Feira do Livro 2018

Fotografias da minha autoria


«(...) reúne leitores e estimula uma enorme rede de relações artísticas e literárias, 
numa profusão de pulsares»



Os Jardins do Palácio de Cristal são um dos meus lugares favoritos no Porto. Pela beleza. Pelo passado. Pelos diversos espaços. Pela paisagem envolvente. Pela ligação. Pela tranquilidade. Sinto que os seus recantos escondem sempre histórias novas, para além de nos aconchegarem com as antigas. Por isso, faz-me tão bem regressar e palmilhá-los. E reservar-lhes algumas palavras e registos fotográficos [aqui, aqui e aqui]. É por toda a magia que irradiam que acredito que não há melhor palco do que este para abraçar um dos eventos mais carismáticos da cidade: a Feira do Livro.

É uma lufada de cultura e diversidade, com um programa pensado ao pormenor, que nos permite evoluir só de observarmos todo aquele ambiente. Consequentemente, faço por não perder uma edição - ainda que, inevitavelmente, tenha falhado algumas. Nem sempre vou com o intuito de comprar, mas vou sempre com vontade de passear, de desfrutar do momento e de aproveitar para conhecer: escritores, editoras, alfarrabistas e, se possível, usufruir das iniciativas complementares. O ano passado, aventurei-me sem rede, sem planos e sem títulos definidos. Fui de mente aberta e disposta a descobrir os Livros do Dia. Não queria, ainda assim, comprar por impulso, simplesmente, não limitei a minha procura. No entanto, para 2018, reservei uma nova estratégia.

Na passada sexta-feira [07/09], data em que começou, sentei-me na sala a criar uma lista de obras prioritárias, com nomes novos [Gabriel García Márquez, Carlos Ruiz Zafón, Haruki Murakami, João Tordo, Ondjaki] e alguns já familiares [Miguel Esteves Cardoso, Torey Hayden, Afonso Cruz, Mário Vargas Llosa, Valter Hugo Mãe], acrescentando a editora e o preço disponível na Wook. Atendendo que compro muito pelo site, acaba por ser o meu ponto de referência. E caso o valor coincidisse, optaria por escolher outro que fosse mais vantajoso, uma vez que, por aquela quantia, poderia obte-lo mais tarde. No total, enumerei 25 opções - bem mais do que aquelas que iria adquirir -, o que me possibilitava uma margem de manobra maior. Será que compensou?

Deambulei menos e concentrei-me mais no processo de aquisição. Portanto, houve expositores que não visitei. Considerando os livros que procurava, só a Fnac roubou o meu coração. Minto, a Relógio D' Água Editores também, porque Mataram a Cotovia, de Harper Lee, estava a 10€ [custa 18,80€]. Mas a nossa vida é feita de decisões difíceis e as poupanças que separei para esta altura foram investidas no primeiro, pois tinha os três livros de 1Q84, de Murakami, com 20% de desconto. Se foi um verdadeiro achado? De todo! Porém, em vez de pagar 18,80€ por cada exemplar, paguei 15,04€ e poupei 11,28€ [que poderão ser utilizados para adquirir outra obra, o que não seria viável com o valor original]. 

Não sei se terei oportunidade de ir mais algum dia à Feira do Livro, se bem que gostaria de marcar presença no 4º Encontro de Bloggers e Youtubers [15/09]. Caso não consiga, fecho as contas com saldo positivo - mas, por via das dúvidas, vou dar uma vista de olhos pelos Livros do Dia, para que não me escapem títulos imperdíveis e, no fundo, para ter outra desculpa para regressar.








Já foram à Feira do Livro? Fazem intenções de ir?

Comentários

  1. Gostei da lista de livros da minha amiga, já li 1Q84 do Murakami e gostei mas gostei mais do Norweigian e do Kafka à beira mar.
    Este espaço no Porto é um pequeno paraíso na cidade.
    Um abraço e boa semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderEliminar
  2. Não, nunca lá fui. Mas as imagens despertam bastante curiosidade :))

    Bjos
    Votos de uma óptima Terça - Feira

    ResponderEliminar
  3. Adoro o Palácio de Cristal. É um dos locais mais bonitos de Portugal!
    Um beijinho grande*
    Vinte e Muitos

    ResponderEliminar
  4. O meu marido ofereceu-me estateilogia num só livro no Natal, ficou em stand-by e passado quase um ano será a minha próxima leitura :) a minha última feira do livro na nossa cidade ainda foi nos Aliados mas fico orgulhosa por agora ser no meu sitio preferido dela :)
    Bjinhosss
    https://matildeferreira.co.uk

    ResponderEliminar
  5. Não vou lá à muitos anos. Tenho vontade de lá voltar!


    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  6. Eu adoro ir! E gosto principalmente de comprar livros de culinária que estão sempre muito baratinhos...
    Beijinhos
    Joana
    Novo Post- Curly Hair and Lipsticks

    ResponderEliminar
  7. que parque mais lindo! e essa trilogia do murakami é maravilhosa, já li e super recomendo!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderEliminar
  8. Já nem me lembro de ir a uma feira do livro... beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Que lugar lindo Andreia! Realmente perfeito para uma Feira do Livro, simpático demais. Murakami é maravilhoso ~ mas ainda não li essa trilogia! Quero muito ler no futuro. Um beijo :*

    ResponderEliminar
  10. Quero muito ir!!! Desde mesmo muito pequenina (com os meus 4 anos) que é tradição ir à feira do livro com os meus pais. Até porque a minha mãe começou essa tradição também pequenina com os pais dela <3

    ResponderEliminar
  11. Olha que não sabia que havia esse feira

    Beijinhos
    Novo post //Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  12. Não vou a uma feira do livro aos anos. E então se gosto !
    Mas essa feira, não fazia ideia da sua existência .

    ResponderEliminar
  13. R: eu sou igualzinha... e especialmente com o meu Príncipe, torna-se mais dificil de ler. Por isso é que fiquei super orgulhosa de ter atingido o meu objectivo eheheh

    Beijinhos,
    O meu reino da noite
    facebook | instagram | bloglovin

    ResponderEliminar
  14. Ainda não tive a oportunidade de lá ir, mas não quero perder!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  15. Este ano não vou. No ano passado esteve lá o José Luís Peixoto, infelizmente não pude ir.

    No entanto, em 2015 tive oportunidade de conhecer o escritor Afonso Reis Cabral e gostei imenso.

    Beijinhos! :)

    ResponderEliminar
  16. E que bons livros trouxeste, babe! O autor é fantástico *.*
    Beijinhos,
    Blog An Aesthetic Alien | Instagram | Facebook
    Youtube

    ResponderEliminar
  17. À do Porto nunca fui, mas dantes ia sempre à de Lisboa, no Parque Eduardo VII. Agora não tenho paciência para ajuntamentos e há mais de dez anos que lá não vou. Quase tantos como a minha última ida ao cinema. xD

    ResponderEliminar
  18. Ao ler este artigo sobre a FEIRA do LIVRO 2018, saltei de alegria e de tristeza.

    AMO desde criança o PALÁCIO DE CRISTAL.
    Nunca faltei a uma Feira do Livro.

    A tristeza é a saudade que tenho de não estar aí.

    Abraço-te, agradecendo esta homenagem ao PALÁCIO e à FEIRA do LIVRO.

    ResponderEliminar
  19. O Palácio de Cristal é lindo e o sítio perfeito para este tipo de eventos. Talvez ainda passe lá no fim de semana.

    www.esmeralda.pt

    ResponderEliminar
  20. Mesmo :D A pele fica bonita com o bronzeado :) Só e apenas!

    Sem dúvidas que este género de eventos nos permitem não só conhecer novos autores e novos livros como, também, nos dão oportunidade de poupar dinheiro. Só lamento que aqui não haja com a regularidade que deveria haver!!!
    Ótimas compras, meu bem :)

    NEW OUTFIT POST | SEPTEMBER, THE MONTH OF THE CHANGE. :’)
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  21. Este ano não vou à Feira do Livro, mas com pena minha, porque haveria de gostar de explorar o que está lá este ano. Não sou de ir com coisas planeadas nem compro por impulso. Simplesmente, se vejo um livro que me cativa e vai de encontro ao que eu gosto e ao meu género literário, é uma questão de rapidamente pesquisar pelo preço onde costumo comprar - Bertrand - e comparo :) Mas, sem dúvida, que este género de iniciativas servem para conhecer novos autores, escritores e editoras. Bastante compensador.

    Beijinhos,
    Ricardo, www.opinguimsemasas.pt

    ResponderEliminar
  22. Este ano não consegui ir à Feira do Livro de Lisboa -_- Espero "vingar-me" para o ano. Adorava ir a uma Feira do Livro no Porto, até porque esses jardins são sumptuosos.
    A Relógio D'Água está cheia de livros bons :D Têm lançado imensas obras ultimamente, tens de ver no site.

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  23. Estive lá na sexta na abertura da Feira e no Domingo e ainda vou voltar pelo menos mais duas ou três vezes estas duas semanas, porque é a junção de dois mundos maravilhosos, o Palácio de Cristal (porque para mim esse será sempre o nome dele) e Livros! :D
    Quando tiver tempo também colocarei algumas fotos que tirei na sexta.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  24. Como adorei este post. O mais curioso é que vou lá hoje e não fazia a minha das ideias que existiam livros do dia (e já há tantos anos que vou à feira do livro). Deu um jeitaço porque vi que no domingo o livro 4 3 2 1 do Paul Auster está com 12 euros de desconto!

    ResponderEliminar
  25. Volta e meia costumo ir às ferias de livros e até procuro por alguns nas velharias mas essa não conhecia (shameee). Fiquei curiosa com esses :b

    Beijinhos,
    DEZASSETE

    ResponderEliminar
  26. Os jardins do Palácio de Cristal, adoro! Quero voltar lá em breve.
    Nunca fui à feira, mas adorava. Deve ser um ambiente incrível e apanhas umas promoções jeitosinhas, pelo que me dizem :)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário