Entrelinhas #65

Fotografia da minha autoria


«Roger Ackroyd sabia de mais (...) Mas quando pensava estar perante as primeiras pistas sobre o caso, Ackroyd ver-se-ía envolvido num homicídio brutal: o seu!»



A minha jornada enquanto leitora divide-se pelos vários [sub]géneros literários, podendo permanecer no mesmo por tempo indeterminado ou, então, ir alternando na minha escolha. Recentemente, fechei a gaveta que me transporta para o mundo infanto-juvenil, porque senti necessidade de regressar a um dos registos que mais me fascina: policial/thriller. Posso demorar um pouco mais, mas este retorno a casa é inevitável, uma vez que me perco nas camadas infinitas de expectativa. E nada melhor do que fazê-lo à boleia da Rainha do Crime.

O Assassinato de Roger Ackroyd era um dos títulos que tinha em espera. E assim que o consegui adquirir, rapidamente, deixei-me envolver na sua narrativa fluída, que nos é apresentada pelo olhar e pela análise de James Sheppard, o médico da aldeia onde tudo se desenvolve. Quem está familiarizado com as obras de Agatha Christie, reconhece todo o mistério que as caracteriza, mas esta prima por uma certa clareza, que acaba por nos cegar. As pistas e os comportamentos suspeitos são uma constante. No entanto, estamos longe de imaginar o seu desfecho. Há sempre imensas dúvidas, questões em aberto e o óbvio não é tão linear quanto aparenta, porque nos condicionamos a esse respeito. E mesmo quando sentimos estar perto, somos obrigados a reestruturar o nosso pensamento. E divagamos entre a certeza de saber quais serão os passos seguintes e a surpresa de termos de voltar ao ponto de partida, porque as nossas associações estavam incorretas.

A nossa alma inquieta-se e conjetura, colocando todos os cenários em perspetiva. Principalmente, quando Poirot entra em cena. É incrível como a dinâmica se altera, tornando-se muito mais enigmática e interessante. Os contornos deste caso não deixam de ser curiosos. Ou devo antes dizer destes? Inevitavelmente, estabelece-se uma ponte entre os acontecimentos que se sucedem de forma misteriosa. E nasce no leitor uma vontade de descobrir a resposta para a pergunta lançada na sinopse: estarão as três mortes relacionadas? Como seria de esperar, não revelarei qualquer pormenor sobre esta componente, mas partilho, apenas, que cada interveniente esconde um segredo. E que a escassa caracterização das personagens nos mantém ainda mais no limbo. Quando menos se espera, há uma reviravolta que demonstra o quanto as aparências iludem, fazendo-nos enveredar por caminhos opostos e distanciando-nos da resolução.

É fascinante a maneira como a autora conduz a história, levando-nos a acreditar que entramos num beco sem saída. Porém, com a presença do detetive mais carismático da ficção - sempre tão metódico e astuto -, dificilmente ficaríamos em suspenso, atendendo à sua extraordinária capacidade de raciocínio. É crucial ler cada passagem com atenção, não só para captarmos dados que surjam nas entrelinhas, mas também pelos indícios estranhos das inúmeras situações, antes e depois do[s] crime[s]. É, portanto, o detalhe que faz, uma vez mais, toda a diferença. Porque sustenta a ação. Justifica-a. E eleva-a na sua genialidade. Este livro tem, sem dúvida, «todos os ingredientes fulcrais para ser um excelente policial». E o final? Absolutamente surpreendente! Agatha Christie nunca desilude.


Deixo-vos, agora, com algumas citações:

«Como eu disse, a Caroline não precisa de sair para obter informações. Fica sentada em casa e as informações vêm ter com ela» [p:9];

«- A letra dela! - disse num murmúrio. - Deve ter saído ontem à noite para a meter no correio, precisamente antes... antes...» [p:41];

«- Parece muito simples - disse eu.
- Tudo é simples, se dispusermos os factos metodicamente.» [p:77];

«Ocorreu-me que havia pouca coisa que escapasse a Hercule Poirot» [p:197];

«- Então não consigo compreendê-lo. De certeza que não está a correr o risco de deixar escapar o assassino ao pô-lo assim de sobreaviso?
Poirot abanou a cabeça» [p:228].



Nota: O blogue tornou-se afiliado da Wook. O que significa que, ao comprarem através dos links disponibilizados, estão a contribuir para o seu crescimento. Obrigada ❣

Comentários

  1. Há uns anos atrás comecei a ler os livros da Agatha Christie e não consegui parar tive que ler toda a obra traduzida desta grande autora de livros policiais.
    O detective Hercule Poirot foi uma invenção genial.
    Um abraço e continuação de uma boa semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros


    ResponderEliminar
  2. Excelente review :) mais uma grande obra da mestre do crime :) mais um para a minha estante :)
    Bjinhosss
    https://matildeferreira.co.uk

    ResponderEliminar
  3. Adorei a publicação. :))


    Bjos
    Votos de uma óptima Quinta -Feira

    ResponderEliminar
  4. Esse eu ainda não li Andreia! Mas também gosto muito desse gênero policial (melhor ainda se for com um tiquinho de mistério). Não posso deixar de ler no futuro. Beijo, beijo :*

    ResponderEliminar
  5. Que maximo amei a dica, obrigado pela visita.
    Blog: https://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com
    Canal:https://www.youtube.com/watch?v=DmO8csZDARM

    ResponderEliminar
  6. Sempre a conhecer novos livros, pois o que falas-te não conhecia
    Beijinhos
    Novo post //Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  7. Li e gostei deste livro.
    É uma excelente sugestão de leitura.
    Andreia, bom feriado e bom fim de semana.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  8. Não desilude a sua escrita,
    como sempre tão interessante
    continue com ela em sua vida
    do que lhe agrada não distante!

    Tenha uma boa noite Andreia.

    ResponderEliminar
  9. Nunca li nada dela é até tenho um livro cá em casa. Tenho que mudar isso até porque adoro policiais.

    Beijinho muito grande!

    ResponderEliminar
  10. Ainda não li, estou á espera que a minha filha termine,ainda vai demorar. fui dar uma espreitadinha no livro ela ainda nem a meio vai rsrs.
    Bom feriado.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Acreditas que nunca li nenhum livro da Agatha Christie? Que vergonha! Tenho mesmo de ler! Aconselhas que me inicie com este livro ou tens alguma outra sugestão para me deixar completamente rendida às suas histórias? :)

    r: A saga Millennium, para mim, também é das melhores! O que achaste dos livros escritos pelo David? :)
    Espero que gostes tanto quanto eu quando o leres :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. muito legal sua resenha, mais um livro da agatha que gostei muito de conhecer

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderEliminar
  13. Deixaste-me mesmo curiosa! Vou apontar! :D
    beijinhos

    www.amarcadamarta.pt

    ResponderEliminar
  14. Nossa, faz anos que não leio nada da Agatha! Precisando concertar isso!

    https://roomofasickboy.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  15. Tens razão. Só agora me deu curiosidade para ler Agatha Christie, realmente. Obrigada pela sugestões! Assim que tiver oportunidade, lerei um ou outro :)

    Oh, minha querida, li mal o teu comentário, deesculpa. Isto depois de um dia de trabalho já não é a mesma coisa, ahah. Fazes bem em reler os primeiros volumes e espero que gostes dos próximos :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Também tenho a mesma coleção, obrigada pelo entusiasmo, talvez seja já o próximo!!!

    ResponderEliminar
  17. Foram poucos os livros que li dentro deste género mas a minha curiosidade tem aumentado imenso. Quando acabar todos os que tenho em espera vou procurar este ;)

    ResponderEliminar
  18. Apontado!!! Adoro livros deste género, por isso, fiquei incrivelmente curiosa :)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário