Doce ou salgado q.b. #4


«Cozinhar é como tecer um delicado manto de aromas, cores, sabores, texturas. Um manto divino que se deitará sobre o paladar de alguém sempre especial», Sayonara Ciseski


A receita de hoje foi descoberta durante uma conversa de amigas e por uma questão de necessidade. Costumamos jantar juntas quando há atividades e festas da ESE, mas não só. Em vez de gastarmos dinheiro a ir a um restaurante ou a comer porcarias, reunimo-nos em casa da S. e ou encomendamos frangos ou cozinhamos nós alguma coisa. Fica mais barato, fazemos uma refeição saudável e estamos mais confortáveis e à vontade para os nossos disparates.

Sou fã de massa com atum, por isso quando soube qual era a iguaria disse automaticamente que queria experimentar. Aparentemente, não é algo que precise de muita ciência, mas é aí que entra o lado criativo de estar na cozinha: até as receitas mais simples podem ser alteradas e transformadas num prato divinal. E «massa com atum gratinada» será daqueles que, quando chegarmos à ultima garfada, iremos querer repetir. Até que não sobre nem um bocadinho na travessa para o dia seguinte.

Depois de a termos cozinhado - e adorado -, se não estou em erro, no nosso jantar de Natal, convenci os meus pais a provarem. Da primeira vez fizemos a receita original, mas da segunda decidimos substituir o atum pelo frango e as azeitonas verdes recheadas com pimento pelas pretas. Ambas ficam deliciosas, mas admito que prefiro com frango, até porque com o atum acho que acaba por ficar mais enjoativo. Mas, obviamente, isso dependerá sempre do gosto de cada um. 

Os ingredientes e o modo de preparação podem ser lidos aqui. Além disso, contém um vídeo para ser mais fácil de acompanhar os passos. É simples e rápida. Se quiserem, podem optar por comprar o molho béchamel em vez de o fazerem na hora - mas garanto que fica bom de qualquer das formas. 

Qualquer dúvida, já sabem, deixem nos comentários ou enviem para o e-mail do blog. Se experimentarem, digam-me o que acharam. Bom apetite!

Comentários

  1. Tão bom aspecto.. Até deixa àgua na boca..

    ResponderEliminar
  2. Bem eu não sou grande fã de massa, como já sabes, mas adoro atum e frango em TODO o lado. Também gosto muito de ser criativa na cozinha mas ao contrário de ti as coisas não me correm muito bem.

    ResponderEliminar
  3. Tenho que experimentar!! Ando numa fase de descobertas na cozinha por isso esta receita vem mesmo a calhar ;)

    ResponderEliminar
  4. Que bom aspeto, fiquei com vontade de experimentar.

    Isabel Sá
    https://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  5. Aspecto divinal... vou ter que experimentar!!!

    Bjxxx

    ResponderEliminar
  6. Nhami :D eu amo massa com atum. Ou arroz com atum :D ultimamente até frito o atum e tempero com um pouco de cominhos. Delicioso :D

    ResponderEliminar
  7. r: Nunca me senti tão forte como agora babe. Não sei se é por todas as coisas que já passei e continuo a passar ou por o bem-estar que entrou em mim e nnc mais saiu. Mas nada me deixa cair tão facilmente agora!

    Isto tem um bom aspeto. Até me deu vontade de querer comer fogo! :) bom fim-de-semana fofinha! :)

    ResponderEliminar
  8. tãão bom aspeto *-*
    r: também tem sido a culpada das minhas dores de cabeça, a minha amiga matemática!
    tenho medo que não seja de confiança :s

    ResponderEliminar
  9. A história é bonita. Me fez repensar se estou valorizando minha vida!

    Hummm! Fiquei com fome. Parece ser delicioso!

    Ótimo sábado, Andreia!

    Beijo! ^^

    ResponderEliminar
  10. r : óh , que inveja , quem me dera ser madrinha ;)
    r : já li o primeiro volume e o segundo , só me falta o terceiro . até agora foi do segundo que gostei mais . estou é curiosa para ver o filme ;)

    ResponderEliminar
  11. r: Ele foi um grande Homem e estará sempre comigo <3

    Infelizmente. O mundo tem de dar uma volta de 180º :)

    ResponderEliminar
  12. Humm, que bom aspecto (embora não goste de atum e sim, sou muuuito esquisita hehe) :p

    r: Pois, obrigada querida :p
    Então já somos duas, penso constantemente nessas coisas e não poderia estar mais de acordo contigo! :D

    ResponderEliminar
  13. Meu praaaaaato preferido é massa com atum! haha


    http://makeintudo.blogspot.com

    ResponderEliminar
  14. Adoro massa, com atum então fica perfeita *.*

    ResponderEliminar
  15. Fizeram muito bem...
    em cozinhar o que gostam de comer
    merecem apoio também
    continuem dessa maneira a proceder!

    Tem muito bom espeto,
    melhor deve saber
    se fosse mais perto
    ia já para aí a correr!

    Boa noite e bons sonhos e um dia de domingo em conformidade com os seus desejos, um beijo.
    Eduardo.

    ResponderEliminar
  16. r: Espero bem que sim. Quando chegar o final da semana nem acredito.

    Deixou-me água na boca *-*

    ResponderEliminar
  17. Deixaste-me com água na boca. Tenho mesmo de experimentar. Bj

    ResponderEliminar
  18. r: Pois, imagino! Ah ok, então melhor eheh :p
    Bom fim de semana querida! ^^

    ResponderEliminar
  19. Oi Andreia

    Mulher... Um ser forte de aparência delicada
    Exuberante por obra do grandioso criador
    Amada por suas qualidades
    Querida por sua capacidade criativa
    Respeitada pela sua nobreza de caráter

    Parabéns não apenas pelo dia 08 de março mas pelos outros 364 dias em que mostra a tua fibra por serdes essencialmente MULHER

    Beijos com meu especial carinho

    ResponderEliminar
  20. Ahahah, nós temos os gostos suuuuper parecidos! Adoro :D Incrivelmente a camisa de ganga que tenho é do meu pai. Como são baratinhas, tenho de ver se compro uma neutra como a dele, dado que a minha mesmo é às bolinhas :D
    Estou ansioso por acabar o livro para ver como acaba a história, mas ao mesmo tempo gostava que se prolongasse por imenso tempo porque estou a adorar :D

    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  21. YUM! Andava eu à procura de ideias para o meu almoço, esta receita veio mesmo mesmo a calhar, também sou fã de massa com atum! :)

    Ana, A Policromia
    A Policromia no Facebook

    ResponderEliminar
  22. Aspecto divinal :)

    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Enviar um comentário