A arte [quase] extinta de elogiar

Fotografia da minha autoria


«O som mais doce de todos é o elogio»



Em Portugal, sinto, elogia-se pouco. Será que as pessoas perderam a capacidade bonita de destacar e valorizar o que o outro tem - e faz - de melhor?

A Teresa Silva [Ontem é só Memória], amavelmente, desafiou-me a escrever um guest post para o seu blogue. E isso, para mim, é uma demonstração elogiosa e de consideração, ainda que se manifeste de uma forma indireta. Naturalmente, aceitei o repto com o maior gosto. Porém, confesso, tive alguma dificuldade em definir o conteúdo da minha participação. E demorei até quebrar o bloqueio que me invadiu. Sou bastante exigente com o produto final, como mencionei n' Os 7 produtos que não dispenso, porque quem convida merece esse compromisso. Além do mais, não sei ser de outra maneira. Nem quero. E só posso agradecer esta oportunidade de, uma vez mais, explorar uma nova gaveta numa casa que, não sendo minha, me acolhe sempre bem!

Curiosamente, foi durante uma conversa com a minha mãe que percebi qual seria o tema. A nossa inspiração e a nossa criatividade têm um método muito próprio e fascinante de se fazerem notar. E foi assim que nasceu o meu artigo acerca desta arte tão nobre, mas que sofre de uma certa negligência. Para quem o quiser lerem, basta ir aqui.

Comentários

  1. Logo à noite lerei com calma, mas concordo com a premissa. Guarda-se muito para dentro aquilo que deve ser exteriorizado! Quem é elogiado sente-se bem mas, também, quem elogia! É benéfico para os dois lados!
    Beijinho grande*

    ResponderEliminar
  2. Infelizmente é um defeito lusitano sermos negativos e não elogiarmos o que temos de bom.
    Um abraço e boa semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderEliminar
  3. Realmente minha querida, entendo-te tao bem... tambem nao lido bem com elogios, fico sem palavras, sem reacao e a minha face denuncia-me logo, mas gosto muito de elogiar os outros. Se todos elogiam mais e criticassem menos viviamos todos muito melhor :)
    Bjinhosss minha querida e muitos parabens pelo texto :)
    Boa semana*
    https://matildeferreira.co.uk/

    ResponderEliminar
  4. Bom dia:- O elogio nem sempre é puro e verdadeiro. Mas quando o é, é magistralmente belo.
    .
    * SOLTO SENTIMENTO *
    .
    Feliz inicio de semana

    ResponderEliminar
  5. Concordo, infelizmente, elogiar é tão bom e fazem pouco ou quase nada!
    Eu vejo por exemplo no local onde trabalho, a todos, ao mínimo erro somos repreendidos, mas quando fazemos uma coisa boa, não há elogios ou se há é para parecer bem à frente do cliente! Já em termos de cliente sinto que somos mais elogiados o que é bom! Ouvir um simples "gostei do atendimento/simpatia" é tão bom e dá logo motivação. :)

    ResponderEliminar
  6. É verdade, as pessoas, no geral, nunca elogiam muito. Confesso que, no passado, eu também não o fazia, não por só ter em conta os aspetos negativos como muita gente, mas por timidez, por medo que as pessoas achassem que eu lhes estava a dar graxa, a atirar-me a elas ou que era obcecada com elas. Mas agora penso: se eu admiro as qualidades/os feitos dessa pessoa, porquê é que vou esconder isso? Ela merece saber.
    Beijinhos
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  7. Estou com um pé fora de casa, portanto, só vou ler à noite devagarinho e com muita calma.

    Pelo contrário, em Portugal elogia-se demasiado, sendo os elogios nem sempre verdadeiros.

    Quando eu escrevo que adoro abrir as tuas gavetas encantadas, Andreia, é um elogio verdadeiro que não preciso que agradeças.

    Quando escrevo que não gosto da música que tu gostas, não é um elogio, mas é a verdade.

    Feliz início de semana com ou sem elogios.

    ResponderEliminar
  8. Oi, Andreia!

    Um elogio sincero é sempre importante! Gostei do tema...

    Abraços, Cris

    ResponderEliminar
  9. Ainda não li o texto... já lá vou. É verdade que reparamos mais depressa nas asneiras merecedoras de crítica, do que nas coisas merecedoras de elogios. Diz-mo a minha Maria, a quem dou uma carga de porrada todas as vezes que comete um erro. Coisas de casamentos fingidos durante 40 anos. lol

    ResponderEliminar
  10. Achei a ideia sensacional, acabo de ter a necessidade de convidar amigas para um guest post no meu! Obrigada, vou visitar as indicações que deu!!

    ResponderEliminar
  11. Gosto do teu post e da iniciativa da Teresa.
    Bem-hajam! Estão ambas de parabéns.
    Boa semana, tudo de bom.

    ResponderEliminar
  12. Li o teu texto e concordo contigo. Penso que o ser humano é um animal social (mesmo adorando estar sozinho) e que não transmitir boas energias, como elogiar, corrói e afasta-o da sua natureza. Não considero normal o que se está a passar com frequência actualmente, que é o insulto gratuito, até porque nos torna em algo que não somos. Tantas pessoas que nunca mostraram ser violentas e, com um simples comentário, transformam-se completamente. Elogiar faz muita falta para ajudar a restabelecer o equilíbrio nos nossos corações.

    ResponderEliminar
  13. O povo português nos últimos anos habituou-se a salientar nos outros o que eles têm demais negativo. parece que elogiar custa quase tanto como um simples pedido de desculpa. Defeitos e virtudes todos temos e por vezes é bom salientar o que de melhor cada pessoa concentra em si.

    Parabéns pelo artigo, gostei muito: simples e directo.

    Beijinhos :*

    ResponderEliminar
  14. Gostei bastante tanto da tua partilha como da iniciativa dela, pois é sempre bom a partilha dos outros
    Beijinhos
    Novo post //Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  15. Foi um prazer receber-te no meu blog! Adorei o teu texto, tens toda a razão!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  16. Eu também sinto que a gente poderia elogiar muito mais Andreia! Eu tento elogiar sempre, valorizar as características bonitas das outras pessoas, de corpo e de alma. Já vivemos num mundo tão duro, né? Não custa nada ser uma pessoa mais amável e leve. Um beijo! :*

    ResponderEliminar
  17. Mais um vez mostras a tua maturidade e sensibilidade a todos os níveis Adorei e já deixei o meu comentário no blogue da Teresa.
    Parabéns :)
    Beijinho grande

    ResponderEliminar
  18. R: exacto, cada caso é um caso mas na grande maioria é apenas um momento... é o depois que custa de verdade!
    Beijinhos,
    O meu reino da noite | facebook | instagram | bloglovin

    ResponderEliminar
  19. Aora sim, acabei de ler com a calma e atenção merecidas. E de facto é um tema muito actual e revejo muitoas situações do quotidiano ali reflectidas! Não custa elogiar quando merecido! E o mesmo se aplica ao inverso, mas com moderação, que como dizes e bem, não é preciso cair em insultos desnecessários... basta uma crítica construtiva!
    Um beijinho doce*

    ResponderEliminar
  20. ah adorei demais esse post! com certeza nos paramos de elogiar outras pessoas e precisamos retomar esse bom habito

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderEliminar
  21. Já te respondi no blog da Teresa. Tu és linda por fora e principalmente por dentro mas já tu disse algumas vezes ;)
    Beijinho linda.

    ResponderEliminar
  22. Tenho de passar lá para ler o teu artigo querida!
    Pois é nós elogiamos tão pouco, acho que devíamos sempre dar aquele elogio fiz te um bom trabalho, tiveste uma boa atitude, ou simplesmente aquele gesto para a outra pessoa ver que estamos atentos ao que ela faz sabes! Acho que quase ninguém o diz por vergonha
    https://retromaggie.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  23. You are a great writer, great opportunity.All the very best.
    My Blog | Instagram | Bloglovin

    ResponderEliminar
  24. Não podia estar mais de acordo. É fundamental (re)conhecermos o problema e, acima de tudo, fazer com que encontremos formas de o desviar não o desvalorizando. Sem dúvida alguma que as formas de escape são a melhor maneira de não sofrermos tanto!

    Sou perito em elogiar. De verdade e sem falsa modéstia... tal como referes, é a forma de fazermos alguém feliz, por pouco que seja. Há muita gente que não o faz por medo, é um facto!
    Vou ler o artigo :D

    NEW TIPS POST | THE DRAMA TO KEEP THE TAN.
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  25. Elogiar e agradecer parece que são hábitos que se estão a perder...


    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  26. É algo sobre o qual eu também sempre me indaguei: por que as pessoas, em geral, elogiam pouco? Há também, claro, aqueles que fazem do elogio uma forma de agradar os outros a qualquer custo, e isso eu dispenso, querer agradar os outros a qualquer custo e ser uma pessoa agradável são coisas distintas. Como escreveste, parece que muitas vezes é mais fácil apontar os dedos, inclusive algumas pessoas têm prazer nisso, é como um abutre diante de um cadáver. Felizmente há sempre os que agem de outra forma bem diferente. Gostei do texto, Andreia, e esse é um elogio sincero. Abraço :)

    ResponderEliminar
  27. Elogios precisam-se e cada vez mais. Dos outros para nós, de nós para os outros e de nós para nós mesmos. Terão as pessoas medo de dizer bem dos outros? Acharão que isso as torna inferiores? Não percebem que é exactamente o contrário?
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  28. Hoje em dia, as pessoas acham mais fácil "apontar o dedo" do que fazer o contrário: elogiar. Eu acho importante que as pessoas se sintam elogiadas, em qualquer situação em que se encontrem, tanto pessoal como profissionalmente. É uma forma de se sentirem minimamente apoiadas e reconhecidas, de certa forma.
    No trabalho, por exemplo, tenho por hábito agradecer e elogiar sempre o trabalho que alguém faça directamente comigo. Não interessa se estão acima ou abaixo de mim, hierarquicamente.

    Gostei imenso do teu texto! Beijinho :)

    ResponderEliminar
  29. Um elogio, desde que sincero, pode salvar o dia de alguém.
    Abraços, parabéns pelo post!

    ResponderEliminar
  30. Tão verdade! As pessoas cada vez elogiam menos e sejamos sinceros, quem é que não gosta de ser elogiado? Pois, para os recebermos secalhar convém saber dá-los também. E é tão bom partilhar o que sentimos, a pessoa sente-se bem e nós ficamos leves. Falo por mim, nem sempre me foi fácil elogiar porque houve alturas em que achava que dizer o que sentia me faria ficar mais fraca, era como se deixasse cair o muro e esse me tornasse indefesa. Com o passar dos anos percebi que não é nada disso e que não há nada como demonstrarmos o que sentimos, que estamos contentes, que x pessoa é boa para nós, que é boa companhia, que é contagiante estar na sua presença, enfim, há toda uma forma infinita de elogiar.
    "É prioritário aprender que, a dado momento do nosso percurso, todos merecemos ouvir palavras de apreço. Não é só estar pronto para reclamar, para elencar uma série de falhas. É saber qual a ocasião certa para proferir um e outro."
    Parece mais fácil apontar defeitos, mas devemos saber apontar as qualidades também, nossas e dos outros.
    Se soubermos, poderemos viver de uma forma tão bonita, sejamos sinceros, sem vergonhas do que sentimos, se uma pessoa nos faz bem ou foi boa para nós, que mal há em agradecer-lhe e elogiá-la? :)

    Gostei muito!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário