Sete // Detalhes Fotográficos

Fotografia da minha autoria


«Nos detalhes estão os encontros da vida»


A máquina fotográfica é uma companhia insubstituível. E é raro o dia em que saio de casa sem a colocar na mochila. Porque há sempre pormenores fascinantes à espreita. Além disso, proporcionam um álbum de memórias infinito, um aconchego no peito indescritível e um portal para múltiplas viagens sem sair do lugar - recordando tudo o que tem história na nossa identidade.

Observar os vários pontos turísticos à vista desarmada é inigualável, até pelas sensações diretas que desencadeiam. No entanto, também sou muito feliz atrás de uma objetiva, captando registos distintos de vários ângulos e perspetivas. Por isso, vou de atenção redobrada em cada exploração, independentemente de ser um local que já conheça quase de cor, pois há sempre particularidades a sobressair. E porque acredito que cada traço é digno dessa apreciação.

Olho em redor. Há possibilidades mil. E há, ainda, uma energia, uma alma, especial, que se torna mais forte e impactante e que nos apaixona, passando a ser o foco central. Apesar de fotografar praticamente tudo [quer pela beleza, quer pelas associações], existem sete detalhes fotográficos que me entusiasmam em pleno.

Coretos


Clarabóias


Janelas [e portas]


Moínhos


Castelos


Barcos [e derivados]


Flores



Que detalhes é que fotografam sempre?

Comentários

  1. As tuas fotografias são dignas de uma exposição na antiga cadeia do Porto, onde Camilo Castelo Branco, escreveu o famoso *Amor de Perdição*.

    Qual é a marca da tua máquina fotográfica?
    Fizeste algum curso de fotografia?

    Estou a caminho de Krefeld também de máquina fotográfica ao ombro...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Woow, que grande elogio! Sei que não gostas que agradeça, mas é possível não o fazer com este feedback tão positivo *-*

      Atualmente, uso a Canon 2000D, mas algumas destas fotografias ainda foram tiradas com a Nikon Coolpix S3200
      Não, mas é algo que pretendo fazer :)

      Eliminar
  2. Lindas imagens!
    Antigamente, fotos eram caras e raras... lembro que a gente comprava aqueles rolos ou cartuchos de 12, 24 ou 48 poses. Às vezes, as fotos não ficavam boas, "queimavam." Depois, como revelar os filmes era muito caro, às vezes eles ficavam lá, as memórias mofando dentro das gavetas...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada *-*
      Pois é, antes acabava por ser um pouco mais condicionado, precisamente pelos preços e pelo facto de não se conseguir perceber, de imediato, se as fotografias estavam boas ou não.
      Hoje em dia, talvez seja mais acessível (dependendo do modelo e da quantidade), mas a verdade é que também deixamos as fotografias só em suporto digital. O que faz perder um pouco a ideia de ter álbuns

      Eliminar
  3. Flores, castelos, murais, todo o tipo de figuras.

    O melhor das fotografias são os detalhes que guardam.

    Beijinho grande! :*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bela seleção *-*

      Sim, sem dúvida, minha querida!

      Beijinho grande

      Eliminar
  4. A primeira foto parece da igreja de espinho :)

    ResponderEliminar
  5. Hum, que tens aí uns bem bonitos, mas depende muito, mas adoro fotografar as paisagem
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  6. Gosto das fotografias 😍
    Adoro janelas e portas assim diferentes, e captar detalhes que vejo quando estou focada, porque no dia a dia vimos coisas bonitas mas por vezes a rotina interfere!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada *-*
      Perco-me sempre a observá-las! Pois é, quando estamos tão dentro da nossa rotina acabamos por deixar passar determinados detalhes

      Eliminar
  7. Como sempre, os detalhes das tuas fotografias nunca me desiludem!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  8. A arte da fotografia é mágica <3

    São momentos e recordações que ficam para sempre, por mais simples que sejam! Pessoalmente gosto muito de fotografar a Natureza e os seus infinitos pormenores!

    Um beijinho,
    MESSY GAZING

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo *-*

      Transmite-nos logo um aconchego diferente no coração, por todas essas memórias que ajuda a preservar!

      Eliminar
  9. Eu também gosto de flores, do chão bonito e tectos.
    Xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O chão e os tetos também podem ser belos modelos, sem dúvida. Que bem lembrado!

      Eliminar
  10. Eu também costumo andar com a máquina e o que mais gosto de fotografar são as coisas que me permitem usar o modo macro - como flores, insetos, pequenos pormenores, etc... 😊

    ResponderEliminar
  11. Os meus preferidos são os coretos, as flores e barcos pelo significado que têm para mim :)
    Beijinho grande*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que maravilha! E que bom que é fotografar coisas cheias de significado *-*

      Eliminar
  12. A minha máquina também anda sempre comigo. Não gosto de fotografar com o telemóvel. Até porque a qualidade (do meu) não é a mesma.
    Não tenho um tema específico. Gosto de fotografar tudo, desde que eu veja algo que merece ser "congelado", ainda que ninguém note nada de especial.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por muito boa que seja a qualidade do telemóvel, nada substitui a máquina fotográfica, pelo menos, para mim. Só recorro ao telemóvel se for mesmo necessário, por ser mais rápido :p
      Sou igual, por isso é que passear comigo requer paciência ahahah

      Eliminar
  13. Eu adoro fotografar paisagens, casas bem coloridas e a mim claro :) engraçado que gostas mais de maquina fotográfica, tiram melhores fotos é certo, mas eu é tudo com o tlm.
    Beijinho linda, feliz domingo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Curiosamente, tiro poucas fotografias pessoais :p
      É mesmo muito raro fotografar com o telemóvel

      Obrigada e igualmente, minha querida. Beijinho grande

      Eliminar
  14. Gosto muito de tirar foros a pormenores, ando sempre de telemovel em punho, porque ramais jeito para estar atenta a cada detalhe :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há detalhes que merecem mesmo todo esse cuidado de observação *-*

      Eliminar
  15. Sem dúvida, permite-nos um vasto plano de detalhes *-*
    Essa é, também, a parte maravilhosa da fotografia. E que bem que sabe!
    Acreditas que há momentos em que sinto o mesmo? ahahah

    ResponderEliminar
  16. As fotos estão incríveis, e a tua escrita é simplesmente fenomenal não me canso de a ler sempre que posso.
    Adorei especialmente o facto de a 1ª foto ser num dos meus locais favoritos e na cidade que me viu nascer. É na Sta.Luzia em Viana não é?

    Um beijinho,
    http://arrblogs.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito, muito obrigada, de coração *-*
      Certíssimo! É mesmo lá

      Eliminar
  17. Humm, agora que penso nisso, acho que mesmo que não seja para fotografar o meu olhar é sempre atraído por portas e janelas, assim como por flores!!

    ResponderEliminar
  18. As tuas imagens estão formidáveis... tal como o fantástico texto que as antecede!...
    Adorei tudo!!! Gostaria de saber se qualquer dia te importarias se destacasse umas palavrinhas tuas, por lá no meu estaminé... com o respectivo link para aqui, pois claro!... :-)
    Adorei por demais, este teu post! Beijinhos
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, de coração *-*
      Não me importo nada, estás à vontade. Agradeço é o teu interesse em fazê-lo ♥

      Eliminar
  19. Como sabes, fotografia também é uma das minhas grandes paixões. Fotografar pessoas, animais, objetos, tudo um pouco, é algo que faço com todo o gosto e ainda me entusiasmo mais na hora da edição eheh
    Sou uma pessoa que liga a coisas simples, pelo que partilho do teu amor por moínhos, por janelas e por portas, essencialmente. Ahh e paisagens, muitas paisagens!
    Adorei a tua escolha, querida. Tens aqui registos incríveis <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho-me divertido muito na hora de editar. Apesar de não explorar muito, é interessante brincar com esse lado :)
      É tão maravilhoso fotografar!
      Muito obrigada, minha querida ♥

      Eliminar

Enviar um comentário