#4 Da Categoria

Fotografia da minha autoria



Coisas que não compreendo: Pessoas que, em Portugal, não têm qualquer interesse por locais/monumentos históricos, mas quando viajam para o estrangeiro não perdem um único detalhe, desde museus a igrejas, passando por todas as paragens turísticas e pelas menos exploradas.

É verdade que não partilhamos os mesmos gostos - e não existe irregularidade nisso -, mas verifico uma certa incoerência neste tipo de postura. Porque se não me interesso pelo lado cultural do meu país, como é que isso se altera só por ir para fora? Pessoalmente, sempre me fez mais sentido conhecer bem as minhas origens e só depois partir à descoberta de novos lugares. Claro que há oportunidades imperdíveis, mas nem é esse aspeto que me incomoda, é mesmo a discrepância no comportamento. E sinto que esta particularidade não se equipara à tendência de sabermos mais sobre a terra dos outros e menos sobre a nossa, uma vez que, nesse caso, sobressai algum comodismo e garantia: como vivemos naquela zona, sentimos que a qualquer momento nos podemos perder nos seus recantos. O primeiro contexto, na minha perspetiva, relaciona-se com uma desvalorização do que é nacional em oposição a uma sobrevalorização internacional. Como se fosse mais importante mostrar o que se viu em grandes países/grandes cidades estrangeiras, porque são melhores, de qualidade e dignas de apreciação. O mais curioso é observar, posteriormente, a admiração estampada no seu rosto quando decidem dar uma oportunidade ao seu país e se deparam com sítios de igual beleza e valor.

Comentários

  1. Concordo plenamente com o texto minha amiga as nossas gentes têm a "mania" de desvalorizar o que é português, ainda não nos libertámos de certos fantasmas.
    Gostei do painel de azulejos eu sou um deles.
    Um abraço e boa semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderEliminar
  2. Acredito que isso acontece com a maioria dos povos, Andreia, ou pelo menos com muitos mesmo, porque as pessoas, em geral, têm esse hábito de valorizar mais o que é de fora, aqui no Brasil é assim também. É claro que muita gente valoriza muito a cultura do próprio país e são bem apegadas às raízes, à própria cultura, mas sim, pelo que percebo a maioria valoriza mais o que é de fora. A vontade de desbravar outros mares é genuína em quase todos os seres humanos, eu mesmo, inclusive, tenho muita vontade de conhecer Portugal, por exemplo, inclusive minha família é de origem portuguesa, mas também tenho a plena consciência que há muito ainda por conhecer aqui dentro do meu próprio país, afinal é um país imenso, continental. Gostei muito do que escreves e de como escreves, Andreia, um abraço.

    ResponderEliminar
  3. Não me identifiquei nada com o post , adoro turistar por Portugal e aproveitar o que temos de bom , ao mesmo tempo gosto de ir para fora e conhecer coisas nova ou voltar a sítios onde fui feliz.

    ResponderEliminar
  4. Sempre adorei Portugal! Mas desde que fiz erasmus e tive de viver fora 6 meses, ainda dou mais valor. Temos tanta coisa boa aqui, e que sorte temos em ser portugueses <3

    Blog // Instagram // Facebook // Bloglovin’

    ResponderEliminar
  5. Eu dou valor a cada detalhe seja dentro ou fora do meu pais, adoro viajar e alargar os meus horizontes, seja dentro ou fora de Portugal e já falta pouco para ir conhecer mais do nosso país fora do continente:)
    Bjinhosss
    https://matildeferreira.co.uk/

    ResponderEliminar
  6. Concordo com o que escreveu, adoro o meu lindo país, não posso dizer que conheço Portugal de lés a lés , mas conheço muito deste cantinho maravilhoso.
    Votos de um feliz dia
    Bjs
    R. Mande morada em privado

    ResponderEliminar
  7. Também não percebo! Eu adoro o meu país, e se me derem tempo o dinheiro para visitar todas as partes históricas e culturais eu deliroo!

    ResponderEliminar
  8. Uma bela crônica. O importante não é ficar olhando sempre para o próprio umbigo, ou só para as belezas dos outros lugares. Imagine só, não valorizar a cultura de seu país, a beleza e a história ??? Por aqui, a elite arrogante mal educada, preconceituosa e arrogante, prefere Miami, Fort Lauderdale ou (cuidado!!!!), Lisboa.
    Abraços.

    ResponderEliminar
  9. PS. Arrogante elevada a 2ª potência (rs)

    ResponderEliminar
  10. Tanto visito o estrangeiro, como as nossa história e os nossos recantos cheios de beleza... e não concordo muito com o teu texto porque as pessoas que eu conheço além de irem para o estrangeiro também visitam Portugal sempre que é possivel...

    https://checkinonline.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  11. É verdade que valorizamos mais o que é de fora que o que é nosso, contra mim falo que sei melhor os nomes das ruas de Lisboa que os das ruas da minha cidade onde sempre cresci.

    É uma mentalidade que devia mudar, habituamo-nos a criticar demasiado o que é nosso.

    Beijinhos! :*

    ResponderEliminar
  12. Percebo perfeitamente porque escreves esta publicação! Em tempos já fui assim, queria visitar tudo o que havia "lá fora" e, por vezes, deixava escapar verdadeiras relíquias que temos no nosso Portugal. Mas, à medida que fui conhecendo cada vez mais fui-me apaixonando e tento refletir isso mesmo no meu blog. Não quero falar apenas sobre viagens que fiz internacionais, quero falar sobre o meu Portugal, sobre a minha cidade, sobre o nosso povo! Temos lugares, paisagens, monumentos tão bonitos cá dentro, porque não visitá-los?
    Tenho mesmo o sonho de alugar uma autocaravana e percorrer Portugal do Norte ao Sul :)

    ResponderEliminar
  13. Juro que também não compreendo essas pessoas, simplesmente para mim não faz sentido!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  14. Concordo plenamente, acho que devíamos primeiro começar por saber apreciar o que é nosso para depois, realmente, sabemos apreciar o que é dos outros?
    Beijinhos,
    Blog An Aesthetic Alien | Instagram | Facebook
    Youtube

    ResponderEliminar
  15. No meu meio ambiente há dois tipos de pessoas as interessadas pela cultura no seu país e no estrangeiro; as outras não estão interessadas em cultura, seja o lugar onde se encontram.

    Para mim, cultura é muito mais do que visitar museus, igrejas, etc...
    Cultura é também futebol ou a Feira de Outubro em Munique.

    Já agora, o nosso querido FCPORTO acaba de empatar com o Schalke O4.

    ResponderEliminar
  16. Temos um Pais lindíssimo, Adorei :))

    Bjos
    Votos de uma boa noite

    ResponderEliminar
  17. É verdade!
    Eu digo sempre, Portugal é lindo só temos de explorar, e eu adoro quando tenho oportunidade de conhecer mais um cantinho de Portugal :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Bem verdade, e quero muito mudar isso!!! Ás vezes falam de sítios cá dentro que nem sabia que existia!!!

    Somos fantásticos, todos querem vir para cá e nós só queremos sair!!!

    ResponderEliminar
  19. aiiiii!! concordo tantooooo contigo!! há tanta (mas tanta, tanta, tanta, (...) tanta) coisa boa e bonita em portugal que as pessoas não têm o mínimo de noção!

    ResponderEliminar
  20. Não podia estar mais de acordo contigo. Para mim só faz sentido viajar para o estrangeiro depois de conhecer Portugal, claro que gosto de visitar outros países mas temos um país tão rico e tão diverso que mete-me imensa confusão quem quem não aproveita e não valoriza..

    ResponderEliminar
  21. Excelente texto Andreia. Todos os portugueses deveriam lê-lo e parar para refletir. Obrigada
    Beijinho

    ResponderEliminar
  22. Já cheguei a discutir contigo (no bom sentido :) ) este tema.
    Portugal, primeiro, depois o que está fora. Mas, se me surgir a oportunidade, claro que aproveito, mesmo não conhecendo ainda todo o meu querido país! Apenas porque acho que devemos viver ao máximo, dentro das nossas possibilidades. Mas, sim, há pessoas que menosprezam o nosso Portugal e continuo sem perceber porquê! É tão bonito e encantador!

    ResponderEliminar
  23. Como já deu para perceber e até já trocamos comentários sobre isso, sou como tu. "(...) Pessoalmente, sempre me fez mais sentido conhecer bem as minhas origens e só depois partir à descoberta de novos lugares."
    Claro que não há mal nenhum em querermos conhecer monumentos e locais fora de Portugal, muito pelo contrário, eu também quero e mal surja a oportunidade faço-o, mas também sinto isso, que as pessoas valorizam menos o que é nosso.
    Não julgo, longe disso, e há coisas em x país que não há em portugal, é natural, são sítios diferentes e culturas diferentes, mas devíamos saber apreciar melhor o que é nosso, o que conta a nossa história e o que faz parte das nossas raízes.
    Há tanta, tanta coisa bela neste cantinho plantado à beira-mar :)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário