D' Alva | Maus Êxitos

Fotografia da minha autoria


«Cada vez que falas sobre mim vejo um pouco mais de ti»



Os D'Alva ocupam um lugar cativo no meu coração, porque têm um talento enorme e porque, em consequência disso, têm vindo a construir um percurso musical original, consistente e assertivo. E é por casos como o deles que tenho a certeza de que sou uma privilegiada por estar tão atenta ao panorama nacional. É que canta-se muito bem em português. E em Portugal!

#Batequebate, lançado há quatro anos, já tem sucessor: Maus Êxitos. A fusão de Alex D'Alva Teixeira e Ben Monteiro voltou a ganhar forma, redescobrindo-se e vincando a sua essência interventiva. Se o primeiro álbum foi «efervescente», o segundo define-se como um prolongamento, «sem medo de interferências». Aquilo que mais aprecio neste duo é que é extremamente consciente do mundo que o rodeia e não se coíbe de dar voz aos seus ideais e às causas que defende. Há tanta verdade na sua mensagem, que nos convida a percorrer o mesmo caminho introspetivo do processo de criação. Além disso, é muito transparente em relação às suas falhas e às inseguranças que marcaram o seu crescimento - pessoal e artístico. Os D'Alva têm um lado leve, fresco, animado, dançável e descomplicado, mas com este disco provam que são mais do que estas características: são dotados de versatilidade. Em cada nova faixa, entramos numa dimensão mais visceral, reflexiva e densa. Talvez, um pouco melancólica e negra, mas sem ser excessivamente dramática. Existe, sobretudo, um equilíbrio constante e inteligente, que lhes permite explorar vários recantos das suas personalidades, das suas bagagens e das suas almas.

Maus Êxitos marca uma posição. E uma transição. Com uma linguagem musical em crescendo, bastante madura e focada, nota-se uma produção e uma escrita muito mais cuidadas e com maior coesão melódica. A necessidade de se encontrarem, de se aceitarem e de se afirmarem permitiu-lhes diversificar e tornar o álbum plural, com groove, apresentando «refrões colossais» e produzindo um verdadeiro «manifesto sonoro». Outra particularidade fascinante é que é «um disco de relações, de exploração de problemas e de perguntas». Mais do que afirmar, levanta questões que nos obrigam a parar e a pensar. E é esta diversidade que constitui a essência do trabalho mais recente de Alex e Ben, cuja qualidade, para mim, é inegável. Merecem todo o reconhecimento e sucesso!

Sincronizados e seguros de quem são, passam essa mensagem tão fundamental de autodescoberta. Além disso, criam música que não se prende a um género em particular, estabelecendo uma certa atualidade e intemporalidade nas suas canções. Porque é «Pop, mas ao mesmo tempo experimental e não obedece a regras e cânones». E nesta liberdade de produzirem o que lhes faz sentido, conseguiram reaproveitar experiências menos positivas, lançando um álbum pessoal e «extremamente honesto». Percam-se nestes Maus Êxitos, que são um espelho da sociedade. E de autenticidade.




Já conheciam? O que acharam?

Comentários

  1. Sempre a dar-nos a conhecer coisas boas *.*
    Um beijinho, minha querida, e obrigada pelos teus doces comentários, sempre aconchegantes no coração :) <3

    ResponderEliminar
  2. Pena que não valorizem os artistas portugueses....parece que só o que vem de fora é que tem qualidade..

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  3. Conheci-os graças a ti e estou super viciada coração, obrigada <3

    THE PINK ELEPHANT SHOE

    ResponderEliminar
  4. Olá, Andreia
    Não conhecia, ouvi, e gostei!
    É verdade - canta-se muito bem em português e em Portugal.
    E não só se canta como SE FAZ muito boa música em Portugal. Temos excelentes compositores e poetas. Por isso me desgosta que em concursos, em Portugal, só muito excepcionalmente se ouça música portuguesa 😢

    Bom Fim-de-semana
    Beijinhos
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom *-*
      Sim, sem dúvida, em Portugal faz-se música de extrema qualidade. Só precisamos de estar mais atentos ao que é produzido cá.
      Compreendo bem essa sensação, porque sou igual. Adoro acompanhar esses concursos, mas depois entristece-me ver que entre tantos concorrentes são poucos os que levam músicas em português

      Obrigada e igualmente
      Beijinhos*

      Eliminar
  5. Posso dizer que não conhecia mesmo, mas obrigada pela tua partilha
    Beijinhos
    Novo post //Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  6. Aqui neste jardim há lindas flores,
    sempre e não só de quando em vez
    há ilustres cantadeiras e cantadores
    que bem sabem cantar em português!

    Tenha uma boa tarde de Sexta-Feira Andreia.

    ResponderEliminar
  7. Não conhecia a banda e, confesso, não é um estilo que aprecie. Não estou a dizer que é bom ou mau. Andrea Bocelli é, de certeza, melhor do que a maior parte das bandas que ouço e também não aprecio. São gostos.
    O pior que a música portuguesa tem, é que percebemos as letras todas, enquanto que a música anglo-saxónica, se não formos fluentes em inglês, não "pescamos" nada. E tratando-se de bandas americanas, até quem tem conhecimentos razoáveis da língua, anda às aranhas para perceber as letras. Por exemplo: Bruce Springsteen tem uma pronúncia tão lixada que a minha filha, professora de português/inglês, por vezes tem de estar muito atenta para perceber.
    Por isso é fácil criticar uma letra menos conseguida em português.
    Agora é fácil sacar uma letra traduzida e já tenho apanhado grandes desilusões com letras de algumas bandas míticas. Algumas não passavam pela cabeça nem do pior cantor pimba. eheh

    ResponderEliminar
  8. Não conhecia linda, mas gostei, principalmente da, Carta.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  9. Não conhecia a banda, mas gostei muito da sonoridade.

    Beijinho grande e bom fim-de-semana! :)

    ResponderEliminar
  10. Não conhecia, mas gostei! :)

    www.amarcadamarta.pt

    ResponderEliminar
  11. Não conhecia a banda mas em breve dou-te feedback sobre ela :D
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar

  13. Nao conhecia mas é mesmo bom quando vemos alguem falar assim de coração cheio dos seus gostos musicais :)
    Beijinhosss, princesa*
    https://matildeferreira.co.uk/

    ResponderEliminar
  14. andreia, esta é a minha rubrica preferida de todos os blogs porque me lembras sempre constantemente de coisas que tenho de ir ouvir e ando a adiar ahahah muchas gracias!

    ResponderEliminar
  15. Não sigo o trabalho deles mas vou já ouvir o novo álbum. Se há coisa que adoro é conhecer músicas novas de qualidade. Principalmente quando são em português :)

    ResponderEliminar
  16. Já tinha ouvido falar, mas não conheço muito bem a banda. Vou ouvir, pois se calhar ando a perder boa música. Obrigada pela partilha :)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário