Sete // Pratos Favoritos

Fotografia da minha autoria


«As melhores lembranças são feitas de boa comida»


O desfile de pratos sobre a mesa - de preferência, redonda - alimenta-nos o paladar, a gulodice e a alma. Há poucas coisas na vida que nos aproximam tanto como a comida, porque ativa memórias e fomenta a partilha. Além disso, representa uma cultura gastronómica distinta e repleta de identidade. Pode ser o meu lado emocional a falar mais alto, mas até a comida conta histórias. E é mais do que meros elementos conjugados em receitas para todos os gostos.

Há uma sensação de aconchego particular, que se estende da cozinha para a sala, revestindo a casa de aromas que sabem a infância. A família. A pertença. Embora esteja longe da segurança que os meus pais têm a cozinhar, vou-me aventurando em pequenas confeções. Contudo, existe algo que sei fazer com distinção: provar. E deliciar-me com as iguarias que marcam as nossas refeições. Porque sei que cozinham com amor. E esse ingrediente será sempre fundamental - em tudo. Sou cada vez mais recetiva a provar alimentos que nunca foram meus aliados, como os vegetais. E divirto-me a procurar novas receitas, mesmo quando algumas ficam esquecidas no papel. Porque entre o forno, os tachos e as especiarias vou descobrindo um mundo sem igual.

Aprendi a ser um bom prato, porque neste processo de reeducação alimentar tenho mantido a mente aberta. E sou constantemente surpreendida. Mesmo que a lista pudesse ser maior, a verdade é que existem sete pratos que me enchem as medidas.

Farinha de Pau de Frango: A receita é do mais simples que há, mas transporta-me para o colo de uma das pessoas mais importantes da minha vida. Acompanha-me desde a infância e permanecerá presente. Não só pelo sabor, mas por toda a bagagem associada. Desperta-me sempre um sorriso. E, quando chega à mesa, é como se voltasse a ser pequenina, à hora do almoço, enquanto via a minha avó materna a prepará-la. Não importa o quanto o tempo passe, o peso da memória não se dissipa.

Arroz à Valenciana: É um prato latino-americano, sendo considerado uma versão da Paella. Com arroz, frango, chouriço, carne de porco, ameijoas, salsicha, ervilhas e açafrão, encontramos uma «verdadeira mistura de sabores deliciosos». Partilho esta perdição com a minha comadre. E, uma vez que, para mim, a comida tem associações familiares, esta receita recordar-me-á sempre do nossos jantares de quarta, onde muitas vezes assumem o protagonismo.

Bifanas: Em pão. São a imagem mais fiel que tenho de ambientes de festa, onde estamos em perfeita simbiose com o lado mais natural da nossa essência. Visualmente, talvez não seja o mais apelativo, mas garanto que não há melhor do que uma panela grande em cima da mesa, numa clara dinâmica de self-service, enquanto trocamos conversas com quem nos é tanto. As bifanas sabem-me a descomplicação.

Francesinha: É uma das minhas maiores tentações. Pela construção em camadas, pelo molho, pelo traço picante e por estreitar os laços com uma das cidades do meu coração, o Porto. A conjugação de sabores fala-me mesmo ao coração - e imaginar um cenário em que não a pudesse comer seria uma tortura. Conquistou o meu estômago para sempre.

Salmão: Confesso que não sou a maior apreciadora de peixe, mas não recuso uma posta de salmão. O seu sabor leve e saboroso enche-me as medidas. E acompanhado com batata doce fica ainda mais irresistível.

Massas: Gratinada com atum, à marinheiro, à bolonhesa... Independentemente da designação e dos condimentos, serei uma eterna devoradora de massa. E reconheço o quanto me sabe melhor comê-la no dia seguinte, mesmo não sabendo explicar o motivo. Apesar de todos os formatos, é a massa espiral que ocupa o topo das minhas preferências. Mas, reforço, não sou esquisita.

Carne de Porco à Alentejana: Esta iguaria - apesar de ser originária do Algarve - transporta-me para uma das minhas zonas favoritas, que me deixa sempre com imensas saudades, o Alentejo. O certo é que, independentemente do local a que pertença, é daqueles pratos que não dispenso. E foi no Alentejo que o descobri. A carne cortada aos cubos, acompanhada com ameijoas e batatas, é uma imagem de marca. E, sendo um prato tipicamente português, tem logo outro encanto.


Quais são os vossos pratos favoritos?

Comentários

  1. A Carne de Porco à Alentejana é a única forma de eu gostar de comer carne de porco, mas é realmente um dos meus pratos favoritos.

