Festa da Broa | FF com a Banda Musical de Avintes

Fotografia da minha autoria


«Serei navio sem me ancorar»



A série Morangos com Açúcar celebrou, recentemente, 15 anos. A 30 de agosto de 2003, «Pipo e Joana apaixonaram-se e inaugurou-se um novo capítulo da ficção televisiva em Portugal». E este formato, que conquistou um vasto público, marcou toda a minha adolescência. Foram nove temporadas, inúmeras ligações, romances, dramas, peripécias e atores - alguns de renome e vários desconhecidos - que entraram em minha casa, ao final do dia, envolvendo-me nas suas vidas.

Com uma visão mais madura, há contextos - diálogos e ações - que já não me fazem tanto sentido e que me levam, inclusivamente, a questionar a identificação que senti com os mesmos. Apesar disso, continuo a rever os episódios, se estiverem a ser transmitidos no Panda Biggs. Porque fizeram parte do meu percurso. E isso é uma memória que não escondo e que faço questão de recordar. Naturalmente, houve personagens que me despertaram uma maior aproximação e carinho. E um desses casos foi o Tomé, mais conhecido por FF, que me conquistou desde o início. Revi-me em alguns traços da sua personalidade e apreciei a própria desconstrução - e evolução - que foi sofrendo. Além disso, talvez me faltem argumentos mais sólidos para justificar a sensação que tinha, mas sempre senti verdade na sua interpretação. Por isso é que acabou por se tornar numa referência. E essa projeção ultrapassou o programa.

O seu talento arrebatador, compreendo agora, só poderia desencadear esta reação. E tem sido absolutamente transcendente contactar com o seu crescimento, ainda que acredite que, no estatuto de músico, mereceria um maior reconhecimento. Porém, quando me sento a ouvi-lo, seria impossível ter uma certeza maior de paz, uma vez que a sua voz é quase angelical - com uma extensão que nos deixa de queixo caído. Influenciada por toda esta bagagem, preservava uma enorme vontade de o escutar ao vivo. Se já não tinha dúvidas da sua competência, da sua essência e da sua identidade vincada e construída com esmero e inteligência, comprovei-a com a sua participação em A Tua Cara Não Me É Estranha e com o álbum SaFFa, que potencia uma transição enquanto cantor e compositor. No entanto, a oportunidade nunca se tinha proporcionado. Até chegar a 31ª edição da Festa da Broa, em Avintes.

Há quem viva a música. Há quem seja feito dela. E o FF é, claramente, a simbiose perfeita de ambas. Que entrega. Que generosidade em palco. Que superação de expectativas. Aquele momento foi tão intimista e tão intenso, que o meu coração transbordou de felicidade e de orgulho, ao ponto de me sentir numa realidade paralela. E as oito músicas que partilhou connosco [tanto originais, como de outros artistas] foram mágicas, mas, claro, souberam a pouco, uma vez que não queria que o concerto chegasse ao fim. Não se trata apenas das canções [ainda que tenham um peso considerável], é também a forma como comunica com o público, convidando-o a ficar, atribuindo um contexto ao alinhamento e abrindo a porta a histórias mais pessoais, que me emocionaram. Brilhantemente ladeado pela Banda Musical de Avintes, a atuação tive um toque de pluralidade, fundindo «a musica tradicional portuguesa com a modernidade do Fado» e a junção sublime e harmoniosa de vários instrumentos.

Um espetáculo desta natureza exige entrega total. Horas de ensaios. Envio de partituras com meses de antecedência. E foco. Por muito que nos alertem para este facto, acho que não temos uma perceção total dessa realidade. Mas foi esse compromisso que permitiu um resultado fascinante. Sem falhas, com muito amor à arte e com uma enorme envolvência. E ainda hoje não tenho palavras para descrever o brilho no olhar, o sorriso largo e a voz inacreditável. Recebi setembro da melhor maneira. E, se fosse exequível, voltaria a ocupar um lugar na fila, para me maravilhar com um artista tão completo e genuíno. Há ocasiões únicas. E realizar este sonho de menina ficará para sempre: na memória. No coração. E na alma de tudo o que sou.

Comentários

  1. Nunca acompanhei esta série mas 15 anos em filmagens continuas é obra.
    Um abraço e boa semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderEliminar
  2. Olá
    também gosto muito do FF, acho muito profissional, eu sou mais velha mas também vi alguns morangos eheheh!!
    Também adorei vê-lo na Tua Cara. Já vi um pouco dele ao vivo na altura dos morangos ele tinha lançado um CD e havia uma música que passava muito e eu adorava ouvi-la. Já não me lembro bem mas acho que era uma música que falava do verão.
    Acredito que tenha sido um bom espectáculo.
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderEliminar
  3. Também fui fã adicta dos Morangos com Açúcar e foi pena terem terminado a série, abordava grandes temáticas e ensinava muito os jovens, a partir daí nada foi como antes. FF foi dos poucos artistas que saiu da novela que resistiu e ao longo dos anos tem mostrado imenso o seu talento inigualável.

    Ainda tenho o primeiro disco dele, apesar de não ter acompanhado o percurso musical.

    Beijinhos e boa semana!

    ResponderEliminar
  4. Gosto muito deste miúdo, transmite boas energias :) saudades de o ver no programa A Tua Cara Nao Me É Estranha :)
    Bjinhosss e boa semana*
    https://matildeferreira.co.uk/

    ResponderEliminar
  5. Ele enquanto musica é realmente um talento de voz extraordinário... Mas existe um traço dele nas entrevistas que ainda não me levou à empatia!! Ainda bem que gostas-te e te carregou energias para enfrentares o mês de Setembro :-) Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Eu vi o FF ao vivo há uns anos e foi senti essa magia. Tal como tu conhecia o FF dos Morangos. Porém não era dos meus preferidos, tenho o primeira CD dele e conhecia as músicas dessa época. Adorei a sua participação n'A Tua Cara Não me é Estranha, onde percebi que ele era muito mais do que o FF dos Morangos. Naquele concerto descobri o verdadeiro FF e adorei. Foi tão bom, tão perfeito, tão único. Tudo o que ele transmite, a voz dele, a forma como ele se entrega às canções, que mesmo que sejam de outros artistas faz com que sejam dele, a maneira de comunicar com o público... Tudo. É um artista completo.

    ResponderEliminar
  7. Como broa de Avintes sempre que me encontro no Porto.
    Quanto à série "Morangos com Açúcar" nunca vi.
    Detesto telenovelas.
    A minha mãe era louca por telenovelas brasileiras.
    Desejo-te uma semana musical 🎵 e romântica.

    ResponderEliminar
  8. Acompanhei todas as séries e fiquei com saudade quando terminou.

    Do nosso amigo, Gil António:- Geladas lágrimas de silêncio.

    Bjos
    Votos de um óptima Segunda - Feira

    ResponderEliminar
  9. Já faz bastante tempo que não costumo ouvir as musicas dele, mas quando era mais nova era o que costumava ouvir
    Beijinhos
    Novo post //Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  10. Morangos com açúcar, vi sempre, e agora sou como tu vejo quando dá no Panda Biggs, para recordar :)
    O FF gostei bastante da personagem e na altura o acompanhava, mas deixei há bastante tempo, mas sempre admirei o talento dele. :)

    ResponderEliminar
  11. Oi, Andreia!

    Não conheço esse artista... Mas imagino que deve ter sido uma experiência incrível!

    Abraços, Cris

    ResponderEliminar
  12. Eu era mega fã dos Morangos com Açúcar! De vez em quando também espreito os episódios no Panda Biggs! :D
    beijinhos

    www.amarcdaamarta.pt

    ResponderEliminar
  13. Nunca fui fã, mas tenho que concordar que ele tem uma boa voz!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  14. Oh paaaa, deixaste-me com uma nostalgia enorme! Saudades dos tempos em que a minha preocupação era chegar a tempo dos MCA começarem xD
    Beijinhos,
    Blog An Aesthetic Alien | Instagram | Facebook
    Youtube

    ResponderEliminar
  15. Eu vi e gostei de ver,
    Morangos com açúcar
    não sei como escrever
    onde a irei encontrar
    uma palavra quero dizer
    para com açúcar rimar.
    Talvez rime com doce?
    Mas, não tenho a certeza
    se é que como é não fosse
    esta Nação Portuguesa!
    Do que é diferente seria
    que o fosse para melhor
    para que sua boa gente
    com saúde, paz e amor
    pudesse viver com alegria
    da sua pátria não ausente!

    Tenha uma noite de bons sonhos Andreia!

    ResponderEliminar
  16. Já fiz um workshop do FF e para mim foi brutal o quão à vontade me deixou! Só comecei acompanhar os morangos mais ou menos a meio e existiram muitos episódios que marcaram xD Também sou como tu, volta e meia ainda assisto no panda :b

    Beijinhos,
    DEZASSETE

    ResponderEliminar
  17. Pouco ou nada vi a novela apenas sabia de algumas coisas porque as minhas colegas me ponham a par.
    http://retromaggie.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  18. Também já tive o prazer de ver o FF ao vivo e acho que ele é um artista incrível! Uma voz maravilhosa. :D
    Beijinhos, www.thefancycats.pt

    ResponderEliminar
  19. Ai os morangos! Adorava chegar a casa, fazer os tpc's a correr para não perder aquele episódio antes do jantar. Que nostalgia :)
    Vi todas as temporadas, sendo as minhas preferidas a 3 (curiosamente a temporada na qual o FF esteve presente) e a 5. Tal como tu, há coisas que não me fazem tanto sentido agora, afinal os anos também passaram por nós, mas adoro rever os episódios e matar saudades daquelas personagens tão queridas e conhecidas, pensar no quão diferentes e talentosos estão (grande parte deles).
    Nunca vi o FF ao vivo nem o acompanho muito, mas tem uma entrega e uma voz que conquistam, além disso, aparenta ser tão humilde, diria mesmo, tãooooo fofinho :p

    ResponderEliminar
  20. E o meu Verão não acaboooooou...
    Adoro-o tanto!!! Além disso Tomé & Catarina eram o casalzão!

    ResponderEliminar
  21. É mesmo!!! E dá-se na pele de forma fabulosa!

    Que saudades :') Lembro-me da primeira e única vez que o vi... ele abriu o concerto do D'ZRT aqui em Lamego. Foi absolutamente mágico! Tal como deve ter sido aí :)

    NEW TIPS POST | PRÉ-FALL MAKEUP :o
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  22. Adoro a voz do FF e admiro a sua capacidade de recriação em palco.
    Talvez poucos se lembram do FF em pequeno (Vejam aqui https://www.youtube.com/watch?v=Rn4E3vqu16Q).

    Beijinhos.
    Sandra C.
    bluestrass.blogspot.com

    ResponderEliminar
  23. Serei sempre sempre fã deste menino, menino não, senhor!!

    ResponderEliminar
  24. Também ando a rever os Morangos e é uma enorme nostalgia. Sempre gostei do FF mas nunca acompanhei o seu trabalho com muita atenção. Ainda assim afirmo que ele é um excelente cantor e espero que continue a ter muito sucesso :)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário