Penas de Pato | Miguel Araújo

Fotografia da minha autoria


«Ver a vida a passar da varanda»



O reencontro com a Feira do Livro ocorreu, somente, no último dia, ainda que tivesse anotado mais três datas pelo meio: duas para aproveitar promoções e uma para marcar presença no 4º Encontro de Bloggers e Youtubers. Nenhuma delas se realizou, infelizmente, mas a vida arranja sempre uma forma bonita de recompensar os imprevistos que saem do nosso alcance. Por isso, despedi-me da edição deste ano com um saldo extremamente positivo [consegui adquirir mais quatro livros] e em ótima companhia, assistindo a um evento inesquecível.

Miguel Araújo tem o dom da palavra. E a prova disso são, em primeira instância, as letras das suas canções. Mas um artista também se reinventa e é capaz de abraçar desafios novos, comprovando - e/ou descobrindo - que o seu talento não se limita a uma área em específico. E foi graças a essa versatilidade - e não só - que nasceu Penas de Pato: o seu primeiro livro, que reúne contos, memórias, crónicas, histórias e várias camadas de alguém a quem o atributo de génio assenta na perfeição. Da música para a literatura [que caminham, tantas vezes, lado a lado], acredito, iremos acompanhar uma viagem riquíssima e inspiradora. Estabelecendo uma ponte entre o papel e a nossa realidade.

O lançamento da obra aconteceu no Salão Independente, num dos espaços, para mim, mais bonitos, funcionais e especiais: a Biblioteca Almeida Garrett. O que conferiu uma energia mais intimista a todo o momento. A apresentação, por seu lado, ficou à responsabilidade de Clara Capitão e de Tito Couto. Num registo que aliou a entrevista e a conversa, não foi possível fugir à questão sobre o porquê do título. E a resposta teve tanto de surpreendente, como de trivial. É esta vertente ambígua - também de leveza e de agrura - que evidencia autenticidade e originalidade, demonstrando a identidade do autor. Mantendo sempre um discurso descontraído, descomplicado e próximo, a partilha resultante desta conversação foi bastante agradável - e reservou-nos uma boa dose de gargalhadas. Falou-se sobre preguiça, sobre as várias facetas de Miguel Araújo, sobre o concreto e o seu lado minucioso e sobre a própria estruturação do livro, que interliga o homem e o profissional. Ficaria, seguramente, mais tempo a escutar esta troca de impressões deliciosa.

A simplicidade e a humildade com se que expressa é fascinante. E se me rendo, constantemente, à poesia presente na sua música, tenho a certeza que acontecerá o mesmo com a sua prosa, porque existe uma base literária que nos faz levitar. E a atenção ao detalhe, aos pequenos nadas, é algo que me move, portanto, identifico-me com esta postura de observar a vida. Como uma pena, vou deixar-me levar nas suas palavras tão plurais, tão precisas, tão pessoais. Sem o «espartilho da forma», não duvido que estes textos me irão «servir». Porque nos serve sempre o talento transcendente daqueles que admiramos.

Comentários

  1. Miguel Araújo um ilustre desconhecido.
    "Penas de Pato" é um título interessante.
    "Ver a vida a passar da varanda" cria curiosidade.
    Claro que é da maneira como tu o descreves que "quase" me obrigas a querer ler o livro.

    A Biblioteca Almeida Garrett é quase uma segunda casa, quando estou no Porto.

    ResponderEliminar
  2. Gosto muito do Miguel Araújo como autor e cantor mas também como diz a minha amiga pela sua simplicidade.
    Um abraço e boa semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderEliminar
  3. Tão bom quando somos fascinados pelo trabalho de alguém... Quando nos faz sentido...

    ResponderEliminar
  4. Gosto e admiro tanto esta pessoa :)
    Bjinhosss minha querida
    https://matildeferreira.co.uk

    ResponderEliminar
  5. Publicação maravilhosa :))
    Gosto da pessoa em questão :))

    Hoje » Exaltação da Natureza

    Bjos
    Votos de uma óptima Terça-Feira

    ResponderEliminar
  6. Que post bonito princesa! Realmente a vida arranja sempre maneira de nos surpreender! Gosto muito do Miguel Araújo!
    Beijinho, Ana Rita*
    BLOG: https://hannamargherita.blogspot.com/ || INSTAGRAM: https://www.instagram.com/rititipi/ || FACEBOOK: https://www.facebook.com/margheritablog/

    ResponderEliminar
  7. Tenho de ler...
    Um encontro de bloguers era bem interessante!

    Beijinhos
    Sandra C.
    bluestrass.blogspot.com

    ResponderEliminar
  8. Este ano falhei a Feira do Livro, não por esquecimento, mas a verdade é que 'não houve tempo quase para nada' nestes últimos meses.
    Gosto muito do Palácio. Claro, sou um eterno apaixonado da cidade do Porto, onde nasci há muitos anitos :))))) e a Biblioteca AG é um local agradável e muito funcional.
    Quanto ao MA não posso dar uma opinião porque não o conheço devidamente, e não vale a pena estar a inventar.
    Continuação de boa semana e óptimas leituras.
    Tudo de bom!

    ResponderEliminar
  9. Confesso que não conhecia mesmo, mas parece ser bastante interessante para conhecerBeijinhos
    Novo post //Intagram
    Tem post novos todos os dias


    ResponderEliminar
  10. Soube na semana passada da existência do livro e fiquei curiosa. Como artista é incrível e como autor também o será.

    Beijinhos! :)

    ResponderEliminar
  11. Não sabia sequer que ele tinha lançado um livro, fiquei bem curiosa :) Beijinhos*

    ResponderEliminar
  12. Música boa toca a gente na alma.
    Belo post!

    ResponderEliminar
  13. Ver a vida a passar da varanda,
    desse jeito não foi tempo perdido
    com a pressa que no mundo se anda
    lá se foi, então, a feira do livro!

    Tenha uma boa noite Andreia.

    ResponderEliminar
  14. Boa leitura! Penas de Pato e ver a vida a passar da varanda não conheço fiquei curiosa.
    Bjs

    ResponderEliminar
  15. Não conheço, mas, engraçado, o título do livro chamou me a atenção, será porque adoro patos? ;) tou a brincar linda, mas fiquei curiosa sim.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Que texto fantástico Andreia :) Uma linda homenagem ao Miguel, que bem a merece, um excelente músico e compositor, que como poucos e grandes músicos portugueses manteve a humildade apesar da fama que já alcançou.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  17. Não conhecia, mas aqui está uma boa homenagem :)
    Já o Miguel Araújo como cantor é fantástico.
    Tive oportunidade de o ver com os Azeitonas e a solo, posso dizer que na Agriva foi a solo, e meio houve uma falha de luz:
    Miguel: E agora que vamos fazer?!
    Público: Canta em acústico!
    Miguel: Riu-se e disse: Acústico preciso de luz na mesma!
    O Meu Marido: Canta a Capela!
    Miguel: À Capela pode ser.
    E surpreendeu mesmo muito, para já não é qq um, segundo canta mesmo muito bem :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Gosto muito do Miguel como cantor, desconhecia que tivesse escrito um livro, mas fiquei curiosa :)

    ResponderEliminar
  19. Mais uma aquisição para a minha lista para comprar. Acho que depois de ter terminado a Licenciatura, já comprei mais livros e acabei de lê-los do que ao longo destes 4 anos, eheheh (estou a brincar, era só para enfatizar o facto de a minha disponibilidade para ler agora ser outra) :P

    ResponderEliminar

Enviar um comentário