Sete // Faces do Humor

Fotografia da minha autoria


«A vida é feita de três quartos de comédia»


É no meio de gargalhadas que descomprimo das inquietações próprias da nossa jornada. Por essa razão, o humor sempre foi uma presença na minha vida: não só pelo claro poder de entretenimento, mas também pelo caráter interventivo e humanitário. Porque, expondo fragilidades da sociedade, coloca temas pertinentes no centro da discussão, quebrando preconceitos e alargando horizontes. A comédia pode não ter a pretensão de consciencializar civicamente, mas tem-se revelado um vínculo valioso nesse sentido.

Quando escrevi sobre Erro Crasso, mencionei o quanto cresci com referências que estreitaram o meu laço a esta arte. Fernando Rocha - que se soube reinventar, sem perder a sua identidade - e Bruno Nogueira - tão talentoso e camaleónico - serão sempre as duas personalidades principais nesta minha relação próxima com o humor. Mas fui acrescentando outros nomes à lista, até porque senti essa necessidade de conhecer mais. E, quase todos os dias, em formato de vídeo, de podcast ou, inclusive, de texto, contacto com extensões desta realidade. Porque priorizo a sua manifestação artística. Nas minhas pesquisas no youtube, por exemplo, há uma preferência clara no conteúdo. Por isso, também sou fiel seguidora de Roda Bota Fora, Os Barbixas, os Castro Brothers, Diogo Batáguas ou Môce dum Cabréste. E há espaço constante para novidades.

A minha maturidade, em permanente consolidação, nem sempre me permitiu compreender o tom e a identidade abraçada por alguns profissionais. No entanto, de mente aberta, fui procurando desconstruir a mensagem. E, atendendo a que me familiarizei com a ironia e o sarcasmo, muitas outras componentes começaram a ser mais claras. Além disso, deixei de olhar para o sentido literal de tudo e mergulhei nas entrelinhas da piada. E rendi-me a Rui Sinel de Cordes, que é, muito provavelmente, o caso mais explicativo desta minha mudança de perceção. Reforço a certeza de que nem sempre há um significado social no material que constroem. Por vezes, o objetivo é apenas provocar o riso na plateia. Mas isso, por si só, já seria admirável. Porém, confesso, aprecio este acréscimo de provocação que nos faz pensar para lá do nosso ego.

Tenho plena consciência de que há nomes que me acompanharão para sempre. Que há outros que permanecerão durante uma fase específica. E que existem alguns que, mesmo sem figurarem num topo de preferências, não deixam de ser presença assídua, como é o caso de Guilherme Duarte, António Raminhos e Joana Marques. Nesta dança cómica, que eu tanto admiro, há sete faces humorísticas que não dispenso.

Luís Franco-Bastos: O homem das mil vozes, consciente e visionário. É, sem qualquer dúvida, o profissional que me enche mais as medidas. E nunca será demasiado recordar a sua Voz da Razão.


Diogo Faro: Altamente sarcástico, fascina-me a sua luta ativa pela igualdade - e pela humanidade. E acho maravilhoso que recorra à sua arte para desmascarar problemáticas fraturantes da nossa sociedade.


Bumba na Fofinha: A Mariana Cabral é muito natural na sua forma de abordar os mais diversos assuntos. E esse lado genuíno cativa.


Salvador Martinha: É talento nato. E eu sou uma apreciadora assumida do seu humor e dos trabalhos que tem apresentado. E se há ideias que a nós, comuns mortais, nos parecem completamente descabidas, com o seu cunho ficam perfeitamente exequíveis e hilariantes.


Hugo Sousa: Foi, até à data, dos poucos humoristas que vi em palco. E fiquei conquistada. Porque o seu sentido de oportunidade é crucial e a sua entrega envolve-nos de imediato na piada. Há uma descontração no seu registo que me parece essencial.


Guilherme Fonseca: Na minha opinião, merecia muito mais reconhecimento, não só pela graça genuína, mas também por partir sempre de uma base proximal. Há muita inteligência nas suas piadas.


Pedro Teixeira da Mota/Carlos Coutinho Vilhena/ Guilherme Geirinhas: Têm estilos similares, mas uma identidade muito própria. E só os incluí no mesmo patamar por tê-los conhecido graças a um projeto comum - Bumerangue. As carreiras têm seguido caminhos separados, mas o futuro só poderá ser promissor para os três.





Quais os vossos humoristas favoritos?

Comentários

  1. Que seria de mim sem o Humor :) Herman José, Monty Python, Ricardo Araújo Pereira, Nuno Markl, Joana Marques, Bruno Nogueira e Ricky Gervais são as minhas recomendações:) Ainda ontem o nosso jantar foi inspirado pelo Nelo do Herman :)
    Beijinhos
    https://matildeferreira.co.uk/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma arte tão valiosa! E torna-se ainda mais incrível por existirem personalidades tão talentosas, que nos inspiram :)

      Beijinhos*

      Eliminar
  2. Ao ver a fotografia do nosso Teatro Sá da Bandeira, embora eu prefira as peças de teatro no Teatro Nacional de São João, apeteceu-me dar um pulo à cidade invicta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho tantas saudades de ir ao Teatro Nacional de São João! Tinha profissionais excelentes *-*

      Eliminar
  3. A vida não é só casa, trabalho e vice-versa,
    porque, a vida é muito mais do que tudo isso
    das quatro estações do ano qual a mais bela
    que possa ser a Primavera, pois eu acredito!

    A comédia faz-nos rir,
    a miséria deitar lágrimas
    os vídeos gostei de ouvir
    e de ler as suas palavras!

    Tenha um bom fim de semana Andreia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A comédia salva-nos sempre!

      Obrigada e igualmente, Edumanes

      Eliminar
  4. Tudo bons motivos para passar bons e divertidos momentos :))

    Hoje:-"A carta" - a esperança é a minha única salvação. {Poetizando e Encantado}

    Bjos
    Votos de uma óptima Sexta - Feira.

    ResponderEliminar
  5. Confesso que alguns não conhecia, mas sempre coisas que é bom conhecer e rever
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico contente por mostrar coisas novas. Espero que tenhas gostado :)

      Eliminar
  6. Eu sou aquela pessoa que está tudo a rir-se das piadas e eu estou a achá-las parvas. É mesmo muito dificil um humorista fazer-me rir porque geralmente acho tudo estúpido, em contrapartida sou aquela a quem arrancas facilmente um sorriso com uma frase super banal no dia a dia..

    Sonha mas Realiza

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dependendo do humorista, é muito fácil rir-me da piada. Porque não a observo dessa perspetiva. A não ser que o artista não a tenha construído bem

      Eliminar
  7. Apenas não conhecíamos o Guilherme, os restantes somos assíduas!! Adoramos o erro crasso :D

    Beijinhos,

    http://damselme.blogspot.pt/?m=0

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Fonseca ou o Geirinhas?
      O Erro Crasso é brilhante, nem acredito que já vão para o último episódio da temporada!

      Eliminar
  8. Conheço e acompanho algumas personalidades que mencionas-te, outras ainda não conhecia mas vou já saber mais.
    Beijinhos
    https://virginiaferreira91.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  9. A great post! I love your blog < 3
    I am following you and invite you to me
    https://milentry-blog.blogspot.com

    ResponderEliminar
  10. Também gosto muito! É dos podcasts que mais ouço :)

    ResponderEliminar
  11. Rowan Atkinson, Fernando Rocha e Marco Horácio.

    Beijinhos grandes :*

    ResponderEliminar
  12. Confesso que não sou muito fã de humor, humoristas/comediantes, alguns dos que mencionaste eu posso achar alguma graça, como a Bumba, o Franco Bastos, o Faro... também gosto por vezes das piadas mais populares da Ana Arrebentinha, mas há outros que não suporto porque usam muitas vezes a desculpa do humor para ofender ou para brincar com assuntos que para mim são sérios, como esse Rui Sinel de Cordes.
    Muitas vezes são estes humoristas que perpetuam o preconceito, o racismo, o machismo.

    MRS. MARGOT

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não estou familiarizada com o trabalho da Ana Arrebentinha, confesso.
      O meu primeiro contacto com Rui Sinel de Cordes também não foi o mais feliz. No entanto, comecei a perceber que aquilo que encaramos como assuntos sérios não deixam de ter uma margem de satirização. Isto porque acredito que a vida já é demasiado "pesada" para a levarmos sempre nesse registo formal. Além disso, mostra-nos que determinados temas só perpetuam a diferença porque assim o pretendemos. Sei que pode chocar, mas porque é que é aceitável fazer piadas com gordos, mas se se toca em doenças já é grave? Se pensarmos bem, ambas podem afetar-nos profundamente, tudo depende da maneira como encaramos as circunstâncias. E foi, precisamente, com o Sinel de Cordes que comecei a fazer esta desconstrução

      Eliminar
    2. Obrigada, Mrs Margot por teres dito tudo o que eu penso sobre o Sinel de Cordes

      Eliminar
    3. O Sinel tem um tipo de humor que não agrada a todos, é certo, até porque foge do politicamente correto e não se importa de tocar na ferida. Não sinto é que o objetivo dele seja perpetuar o preconceito, o racismo e o machismo. Muito pelo contrário

      Eliminar
  13. De vez em quando vejo os vídeos da Bumba, mas é só quando me lembro... 😜

    ResponderEliminar
  14. é mesmo assim que eu gosto, meu bem :D

    realmente a comédia é uma arte!!! é preciso, no entanto, ter a mente um bocadinho "desimpedida" para que se possam entender bem as coisas!!

    NEW GET THE LOOK POST | TO DRESS THIS WEEKEND!!!
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo, meu anjo. Até porque só esse desimpedimento nos vai fazer compreender quem é o verdadeiro sujeito da piada

      Eliminar
  15. Não é fácil ser-se humorista, eu adoro o Guilherme Duarte do Por falar noutra coisa, humor com sarcasmo, adoro!!
    Esses que aqui falas não conheço :(
    Beijinho linda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Guilherme Duarte é mesmo hilariante! Tem sido um privilégio tremendo conhecer o seu trabalho :D
      Espero que, mesmo assim, te surpreendam pela positiva

      Beijinho, minha querida

      Eliminar
  16. Apesar de, como sabes, não me dedicar muito ao humor, Guilherme Geirinhas e Diogo Faro são dois dos que vou ouvindo e seguindo com mais atenção :)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário