Hard Club | Roda Bota Fora

Fotografia da minha autoria


«Os binóculos são os melhores para ver pássaros, de longe»


A passagem do tempo, por mais que soe a lugar comum, é fascinante e curiosa. Porque sentimo-la de uma maneira muito particular, dependendo sempre do que ansiamos. E do quanto desejamos que chegue determinado acontecimento. Quando escrevi sobre Roda Bota Fora, partilhei a esperança de realizarem uma tour que incluísse o Porto. Concretizou-se. E eu adquiri bilhetes com mais de um mês de antecedência. No entanto, a data tardava a chegar. E, depois, passou num sopro. E eu só queria ter o dom de eternizar esta noite épica.

Em jeito de contextualização, o projeto tem seis comediantes: Guilherme Fonseca, Pedro Sousa, Daniel Carapeto, Pedro Durão, Duarte Correia da Silva e Diogo Abreu. Um palco de combate: a 24 de abril, foi o Hard Club. E divide-se em duas partes: na primeira, cada elemento tem dez minutos de Stand Up a solo, enquanto, na segunda, acontece o verdadeiro Roda Bota Fora: uma batalha de onliners [piadas curtas], na qual cada participante tem duas vidas. E ganha, naturalmente, a piada que obtiver maior reação por parte do público - por gargalhadas e/ou palmas. É, ainda, nesta parte que contam sempre com a presença de um convidado surpresa - humorista ou não -, revelado apenas no momento. Na cidade Invicta, abriram duas sessões. E a convidada da primeira foi Cláudia Pascoal, que, estando fora da sua zona de conforto, ainda deu luta. Lamento por quem não teve a oportunidade de estar presente, porque perdeu um espetáculo incrível.

Faltavam 15 minutos para as 21h quando entrei na sala 2. E dei por mim a sentir um certo nervoso miudinho, como se fosse subir a palco. Mas acredito que seja uma consequência natural pela admiração que lhes tenho, enquanto projeto e enquanto artistas. E ter o privilégio de assistir ao vivo é, sem qualquer dúvida, indescritível. Por isso, abracei cada segundo em pleno. E embarquei nesta viagem alucinante, que me fez chorar de tanto rir. Inevitavelmente, seria de esperar que, sendo seis, se estabelecesse algum tipo de comparação, mas encheu-me o coração perceber que foram tão equilibrados. Tenho preferidos, reconheço, mas, mantendo um lado imparcial, foram todos brilhantes! Distintos na abordagem e no texto, marcando a sua individualidade, criaram uma dinâmica com ritmo, coesa e a transbordar qualidade. Além disso, mesmo que não fosse esse o objetivo, foram exímios a quebrar muros e preconceitos, e a diminuir a diferença. Partindo de temas inofensivos ou mais delicados - apesar de, para mim, todos os assuntos poderem ser satirizados -, este formato primou [como sempre] pela abrangência. E pela certeza de se ter reunido um grupo extraordinário, com um conceito original, que merece todo o reconhecimento.

O humor é a identidade que os define, ainda que alguns tenham profissões paralelas. E o palco fica-lhes bem. Mas é preciso coragem para enfrentar o público, sobretudo, por testarem material novo. Isso não é só criativo e desafiante, é também irreverente e imprevisível. É arrojado. E é por isso que convence e conquista de imediato - isso e o talento intrínseco a cada um, que é a característica chave, até porque não são estreantes nesta área; sabem o que fazem e o que valem. Fui vê-los ciente de que, embora tivesse assistido a todos os vídeos disponíveis, nunca estaria preparada para o que me esperava. E ainda bem. Porque superaram todas as minhas expectativas - por si só, elevadas. Levei os meus pais comigo e foi mesmo recompensador ouvi-los tecer tantos elogios. Eu sou supeita, porque adoro o projeto, mas eles só conheciam os traços gerais. Sabe-los rendidos foi especial. Claro que a minha opinião permaneceria inabalável se a reação deles não coincidisse com a minha, mas tem outro encanto quando partilhamos experiências com quem compreende o nosso fascínio e admiração.

Que noite! Roda Bota Fora foi sem filtro. Puro. Com muita honestidade. Em primeira instância, o principal é ter graça. E eles têm-na em abundância. E é necessário valorizar a audácia do trabalho que estão a desenvolver, porque, mesmo com experiência, sujeitam-se à falha e à validação da plateia. Preparam-se. Arriscam. E estão na linha da frente, onde poucos se aventuram. Por mais que tente, nenhuma das minhas palavras lhes fará justiça. Mas ter-lhes-ei sempre um profundo respeito. Ficaria mais tempo a vê-los atuar. Porque foram geniais. E proporcionaram um fragmento artístico que nunca esquecerei. Obrigada ♥

Comentários

  1. muito bacana conhecer o trabalho deles e sua experiencia com a empresa

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um grupo bastante talentoso! Merecem o maior sucesso possível *-*

      Eliminar
  2. Vamos sempre a tempo de conhecer-mos... basta querer:))

    Hoje :-Silencia-me nas palavras que te escrevo

    Bjos
    Votos de uma óptima Segunda - Feira.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Totalmente de acordo! É mesmo uma questão de nos predispormos a isso :)

      Eliminar
  3. Confesso que nem sempre conhecemos tudo
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade, faz parte. Por mais que conheçamos, nunca conhecemos tudo o que existe

      Eliminar
  4. Não conheço muito o trabalho, mas deve ter sido incrível.

    Beijinho grande! :*

    ResponderEliminar
  5. Rir e chorar (e chorar a rir), são expressões tão genuínas, que até os animais as têm.
    Eu acho que até as plantas sorriem e choram...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E é tão belo constatar isso. Porque, para além de nos implicar por inteiro, é mesmo algo natural

      Eliminar
  6. Awww que bom que gostaste! É tão bom quando saímos de um espectáculo em que desfrutamos tanto que parece que saímos dele de alma lavada. =)

    MRS. MARGOT

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adorei! Eles são brilhantes. Já ia à espera que arrasassem, mas foi mil vezes melhor *-*

      Eliminar
  7. Respostas
    1. Não fui lá muitas vezes, mas tenho sido muito feliz por lá :)
      Está um espaço fantástico!

      Eliminar
  8. Eu não conheço nenhum pelo nome mas até sou capaz de saber quem são ah!!!
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É capaz, sobretudo, o Guilherme Fonseca :)
      Se tiveres curiosidade, recomendo os vídeos

      Eliminar
  9. Parece-me muito interessante.
    Gostava de assistir.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sou suspeita, mas vale mesmo a pena! Todo o conceito está incrível e eles têm muita graça :)
      No youtube só está disponível a parte do jogo, mas, se tiveres curiosidade, recomendo

      Eliminar
  10. Respostas
    1. Foi graças ao Guilherme Fonseca que fiquei a conhecer os Roda Bota Fora :)
      São incríveis!

      Eliminar
  11. Oi, Andreia!

    Lembro quando falou deles aqui no blog... Imagino que tenha sido especial!

    Abraços, Cris

    ResponderEliminar
  12. muito obrigado, meu bem :D é mesmo isso que me move!

    não conhecia, de todo, o trabalho deles, mas fiquei mega curioso por os ir ver :o

    NEW TIPS POST | MOTHER’S DAY GIFT GUIDE!
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  13. Não conheço o trabalho deles. tenha uma ótima semana.

    ResponderEliminar
  14. Não conheço, mas já ouvi dizer que é de partir a rir

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sou suspeita, mas vale muito a pena! Eles são incríveis :D
      A parte do Roda Bota Fora está toda no youtube

      Eliminar
  15. Se bem me lembro querias muito vê-los, por isso, fico feliz por teres cumprido isso e por teres sido tão feliz nessa noite, boaaa!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E lembras-te muito bem, minha querida! Muito obrigada ♥

      Eliminar
  16. Não conheço o seu trabalho, mas fiquei cheia de curiosidade, após o teu relato de uma noite tão bem passada...
    Beijinhos
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sou suspeita, bem sei, mas é daqueles projetos que valem mesmo a pena conhecer. Além disso, são artistas que têm tudo para construir um percurso fantástico.
      Se tiveres curiosidade, a parte do Roda Bota Fora está disponível no youtube

      Eliminar

Enviar um comentário