Sete // Paragens Turísticas

Fotografia da minha autoria


«A melhor coisa da vida é conhecer novos lugares»


A possibilidade de regressar a lugares onde senti o meu coração pleno, apesar do risco que lhe associam, desperta-me sempre o lado mais emocional da minha personalidade, levando-me numa travessia única ao passado e às memórias que resistiram à passagem do tempo. No entanto, há um vínculo entusiasmante quando palmilhamos caminhos desconhecidos, principalmente, quando figuram na nossa lista de sonhos antigos. Porque esta sensação de concretizar o que ambicionamos - independentemente da sua natureza - é indescritível.

É certo o quanto pretendo conhecer Portugal de Norte a Sul, pois, por mais que me repita, temos um país maravilhoso, com inúmeros recantos encantados. Cheios de história. De inspiração. E de traços únicos. Sendo capazes de nos proporcionar sempre experiências distintas. Sou uma privilegiada por ter muitos destinos na bagagem - e no coração. Mas ainda há muitos outros para desbravar. E quanto mais conheço, mais quero conhecer. Embora isso possa causar uma certa ansiedade, uma vez que nem sempre a disponibilidade acompanha a vontade, desperta-me com mais peso o desejo de aproveitar cada oportunidade que surge para agarrar a mochila e seguir viagem.

Há vilas e cidades que gritam o meu nome. E existem, igualmente, pontos no seu interior que me movem com mais aceleração, requerendo uma visita quase obrigatória. Apesar da infinidade de opções que assumem um grande interesse na minha curiosidade, há sete paragens turísticas que se apresentam na liderança.

Palácio da Bolsa // Porto: É uma vergonha, reconheço, estar tão perto e ainda não ter visitado este espaço emblemático. Mas, em minha defesa, pretendo mudar essa condição ainda este ano. «Este edifício de estilo neoclássico começou a ser construído a 6 de outubro de 1842, data solene da colocação da primeira pedra». Sediando a Associação Comercial do Porto, o Palácio da Bolsa é uma «autêntica sala de aulas ao vivo», com vários compartimentos para nos perdermos de encantos.

Palácio da Pena // Sintra: Erguendo-se «sobre uma rocha escarpada, é o segundo ponto mais alto da Serra de Sintra». E localiza-se «na zona oriental do Parque da Pena, que é necessário percorrer para se chegar à íngreme rampa que o Barão de Eschwege construiu para se aceder à edificação acastelada. O Palácio propriamente dito é constituído por duas alas: o antigo convento manuelino da Ordem de São Jerónimo e a ala edificada no século XIX por D. Fernando II. Estas alas estão rodeadas por uma terceira estrutura arquitetónica, em que se fantasia um imaginário castelo de caminhos de ronda com merlões e ameias, torres de vigia, um túnel de acesso e até uma ponte levadiça».

Serra do Buçaco: É um «monumento nacional desde 1943». E foi classificado por «botânicos como um dos melhores arboretos da Europa e por poetas como o altar da natureza». No seu interior é possível encontrar «cerca de 700 espécies de árvores - exóticas e indígenas». Além disso, «ao percorrermos as suas veredas, em passeios pedonais, estaremos em plena floresta amazónica ou na Tasmânia, caminhando pelo Vale dos Fetos». Note-se que o Palácio Hotel é, também, um ponto central. E não deixem de ler a partilha de Filipe Morato, que escreveu sobre a sua experiência Por Entre as Brumas da Mata do Buçaco.

Bacalhôa Buddha Eden // Bombarral: É na Quinta dos Loridos que se encontra «o maior jardim oriental da Europa». E foi criado em protesto contra a destruição dos Budas Gigantes de Bamyan, naquele que foi um dos maiores actos de barbárie cultural, apagando da memória obras-primas do período tardio da Arte de Gandhara». Entre «budas, pagodes, estátuas de terracota e várias esculturas cuidadosamente colocadas entre a vegetação», a escadaria central é o ponto focal do jardim, abrindo as portas de um espaço singular.

Museu Nacional do Azulejo // Lisboa: Este edifício tem uma missão valiosa: «recolher, conservar, estudar e divulgar exemplares representativos da evolução cerâmica e do Azulejo em Portugal, promovendo as boas práticas de Inventariação, Documentação, Investigação, Classificação, Divulgação, Conservação e de Restauro». Em simultâneo, pretende salvaguardar o património «da igreja e dos demais espaços do antigo Mosteiro da Madre de Deus».

Museu do Brinquedo Português // Ponte de Lima: Instalado na Casa do Arnado, junto à ponte romana, é constituído por uma exposição permanente, que nos «leva numa viagem pelos fabricantes portugueses, desde os finais do século XIX até 1986. No primeiro andar, a disposição por décadas permite uma noção de fabricantes, técnicas de fabrico, matérias-primas e distribuição geográfica das industrias portuguesas». Assim, convida-nos a visitar «os guizos de folha de flandres, os baldinhos de praia em madeira, as bonecas de pasta de papel, as camionetas, os barcos, os comboios, os triciclos e os carros a pedais. O percurso continua, passando pelo jardim e acedendo à Sala das Brincadeiras, à Oficina do Brinquedo e à Sala de Exposições Temporárias». No final, saindo pela loja, poder-se-á encontrar «verdadeiras raridades e levar para casa brinquedos únicos».

Livraria Ler Devagar // Lisboa: Fundada em 1996, no Bairro Alto, «introduziu um conceito novo de livrarias como locais de encontro e de debate de ideias, de leitura, de manifestações artísticas e de comércio de livros». Com muita história, metamorfoses e identidade, é mesmo um espaço a não perder de vista.


Que paragens turísticas gostariam de conhecer?

Comentários

  1. Se existem paraísos o Buçaco é um deles, de vez em quando volto lá sempre com o mesmo prazer.
    Um abraço e boa semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fui ao Buçaco em criança, por isso, já não tenho grandes recordações, mas dos fragmentos que vou vendo é difícil não nos rendermos *-*

      Obrigada e igualmente

      Eliminar
  2. Tenho muita curiosidade no bacalhôa buddha eden, a Quinta da Ribafria em Sintra, Borboletário de Lisboa e JArdim tropical monte palace na Madeira.

    Beijinho grande!

    ResponderEliminar
  3. Também quero muito ir ao Bacalhôa Buddha Eden, talvez esta primavera!!

    Hum acho que vais ficar desiludida com a Livraria Ler Devagar, vê antes a do LX Factory ou a de Braço de Prata ;-)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que consigas :)

      Oh, a sério? Por acaso, tenho grandes expectativas em relação à Ler Devagar.
      Obrigada pelas sugestões, não conhecia a Braço de Prata

      Eliminar
  4. À semelhança de ti com o Palácio da Bolsa (que também nunca visitei nos 3 meses que aí estive, mas também pelos preços, porque guardei dinheiro para visitar outras coisas, enfim, há-de ficar para outra altura... :) )
    Também sou daqui ao lado de Lisboa e nunca visitei essa Livraria e estive 4 anos a estudar em Coimbra (fica relativamente perto) e nunca fui ao Buçaco. Acho que há coisas que estão perto de nós, mas que nos vão escapar de alguma forma... mas já fui ao Palácio da Pena, em Sintra, e é magnífico!

    O Buddha Eden já visitei algumas vezes. A primeira vez não me convenceu muito, mas desconfio que a minha idade não era propícia a apreciar aquele tipo de beleza, pois ainda era uma miúda e não sabia ainda avaliar estas coisas. Das últimas vezes, adorei. Primeiro, porque já era mais madura e via as coisas de forma diferente. Segundo, porque esta cultura me tem conquistado um lugarzinho especial no meu coração.

    Beijinho, minha querida <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A entrada no Palácio da Bolsa não é propriamente barata, de facto. E isso acaba por condicionar, ainda para mais quando queremos conhecer outros espaços.
      Sinto que, por serem mais perto, transmitem-nos a sensação de garantia, porque podemos ir lá quando quisermos. No fundo, basta querer e vamos. O problema é que, ao priorizarmos o resto, corremos o risco de nunca lá ir.
      A nossa maturidade faz toda a diferença. E, muito provavelmente, não te identificaste da primeira vez porque ainda não estavas preparada para aquele ambiente. Faz parte. À medida que foste crescendo, foste analisando as coisas de outra forma.

      Beijinho grande <3

      Eliminar
  5. Só não fomos a sintra e ao bombarral, mas adoravamos!

    Beijinhos,

    http://damselme.blogspot.com/?m=0

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já tive a oportunidade de ir a Sintra e ao Bombarral, mas quando era pequenina, por isso, não tenho grandes memórias. Mas tenho estes pontos turísticos em falta

      Eliminar
  6. Dos locais que mencionaste já fui ao Buddha Eden Garden e é um lugar incrivel, que transmite uma sensação de paz inexplicável...
    Quero muito também visitar Sintra.

    http://arrblogs.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  7. Visitei várias vezes o Palácio da Bolsa e o Palácio da Pena.
    A Serra do Buçaco, o Museu do Azulejo e a Livraria Ler Devagar quero conhecer.
    O jardim dos budas não tenho interesse, só se aceitassem as estátuas dos budas, presentes de amigas e, que eu detesto.

    A fotografia bela como sempre:-*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que é que os budas te fizeram para os detestares tanto? ahahah

      Muito obrigada!

      Eliminar
  8. Não discordo que a melhor coisa da vida seja conhecer novos lugares. Todavia, eu penso que há muitas outras coisas na vida que poderão ser bem mais agradáveis. Como por exemplo. Vivermos a vida sem dificuldades?

    Tenha uma boa tarde Andreia.

    ResponderEliminar
  9. Oi, Andreia!

    Viajar / passear é mesmo muito bom! Sempre voltamos com novas recordações!

    Abraços, Cris

    ResponderEliminar
  10. Gostei bastante de cada sugestão tua, mas que me lembre agora não tinha assim um que gosta-se mais para visitar, mas quem sabe quando fizer uma viagem
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  11. Há ai alguns sitios que também quero visitar mas trocava a primeira frase por "a melhor coisa da vida é comer" , tenho uns quantos sonhos irreais nesta vida e nunca recusaria se me pagassem para viajar, mas sem dúvida seria ainda mais feliz se me pagassem para comer. (isto não tem nada a ver com nada, mas a primeira frase fez-me pensar nisto. ahahah)

    Sonha mas Realiza

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem saberes, estás em sintonia com a minha publicação de amanhã ahah :D

      Eliminar
  12. Sem dúvida que sair da nossa zona de conforto e ir a locais incríveis como o que descreves é das melhores coisas :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  13. Tudo boas sugestões. Adorei a publicação :))

    Hoje:-Tempo nefasto, sem piedade.

    Bjos
    Votos de uma óptima Terça - Feira

    ResponderEliminar
  14. Conheço alguns que referes.
    O Palácio da Pena é lindíssimo.
    Ainda tenho muitos recantos por descobrir.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico sempre encantada com os relatos e os registos que encontro de lá *-*

      Eliminar
  15. Adoro Sintra e o nosso Palacio da Bolsa :)
    Beijinhos
    https://matildeferreira.co.uk/

    ResponderEliminar
  16. Conheço a maioria desses locais e são lindos e tal como tu também acho que vivemos num país incrível...

    https://checkinonline.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  17. Excelentes opções e algumas muito acessíveis. Por vezes há pessoas que vão para fora e recusam-se a viajar e a conhecer o país. Esta semana vou escrever sobre coimbra :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada!
      Por mais que tente, é algo que não consigo compreender, porque essa postura não me faz qualquer sentido. Acho, inclusive, que carece de alguma coerência.
      Adoro visitar Coimbra *-*

      Eliminar
  18. Concordo, o nosso país é maravilhoso, basta explorar.
    Desses sítios só fui ao palácio da pena, o palácio da bolsa passei muito vezes por ele mas nunca fui visitar, grande falha 🤔

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma questão de nos predispormos a essa exploração :)
      Um dia, conseguiremos colmatar essa nossa falha

      Eliminar
  19. Conheço bem o Buçaco e realmente é lindíssimo, se vieres, visita a Cúria, tem um jardim magnifico. Os outros que referes também não conheço. Quero conhecer melhor Portugal, assim como tu gosto de revisitar lugares onde fui feliz.
    Beijinho linda.

    r: sabes Andreia a liberdade às vezes é demais, foi uma grande conquista sim, tu ainda não eras nascida, eu era uma catraia, mas lembro bem algumas coisas muito más. Mas é um tema que daria pano para mangas.
    Quanto ao filho da Cristina a minha opinião é diferente da tua, acho que ele vai ser gozado sim, porque como nós adultos, às vezes e até sem querer somos maus, as crianças também o são e tu sabes. Achei que não havia necessidade daquela cantora se expor assim numa capa, se calhar se aparecesse só dentro na revista não me pareceria mal, pois cada um faz o que melhor entende :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho que voltar à Cúria, porque já não vou lá há muitos anos!
      Portugal tem tantos encantos, que o difícil é mesmo escolher *-*

      Estou longe de imaginar o sufoco daquele tempo porque, felizmente, nasci numa época com muito mais liberdade, mas parece que estamos a regredir nessa conquista.
      Sim, reconheço que há essa maldade - por vezes, não intencional, noutros casos sim. Mas a verdade é que se quiserem implicar com ele, arranjarão sempre forma de o fazer, quanto mais não seja por ser filho de quem é. Naturalmente, isso não é correto. Mas as pessoas, quando querem, conseguem fazer de tudo para espicaçar o outro.
      Pessoalmente, não me choca aparecer na capa, até porque também acho que pode ser um empurrão para não sexualizarmos tanto o corpo da mulher, neste caso

      Eliminar
  20. Uma curiosidade sobre o Palácio da Pena: o Palácio foi construído naquele lugar pois o Rei, na altura, disse ter visto ali "algo" que ele não sabia se era um homem ou um veado, que "desapareceu" assim que se apercebeu da sua presença. Então, existe uma sala no Palácio com pinturas de faunos feitas pelo próprio Rei, numa forma de representar aquilo que tinha visto. 😊 Quando vieres a Sintra, diz-me!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh, obrigada por esta partilha maravilhosa! Adorei ficar a conhecer esta curiosidade *.*
      Aviso, claro que sim

      Eliminar
  21. Tal e qual como eu, meu bem :D

    quero muito, muito, ir ao Palácio da Pena!
    Ótima escolhas :D

    NEW WISHLIST POST | DEAR SPPRING, ARE YOU THERE?
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, meu anjo <3
      O Palácio da Pena é mesmo um local encantado, mal posso esperar por explorar ao vivo

      Eliminar
  22. Da tua lista conheço apenas o Palácio da Pena mas quero conhecer todos esses sítios e muito mais! Beijinhos*

    ResponderEliminar
  23. O Palácio da Pena e o Budhha Eden... são dois lugares mágicos, que nunca canso de revisitar!...
    Adorei as tuas palavras, e a tua foto, como sempre, está fantástica!
    Beijinhos
    Ana

    ResponderEliminar
  24. Portugal é tão maravilhoso!
    Quero conhecer todo um leque de sítios, mas desta tua lista, sem dúvida, o Palácio da Pena e o Bacalhôa Buddha Eden :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo *-*
      São dois locais inspiradores. Mal posso esperar por explorá-los!

      Eliminar

Enviar um comentário