Férias 2018

Fotografia da minha autoria


«Estou de férias. Volto assim que me encontrar»



As minhas férias são sempre em família. É assim que me faz sentido. E, confesso, pesa-me o coração ao pensar que, possivelmente, em algum momento da nossa vida, isso deixará de ser compatível. No entanto, não permito que essa ansiedade influencie a paz que sentimos nesta constante descoberta a três. Sou muito feliz em viagem. E sei que o grande motivo disso é ter ao meu lado os melhores companheiros do mundo: os meus pais.

Nos últimos seis anos, o nosso destino não sofreu alterações. Bragança acolheu-nos como se fosse o nosso lar permanente e o Lago de Sanabria abriu-nos as portas da sua casa para visitas demoradas. Para além de termos construído memórias únicas e maravilhosas, pudemos explorar locais que já são uma extensão de nós. Porém, há alturas em que temos vontade - e, no fundo, necessidade - de palmilhar outros caminhos e descobrir novas paisagens. Por isso, reservamos um programa ligeiramente diferente para 2018. Apesar de ter surgido um contratempo, que nos obrigou a reformular e a abandonar algumas ideias, conseguimos aproveitar e levar a nossa Pão de Forma imaginária a lugares inspiradores - para matar saudades e/ou para conhecermos pela primeira vez.

Como as fotografias também contam histórias, deixo-vos com alguns registos que fui captando. Para eternizar os detalhes. E para, mais tarde, servirem de suporte à memória. E ao lado esquerdo do peito.


Arcos de Valdevez: É quase obrigatório fazermos, pelo menos, uma visita anual, seja para um passeio mais breve, seja para passar o dia na Praia Fluvial da Valeta. Desta vez, foi um encontro rápido, mas ficou a promessa de um regresso demorado.






Ponte de Lima: Tem aroma a família. A memórias de infância. A recordações felizes. E todas as desculpas são perfeitas para voltarmos. Mesmo não tendo ficado muito tempo, tivemos oportunidade de atravessar a ponte e explorar o Parque Temático do Arnado, ladeado pelo Museu do Brinquedo [que irei visitar numa próxima oportunidade].










Fraga da Pena: «Constitui um interessante acidente geológico atravessado pela Barroca de Degraínhos, originando um conjunto de sucessivas quedas de água». Este recanto tem um toque mágico, que nos envolve e nos deixa sem palavras. A natureza é, de facto, transcendente. Para quem vai em direção a Piodão, é uma paragem que merece ser feita.





Chãs d' Égua: É uma aldeia que pertence à freguesia de Piodão, preservando um elemento típico: casas em xisto e lousa. É tão agradável observar os detalhes e percorrer as suas ruelas. Além de nos sentirmos aconchegados pela «natureza quase em estado puro».




Oliveira do Hospital: A permanência neste município foi curta, mas ainda deu para desfrutarmos do encantador Largo Ribeiro do Amaral. E pude aumentar a minha coleção de dedais.










Vila Real: Chegamos a ir almoçar várias vezes a Vila Real, mas a verdade é que nunca exploramos a zona com a devida atenção. Ainda que nos tenham ficado a faltar alguns pontos de interesse, conseguimos regressar a casa com novos fragmentos desta cidade.












Piodão: Um ano depois de nos perdermos de amores por esta aldeia histórica, regressamos. E para descobrirmos a sua praia fluvial, com água fresca, límpida e envolta pela natureza, o que transmite uma enorme sensação de tranquilidade.






Foz d' Égua: A sua praia fluvial é irresistível, porque corresponde ao «ponto de encontro da ribeira de Piodão com a ribeira de Chãs, que correm em direção ao rio Alvoco». Este percurso «é travado por uma represa, criando um espelho de água». Desta vez, viemos só de passagem. Mas é um local que nos convida a passar o dia, a contemplar a vista e a deliciarmo-nos com a sua água cristalina.




Avô: Foi uma surpresa tão agradável! Confesso que não tinha uma ideia prévia do que poderia encontrar, mas assim que chegamos a esta vila fiquei encantada. E, acredito, deixei muito por descobrir. «Banhada pelo rio Alva e pela ribeira de Pomares, Avô é considerada uma das mais bonitas vilas do país». E é fácil compreender a razão.







Arganil: Para a despedida, ainda tivemos tempo de parar em Arganil e descobrir a praia fluvial da Peneda da Cascalheira [Secarias], que fica nas margens do rio Alva, «junto a um açude».







Como foram as vossas férias? Ou ainda não chegaram?

Comentários

  1. As fotos estão fantásticas!

    R: omg sim! Super genial mesmo a série!

    Beijinhos,
    O meu reino da noite
    facebook | instagram | bloglovin

    ResponderEliminar
  2. OMG so many great pictures here and so many nice places that you had occasion to see xx

    ResponderEliminar
  3. Portugal tem tanto para conhecer....
    Bonitas imagens!

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  4. Que maravilha minha amiga o norte do país continua a ser um paraíso e uma beleza.
    Um abraço e boa semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderEliminar
  5. que lindo!
    eu já não tenho tempo para fazer tal coisa e mesmo que tivesse não me dou bem com os meus pais... não me levam nem nunca vão a lado nenhum... não vejo a família mais próxima há 2 anos e a família mais distante vi 1x por ano... ridículo. Tens uma sorte enorme e tens, nesta parte do país uma pessoa cheia de inveja xD aproveita! =)

    ResponderEliminar
  6. As minhas férias, como tenho noticiado no blog, por motivos de saúde, foram péssimas. Talvez as piores de sempre. Agora espero ter oportunidade de fazer umas escapadinhas outonais ou primaveris...
    As fotos alimentam a memória, mas também a saudade.
    De todos aqueles locais, só não estive em Vila Real. Estive duas vezes às portas da cidade, mas desisti pelos mesmos motivos: era demasiado tarde e nós tínhamos morada longe.
    No ano passado (2017) estivemos uma semana na Peneda/Gerês e Ponte de Lima e Arcos de Valdevez, tornam-se quase obrigatórias nas idas ao Minho.
    As outras, na zona do xisto, já lá estive este ano, mas as marcas dos incêndios do ano passado, deixaram-me desgostoso.
    Mais a norte/nordeste, é demasiado longe para um fim de semana. Há 30 anos que não vou a Bragança, precisamente por estar quase inacessível a um "mouro". lol
    Boas férias.

    ResponderEliminar
  7. Adoro água, pelo que fiquei logo encantada com Fraga da Pena, Piodão e Foz d'Égua. Também quero visitar as Aldeias de Xisto, pelo que são três localidades perfeitas para mim :)

    ResponderEliminar
  8. Que sítios maravilhosos!! Adorei, o nosso Portugal é mesmo lindo!!

    Ponte de Lima também faz parte da minha infância... tão bom!!!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  10. Adoro, adoro :) que belos registo de memórias que aqui tens :) Ferias para mim também são sinônimo de paz e falta menos de um mês para irmos para o Paraíso :)
    Bjinhosss minha querida*
    https://matildeferreira.co.uk

    ResponderEliminar
  11. Boa tarde:- Fotos de uma beleza magistral
    Continuação de férias felizes.
    .
    * Amor em árduos destinos *
    .
    Deixando um abraço.

    ResponderEliminar
  12. Acredito que tu gostes de fazer férias com os teus pais.
    Eu já era casada e ainda fazia férias com a minha mãe em MOLEDO.
    O meu "deserto loiro" preferia o Algarve.

    As tuas fotografias são, como sempre, belíssimas.

    Desejo-te uma férias muitíssimo felizes.

