converters. Eu sei que é um sítio fantástico para encontrar pechinchas, mas trabalhei lá um mês e foi um verdadeiro inferno... :P
    Tenho um livro do Mário Zambujal cá por casa, mas sinceramente nunca li nada dele.

    Beijinhos e bom resto de semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh, a sério? Isso é que é péssimo :/
      Se tiveres curiosidade, acho que vale a pena

      Obrigada e igualmente

      Eliminar
  17. Se queres conhecer mais obra do autor, é fundamental ler A crónica dos bons malandros.
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já me falaram muito bem! Acho que, quando voltar a Zambujal, vai ser com esse :)

      Eliminar
  18. Adorava fazer isso, aventurar-me pelo desconhecido, sem olhar ao género ou ao autor, mas sempre que o fiz nunca tive grandes surpresas literárias.
    E confesso que tenho algum preconceito com autores portugueses, muito porque a maior parte das leituras que fiz foram massudas, aborrecidas, chatas mesmo... tem apenas um ou outro que gostei.
    Tenho que me aventurar mais.

    MRS. MARGOT

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É sempre um risco, porque, por ser desconhecido, não sabemos com o que podemos contar. E tanto pode correr bem, como pode ser uma aposta errada. Mas é uma questão de insistir :)
      Dos autores portugueses que leio, felizmente, tenho tido muita sorte. E temos autores maravilhosos. Não sei se já leste - ou, inclusive, se se adequa ao teu estilo literário -, mas aconselho, por exemplo, Miguel Esteves Cardoso, Miguel Sousa Tavares e Afonso Cruz

      Eliminar
  19. nunca tinha ouvido falar nesse livro, mas ja achei td a tematica bem interessante, gostei mt da sua resenha e fiquei curiosa pra ler tbm

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderEliminar
  20. Sem dúvida, meu bem :)

    Totalmente ao mesmo gosto :o Tenho de o ler!!!

    NEW TIPS POST | VALENTINE'S DAY: THE EASIEST GIFT SUGGESTIONS!
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar

Enviar um comentário