Entrelinhas #62

Fotografia da minha autoria


«Numa fase em que o ciclo de vida natural está alterado, é preciso pôr em marcha uma missão de salvamento do planeta Terra»



A literatura infantil e juvenil tem desbravado lugares abandonados na minha estante. Não só por consequência direta da minha área de formação - Educação Básica na licenciatura e Educação Pré-Escolar no Mestrado -, mas também por acreditar que tem narrativas maravilhosas e poderosas, que nos transportam para realidades paralelas, ao mesmo tempo que nos ensinam de uma forma leve, descomplicada, porém, consciente. E, naturalmente, pesa bastante quando são escritas por autores de referência, cuja versatilidade se torna evidente, como é o caso de Miguel Sousa Tavares [aqui e aqui].

O Planeta Branco foi um autêntico achado. Pelo preço [3,50€] e por ser da autoria de quem é. Esta obra não é uma das mais conhecias, por isso, tive alguma dificuldade em associá-la ao seu criador. No entanto, assim que confirmei esse dado, não pude hesitar e trouxe-a comigo para casa. E deixei-me envolver numa história extraordinária, que nos aguça a imaginação e que nos alerta para problemáticas atuais e de extrema importância, como o flagelo dos incêndios, a poluição e as alterações climáticas provenientes destas adversidades. O meu fascínio pelo espaço nunca foi muito aprofundado, mas é um assunto pelo qual nutro uma certa estima e curiosidade. Porque é tão vasto e complexo, que se torna desafiante desvendar todas as suas camadas. E achei interessante que tenha servido como pano de fundo de um enredo tão plural.

Neste livro vamos acompanhar três tripulantes na sua missão especial, que os leva até um planeta existente no Terceiro Sistema Solar. Acredita-se que tem todas as condições para garantir a sobrevivência humana, para além da Terra. Todavia, apresenta mais um conjunto de particularidades que nos desarmam. E toda a ação é descrita com bastante equilíbrio e, sinto, na medida certa. Por essa razão, tem tanto de humorística como de intensa; tanto de mistério como de óbvio. Além do mais, as ilustrações são um excelente complemento ao texto, permitindo-nos descobrir e compreender o seu desenrolar com outro rigor. A linguagem é acessível e próxima, tornando a leitura célere. Ao abraçarmos esta obra, verificamos uma forte mensagem de consciencialização. Primeiro, pela abordagem ecológica - que nos mostra que o ser humano está a destruir o planeta e a dizimar os seus recursos - e, segundo, pelo incentivo de cuidarmos do ambiente que nos rodeia. Em simultâneo, explora uma vertente pouco comum numa faixa etária mais baixa: a morte. E a dúvida persistente de haver ou não vida depois dela.

Esta história é, portanto, recheada de analogias. De contrastes. De forças ocultas e poderosas. E de uma série de reviravoltas que testam a nossa tranquilidade e a nossa sanidade. E que colocam à prova os sentidos, as fragilidades e a capacidade de reação. Tudo descrito com sensibilidade e delicadeza, sem recorrer a floreados que nos façam dispersar. A visão e a simbologia atribuídas às estrelas é encantadora. E são estes detalhes que transformam O Planeta Branco numa narrativa tão rica e inspiradora, até porque o seu lado transcendental pode funcionar como portador de possíveis respostas a questões que nos inquietam. Transversal a todos os acontecimentos é o impacto do destino. Porque todos temos o nosso. E há sempre uma luz que nos guia - mesmo que não consigamos reconhecê-la.


Deixo-vos, agora, com algumas citações:

«O principal era manter os astronautas activos e distraídos, para que as saudades, a monotonia e o cansaço, a falta de espaço permanente e mesmo as pequenas embirrações entre eles não pusessem em perigo o destino final da missão» [p:25];

«Sempre fora assim a história do planeta Terra. A vontade de ir cada vez mais além, mais alto, mais fundo, mais longe. De descobrir o indescoberto, de desvendar as trevas e vencer o medo» [p:33];

«- Nada, nada disso, meu filho. Aqui é a terra da tranquilidade, da paz para sempre» [p:72];

«- Então, é melhor ser uma estrela? - quis saber Lydia.
- Sim, é bem melhor: as estrelas têm a mesma paz que os que vivem aqui, mas, além disso, e como foram generosas na vida, têm o privilégio de continuar a assistir à vida cá de cima» [p:73];

«- Porque é assim que está escrito: o homem nunca deve saber o que existe depois da vida. Deve viver a vida como uma coisa única e preciosa» [p:77].



Nota: O blogue tornou-se afiliado da Wook. Por isso, ao comprarem através dos links disponibilizados, estão a contribuir para o seu crescimento. Obrigada ❣

Comentários

  1. Não conhecia este livro de literature juvenil do Miguel Sousa Tavares.
    Um abraço e continuação de uma boa semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderEliminar
  2. Olá
    cada um encontrará as suas próprias respostas, esse autor encontrou as dele!!
    Há quem diga que somos pó de estrelas, há muitas formas de fazer brilhar esse pó, uns mais outros menos e outros andarão eternamente na escuridão mas a pensar que são iluminados!! Aparências!!
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderEliminar
  3. Que rica compra :) este livro tem de vir ca para casa para o Lu :)
    Muito obrigada pela sugestao :)
    Beijinhosss
    https://matildeferreira.co.uk/

    ResponderEliminar
  4. if only I can read as I don't read these words. I know read English, Chinese bit and Malay language.

    namesherry.com

    ResponderEliminar
  5. Eu amo esse gênero literário <3
    Justamente por tratar de assuntos tão importantes com tanta leveza.
    Não conhecia esse livro, mas já fiquei com vontade de ler =D

    Sai da Minha Lente

    ResponderEliminar
  6. Confesso que ando desligada das leituras infanto-juvenis, à medida que fui crescendo fui deixando para trás; no entanto, livros como este relembram-me a infância foi por eles que descobri o gosto pela leitura. Já tinha ouvido falar deste livro do Miguel Sousa Tavares, nunca o li mas fiquei curiosa.

    É estranho ver o autor nesse papel de contador de histórias :)

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  7. Adoro a escrita de Miguel Sousa Tavares e só por isso fiquei curiosa com "O Planeta Branco". As citações que escolhes são sempre tão certeiras para me aguçares a curiosidade coração!

    THE PINK ELEPHANT SHOE

    ResponderEliminar
  8. Que preguiçosa que sou:))

    Hoje » A vida é um trem.

    Bjos
    Votos de uma óptima Quinta-Feira

    ResponderEliminar
  9. Olha que esse livro nunca tinha ouvido falar que me lembre, mas parece ser bastante interessante
    Beijinhos
    Novo post //Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  10. O Miguel Sousa Tavares tem imensas histórias infantis bonitas, mas que têm sempre uma ideia que só os mais velhos se apercebem. Aconselho-te o ''Ismael e Chopin'' é lindo

    ResponderEliminar
  11. Como já te disse uma vez, não sou grande fã do Miguel Sousa Tavares!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  12. A literatura é como a música: quando é boa, não importa o género.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Apesar da minha preferência pela música clássica, concordo absolutamente com este depoimento 😘

      Eliminar
  13. " Porque é assim que está escrito: o homem nunca deve saber o que existe depois da vida. Deve viver a vida como uma coisa única e preciosa" LINDOOOOO!!! <3

    r: o miguel araújo e o antónio zambujo a partilharem o palco é a melhor coisa e a mais engraçada de sempre ahahahah

    ResponderEliminar
  14. Que maravilha esse livro gostei da história, são livros assim que faz a gente querer ler mais e mais, gostei da indicação do livro bjs.
    http://www.lucimarmoreira.com/

    ResponderEliminar
  15. R: Ahahah que pontaria que eu tenho. Sabes quando era pequenina queria ser astronauta! xD
    Acho que vais gostas, a Bel principalmente fala sobre imensos temas polémicos (ainda agora falou sobre a lolita) e notas mesmo que ela estuda imenso antes de falar

    ResponderEliminar
  16. Não conhecia este livro, mas pareceu-me uma boa sugestão de leitura.
    Andreia, continuação de boa semana.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  17. Fiquei curiosa...

    Beijinhos
    Sandra C.
    bluestrass.blogspot.com

    ResponderEliminar
  18. Sou uma ávida leitora de livros infantis e juvenis, também devido à minha área de formação mas também porque eles nos ensinam muito. Conheço esse livro e já o li. Também gostei muito. Boa escolha :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  19. Exato, meu bem... até porque a temporada ainda não avançou tanto assim :P
    Pode ser que surjam coisas mais gritantes :P

    Gosto muito de livros infantis até porque existe sempre alguma mensagem por detrás dos mesmos... e isso é muito bom para crescermos interiormente.
    Sou fã do Miguel, ma esse livro não conhecia, de todo. Ainda assim, pareceu-me ser bastante interessante :D

    NEW TIPS POST | EYE CREAMS TO SAY GOODBYE TO PUFFINESS AND DARK CIRCLES !!!
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  20. Ahh que legal e esses quotes gostei muito!

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  21. Como eu gostava de ler os contos infantis escritos pela mãe do Miguel Sousa Tavares.
    Agora, estou mesmo muito interessada em ler este livro, embora não saiba como adquiri-lo aqui.

    ResponderEliminar
  22. Não conhecia o livro, mas fiquei mesmo curiosa. "(...) o mesmo tempo que nos ensinam de uma forma leve, descomplicada, porém, consciente. (...)" - gosto de livros assim, leves, que nos passam lições e que são bons para miúdos e graúdos.
    Gostei muito das citações que escolheste :)

    ResponderEliminar
  23. Os livros infantis raramente desiludem!

    Também queria ver se me tornava afiliada da wook lá pelo blog...

    ResponderEliminar

Enviar um comentário