Q&A | Os segredos de «O nosso amor é como o vento»

Fotografia da minha autoria


[Prólogo | #1 | #2 | #3 | #4 | #5 | #6 | #7 | #8 | #9 | #10 | #11 | #12 | #13 |
#14 | #15 | #16 | #17 | Final]



O Nosso Amor é Como o Vento chegou como um sopro, num daqueles raros momentos em que estamos de janela aberta para receber os acasos que a vida nos reserva. E eu deixei-o entrar. Sentar-se e acomodar-se em ideias desconexas, que fui polindo, revisitando e aproveitando consoante a necessidade do enredo. A narrativa teve duas fases de construção distintas, o que me proporcionou uma descoberta introspetiva, quer ao nível da minha personalidade, perceções e preferências, quer ao nível de escrita. Sem falsas modéstias, sei que maturei o meu diálogo. E isso foi fundamental neste processo criativo.

O sonho de publicar um livro é antigo, mas sentia-o ainda distante, a precisar de mais um tempo para se consolidar. No entanto, pensei que seria uma prenda original para oferecer à minha gémea de coração, que sempre soube desta minha paixão pelas palavras e que a apoia incondicionalmente. E numa versão mais em bruto, fiz-lhe chegar o primeiro original desta história. Mas, nessa altura, estava longe de imaginar que voltaria a trabalhá-la. Entre várias hesitações, decidi que este seria o ano de a retirar da gaveta, reescrevendo-a e partilhando-a publicamente. O retorno que recebi, desde maio, foi incansável. E não tenho como agradecer a aceitação tão generosa da vossa parte. Diverti-me imenso nesta viagem alucinante. E sinto-me, honestamente, orgulhosa do resultado. Tenho plena consciência que, daqui a uns anos, se a voltar a ler, encontrarei aspetos a melhorar, mudanças mais significativas a fazer. Porém, neste momento, seguiu o rumo mais certo. Não sei se algum dia assumirá um formato físico, mas fará sempre parte deste meu lar tão especial, que a guardará com o maior cuidado e carinho.

O Nosso Amor é Como o Vento é ficção, mas recupera alguns traços da minha realidade, sobretudo, no que diz respeito a determinados gostos. Para o desenrolar da ação, inspirei-me um pouco em tudo o que me rodeia, desde séries a livros, passando por conversas, atitudes e trocas de opiniões. E, claro, no filme A Walk to Remember. A minha maior preocupação era criar algo que fosse possível de acontecer. Não queria que lessem e ficassem com a sensação de que existia um grande distanciamento entre o que é imaginação e o que poderia, efetivamente, ser o testemunho de alguém próximo. Portanto, mesmo não sendo biográfico, pretendia atribuir alguma veracidade ao enredo. Porque, enquanto leitora, gosto dessa identificação, dessa simbiose que nos confunde. E fi-lo, igualmente, através de descrições mais detalhadas, que pudessem despertar as várias emoções e etapas da narrativa. O próprio desenvolvimento da história e o meu estado de espírito foram-me inspirando e dando pistas do caminho a percorrer. E com uma ideia de base, que privilegiasse o amor na sua plenitude, deixei-me ir. Sem pressões. E sem pressas. Retomar este texto, que já tinha um fio condutor delineado, foi um autêntico desafio. E tornou-se mais gratificante porque o fui redescobrindo quase ao mesmo tempo que o publicava.

Porque decidiste escrever sobre um tema tão sensível, como a morte de um ente querido?
Honestamente, acho que foi uma forma de exteriorizar toda a dor inerente à perda da minha avó materna. Apesar de, como referi anteriormente, não ser uma obra autobiográfica, sei que consegui canalizar muita energia neste enredo; consegui desconstruir alguns receios e algumas angústias. Já não sei precisar quanto tempo depois da sua morte comecei a dar forma à narrativa, mas ajudou-me no processo de luto. Além disso, acredito que há amores eternos e pessoas que permanecem connosco até ao fim, independentemente de a sua presença já não poder ser física. Portanto, pensei que seria um bom ponto de partida.

Se a história continuasse, a Constança teria perdoado o Lourenço?
Sim, sem dúvida, porque iria acabar por compreender as suas atitudes. Saber a verdade foi um choque para a Constança, sobretudo, porque se sentiu no meio de uma mentira. Quando as emoções acalmassem, quando refletisse profundamente sobre tudo o que aconteceu, iria entender que o objetivo do Lourenço nunca foi magoá-la, muito pelo contrário.

A Constança e o Lourenço poderão envolver-se?
Dificilmente. Quando criei as duas personagens, em nenhum momento tive a ideia de cruzar os seus caminhos dessa forma, até porque pretendia chegar a outro ponto: a amizade pura entre um homem e uma mulher. O estar e o olhar para o outro sem essa intenção romântica. Envolvê-los seria fácil e, até, natural, mas quis centrar-me naquela que é, para mim, a base de qualquer relação. 

Vais escrever a sequela de O Nosso Amor é Como o Vento?
Se é uma porta completamente fechada? De todo. No entanto, ainda não consigo dar uma resposta em definitivo. Por um lado, sinto que fazia sentido. Mas, por outro, não tenho uma sucessão estipulada. Reconheço que, talvez, falte essa continuação para ter coragem de avançar, finalmente, para um livro. Por isso, deixo esta possibilidade em aberto.

O que aconteceu à Constança durante e depois da viagem?
Esta questão é bastante complexa, ainda para mais porque não tenho essa passagem de tempo idealizada. Porém, imagino-a em paz, a abraçar novas culturas, a conhecer novas pessoas, a vivenciar uma experiência transcendente. Embarcar nesta viagem iria proporcionar-lhe novas aprendizagens, não só em relação ao mundo que a rodeia, mas também em relação a si. E, principalmente, iria permitir-lhe encerrar um capítulo doloroso da sua vida, regressando com mais força para encarar o presente, viver outros desafios profissionais e, quem sabe, dar espaço para surgir um novo amor.

Por fim, mas não menos importante, quero agradecer à Ana Ribeiro [EscreViver], à Matilde [Cantinho da Tily], à Larissa Santos [Brincando com as palavras], à Quase Cinderela [Deliciosa@mente... Quase Cinderela], à Mena Almeida [Entre os meus dias], à Cláudia S. Reis [Marés], à Sandra C. [Bluestrass], à Lucimar Moreira [Estrela da Manhã], à Juliana Pinto [Um Resto de Tudo] e à Patrícia Lobo [Patrícia] por todas as perguntas que deixaram. Uma vez que a maioria tinha curiosidade sobre o que me inspirou a escrever a história e se esta tinha um fundo real ou ficcional, optei por responder em texto, destacando, apenas, as questões não comuns. Obrigada ❤

Comentários

  1. Gostei de acompanhar esta história que chegou ao seu fim e como diz a minha amiga a porta não ficou fechada para uma continuação, ficamos à espera.
    Um abraço e continuação de uma boa semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderEliminar
  2. Bom dia. Muito bom toda esta explicação final que li com atenção. As histórias nem sempre terminam com amor (união entre duas pessoas) A amizade é das coisas mais importantes que podemos ter...Podes continuar, estás de Parabéns.

    Bjos
    Votos de uma óptima Quarta - Feira

    ResponderEliminar
  3. Gostei de saber mais sobre a história! Tenho de a ler desde o início!
    Beijinho, Ana Rita*
    BLOG: http://www.margheritablog.com/ || INSTAGRAM: https://www.instagram.com/rititipi/ || FACEBOOK: https://www.facebook.com/margheritablog/

    ResponderEliminar
  4. Coração, cada vez acho que tens mais talento. Vou daqui a nada aproveitar para ler tudo do início, fiquei ainda mais curiosa <3

    THE PINK ELEPHANT SHOE

    ResponderEliminar
  5. Gostei muito de ler as respostas e fico ansiosamente à espera da continuação. Ou de um "spin off" sobre a viagem da Constança. Fica a ideia no ar 😉

    ResponderEliminar
  6. obrigada por escreveres assim dessa maneira.

    ResponderEliminar
  7. Tu tens talento minha linda e nunca desistas do que mais gosta de fazer na tua vida, pois adorei ler essa historia até ao fim
    Beijinhos
    Novo post //Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  8. Um amor como o vento,
    não se vê é transparente
    quando passa no momento
    no rosto mais se sente!

    Com o seu amor viajou,
    de comboio até São Bento
    com os seus cabelos ao vento
    na estação com ele se apeou!

    Tenha uma boa tarde Andreia.

    ResponderEliminar
  9. Eu acabei por nunca seguir a história e não vou inventar desculpas. Ando preguiçoso para ler e, ultimamente, só venho ao blog de fugida. Mas do que tenho lido aqui, deixa-me a convicção de que um dia vais ser uma escritora de sucesso. Só espero que não caias numa dessas editoras onde se paga para editar e eles pouco ou nada promovem os livros.

    R: não me lembro do nome do cantor, mas logo vou ver se me lembro de perguntar à "Maria". O que não deixa de ser arriscado, pois ela é persistente e se lhe falo no assunto, vai andar mais uma semana a tentar convencer-me que eu conheço o fulano. eheheh

    ResponderEliminar
  10. Parabéns pela realização dessa história incrível Andreia, acho realmente que teria muito potencial para ser publicada. Você é muito talentosa, escreve muito bem, foi uma delícia acompanhar essa trama. <3

    ResponderEliminar
  11. Definitivamente, as perguntas que tinha foram claramente respondidas. Seria tão bom se houvesse continuação, mas só por teres partilhado a história connosco já foi bom o suficiente. Se virasse livro físico, facilmente, compraria um exemplar. Beijinhos minha querida e as minhas desculpas, por não ter feito qualquer questão (ainda que tenha lido o post, mas na altura não me lembrei de uma pergunta “boa”).

    ResponderEliminar
  12. Adorei a ideia de fazer perguntas e respostas sobre a história, importaste que leve a ideia para o meu blog?
    Fiquei com pena de não ter visto o post sobre as perguntas, tinha algumas para fazer...

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  13. Não tens nada que agradecer, adorei a história e claro a tua maravilhosa escrita que me prendeu capitulo a capitulo e semana a semana. Adorei descobrir estes segredos e espero que um dia esse desejo de publicação de um livro se concretize com esta história.

    Beijinhos! :)

    ResponderEliminar
  14. Interessante como nos explicas o desenvolvimento da história.
    Perdoar é fácil, esquecer é difícil. O Gonçalo procedeu muitíssimo mal.
    Gostaria de saber as experiências da Constança durante as suas viagens, portanto tens de acabar o romance.

    ResponderEliminar
  15. A menina talentosa está de parabéns.
    Adorei ler a história, fico á espera da publicação do livro.
    Bjs

    ResponderEliminar
  16. Tu escreves tão bem minha querida devias escrever um livro adorei onde foste buscar a tua inspiração. Fiquei curiosa por onde andará a COnstança?
    Rêtro Vintage Maggie | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  17. Uma história maravilhosa que mexeu com os sentimentos, parabéns pela história escrita perfeita bjs.

    ResponderEliminar
  18. Nao tens nada que agradecer, já sabes que quando gosto, gosto mesmo é as minhas palavras são de coração ❤️
    Por mais histórias como esta, deixa-te levar pela tua imaginação e experiências de vida ;)
    Beijinhos*
    https://matildeferreira.co.uk

    ResponderEliminar
  19. Desejo-te todo o sucesso neste campo da escrita...levas muito jeito.

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  20. A marca em geral é mesmo boa, meu bem :D

    Li as publicações todas e, tal como fui dizendo, achei que a trama nos prendi. Falo não só por mim por ser saber que é algo geral!! Espero, sem margem para dúvidas, que venha a sequela, demore o tempo que demorar.
    O que prevalece, e que é de suma importância referir sempre, é que o teu jeito para escrita consegue absorver qualquer um :D

    NEW DIY POST | CHALLENGE: TWO EASY MAKEOVERS FOR HALLOWEEN.
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  21. Não é segredo nenhum que adorei, adorei ler, que esperei ansiosamente por cada quarta-feira e quando terminou foi um arrombo para mim... espero por mais... preciso de mais!!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  22. r: Tenciono nos próximos dias ler a história do início, entretanto, penso que o Gonçalo nunca deveria entregar a carta para a Constança ao amigo Lourenço Botelho.

    Eu prefiro os homens que usam a razão em vez do coração.

    Não gostar das personagens masculinas não me impede de eu gostar da história e da tua maneira poderosa de escrever.

    ResponderEliminar
  23. Já sabes que adorei esta história, sempre que lia mais um excerto, mais curiosa ficava. Tens um talento fora do normal, pelo menos a mim, fizeste-me sentir imensa coisa. Torcer pelas personagens, quase chorar com elas, foi incrível "viajar" por aqui contigo.
    Espero uma sequela, em livro, seria o ideal <3

    ResponderEliminar
  24. Que bonito, Andreia! É sempre bom e diferente saber o "onde, como e porquê" que está por detrás de uma história. Foi uma ideia que gostei e, por isso, mesmo tentei participar da forma mais pertinente que soube. Agradeço também a referência.

    Continua!!! Beijinho enorme!
    PS: tinha saudades de passar por aqui <3

    ResponderEliminar

Enviar um comentário