The Bibliophile Club // Abril

Fotografia da minha autoria


Tema: Thrillers e Mistério


O início do mês de abril foi um pouco antagónico no que diz respeito a leituras. Se, por um lado, comecei por me aventurar num autor desconhecido. Por outro, logo de seguida, regressei a um porto seguro. E tudo porque o tema quatro do The Bibliophile Club privilegiou os thrillers e o mistério, que assumem um lugar de destaque nas minhas preferências, uma vez que têm um registo que me entusiasma. Portanto, sentindo-me em casa, a minha escolha só podia ser feita no feminino, porque nunca recuso a companhia da Rainha do Crime.

Agatha Christie não desilude, pois há muita mestria na construção dos seus enredos. Apesar de não contar com muitos títulos na minha bagagem literária, confesso que me rendi por completo àqueles em que Poirot é figura central, pois abrilhanta a ação de imediato. No entanto, contando ou não com a presença desta personagem, as histórias cativam. Inquietam. E deixam-nos com uma profunda vontade de explorar cada pormenor. E é quando nos julgamos perto da resposta que a autora inverte o jogo e regressamos à casa de partida, a questionar onde erramos. Por vezes, o nosso palpito até se revela acertado, mas a dúvida instala-se com tanta força que só somos capazes de desvendar o enigma na parte final da narrativa. E isso, para mim, é genial, sendo já uma imagem de marca da escritora britânica.

A editora Livros do Brasil, através da Coleção Vampiro Gigante, avançou com o lançamento das Obras Completas de Agatha Christie. E eu fui agradavelmente presenteada, pelo Natal, com o número um, vindo diretamente da biblioteca pessoal dos meus tios. Fiquei radiante, ainda para mais quando percebi que cada exemplar contém dois livros - respeitando a sua ordem cronológica. Neste volume, encontramos A Primeira Investigação de Poirot e O Adversário Secreto, duas histórias tão distintas - na abordagem e na energia - e, ainda assim, tão apaixonantes. Enquanto a primeira me permitiu acompanhar a sagacidade de um dos detetives mais carismáticos, a segunda convidou-me a conhecer dois protagonistas hilariantes: Tommy & Tuppence.

A premissa de A Primeira Investigação de Poirot - também conhecida por O Misterioso Caso de Styles - é simples, mas é a rampa de lançamento para compreendermos a inteligência fora de série de Poirot e para entendermos como desenvolve os seus métodos de análise perante os dados que surgem e aqueles que procura fazer sobressair. E é impressionante como algo aparentemente insignificante provoca conjeturas tão perspicazes. Mas isso não está ao alcance de qualquer um, apenas de mentes astutas. O Adversário Secreto, por seu lado, apresenta uma dinâmica mais viva, equilibrada por uma dose de ingenuidade e uma certa ausência de noção do perigo. Neste segundo enredo não faltarão peripécias e muitos momentos de tensão. E sinto que tem um registo misterioso muito mais vincado, graças às pontas soltas que nos deixam em suspenso. A leitura torna-se, portanto, urgente. Há uma busca incessante por pistas. E por respostas. E existem, ainda, duas questões que não nos sairão do pensamento.

Pessoalmente, talvez pelo traço de novidade, fiquei rendida a Tommy e a Tuppence, quer pelas suas personalidades, quer pela ligação entre ambos. A aventura na qual embarcam é vertiginosa, deixando-nos sem fôlego. Contudo, independentemente dos protagonistas, ler a Rainha do Crime é sempre uma aposta ganha. Porque consegue criar ambientes imprevisíveis e vários planos de ação, despertando o nosso genuíno interesse em integrar a narrativa e descobrir o[s] verdadeiro[s] culpado[s]. Encantadora, rica e viciante, assim é a escrita de Agatha Christie. Certamente que não ficarei por aqui.


Deixo-vos, agora, com algumas citações:

«De súbito, algo no ferrolho pareceu prender-lhe a atenção. Examinou tudo demoradamente e, ágil, tirou uma pinça da pasta e com ela recolheu qualquer partícula minúscula, que fechou cuidadosamente num pequeno sobrescrito» [p:42];

«Estes papéis têm de ser salvos! Há maiores probabilidades com a senhora do que comigo. Quer levá-los?
A jovem estendeu a mão» [p:218];

«- Você não o conhece - repetiu em voz rouca. - Ele... ah!
Com um grito agudo de terror ergueu-se de um salto. A mão estendida apontava para a cabeça de Tuppence. Depois cambaleou e caiu ao chão com uma síncope» [p:318].


Nota: O blogue é afiliado da Wook. Ao adquirirem o[s] artigo[s], através dos links disponibilizados, estão a contribuir para o seu crescimento literário - e não só. Obrigada ♥

Comentários

  1. I have never actually read an agatha christie book before but I have her "the unexpected guest" book in my shelf! Haven't read it though.

    xoxo, rae
    http://www.raellarina.net

    INSTAGRAM | TWITTER | FACEBOOK

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agatha Christie is amazing! I never read this book but I'm interested

      Eliminar
  2. É uma das minhas escritoras favoritas. Já leste o livro "As dez figuras negras"? Uma vez recomendaram-me e ao início hesitei por não ser do Poirot, mas depois passou a ser o meu favorito! 😊

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda não tive a oportunidade de ler, mas está na minha lista de desejos da Wook, porque já me falaram maravilhas desse livro *_*
      O Poirot é tão carismático, que acaba por conquistar todo o nosso interesse

      Eliminar
  3. sem dúvida, meu anjo :D

    deve ser interessantíssimo!

    NEW PERSONAL POST | WHAT IS FREEDOM FOR YOU?
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  4. Eu não sei porque é que ainda não li Agatha Christie! Isto tem de mudar! :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se tiveres oportunidade, recomendo. Tem livros que são um autêntico vício :)

      Eliminar
  5. Há uns anos atrás li o primeiro livro da Agatha Christie e não consegui parar tive que ler todos os seus livros e ainda são bastantes, mas deu-me muito prazer.
    Um abraço e um bom 25 de Abril.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    Livros-Autografados

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como o compreendemos. É que lemos um livro e ficamos logo conquistados. A sua escrita é fantástica!

      Obrigada e igualmente*

      Eliminar
  6. Olá Andreia
    Eu na minha juventude li muitos livros dessa colecção!! Sou uma fã de Poirot e das suas investigações!!
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderEliminar
  7. Agatha Christie lembra-me a biblioteca da minha madrinha e dos meus primos :) foi das minhas primeiras leituras, tenho de reler sem dúvida e desta vez na língua original :)
    Beijinhos
    https://matildeferreira.co.uk/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que associação maravilhosa ♥
      Sinto que vale sempre a pena voltar a Agatha Christie

      Eliminar
  8. Nunca li Agatha Christie.
    Nao é o meu género de leitura, mas nada como sair da nossa zona de conforto e experimentar.
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Faz parte, nem todos os autores nos interessam :)
      Sim, sem dúvida. Concordo totalmente, Magui

      Eliminar
  9. Sai do teu porto seguro e lê Éduoard Louis.
    Gostas dos policiais nórdicos? De autores como JO NESBO?
    Eu ando sempre na busca de autores desconhecidos, embora, por causa de uma crítica que li AQUI, tenha comprado A CASA TORTA de Agatha Christie na tradução alemã.

    Continuação de boas leituras, saindo do teu porto seguro...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E saio, com o maior gosto. Mas também alturas em que adoro regressar aos de sempre :)
      Nunca li Jo Nesbo, mas tenho O Boneco de Neve na minha lista de desejos da Wook, porque fiquei mesmo curiosa com a sinopse. Quando o encontrar com um preço mais simpático, será dos meus próximos investimentos.
      Também é uma procura que vou fazendo, porque gosto de arriscar nesse sentido :)
      Adorei A Casa Torta! Apesar de ainda não ter lido muitas obras da autora, é uma das minhas favoritas

      Eliminar
  10. Li quase toda a obra da escritora. É das melhores no género.
    Amiga Andreia, um bom 25 de Abril e um bom fim de semana.
    Beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero um dia conseguir dizer o mesmo, porque seria um privilégio tremendo ler [quase] toda a sua obra *-*
      Obrigada e igualmente

      Eliminar
  11. Confesso que nunca tinha ouvido falar dessa altura nem desse livro
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  12. Adoro thrillers. Curiosamente nunca li nada da Agatha. Tenho mesmo que mudar isso =)

    Beijinho grande!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se tiveres curiosidade, aconselho. A escrita da autora torna-se viciante :)

      Eliminar
  13. Nunca li nada da Agatha Christie, sei que é inadmissível mas é verdade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pessoalmente, não sinto que seja inadmissível, porque há sempre autores que priorizamos mais. No entanto, se tiveres vontade de te aventurar, aconselho :)

      Eliminar
  14. Já li alguns livros desta autora... depois de se começar um livro... não se consegue parar!... Gosto imenso, dos enredos!... Agarra por completo o leitor!
    Beijinhos! Esperando que tenhas tido um óptimo feriado!
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tão verdade, é mesmo viciante! E tem o dom de nos fazer acreditar em determinadas pistas, dando-nos aquela ilusão de estarmos perto do culpado, para depois nos virar do avesso :p
      Obrigada, espero que também tenhas tido um feriado fantástico :)

      Eliminar
  15. Agatha era uma escritora criativa e muito competente. Li muitos livros dela, e meu favorito, é Uma Gato Entre os Pombos.

    ResponderEliminar
  16. Desconheço mas vou procurar:))
    HOJE, DO NOSSO GIL ANTÓNIO :-Meu amor: Eu estou aqui.

    Bjos
    Votos de uma óptima noite

    ResponderEliminar
  17. Tentar desvendar o final de um policial, é como tentar desvendar o truque do ilusionista: perdemos a verdadeira essência do romance ou da ilusão a tentar desvendar o mistério e no fim raramente acertamos.
    A ilusão é para ser vivida e não desvendada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade, mas acaba por ser um bocadinho inevitável :p

      Eliminar
    2. É tão inevitável como ir espreitar o fim de um livro. eheheh

      Eliminar
    3. Por acaso, isso já consigo evitar :p ahahah

      Eliminar
  18. Quando era miúda requisitava estes livros na biblioteca, vinha toda contente para casa e contava aos meus pais que trazia dois livros para ler de uma só vez!!!

    ResponderEliminar
  19. Também ando numa jornada para ler toda essa colecção da Vampiro Gigante, comecei o ano passado! Adoro o Tommy e a Tuppence! E o Poirot, claro :)
    Tenho vindo a fazer um ranking dos livros da Agatha, se quiseres espreitar: https://thebooknitpicker.blogspot.com/2018/03/do-pior-ao-melhor-agatha-christie.html . Não é uma tarefa muito fácil, são todos bons! :p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não fazia mesmo ideia da existência dessa dupla, mas fiquei rendida. Que incríveis :D
      O Poirot é uma personagem cheia de carisma!
      Vou espreitar com todo o gosto, claro :) pois, compreendo. Ainda não li muitos livros dela, mas tenho muita dificuldade nessa tarefa ahah

      Eliminar
  20. Apenas tenho um livro dela cá em casa, mas ainda por ler... ainda não tenho uma opinião formada da Agatha por ainda não me ter estreado. Mas hoje estreei-me com o único e fantástico Ricardo Araújo Pereira, com o seu humor!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aconselho muito a estreia, minha querida, apesar de ser suspeita :p
      Ainda não me aventurei na obra dele, mas tenho que tratar disso

      Eliminar

Enviar um comentário