Moleskine | O Melhor de Janeiro

Fotografia da minha autoria


«A vida é feita de momentos colecionáveis»


Janeiro. O primeiro mês do ano começou em festa, não só pela transição para 2019, mas também pelo aniversário da minha tia. Por isso, recebi-o rodeada da minha fortaleza. No entanto, terminou com o meu coração um pouco em suspenso, mas tudo se compõe. Porque há uma certa tranquilidade que não permito que quebre - nem que me quebrem, pois é a única forma de permanecer sã de corpo e alma. Em retrospetiva, a balança ficou bem equilibrada. Não sei se é por estar ansiosa pela chegada de fevereiro, mas sinto que este mês foi demorado. Porém, em compensação, foi pautado por detalhes inesquecíveis e com uma luz tão boa, que me aconchega o lado esquerdo do peito. Com o intuito de os eternizar, numa das componentes que mais me identifica, a escrita, resolvi abrir uma nova gaveta: a do moleskine onde registo tudo aquilo que me aconteceu de melhor, pois acredito que é esta valorização que nos torna mais plenos, impedindo-nos de perder o Norte.

Aniversário do tio M: De há oito anos para cá, o dia quatro de janeiro tem um impacto agridoce, porque foi quando perdi a minha avó materna. Ainda assim, sinto que preservamos a memória dos que já partiram quando celebramos a vida de quem está perto - e que, de alguma forma, não permite que as lembranças vacilem. Por isso, reunimo-nos num jantar para festejar os 75 anos do meu tio. E foi maravilhoso.

Arrumar e organizar os meus livros: Esta vontade crescia de dia para dia. Portanto, aproveitando um fim de semana mais relaxado, direcionei a minha atenção para os livros, certificando-me que tinham o seu devido espaço. Continuo a precisar de investir numa estante, mas, pelo menos, a sala está muito mais harmoniosa agora. E consegui organizar as obras por autores, como tanto desejava.


Fazer panquecas: A minha habilidade na cozinha não é a mais perfeita. Mas é um momento terapêutico, que me afasta da rotina. E fazer panquecas, por mais simples que seja, é sempre uma ótima opção.


Passeios noturnos pelo Porto: A minha cidade-casa tem um encanto incomparável, que me desarma sempre que a contemplo. Poder desfrutar das suas ruas, para uma bela caminhada, não tem preço. E, durante este mês, pude repetir o programa vezes suficientes para me apaixonar ainda mais pelos seus recantos.


Pelo meio, o Mishlawi anunciou a data de lançamento do seu álbum, o Tomás Adrião partilhou a minha fotografia d' A Vontade e o Porto chegou à final da Taça da Liga [o meu orgulho é incondicional].

A História Secreta // Donna Tartt: Este livro sustenta-se na tragédia, na [in]sanidade, na mentira, na malícia, em estados de loucura e num jogo psicológico. E permite-nos viajar pelos limites da moralidade e da legalidade [Uma Dúzia de Livros // Janeiro].

O Monge Que Vendeu O Seu Ferrari // Robin Sharma: Envolta numa catarse profunda, potenciada por uma crise interior/espiritual e pela procura de sentido, esta obra partilha questões pertinentes [The Bibliophile Club // Janeiro].

A Cidade e as Serras // Eça de Queirós: Nesta história de contrastes, há uma análise social e um quadro de nuances psicológicas, que culmina com um regresso às origens.


Vem Voar Comigo // Margarida Rebelo Pinto: Sustentando-se na história de três mulheres, este livro é sobre «os caminhos do amor», num tempo em que a sociedade «anseia pela satisfação imediata».

Os Livros que Devoraram o Meu Pai // Afonso Cruz: É uma espécie de puzzle, de caça ao tesouro, para desvendar a história e compreender o que aconteceu. E é uma das obras mais carismáticas que já li. Tem tanto mundo dentro! E uma inesgotável ternura.

Regresso de Sherlock Holmes II // Sir Arthur Conan Doyle: São três os contos que compõe este volume. Apesar de distintos, todos transparecem um forte mistério e a mestria desconcertante de Sherlock Holmes.

FRIENDS: A melhor série de sempre - apesar de este dado ser bastante subjetivo - está de volta à Fox Comedy, uma vez que o canal vai transmitir todas as temporadas. Esta foi uma das novidades que mais me entusiasmou no final de 2018. No entanto, só em janeiro é que comecei a [re]ver. Está a ser incrível recordar as peripécias deste grupo tão especial. E é impressionante como há cenas que não abandonam a nossa memória. Esta familiaridade é indescritível.

Antárctida - Da Sobrevivência ao Resgate: Já perdi conta à quantidade de vezes que vi este filme, mas nunca lhe resisto. E há uma parte que me deixa sempre em lágrimas, mesmo que já a saiba de cor. Inspirado numa história real, é um argumento que nos deixa as emoções à flor da pele. A relação entre homens e cães é de perfeita simbiose e, acredito, marca-nos eternamente.

Fama: O musical de 2009 é uma regravação do original de 1980, que ainda não tive oportunidade de descobrir. Num ambiente altamente competitivo, é interessante desconstruir a dinâmica de um grupo talentoso, que procura vencer no meio artístico, mas que também tem que aprender a gerir questões morais e interpessoais.

5 Desejos para 2019: Há objetivos transversais. E há sonhos que não precisam de ser representados no papel para que tenham peso nos nossos passos. Contudo, há outros que necessitam de uma motivação extra para saírem da gaveta.

Avenida dos Aliados | Diogo Piçarra: O Porto é a minha cidade-casa. E este momento foi amor no estado mais puro. Só espero que os nossos caminhos se cruzem sempre que for possível.

Uma Dúzia de Livros // The Bibliophile Club: Este ano, para além do Reading Challenge, da plataforma Goodreads, decidi comprometer-me com dois clubes de leitura.

Inconfidências | O Desrespeito nas Redes Sociais: O discurso de ódio - com que tantas vezes nos deparamos nas secções de comentários das inúmeras plataformas - é uma consequência direta da intolerância. E revela uma falha socioestrutural profunda.

Identidade Cruzada #6: A minha memória é um fio de algodão: é tão fina e destrutível, que, sempre que se rompe, é como se uma parte da minha existência se fragmentasse.

A música é uma extensão diária da minha personalidade. E, este ano, até optei por criar playlists no Spotify, de modo a ter uma perceção mais clara dos temas-novidade que me acompanharam em cada mês.


Janeiro chegou e trouxe o belíssimo Uber Driver, do Mishlawi, que me conquistou ao primeiro acorde. Mas também ficou marcado pela parceria harmoniosa entre Antonio José e Diogo Piçarra, com a canção A Dónde Vas. Além disso, o primeiro mês do ano implicou o regresso d' Os Aurora, que lançaram a És Minha, num registo completamente diferente. Os Átoa brindaram-nos com Hoje e o Zé Manel, curiosamente, fez-nos chegar o tema Janeiro. Over [Lhast x 11 Lit3S], Gravidade [Dillaz & Lhast], Dancing With a Stranger [Sam Smith & Normani] e Play [Jax Jones and Years & Years] também fizeram o meu mês. E ainda houve tempo para o lançamento surpresa do álbum Uma Noite na Philharmonie Luxembourg, de Miguel Araújo.

Janeiro reservou, também, algumas linhas soltas, em áreas distintas.

Boutique: No meu armário predominam as calças de ganga, pelo conforto e pela versatilidade. No entanto, cheguei a uma fase em que me apetece arriscar e variar. E estas calças ao xadrez [com duas listas laterais] saem completamente da minha zona de conforto - o que é ótimo. E estou rendida ao tecido e à sua comodidade. Já nos pés, são as sapatilhas as minhas maiores aliadas. E tenho particular preferência pelas Adidas. Estas Campus em cinza são a minha cara e não me podia sentir melhor a usá-las. Uma das minhas últimas compras foi este soutien da Intimissimi e entrou diretamente para a minha lista de peças favoritas, porque é cómodo, faz o peito bonito e é em renda - também adquiri em azul-marinho. Para finalizar, não podia faltar o SuperStay Matte Ink, uma vez que o 75 tem sido uma escolha recorrente.


Agenda Solidária IPO 2019: Foi uma aposta ganha em várias vertantes, tanto a nível pessoal, como a nível solidário - já para não falar da componente prática e intuitiva. E acabou por ser a principal responsável pela criação desta rubrica mensal, uma vez que tem uma parte dedicada a tudo aquilo que não nos podemos esquecer de comemorar. É que a vida é demasiado preciosa!


Janeiro é o mês dos divórcios // Rui Maria Pêgo: Há pessoas que nos inspiram. E o Rui Pêgo é uma delas. Não só enquanto profissional, mas também por toda a transparência nas causas que defende. Este artigo é apenas um exemplo das suas observações pertinentes e bem estruturadas.

Os polícias são todos racistas // Diogo Faro: Mordaz e consciente, utiliza a sua vertente humorística para desconstruir temas centrais da sociedade, em geral, e do ser humano, em particular. Sou fã assumida do seu trabalho e não fiquei indiferente a mais esta crónica.

Uma conversa sobre feminismo // Girassol: Apesar de não acompanhar a Matilde há muito tempo - e de não o fazer de forma regular -, fico sempre encantada com o conteúdo que publica. E este texto devia ser lido por todos, pois é precioso.

Stand-Up Comedy: Daniel Carapeto e Guilherme Duarte disponibilizaram os seus primeiros solos no youtube, o que, para mim, é extraordinário e de uma generosidade tremenda. O Estúpido e Por Falar Noutra Coisa, respetivamente, têm registos muito particulares, mas conquistaram-me de igual forma.

Bumba na Fofinha: Falemos sobre a moda bizarra do ASMR e Como Hollywood Arruinou as Nossas Vidas são dois vídeos recentes da Mariana Cabral. Se o primeiro, por um lado, tem uma dinâmica diferente do seu conteúdo regular, o segundo, por outro, é a imagem de marca da Bumba. E cada vez mais tenho a certeza que ela consegue ser bastante camaleónica. Quanta genialidade!

Sozinho em Casa // Guilherme Geirinhas: Este projeto mais recente do humorista tem sido uma companhia fabulosa, até porque aborda temas interessantes, com um registo que não visa o lado da piada (ainda que possam existir segmentos cómicos). E tudo flui com bastante naturalidade, envolvendo-nos em constantes reflexões.

Aprendi - com o tempo e com a maturidade - que ser-se grato é uma das características mais bonitas que alguém pode preservar, não só por expressar o nosso agradecimento, mas também por caminhar de mãos dadas com a valorização: de pessoas, de momentos, de conquistas. Por essa razão, sou grata por...

... ter uma melhor amiga que regressou de uma missão em Moçambique - e eu sei o quanto esta experiência lhe fazia sentido.

... acreditar mais em mim. E por ter soltado o nó de assuntos pendentes.

... ser tão apegada às pequenas coisas.

Comentários

  1. Passeios diurnos ou nocturnos pela cidade invicta (quando aí estou) e pela cidade nas margens do Reno (quando aqui estou) é um dos meus maiores prazeres. Ou mais precisamente, adoro descobrir cidades a pé.

    Fiquei pasmada com todas as coisas que te dão prazer, Andreia, como o aniversário do tio, fazer panquecas...

    Faço votos que o teu Fevereiro seja maravilhoso:-*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Curioso é que no cartaz das coisas a fazer, quase não se lê, o que para mim, seria o mais importante:

      M O R E L O V E

      M O R E F U N


      ADORE, como SEMPRE, as tuas fotografias.

      Eliminar
    2. Sinto que é a melhor maneira de conhecer um local, até porque estamos em contacto direto com os seus recantos
      Valorizo muito as pequenas coisas :)

      Eliminar
    3. É um papel de cozinha :D
      Verdade, ambos os conceitos ficariam muito bem naquela lista

      Eliminar
    4. Interessante, que os conceitos fossem escritos em papel de cozinha 🍒
      Vou experimentar 🍒
      Após ampliar a imagem li claramente todos os conceitos.
      Tirando os abraços, concordo absolutamente com todos os conceitos:-*

      Eliminar
    5. O meu pai tem o dom de escolher o papel de cozinha mais original ahahah
      Abraços, para mim, não podem faltar :)

      Eliminar
    6. P.S. Só agora é que reparei que "comi" palavras num comentário anterior. O que queria dizer é que ambos os conceitos ficariam muito bem naquela lista se estivessem mais destacados (aquele rosa não dá para perceber bem)

      Eliminar
  2. Fiquei a conhecer os prazeres da minha amiga dos quais eu também os tenho, aproveito para desejar a continuação de uma boa semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderEliminar
  3. Também ando com o meus problema com os sítios para arrumar os livros!!! Sou um pouco como tu, tirar o positivo de tudo! Beijinhos!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ter livros é maravilhoso, mas a organização pode dar-nos dores de cabeça :p
      Sinto que é a melhor maneira de levarmos a vida

      Eliminar
  4. Bem, estou a ver que o teu mês foi bem preenchido. A Mariana tem um registo único e uma marca muito própria nos seus vídeos. Este último, sim, é totalmente a cara dela. Quanto à música, gostei bastante do novo single do Diogo Piçarra e do de Sam Smith. Dois artistas que acompanho e cujo trabalho admiro imenso.

    Que Fevereiro seja tão preenchido quanto este mês que termina hoje.

    Beijinhos,
    Ricardo, www.opinguimsemasas.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não me posso queixar :)
      Deliro com os vídeos dela, têm uma energia contagiante. Além disso, é super espontânea e criativa. Dá mesmo gosto acompanhá-la.
      Enche-me o coração ler isso, sobretudo, em relação ao Diogo *-*

      Agradeço e desejo-te o mesmo!

      Eliminar
  5. Excelente publicação.. ai as panquecas :))

    Hoje:- Da janela do meu insano sentimento

    Bjos
    Votos de uma óptima Quinta - Feira

    ResponderEliminar
  6. Agora estou aqui com uma vontade de comer panquecas, pá!
    Ei a Casa Torta!! Okay eu ainda não li o livro (shame on me), mas vi o file na faculdade e é incrível.
    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se tivessem sobrado, enviava-te :p
      O livro já li e amei! Tenho mesmo que ver o filme

      Eliminar
  7. Que rico Janeiro :) saudades de ler assim tantos livros :) este mês li o Cavakeiro da Dinamarca ao Lu e estou a terminar o Nosso Reino de Valter Hugo Mãe :)
    Beijinhos
    https://matildeferreira.co.uk

    ResponderEliminar
  8. Não começou da melhor forma o teu ano, mas tenho a certeza que tudo se vai compor ♥️

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O mês de janeiro terminou um pouquinho atribulado, mas tudo se compõe. Obrigada ♥️

      Eliminar
  9. Good post 😊
    Would you like to follow each other? If the answer is yes, please follow me on my blog & I'll follow you back.
    https://camdandusler.blogspot.com

    ResponderEliminar
  10. Fantástica, completa e organizada a partilha :)
    Gostei muito de a ler
    Também preciso urgentemente de organizar os meus livros, neste momento tenho uma pilha de 20 livros na mesinha de cabeceira e não sei onde os pôr!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito, muito obrigada *-*
      Ai, como te compreendo. Estava a acontecer-me algo idêntico, só não era na mesinha de cabeceira.

      Eliminar
  11. Nossa que o teu mês foi bastante bem recheado de coisas boas, espero que o novo te traga também coisas boas
    Beijinhos
    Novo post //Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  12. Vais ver que ainda vai ser melhor do que começou. E não, não permitas que alguém te tire o teu sossego beijinho

    ResponderEliminar
  13. Um mês bastante repleto de coisas boas (das quais gostas) e variadas.
    O Porto é inesgotável, mesmo para os moradores. Morei aí uns anos (como estudante) e sempre que vou ao Porto mato saudades... mas agora está tudo muito diferente (para melhor).
    Andreia, continuação de boa semana.
    Beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comecei o ano com muita coisa boa, sem dúvida *-*
      O Porto tem uma mística que não cansa, porque há sempre algo que nos conquista e que nos faz sentir em casa
      Obrigada e igualmente

      Eliminar
  14. Com um janeiro tão produtivo, vais ficar o resto do ano com pouco que fazer. xD
    Hoje, na M80, o tema era janeiro. Um janeiro, segundo a Susana Romana, tinha sido mais lento do que a fila na Loja do Cidadão. lol

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nada disso :p
      Nunca me ocorreu semelhante comparação, mas a Susana Romana tem toda a razão ahahah

      Eliminar
  15. Que mês preenchido e diversificado. Gostei deste post em review.

    Beijinhos, minha querida!

    ResponderEliminar
  16. começaste mesmo bem Janeiro, que o resto do ano sejam tão bom ou melhor.

    r: brincos é um vício.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agradeço *-*

      São daqueles acessórios que podem fazer toda a diferença

      Eliminar
  17. Achei esta publicação maravilhosa, acreditas que nunca vi Friends? Também quero muito fazer panquecas, acho que ando com desejos ahah.
    Beijinhos
    http://virginiaferreira91.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A sério? Aconselho imenso a série, está genial *-*
      Percebo-te ahahah

      Eliminar
  18. Adorei o conceito deste teu post, está mesmo inspirador. Importas-te que leve o conceito e adapte ao meu blog?

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  19. E venha daí o mês de Fevereiro... o mês anterior ao do meu aniversário :)
    Também em Fevereiro fará um ano que fechei uma porta e outra se abriu... com muitas mudanças (nunca é tarde para mudar).
    O Janeiro foi bom... costumo dizer, e o próximo será ainda melhor.
    Adoro este teu cantinho, não só pelas panquecas :)))))))))) mas pela tua partilha.... os livros, a música, a nossa cidade. Preferências que unem, afinal, duas gerações :) ;)
    Estou grato por esta cumplicidade.
    Tudo de bom!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Venha ele, que já estou de braços abertos para o receber :)
      Acredito muito nisso, sabe? Se houver vontade, nunca é tarde para mudar
      Fico mesmo sensibilizada por ter esse retorno. Obrigada *-*

      Eliminar
  20. Um mês tão cheio! Ai essas panquecas, deixaram-me com água na boca ahah
    beijinhos

    www.amarcadamarta.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi mesmo aconchegante :D até evito olhar muito para a fotografia, porque a vontade de fazer panquecas aparece logo ahah

      Eliminar
  21. As tuas publicações são sempre tão incríveis e Janeiro foi sem dúvida um ótimo mês! Que fevereiro seja mágico meu amor!
    Beijinho, Ana Rita*
    BLOG: http://www.margheritablog.com/ || INSTAGRAM: https://www.instagram.com/rititipi/ || FACEBOOK: https://www.facebook.com/margheritablog/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sou tão grata por todo este carinho! Muito, muito obrigada, minha linda ♥️
      Desejo-te o mesmo, de coração

      Eliminar
  22. Desejo que Fevereiro seja um complemento de Janeiro.
    O meu mês começou mal e acabou ainda pior, mas mesmo assim, também sou grata pelo bom que me trouxe.
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lamento imenso ler isso! E fico deste lado a torcer para que fevereiro traga notícias bem melhores

      Eliminar
  23. Gostei muito desta nova gaveta! Permite sermos mais gratos e refletirmos sobre as coisas boas que nos acontecem e às vezes nos passam ao lado.
    Adorei as calças, fizeste muito bem em arriscar!
    Que saudades eu tenho do Porto :(
    Essas panquecas estão cá com um aspeto eheh

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico tão feliz por ler isso. Muito obrigada ♥️
      Sinto exatamente o mesmo!
      Tenho adorado tanto este modelo de calças, que já ando a ver noutras cores. São tão confortáveis. Tens que vir ao Porto fazer uma visita
      Esmerei-me nas panquecas ahahah

      Eliminar
  24. Também quero passeios pelo porto! Fui em Novembro pela segunda vez! Já tenho saudades :(

    https://quase-italiana.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens que voltar :) o Porto deixa sempre saudades, sem dúvida

      Eliminar
  25. Por aqui o mês de Janeiro passou a correr, tem sido um mês de muita luta, como Fevereiro também vai ser mas espero que tudo passe rápido... Espero que este mês seja de coisas boas :) Beijinhos*

    ResponderEliminar
  26. Olá, Andreia! Como estás? :)

    Tiveste um mês de Janeiro muito recheado! Estou como tu, a achar que o mês também nunca mais acabava... Mas, pronto, já estamos em Fevereiro!

    Beijinho grande e bom fim-de-semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou bem, minha querida, e tu?

      Não me posso mesmo queixar! Parece que tem o dobro do tempo :o
      Espero que tenhas um fevereiro fantástico

      Eliminar
  27. Que Janeiro docinho! Espeto que Fevereiro seja... legendary ❤ uma beijoca doce*

    ResponderEliminar
  28. Um Janeiro bem preenchido :) muitas leituras...Donna Tartt <3 Tenho que arrumar as minhas estantes...quero contar quantos livros tenho por ler. É fiquei com vontade de comer panquecas :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou completamente rendida a Donna Tartt *-*
      É difícil resistir a panquecas ahahah

      Eliminar
  29. Sinto que vou adorar ler esta nova gaveta porque esta publicação já me conquistou. Acho que faz todo o sentido fazeres isto, reveres os teus melhores momentos, as tuas publicações favoritas, o teu mês. És linda, espero que saibas disso e em cada linha sinto sempre uma energia boa.
    As tuas fotos estão cada vez mais bonitas!!!
    Que o teu Fevereiro seja repleto de calor no coração, que aproveites os dias ao máximo e que te sintas sempre tão tranquila e que essa luz seja uma constante <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fez-me todo o sentido abrir esta gaveta, até porque é um hábito que mantenho.
      Muito, muito obrigada, minha querida! Deixas-me sempre sem palavras ♥
      Espero que tenhas um mês fabuloso, cheio de conquistas, porque o mereces. Tens uma luz muito bonita e acredito que terás tudo para vencer sempre

      Eliminar
  30. realmente agora fiquei com vontade de comer panquecas xD
    o top as calças e os ténis, adorei o conjunto!!!! se eu tivesse coragem de mostrar a minha cicatriz que tenho nos abdominais, usava mesmo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É sempre difícil resistir a panquecas :p
      É um soutien, minha querida. E, neste momento, também não seria capaz de o usar como top

      Eliminar

Enviar um comentário