    Francesinhas... já só algumas tocam no meu coração, nem todas chegam cá dentro :P

    E salmão é só o melhor peixe do mundo *-*

    Beijinho, minha querida*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também é a que mais prefiro :)
      Apesar de adorar, não como Francesinha em qualquer lá. Mas há 2/3 sítios em que me delicio sempre
      É mesmo *-*

      Beijinho grande

      Eliminar
  2. Adoro farinha de pau, normalmente uso carne picada e legumes. Também adoro salmão é delicioso. Perco-me de amores por feijão frade. Por comida italiana desde a pizza às massas. Adoro um arroz feito pela minha mãe chamado arroz Primavera.

    Beijinho grande! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com carne picada nunca experimentei
      Feijão frade é uma delícia! Por acaso, já não como há algum tempo :o

      Eliminar
  3. Também gosto muito de todas, especialmente da Francesinha!

    Farinha de Pau de Frango tive que ir ao google, não conheço, mas fiquei com vontade, mas a Farinha de Pau é mandioca?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Francesinha ocupa um lugar especial :D

      Sim, é farinha de mandioca

      Eliminar
  4. Filetes de pescada.
    Também gosto de salmão.
    Bacalhau de todas as maneiras.
    Gosto pouco de carne. Prefiro peixe 🎏
    De sobremesa só gosto de pudim francês.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também adoro filetes *-*
      Bacalhau prefiro com natas e com broa
      Pois, eu sou o contrário, sou mais de carne
      Pudim também é uma delícia!

      Eliminar
  5. Respostas
    1. O mais próximo disso é no arroz à valenciana e fica divinal :)

      Eliminar
  6. Adoro francesinha, detesto farinha de pau porque enjoei em criança de tanto comer hehe
    Beijinhos
    https://matildeferreira.co.uk/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Apesar de, em criança, comer farinha de pau com regularidade, não foi o suficiente para enjoar :D

      Eliminar
  7. boas lembranças estao sempre ligadas a um bom prato hehe, adorei conhecer seus favoritos

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderEliminar
  8. Yummy! So pratos bons eheh!

    Novo Post no Table for two: Wish Slow Coffee House, já conheces?

    TheNotSoGirlyGirl // Instagram // Facebook

    ResponderEliminar
  9. Hum, que há coisas que a gente come e fica sempre na nossa memoria, tipo a aletria que quem já não se encontra entre nós que eu adorava
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acompanham-nos para sempre, de facto! Aletria também é uma perdição

      Eliminar
  10. Adoro massas! :D
    beijinhos

    www.amarcadamarta.pt

    ResponderEliminar
  11. Essa postagem deu água na boca, confesso que não conheço esses pratos, mas adoro um salmão com molho de maracujá.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com molho de maracujá nunca provei, mas tenho que experimentar :)

      Eliminar
  12. Que delicias são essas, obrigado pela visita.
    Blog: https://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com/
    Canal:https://www.youtube.com/watch?v=DmO8csZDARM

    ResponderEliminar
  13. obrigado, meu bem :D

    aiii: desde as bifanas (bem à moda do Porto e feitas pelo meu tio), às Francesinhas (feitas pela minha mãe), passando pela carne de porco à alentejana (que adoro), não me consigo escolher ahahah :D
    também sou fã de massas, então se forem "estranhas" e das poucos convencionais, tanto melhor :D

    NEW REVIEW POST | HELLO HEALTHY AND NATURAL SKIN!!!
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As opções são tantas e tão boas, que o difícil é mesmo decidir. Como te compreendo, meu bem <3
      Sim, verdade ahah

      Eliminar
  14. Adoro comer e acho que já fiquei cheia de fome para o almoço! ahah Não conheço a farinha de pau de frango, que tal um post com uma receita? :) Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deixo-te aqui a publicação com a receita, que inaugurou a rubrica Doce ou salga q.b.: http://asgavetasdaminhacasaencantada.blogspot.com/2014/11/doce-ou-salgado-qb-1.html

      Se experimentares, diz-me o que achaste :)

      Eliminar
  15. Carne de porco à alentejana e Francesinhas... dois pitéus... que me fazem perder a cabeça!...
    Adorei este teu delicioso post!
    Beijinhos
    Ana

    ResponderEliminar
  16. Ai Andreia, fiquei com fome e juro que adoro todas os pratos que mencionaste (exceto o primeiro que não sei o que é, sinceramente :p)
    À tua lista acrescentava uma bela de uma feijoada à transmontana - é um dos muitos dos meus pratos prediletos eheh
    Felizmente, não me posso queixar, pois gosto de quase tudo e de "esquisitinha" tenho muito pouco ihih
    Para quando uma bela Francesinha pela tua cidade? :p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É com farinha de mandioca :D
      Por acaso, feijoada não é um dos pratos que me encha as medidas, confesso. Como, mas não é uma opção prioritária
      Quando quiseres ♥

      Eliminar

Enviar um comentário