Comprar VS Requisitar Livros

Fotografia da minha autoria


«A vida é feita de muitos dilemas»


O caminho da generalização é inglório, perigoso e, maioritariamente, desnecessário. Não só porque nos reduz a um padrão único, mas também pela inutilidade, porque nunca teremos dados suficientes que nos permitam alcançar uma verdade irrefutável. Ainda assim, acredito que um dos maiores dramas de um leitor se relacione com uma pergunta muito particular: comprar ou requisitar livros?

A Carolina Ferreira [Bem-Me-Quer], aquando da minha publicação sobre os clubes literários em que decidi participar este ano [aqui], colocou-me duas questões: se costumo requisitar livros em alguma biblioteca. E o que penso deste método de ler e poupar. Perante este assunto, senti que tinha encontrado o mote perfeito para comemorar o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor. Por isso, fui adiando a resposta, embora esta não constitua uma novidade plena, pois já é claro que priorizo sempre uma das componentes.

É uma vantagem ter à disposição alternativas que nos consintam alargar o nosso conhecimento literário sem desfalcarmos a conta bancária, até porque nem todas as obras apresentam valores convidativos. As promoções e as próprias Feiras do Livro são uma ajuda preciosa, no entanto, continuam a não ser a opção mais rentável para todos. Além disso, este tipo de solicitação temporária é uma excelente ponte para um compromisso regular, uma vez que, contrariando a tendência enumerada anteriormente, ler não tem que ser uma atividade dispendiosa, desde que saibamos gerir os recursos existentes. Porém, é nesta parte que me contradigo, porque não usufruo dos serviços bibliotecários. E tenho três motivos. 

Motivo 1: Pretendo tornar real um dos meus sonhos mais antigos, que passa por construir a minha biblioteca. Tenho plena consciência que esta decisão necessita de investimento e de algumas cedências. Mas é algo que me apaixona e entusiasma.

Motivo 2: Não gosto de estar presa a prazos de entrega - mesmo que renováveis -, nem dependente da disponibilidade de determinada obra.

Motivo 3: É a minha maneira de valorizar o trabalho de autor. Infelizmente, a percentagem que lhes chega é, por vezes, irrisória. No entanto, continuo a preferir contribuir para esta causa. Por mais que eu não tenha um grande poder de compra, privilegio sempre a aquisição de exemplares. É o que me deixa mais tranquila e em simbiose com os valores que defendo e transmito.

Em suma, qualquer uma destas vias tem os seus prós e os seus contras. Requisitar permite-nos poupar em vários sentidos, tanto a nível monetário, como a nível de espaço. E as bibliotecas podem transformar-se em verdadeiros refúgios. Contudo, pessoalmente, prefiro as livrarias - físicas e online -, que me possibilitam exercer o meu sentido de pertença. E, ao comprar os livros, sei que posso folheá-los ao meu ritmo, as vezes que necessitar. Isto, naturalmente, não faz de mim uma melhor ou pior leitora. É uma escolha - ponderada e assumida. E cada um deve optar pelo que lhe fizer mais sentido.

Neste dilema intemporal, segui o lado da margem mais consumista, reconheço. Mas também o movo com um certo altruísmo. Apesar disso, no final, para mim, o que vale mais é o apego às palavras. Se puderem comprar, façam-no [e apoiem quem admiram]. Se vos for mais cómodo requisitar, não hesitem. O importante é ler. É valorizar a leitura. E não deixar que esta manifestação de cultura se perca com o tempo.

Comentários

  1. És linda!

    Sempre fiquei curiosa com a tal ideia de publicação que me disseste que te dei, e nem me apercebi se já tinha saído ou não. Agora percebo que é esta!

    Normalmente, compro os livros de autores que sei que vou gostar, daí ter sempre dúvidas no que toca a novas caras, mas acabo por arriscar, por vezes. Quando são livros em que tenho dúvidas se quero mesmo tê-los comigo, faço por lê-los de outra forma e depois então, se gostar, compro a obra para ficar comigo.

    Parece um pouco egoísta, mas a lista de livros que quero/queremos ler é tão grande, infinita, que temos de gerir as nossas escolhas e as nossas compras...

    Se fosse milionária, uma boa parte do dinheiro seria para uma biblioteca pessoal e para viajar pelo nosso país e pelo mundo!

    Obrigada pela publicação, minha querida <3
    Um beijinho grande*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh ♥
      Inicialmente, ainda ponderei publicá-la na semana seguinte à tua questão, mas depois achei que seria uma boa abordagem para celebrar esta data

      Por acaso, acabo sempre por arriscar. O que faço nesses casos é tentar aproveitar as promoções. Assim, se correr mal, não fico com uma tristeza tão grande, digamos assim. Mas é sempre um risco, mesmo com autores que, à partida, nos enchem as medidas.

      Sim, é verdade, é necessário gerir, porque a quantidade torna-se alucinante

      «Se fosse milionária, uma boa parte do dinheiro seria para uma biblioteca pessoal e para viajar pelo nosso país e pelo mundo», partilho na integra!

      Eu é que agradeço pelas questões
      Beijinho grande, minha querida.

      Eliminar
  2. Um hábito que se tem vindo a perder com o tempo....a juventude quase não lê...

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  3. Não me lembro da última vez que requisitei um livro. Costumo ler emprestados, comprar, mas requisitar não faço há anos. Não gosto de ter de ler para cumprir prazos e também não gosto da biblioteca da minha zona, por isso acabo por comprar (mesmo que só leia muito tempo depois) ou pedir emprestado.


    A Sofia World

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os últimos - e únicos - que requisitei foram para a faculdade, tanto para o estágio, como para a tese. É mais provável ler emprestado do que requisitar, pro acaso.
      Como te compreendo. Essa questão dos prazos causa-me uma ansiedade desnecessária. Por isso é que prefiro demorar, mas ir comprando. Assim sei que posso ir ao meu ritmo

      Eliminar
  4. Adoro ler e tal como tu também tenho dificuldade em desligar-me dos meus livros, tenho aqui e em Portugal. Aqui ainda há o hábito dos pequenotes ao fim de semana irem à biblioteca local escolherem livros para levar para casa. O Lu já tem a sua pequena biblioteca e volta e meia vou apanha-lo a conversar com os livros uma vez que ainda não sabe ler :)
    Beijinhos
    https://matildeferreira.co.uk/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já são uma parte de nós *-*
      Esses hábitos são amorosos e de enorme utilidade, até porque lhes incutem responsabilidade, enquanto proporcionam um contacto maior com a leitura e a cultura.
      Oh, que riqueza ♥

      Eliminar
  5. Já não compro livros há algum tempo porque também tenho parcerias literárias. Costumava requisitar na biblioteca mas desde que tenho a parceria não me resta tempo para ler outros livros :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As parcerias também são uma grande ajuda neste sentido :)

      Eliminar
  6. comecei em pequena por requisitar. mas como tu, quero construir a minha biblioteca pessoal e concordo contigo quando dizes que ao comprar estás a hamenagear o autor. também penso assim. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sinto que é mesmo uma forma de valorizar o seu trabalho. Além de que temos o privilégio de conservar uma representação física do mesmo :)

      Eliminar
  7. Confesso que não foi muito de ler livros, mas também por cá em casa não temos assim muito, com a o dia a dia corrido é um coisa que esquecemos
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  8. Eu prefiro sempre comprar o livro... Não sei bem explicar mas tal como tu dizes, é uma maneira de contribuir para a nossa biblioteca pessoal e uma maneira de ajudar os autores a produzirem mais e melhor!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  9. Oi, Andreia!

    Concordo com você: o mais importante é ler! Eu adoro!!

    Abraços, Cris

    ResponderEliminar
  10. Os prazos de entrega é o que mais afasta as pessoas de requisitar livros. É um hábito que não tenho muito, porém concordo com os teus motivos. Esperemos que este hábito volte a ter mais vida e faça mais gente apaixonar-se pelos livros.

    Beijinhos :*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um elemento que acaba por nos condicionar, até porque não desfrutamos da leitura em pleno.
      Requisitar também não é um hábito que priorize. Aliás, só fiz isso na faculdade. Porque para leituras por lazer prefiro comprar

      Eliminar
  11. Há pessoas que gostam de ler muito. Eu estou incluído nas que gostam de ler menor. Não é por não gostar de ler. Os meus olhos é que não me ajudam. Principalmente, com letra miudinha, cansam-se facilmente. Tenho alguns livros de bons autores, mas ainda não os li todos. Também aqui no computador não aguentam por muito tempo!

    Tenha uma boa noite Andreia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ler no computador também não é algo que me entusiasme, porque cansa-me bastante. Prefiro obras físicas :)

      Obrigada e igualmente*

      Eliminar
  12. Requisito os meus livros nas diferentes bibliotecas. Já não tenho espaço para comprar novos livros, pelo contrário, tenho que me desfazer de muitos livros meus. Claro que dos menos valiosos:-*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O espaço também é algo que nos condiciona, caso contrário, sinto que investiríamos muito mais

      Eliminar
  13. Também queremos construir a nossa própria biblioteca, e não é só os prazos que incomoda é o peso de caso algo aconteça tens de o pagar.Além do mais também sou apologista de comprar para reconhecer o trabalho das pessoas, mas caso não tivesse possibilidades para tal requisitar não é mal. Além do mais para pessoas amigas do ambiente à sempre a possibilidade da compra online e têm o livro em pdf ou noutro suporte.

    Beijinhos :D

    http://damselme.blogspot.com/?m=0

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, também há essa questão. E lá se ia a tentativa de poupar - já para não falar que gastaríamos dinheiro num livro que não seria nosso.
      Não é, de todo. Muito pelo contrário. Requisitar tem prós maravilhosos :)
      É uma questão de procurarmos

      Eliminar
  14. Utilizo muito a Biblioteca e requisito lá os livros.
    A que frequento permite ficar como os livros durante um mês e meio, o que é óptimo e permite disciplinarmo-nos em termos de leitura e de prazos de entrega.
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A duração dessa requisição já é mais simpática :)
      Em certa parte, concordo, porque nos incute essa responsabilidade e menos procrastinação. Mas, por outro lado, sinto que acabo por não desfrutar tanto da leitura, porque me desperta uma ansiedade desnecessária

      Eliminar
  15. Isto por aqui de leituras vai muito mal. :))

    Hoje:-Quando o sol brilha em desalento.

    Bjos
    Votos de uma óptima noite

    ResponderEliminar
  16. Não tenho nada contra requisitar mas nem sempre as bibliotecas têm um acervo que seja o nosso agrado e nada como saborear as páginas de um livro novo recém saído da estante de uma livraria
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Precisamente, até porque requisitar é uma opção bastante vantajosa. Mas, confesso, priorizo sempre a compra. O que mencionou é, de facto, especial :)

      Eliminar
  17. Muito obrigado, meu bem. De coração!! <3

    Eu adoro livros e, podendo, exponenciaria toda a minha "biblioteca pessoal". Ainda assim, e tendo em conta que passei muitos anos na Biblioteca Municipal, aprendi a facilidade com que se podem requisitar livros. Óbvio que não é a mesma coisa, eu sei. Não posso sublinhar as minhas passagens preferidas nem ver crescer a minha coleção. Contudo, para aqueles momentos em que se quer poupar e matar a sede de leitura, nada melhor que isso!
    As feiras dos livros também são de aproveitar... E muito <3

    NEW TIPS POST | EASY SPRING MAKEUP (5 PRODUCTS ONLY)!!
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fosse possível e também andaria sempre a acrescentar-lhe novas obras :)
      Cada opção tem a sua dinâmica, os seus prós e os seus contras, o importante é compreendermos o que resulta melhor connosco.
      Sim, sem dúvida, é uma alternativa bastante económica e que nos permite, também, adquirir uma disciplina mais regular de leitura.
      Nos últimos anos, tenho tentado fazê-lo da melhor forma :)

      Eliminar
  18. Já requisitei imensos livros quando andava no básico mas desisti! Prefiro comprar e ter em minha casa. Assim, como disseste, não tenho prazos de entrega. Aproveito imenso livros em segunda mão, feiras de livros e claro as promoções e parcerias que tenho!

    Beijinhos
    THAT GIRL | FACEBOOK PAGE | INSTAGRAM | TWITTER

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também recorro a lojas de segunda mão e a verdade é que tenho encontrado livros excelentes e praticamente novos. O que é ótimo, até porque poupamos imenso :)

      Eliminar
  19. Adorei este teu post! Super relevante... aliás para um ávido leitor é mesmo esse o problema. Acho incrível a diferença de preços de livros, entre PT e o UK :S

    Beijinhos,
    O meu reino da noite
    facebook | instagram | bloglovin

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito, muito obrigada, C *-*
      Também fico sempre chocada quando comparo os preços. Até parece surreal!

      Eliminar
  20. Só mesmo tu para te lembrares dos direitos de autor, só isto mostra bem a tua integridade! Sempre a surpreender!!! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh, obrigada ♥
      Sinto que é o mínimo que posso fazer, porque a minha paixão pela leitura não seria possível caso não existissem autores tão relevantes. E, por isso, acredito que merecem todo o apoio e incentivo possível.

      Eliminar
  21. li o teu post de fio a pavio. :)
    quando toca a livros, até parece que "cheiro" :)
    já tinha saudades de passar aqui!
    beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom! Fico muito feliz por ler isso ♥
      Também já tinha saudades de te ter por cá

      Eliminar
  22. Não requisito livros em bibliotecas, exactamente pelos mesmos 3 motivos que deste. A verdade é que desde que trabalho, tenho a oportunidade de fazer crescer a minha (ainda pequena) biblioteca e isso deixa-me muito feliz e motivada. É tão bom entrar numa casa cheia de livros *-*

    No entanto, também concordo com o teu último parágrafo e, visto que os livros, hoje em dia, são tão caros, requisitar é uma boa forma de ler quando a vida financeira não é das melhores.

    Adorei esta reflexão e o facto de termos o mesmo pensamento em relação ao assunto :)

    Bom feriado! Beijinho *

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estamos em sintonia, adoro :)
      Quando temos um pouco mais de liberdade económica, sentimo-nos mais confortáveis para investir em paixões que nos enriquecem. E isso é maravilhoso!
      É mesmo, a casa tem logo outro aconchego.

      Exatamente! E é por isso que, não priorizando essa via, também não a descarto. Porque traz várias vantagens. O importante é mesmo procurarmos ler, independentemente de comprarmos ou requisitar.

      Muito obrigada ♥
      Espero que tenhas tido um ótimo feriado

      Eliminar
  23. Eu aproveito as Feiras do Livro... para ir comprando livros... que ainda não li...
    Tenho um monte em casa... aguardando já as próximas férias de Verão... altura em que largo as Nets... e mergulho a fundo nos livros...
    Mas é sempre bom, saber de outras alternativas, que se podem ter... para nos proporcionar sempre, boas leituras!
    Beijinhos
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também tenho aproveitado. Conseguimos encontrar verdadeiros achados :)
      Como te compreendo. Também é nessa altura que consigo ler mais e reduzir bastante os livros em espera
      Sim, sem dúvida. Deixa-nos mais confortáveis :)

      Eliminar
  24. Ainda que ultimamente não compre muitos livros, visto que também não tenho lido muito, concordo com o teu ponto de vista. Já nem me lembro de requisitar livros, lá está, não gosto de prazos e além disso, é nosso, tem outro sabor :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A questão dos prazos é o que mais me desmotiva, porque acaba por retirar o prazer associado à leitura. Parece que não estou a ler naquele tempo para descobrir a história, mas apenas para cumprir calendário :/
      «É nosso, tem outro sabor». Completamente!

      Eliminar

Enviar um comentário