    ResponderEliminar
  13. Que lindo! Gostei imenso das fotos princesa, foram ótimos dias! Tenho imensa curiosidade de conhecer Foz D'Égua, parece lindo!
    Beijinho, Ana Rita*
    BLOG: https://hannamargherita.blogspot.com/ || INSTAGRAM: https://www.instagram.com/rititipi/ || FACEBOOK: https://www.facebook.com/margheritablog/

    ResponderEliminar
  14. Já faz bastante anos em que não passamos as ferias em família, acho que me lembro só fazia essas ferias mas quando era mais nova, mas falaste de alguns lugares que nunca visitei, mas são mesmo bonitos
    Beijinhos
    Novo post // CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  15. que bem :)
    as minhas ainda hão-de chegar.
    marrocos, 2 semanas

    ResponderEliminar
  16. Tanta fotografia bonita! Gosto imenso de Piodão! :D
    beijinhos

    www.amarcadamarta.pt

    ResponderEliminar
  17. Olá Andreia querida


    Adorei as fotos...
    Aproveita bastante as férias e em família é ainda melhor...


    Beijos
    Ani

    ResponderEliminar
  18. Portugal é LINDÓ!!!
    Ai ai Ponte de Lima e comer um cabrito assado (ca bom!)

    ResponderEliminar
  19. Boas férias, minha querida! As fotografias estão lindas

    ResponderEliminar
  20. ter férias e poder passear por lugares lindos assim é mesmo uma delícia, amei ver suas fotos

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderEliminar
  21. Somos uns sortudos por vivermos num país tão bonito e diversificado e muitas vezes nem nos apercebemos disso.

    Excelentes fotografias :)

    Beijinhos!

    r: concordo plenamente com esse ponto de vista.

    ResponderEliminar
  22. Confesso que não é o meu destino de férias preferidas. Eu é mais, praia, piscina. Piscina e praia ahahahahah gosto do campo, mas não para passar os dias das férias.

    Mas sim, Portugal tem sítios magníficos e as tuas fotos comprovam isso mesmo.
    Beijinhos linda.

    ResponderEliminar
  23. Que estes dias em família nunca te faltem, é tão bom ter os nossos e aproveitar com os nossos.
    Adorei este registo fotográfico e confesso que fiquei encantada com a aldeia do Piodão - acho que já tinhas partilhado no ano passado e eu já tinha ficado com vontade de conhecer -, e com a Foz D'Égua :)
    Ohh, já para não falar das fotos familiares de Vila Real, a minha cidade académica <3 Tens de lá voltar, sem dúvida!

    ResponderEliminar
  24. Gostei da sua postagem, sempre estou visitando seu blog e lendo suas postagens.. Seu blog está salvo em meus favoritos..

    Parabéns!

    Amo seu blog ❤️ ..

    Meu Blog: Tudo Sobre o Badoo

    ResponderEliminar
  25. Olá
    Conheço muitos desses lugares por onde andaste. Piodáo, Arganil, Avô, Vila Real, mas olha eu não vou ter férias e já o ano passado não tive. Estou por conta dos médicos. Mas qualquer dia falo sobre isso.
    E que para o próximo ano as férias sejam ainda melhores.
    Xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderEliminar
  26. Tem um sub-odor mais fresco! É, efetivamente, muito bom :D

    Penso muito dessa forma, meu anjo. E já só tenho a lamentar não fazer férias com os meus pais há muito tempo... :') Ficam as boas recordações!
    Só conheço Ponte de Lima e Vila Real :D Ponte de Lima traz-me saudades da minha pequenez!! :')

    NEW OUTFIT POST | REASONS WHY YOU SHOULD GIVE A REFRESH TO YOUR LIFE. :o
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  27. Estes sítios nunca me iriam passar pela cabeça visitar e agradeço-te por teres publicado, vou guardar este post para renovar a minha gaveta de passeios por Portugal. Que vou sem dúvida fazê-los e ia já hoje!

    ResponderEliminar
  28. As férias são boas e sabem bem, então nesses sítios, que as fotos estão maravilhosas, ainda melhor.
    Portugal é lindo 😍, é só explorar!
    Espero que tenham sido umas férias boas, as minhas já acabaram mas foram boas 😊

    ResponderEliminar
  29. Ao ler este teu post percebi que apesar de ja conhecer muito do nosso país ainda falta conhecer tanto! Já estive em Piódão e Foz D' Égua, mas fui no inverno por isso não havia praia fluvial para ninguém :p gostava de lá voltar e poder aproveitar aquela zona mágica.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário