#61 M de...

Fotografia da minha autoria


... Conchas!

[É quase conhecimento geral a minha relação inconstante com a praia. No entanto, uma das brincadeiras que mais me divertia era andar a apanhar conchas. As suas cores e a forma elegante e delicada fascinavam-me - e continuam a fazê-lo. Por isso, queria sempre trazer algumas de recordação. E esta prática fez toda a travessia desde a minha infância até à idade adulta, porque, ainda hoje, perco-me de encantos com este momento, que pode ser solitário ou partilhado com a família e com os amigos. Tenho a tendência de procurar aquelas mais distintas. E acabo por reunir um conjunto mais uniforme. Há uns anos, em Baiona, devo ter andado mais de uma hora com a minha mãe a amealhar uma série delas em tons de laranja e com um toque mais outonal. E isso valeu-me uma jarra cheia para decorar o meu quarto. Mais tarde, serviram para uma das atividades mais enriquecedoras do meu estágio em creche, pois construímos um percurso sensorial que encantou o grupo. Fiquei sem a maioria, mas valeu completamente a pena, porque o retorno foi maravilhoso. A minha coleção está, agora, mais pequena, mas continuo a estimar as sobreviventes, guardando-as com carinho. E sei que é uma questão de tempo até trazer mais umas quantas para casa].

Comentários

  1. Adoro conchas :) Desde pequenina, e agora em grande continuo a procura-las sempre que vou a praia :)
    E o meu Lu ja me segue o exemplo :) Adora colecionar pedrinhas e conchinhas :)
    Bjinhosss minha querida e bom fim de semana*
    https://matildeferreira.co.uk/

    ResponderEliminar
  2. São lindas as tuas fotografias, Andreia. E pelo visto, tens mesmo uma ligação bem forte com o mar, com a praia, eu também, vivo, no momento, em uma cidade litorânea do Sul do Brasil, a cidade em que nasci, certamente irias achar bonito aqui, chama-se Torres. Um abraço.

    ResponderEliminar
  3. Adorei a foto.
    Tenho uma relação de infância com as pedrinhas, as conchas e os búzios, tal como tu, não lhes resisto e já tenho "queixas" quando estou na praia a procurar mais. Tenho num frasquinho de vidro duas dezenas de búzios de tamanho milimétrico adoráveis. Os outros vou juntando noutros sítios. Gosto muito de os ter por perto, pela casa, é como ter o mar mais perto.
    Obrigada pela partilha
    Beijinho

    ResponderEliminar
  4. Este ano não fui à praia, no próximo ano tenho que me desforrar.
    Um abraço e bom fim-de-semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    Livros-Autografados

    ResponderEliminar
  5. Como também já falámos, a minha relação com a praia não é famosa. No entanto, quando era mais pequena, todos os Verões íamos até ao Algarve. Se há coisa que me lembro bem, é de andar pela praia com a minha avó a procurar conchas e beijinhos. Lembraste dos beijinhos? Sabes o que são? Trazia sempre imensos para casa. Cheguei a ter também jarras com conchas na sala como decoração :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Também tenho esse hábito, tenho algumas aqui em casa e já fiz alguns espanta espíritos com elas ;)
    Beijinhos linda.

    ResponderEliminar
  7. Muito boa esta publicação:))

    Bjos
    Votos de um óptimo sábado

    ResponderEliminar
  8. Eu também gostava de apanha conchas em pequena, mas foi um hábito que perdi...

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  9. linda foto! eu adoro caminhar na praia e pegar umas conchinhas, fazia mt isso na infancia e faço até hj

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderEliminar
  10. São mesmo lindas, posso dizer que meu pai tem uma colecção deles
    gostei bastante
    Beijinhos
    Novo post //Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  11. Partilho o teu amor pelas conchas.
    Também apanhei algumas durante a minha estadia na casa da praia, mas deixei-as lá.

    ResponderEliminar
  12. ;)

    Também adorava pegar conchas quando era pequena. Gostaria de voltar a fazer isso algum dia!

    Ótimo sábado!

    Beijo! ^^

    ResponderEliminar
  13. É algo que também adoro fazer mas depois acabo por nunca as utilizar para nada :P

    ResponderEliminar
  14. Tão bonitas! A natureza presenteia-nos com coisas tão belas, fazes muito bem em estimar esses presentes :-)

    Beijocas

    ResponderEliminar
  15. Conchas e pedras apanhadas na praia... acho que ainda andam por aqui uns sacos delas, esquecidos, dos tempos em que a época balnear, para nós, começava quando fazia sol. xD

    ResponderEliminar
  16. Adoro apanhar conchas e também usei algumas na decoração. Tenho uma vela cujo prato está cheio com conchas da praia e com pedras de um rio de Viseu cuja praia fluvial eu adoro. Dá um toque muito natural associado a excelentes memórias. Gosto da ideia de uma jarra cheia de conchas e acho que vou fazer isso para o meu quarto ;)

    ResponderEliminar
  17. Também adoro apanhar conchas *.*
    Ainda perco horas à procura das mais bonitinhas, as minha preferidas são as branquinhas e tenho a sala cheia de conchas *.*

    Beijinhos grandes ^^

    ResponderEliminar
  18. Adoro conchas! Normalmente na praia costumo apanhá-las e formar palavras ou desenhar. É algo terapêutico para mim! Para além de me recordar bons momentos, passados na praia a apanhar conchas e a encher uma caixa grande de sapatos cheia delas!

    ResponderEliminar
  19. Esta fotografia está tão bonita, gosto tanto!!

    ResponderEliminar
  20. Tenho imensas semelhantes!
    O mar para mim não tem explicação possível para aquilo que me faz sentir... e é tão importante para a minha alma que o meu quarto tem conchas, búzios e outros adereços desta temática que me enchem o coração!

    ResponderEliminar
  21. Adoro conchas, apanhava imensas quando era criança. Continuo a achá-las lindas e a querer trazê-las todas para casa, mas desde que li textos de vários biólogos que pedem para não fazermos isso, porque causar um impacto ambiental negativo, que parei de o fazer. Agora prefiro somente observar :)
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  22. Adoro conchas, gôdos, beijinhos, búzios!! Sempre que posso vou á praia, não faço sempre praia) mas sempre que posso vou lá :)
    A tua coleção diminuiu mas foi por uma boa causa e ainda criaste boas memórias através disso. :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  23. Que nostalgia! Quando era pequenina andava sempre com uma saca a apanhá-las. Agora não o faço tanto, até porque não vou à praia muitas vezes, mas ainda me perco a olhar para elas quando as encontro perdidas pela areia :)
    São tão giras e há imensas coisas que podemos fazer com elas, como forma de decoração por exemplo, como referes :)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário