#57 M de...

Fotografia da minha autoria


... Barcos/Navios/Caravelas/Naus!

[A minha alma de viajante, ainda que terrestre, não deixa de se fascinar com outros meios de transporte. E só isso explica o porquê de me perder de amores por alguns aquáticos. Por isso, portos e marinas são uma paragem obrigatória quando exploro novos lugares - e os antigos também. Não importa a quantidade de vezes que vá a Baiona, por exemplo, porque irei sempre regressar a casa com mais um conjunto de registos do seu porto. E o mesmo acontece na Douro Marina. Na Afurada. Em qualquer zona piscatória. Ou cais. Quando tive a oportunidade de ir ao Porto de Leixões, fotografar para um trabalho de Geografia, fiquei em êxtase. E esta sensação repetiu-se quando visitei o Navio-Museu de Santo André, a Carabela La Pinta e a Nau Quinhentista. É difícil colocar em palavras a comoção arrebatadora que sinto a observar estes pedaços de história. De liberdade. De vida].

Comentários

  1. Adoro fotografar os narrow boats aqui da ilha e os barcos rabelos do nosso Rio Douro :)
    Bjinhosss e bom fim de semana*
    https://matildeferreira.co.uk/

    ResponderEliminar
  2. Que lugar mais bonito, esse que a moça Moraes foi de meter?! E pela quantidade de iates e veleiros, deve ser sofisticado.
    Abraços.

    ResponderEliminar
  3. Hoje, ao abrir uma das tuas gavetas, encantei-me com a fotografia, o texto e o tema.

    Agora, vou ler devagarinho o teu poema, que ontem não tive tempo.

    ResponderEliminar
  4. Boa tarde, apreciar o mar, é libertar a alma, cheirar a maresia, é como levitar, viver junto ao mar, é magico.
    A foto é linda,o enquadramento é fantástico, é só para quem sabe fotografar.
    Feliz fim de semana,
    AG

    ResponderEliminar
  5. Adoro ver os barcos! Adorei a foto!

    Beijinhos
    Sandra C.
    bluestrass.blogspot.com

    ResponderEliminar
  6. É algo bastante característico do nosso Portugal, faz parte da nossa história e identidade. Remete-nos para uma paz especial.

    Já viste a colecção relacionada com o mar do Espaço casa? Vais perder-te ;)

    r: adoro aquela música da Mafalda Veiga, é tão leve. E o poema da canção fez-me lembrar a tua escrita poética.

    Beijinho, minha querida!

    ResponderEliminar
  7. Apenas tive a oportunidade de fotografar num porto uma vez e realmente as fotos ficaram fantásticas. :)
    Beijinhos
    littlewonderlandxo.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  8. Fiquei feliz de saber disso! <3

    Adoro o visual de portos e marinas (apesar de ter medo de água). Mais uma foto linda!

    Ótimo sábado!

    Beijo! ^^

    ResponderEliminar
  9. É mesmo relaxante passear assim à beira das marinas *.* E são quase todas super lindas!
    Beijinhos,
    Blog An Aesthetic Alien | Instagram | Facebook
    Youtube

    ResponderEliminar
  10. Uma bela fotografia minha amiga até apetece dar um mergulho naquelas águas tranquilas.
    Um abraço e bom fim-de-semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    Livros-Autografados

    ResponderEliminar
  11. Que lugar mais lindo, de barco não sei se fazia uma longa viagem, mas talvez de carro tipo casa talvez me aventurava sim
    Beijinhos
    Novo post //Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  12. Uma foto maravilho com o texto fantástico. Adorei :))

    Hoje » ( Poetizando...) Canduras nas manhãs de Primavera

    Bjos
    Votos de uma óptimo Noite.

    ResponderEliminar
  13. R: muito obrigada por seguires mais uma vez minha querida! Um beijinho grande*

    ResponderEliminar
  14. Veleiros ancorados,
    outros se vão embora
    há marinas e barcos,
    por esse mundo fora!

    Tenha uma boa noite e um bom dia de Domingo Andreia.

    ResponderEliminar
  15. Tenho fascínio pelo mar mas poucas vezes tenho oportunidade de estar em praia desfrutando dos prazeres da água salgada e do cheiro da maresia. Moro num estado de montanhas com belas cachoeiras
    O teu deslumbramento é quase paupável e a foto ficou magnífica
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Esse fascínio é partilhado por nós! Por cá somos fãs assumidos de barcos, sejam eles quais forem, e perdemos a cabeça com zonas piscatórias ��

    ResponderEliminar
  17. Mais uma fotografia fantástica. Perco-me com barcos, quando vou à Ericeira farto-me de os fotografar, perco-me pelos mais antigos, pelos nomes e tento imaginar a história por de trás deles. Este ano encontrei um com o meu nome, ainda hoje estou curiosa :)

    ResponderEliminar
  18. Estive no Porto de Leixões este sábado. Foi a primeira vez que entrei na estrutura nova e num navio, o Sagres :) É mágico :)

    ResponderEliminar
  19. Não sou a maior fã de andar de barco (andei quando fui ao Algarve para ir até a Ilha do Farol) mas gosto bastante de barcos também, tudo o que é náutico!

    ResponderEliminar
  20. Subscrevo as tuas palavras, princesa!
    Para mim, mar e tudo o que a ele diz respeito fascina-me!
    Um mega beijinho*

    ResponderEliminar

Enviar um comentário