Porto | Feira Alternativa

Fotografias da minha autoria


«Mais que a experiência, é a expansão de consciência»



A Feira Alternativa «é o primeiro e maior evento nacional de Terapias Alternativas". Além disso, simboliza um «momento de encontro holístico e de união entre todos os que escolhem Viver Melhor em consciência e equilíbrio». Graças a um passatempo do blogue Ela❤Ele, tive a oportunidade de marcar presença no passado sábado, dia 13 de outubro. E foi uma experiência extremamente positiva e revigorante.

Este festival de bem-estar, desenvolvimento pessoal e espiritualidade, com duração de três dias [12-13-14/10], realizou-se no Centro de Congressos da Alfândega do Porto - um espaço, por si só, maravilhoso - e estava adaptado para receber toda a família, o que tornou o programa versátil, plural e próximo. Quanto à oferta, existiam inúmeras palestras, aulas, expositores e workshops, que tinham como «principais aliados: feng shui, astrologia, bioenergética, coaching, PNL, acupuntura, aromoterapia, biodanza, biofeedback [quântica], chi kung, cristal terapia, cura prânica, florais de Back, leitura da aura, massagens, meditação, rebirthing, reconexão, respiração consciente, taças tibetanas, yoga, tai chi, cosmética natural, alimentação saudável, macrobiótica, vegetarianismo, detox, artesanato ambiental, ecologia e sustentabilidade». Como facilmente se compreende, a aposta focou várias áreas, para que se abraçasse uma viagem rica em saberes, sabores, cheiros, texturas, sensações, partilhas. Ainda que só tenha ido numa das datas, atendendo ao que pude observar, fiquei com a impressão de que a organização conseguiu isso mesmo, não só com o aproveitamento do espaço, mas também pela própria construção da programação.

É fundamental ir para uma iniciativa desta natureza de mente aberta. Todos temos direito à nossa opinião e podemos não concordar com tudo o que é apresentado, mas deve existir respeito mútuo. Aquele ambiente privilegia um estilo de vida distanciado do tradicional e tem a sua razão de ser, tem os seus propósitos. Mesmo que não nos identifiquemos na totalidade, não deixa de ser transformador conhecer as realidades dos oradores, quanto mais não seja por nos alargarem horizontes e nos mostrarem que o caminho não é uma mera linha reta. Um aspeto que achei realmente louvável, do contacto que tive, é que nenhum dos intervenientes procurou impor as suas crenças e as suas mudanças. Muito pelo contrário, abriram-nos as portas da sua casa sem qualquer pretensão de nos converter nos seus ideais. E penso que essa postura, para além de ser a mais indicada, tornou a ocasião muito mais prazerosa e significativa, porque fomos nós a gerir a influência que cada informação exerceu sobre as nossas perceções. Foi, portanto, uma autodescoberta no seu estado mais puro.

Pessoalmente, fui com a intenção de desfrutar das palestras. Dei uma vista de olhos pelos expositores, mas a minha preocupação era ouvir as partilhas sobre temas tão distintos, mas que têm pontes a uni-los. Por essa razão, selecionei aquelas que me pareceram mais adequadas à minha curiosidade. Ainda ponderei presenciar na «Decifre o Tarôt, decifre a sua vida». No entanto, por coincidir com a hora de outra palestra, decidi escolher a segunda, até porque se relacionava mais com a minha essência. No total, assisti a seis, todas com a duração de uma hora. E reservei a publicação de amanhã para vos falar sobre cada uma delas com maior detalhe.

Deixo-vos, agora, com algumas fotografias que consegui captar entre atividades.












Comentários

  1. Bastante interessante esta feira alternativa.
    Gostei de ver as fotografias.
    Um abraço e boa semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderEliminar
  2. Quem experiência incrível e enriquecedora :) se eu estivesse por aí tinha te acompanhado :)
    Bjinhosss e boa semana*
    https://matildeferreira.co.uk/

    ResponderEliminar
  3. Fiquei cheia de inveja (daquela da boa), confesso. Deve ter sido uma experiência enriquecedora e bem estimulante, gostava de ter ido. Sabes se vão fazer algo semelhante em Lisboa? :)

    Beijinhos,
    Sónia R. Pinto
    By the Library

    ResponderEliminar
  4. Que pena! Como não soube disto? Queria mesmo ter ido, há cerca de 2 semanas que tenho aumentado exponencialmente o meu interesse pelas terapias alternativas!

    ResponderEliminar
  5. Oi, Andreia!

    Olhando as fotos e seu relato, achei um evento muito interessante!

    Abraços, Cris

    ResponderEliminar
  6. Hajam eventos para nos unir,
    vamos à feira vamos a feira
    não nos esqueçamos de lá ir
    hoje ou amanhã Terça-feira?

    Tenha um bom dia Andreia.

    ResponderEliminar
  7. Quero imenso ir a uma feira alternativa mas ainda não surgiu a oportunidade! Acho que é a minha cara e tenho a certeza que ia aprender imenso!
    Beijinho, Ana Rita*
    BLOG: http://www.margheritablog.com/ || INSTAGRAM: https://www.instagram.com/rititipi/ || FACEBOOK: https://www.facebook.com/margheritablog/

    ResponderEliminar
  8. Que feira incrível, gostaria muito de participar :)

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  9. Seis palestras a uma hora cada, dá seis horas de palestras. Quase tão mau como os discursos de oito horas do Fidel Castro. eheheh

    ResponderEliminar
  10. Olha que não conhecia, mas parece ser bastante internaste para visitar Beijinhos
    Novo post //Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  11. Fiquei curiosa e adorei as fotos. :)

    R: Não tenho retribuído os comentários por motivos de doença mas voltarei em breve. Beijinhos.

    ResponderEliminar
  12. Olha que interessante, nem fazia ideia que este evento tinha existido!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  13. Deve ter sido uma experiência tão interessante! Não sou propriamente atraída pelo místico, mas confesso que tenho muita curiosidade com alguns aspectos coração <3

    THE PINK ELEPHANT SHOE

    ResponderEliminar
  14. Não conhecia o evento fiquei curiosa com ele. Parabéns por teres ganho.
    Rêtro Vintage Maggie | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  15. Há sempre o medo, de experimentar terapias alternativos, mas é das coisas que eu mais gostava de ouvir falar. Amanhã cá estarei ;)
    Beijinho linda.

    ResponderEliminar
  16. Adorei as fotografias, embora não alinhe com um modo de vida alternativo.

    ResponderEliminar
  17. Nossa, nunca tinha ouvido falar nessa feira, que me parece ser bem bacana.



    http://roomofasickboy.blogspot.com/?m=1

    ResponderEliminar
  18. Podemos não concordar, mas o conhecimento não ocupa lugar!


    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  19. Olha não sabia da existência desta feira... Parece ser muito fixe, para o ano quero ir!

    ResponderEliminar
  20. Estas iniciativas são uma mais valia, pois permitem-nos saber mais um bocadinho sobre coisas que não fazem parte dos nossos dias e outros modos de lidar com a vida. Somos todos diferentes e torna-se fantástico toda esta partilha de informação.
    Tenho a certeza que saíste de lá muito mais rica, boas experiências são sempre bem vindas :)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário