#59 M de...

Fotografia da minha autoria


... Ruínas!

[Os fragmentos irregulares e incompletos - em claro desgaste - de certos edifícios provocam-me fascínio, melancolia e uma certa dose de proximidade e identificação. Porque são feitos de histórias e de passado, criando raízes no presente, pelo menos, enquanto não forem completamente demolidos. São, portanto, a certeza de vida. E uma forma de perpetuar memórias - mesmo que não as consigamos decifrar, por serem [muito] anteriores a nós. Despedaça-me o coração deparar-me com a degradação de determinados lugares, sobretudo, quando se poderia investir no seu reaproveitamento. No entanto, quando preservam o nosso património, é uma experiência enriquecedora. É por esse motivo que, por exemplo, sou extremamente feliz a visitar locais como Conimbriga] 

Comentários

  1. Também gosto bastante de explorar locais assim. Ainda há tanto a descobrir da nossa história!

    ResponderEliminar
  2. Gosto tanto de explorar estes locais :) Adorei Roma por isto, já para não falar da nossa Conimbriga :)
    Bjinhosss e bom fim de semana*
    https://matildeferreira.co.uk

    ResponderEliminar
  3. Bom dia linda, eu cá já não gosto nada de ir a esses lugares :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  4. Infelizmente o nosso património anda um pouco abandonado minha amiga, Conimbriga é uma agradável excepção.
    Um abraço e bom fim-de-semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    Livros-Autografados

    ResponderEliminar
  5. Pena que muitos edifícios que guardam histórias estejam por aí abandonados.

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  6. Uma publicação muito interessante. :))

    Hoje » Um sonho de nada

    Bjos
    Votos de um óptimo Sábado

    ResponderEliminar
  7. ;D

    Esses tipos de memórias criam mesmo certa identificação!

    Ótimo sábado!

    Beijo! ^^

    ResponderEliminar
  8. Pena mesmo, porque se não fosse isso seria uma duplinha incrível! ;)

    Ótimo sábado!

    Beijo! ^^

    ResponderEliminar
  9. Há muito coisa que faz historia no nosso país mas estão ao abandono, mas se não me engano faz anos que visitei umas ruínas bastante antigas, mas não me lembre o lugar
    Beijinhos
    Novo post //Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  10. Eu gosto muito destes locais, acho que existem sítios onde tudo fazem e outros em que baixa uma névoa chamada esquecimento...

    Beijinhos
    Sandra C.
    bluestrass.blogspot.com

    ResponderEliminar
  11. Comecei a ler este post e lembrei-me logo de Conímbriga. É algo que faz parte da nossa história e oferece uma paisagem maravilhosa.

    Beijinhos! :)

    ResponderEliminar
  12. Adoro visitar e explorar estes sítios
    https://retromaggie.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  13. Escreves mesmo muito bem! Gostei imenso!

    ResponderEliminar
  14. Sem dúvida alguma, Andreia, é mesmo importante preservar a memória do espaço para ninguém se esqueça de como as coisas foram antes de nós... Isso ensina-nos muito sobre os caminhos a seguir no futuro!

    ResponderEliminar
  15. Gosto de visitar sítios assim, porque lá está, têm história, mas confesso que há outros locais que me deixam triste e gostava, como referes, que os recuperassem :)

    ResponderEliminar
  16. E não é raro encontrarmos locais desses que só não foram completamente votados ao esquecimento, porque alguns visitantes se lembraram de fazer deles o wc dos excursionistas.

    ResponderEliminar
  17. Adoro espaços abandonados. Cá já fui ao Monte Palace inúmeras vezes por causa disso. Parece que há sempre algo mais a ver, a desvendar. Já fui a casas abandonadas também e fiquei mesmo a imaginar o porquê de ter sido abandonada, a família que lá vivia. Totalmente fico num mundo à parte e sabe muito bem. Beijinhos 😘

    ResponderEliminar
  18. Realmente é triste pensarmos que um bocado de história desaparecida, porque alguém não olhou duas vezes ou não vou lucro!!

    ResponderEliminar
  19. Disseste tudo o que penso e sinto. Sempre me questionei porque se deveria este meu fascínio por ruínas, pelas histórias antigas desses lugares, porque me sentiria eu tão bem no meio deles, e vi a minha resposta nas tuas palavras.
    Concordo contigo, esses lugares deveriam ser preservados
    Obrigada por mais uma doce partilha
    Beijinho

    ResponderEliminar

Enviar um comentário