Sete // Elementos Decorativos

Fotografia da minha autoria


«Home Sweet Home»


A decoração nunca foi um tema central no meu crescimento, muito por ser uma gestão assumida, durante toda esta fase, pelos meus pais. Naturalmente, houve sempre partilha de opiniões e gostos, sobretudo, quando as decisões implicavam o meu nicho. Mas, confesso, nunca perdi muito tempo a explorar esta vertente, embora me agradasse a leveza de espaços harmoniosos, minimais e identitários.

Estou longe de ter uma casa própria, no entanto, comecei a desenvolver uma paixão por este mundo extraordinário que é a arte de decorar ambientes tão nossos, que nos abracem e que nos sosseguem no final de cada dia - seja para recuperarmos energias, seja para recebermos a família e os amigos em serões descomplicados e de enorme união. E como acredito que o nosso lar deve ser uma fonte de paz, nada melhor do que o combinarmos nesse sentido. Além disso, os vários estilos disponíveis podem ser uma forma de expressão, uma maneira bonita de deixarmos falar o coração e de expormos a nossa alma.

A singularidade de determinados objetos fascina-me. Porém, entusiasma-me ainda mais quando desvendo o seu lado prático e funcional. Um dia que tenha o meu espaço, sei que tirei uma voz mais ativa neste processo. E existem sete elementos decorativos que não poderão faltar.

Parede de ardósia/magnética/de cortiça: O efeito fica fabuloso. E desperta um lado sentimental/emocional que, para mim, faz todo o sentido. Permitindo, igualmente, preservar recados, transmitir mensagens inspiradoras, destacar momentos, pessoas e viagens. As possibilidades, como é fácil perceber, são inesgotáveis. Por essa razão, seria um investimento a ter em conta.

Molduras/Quadros: A ideia de fixar na parede fragmentos de datas especiais entusiasma-me. E sinto que esta dinâmica contribui para que a nossa casa se torne mais próxima daquilo que somos, contando a nossa história. Além do mais, há citações de livros que quero muito eternizar. Portanto, estaria a juntar o útil ao agradável. Ter paredes lisas tem o seu encanto, até pela noção de serem uma tela em branco. Contudo, adicionar-lhes estes pedaços de vida é outra forma de valorizarmos a nossa jornada.

Cadeira suspensa [baloiço]: Ter um canto de leitura é prioritário, ou não fosse esta uma das minhas paixões maiores, assumindo uma extensão da minha personalidade. Assim, para além de ter uma zona confortável e cheia de identidade, gostava que este elemento fosse um dos seus focos centrais. Porque é amoroso. E porque confere uma harmonia maior a este cenário encantado [no fim de semana, encontrei um na loja do Gato Preto que fortaleceu ainda mais este meu desejo].

Suculentas/Catos: Nunca tive muitas plantas dentro de casa, mas defendo que acrescentam logo outra vida às divisões onde são incluídas. E como sempre fui fascinada por catos e suculentas, certamente que serão uma escolha quando surgir oportunidade.

Almofadas: Gosto da sensação de conforto e da explosão de cor - ou da sobriedade de tons neutros, que equilibram o ambiente. Mais do que utilizá-las para dormir, quero apontamentos que ajudem a compor a moldura do quarto e/ou da sala. E acho que as almofadas permitem conjugações que ficam um autêntico mimo.

Velas e Pão de Forma: Tenho, curiosamente, uma vela no formato desta carrinha tão icónica. Sem qualquer dúvida, são dois elementos com uma energia muito especial, que farei por preservar. E, talvez, mais importante ainda, são a minha cara. E eu acredito que uma casa só fica completa com estes traços de personalidade, resgatando a simbiose perfeita entre o lado visual e os aromas.

Prateleiras suspensas/em formas geométricas: Este traço original convenceu-me, até porque atribui uma certa irreverência. Quer para suportar livros, quer para expor elementos decorativos, apresentam um toque único. E construções arrojadas também. Porque decorar é brincar com o que temos à nossa disposição, criando padrões que favoreçam os nossos gostos e o estilo que queremos acolher.


Que elementos decorativos não podem faltar nas vossas casas?

Comentários

  1. Ando muito focada em fotografias e almofadas neste momento... As suculentas/catos também já fazem parte da nossa vida!!

    Adorei a foto e a reutilização dos objectos!!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aconchegam logo a divisão, seja ao nível de conforto, seja ao nível de memórias *-*

      Muito obrigada! Achei este detalhe maravilhoso

      Eliminar
  2. Adoro plantas e estantes, para colocar os livros *-*
    Mas ultimamente gosto muito de ver em vários espaços buddhas e coisas que remetam às culturas da Ásia. Transmitem paz e tranquilidade :)
    Dreamcatchers também são essenciais do meu ponto de vista! :)
    Beijinho grande, querida *

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fica um ambiente lindíssimo e harmonioso, sem dúvida *-*
      Também não dispenso caçadores de sonhos

      Beijinho grande <3

      Eliminar
  3. Francamente, neste momento estou na disposição de deitar tudo fora. O que me vai custar mais sāo os livros, os Cds (embora nunca ouça música) e os DVD'S.
    Uma casa vazia é mais fácil de limpar.

    Detesto cactos, todavia a fotografia é engraçada.

    Uma semana abençoada, não no sentido religioso, mas sim no sentido artístico:-*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mais fácil de limpar, de facto, mas também fica mais despida e fria. O que, para mim, não seria uma opção. Prefiro perder mais tempo nas limpezas :)

      Obrigada e igualmente

      Eliminar
  4. Almofadas estamos de acordo. Com diferentes padrões que revelem personalidade. Prateleiras suspensas são sempre uma boa ideia. É minimalista e quanto mais clean (na minha opinião e gosto pessoal) melhor.

    Boas dicas e partilhamos os mesmos gostos em termos de decoração ;)

    Beijinhos,
    Ricardo, www.opinguimsemasas.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também sou muito adepta do "mais clean" possível, transmite logo outra paz :)

      Fico contente por saber isso!

      Eliminar
  5. Gosto de tudo, almofadas, velas, suculentas, aliás em casa dos meus pais tínhamos um pátio com vadis com flores e plantas assim parecido com o teu. Adoro! Agora também tenho um pátio e estou inspirada pela minha infância. Sugiro que visites a loja imperfect que ja falei no meu cantinho para veres os bonitos casos para cactos e suculentas e porta-velas ;)
    Beijinhos e boa semana😘*
    https://matildeferreira.co.uk

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São detalhes que ajudam a complementar o nosso espaço, a torná-lo mais próximo daquilo que nos move :)
      Obrigada pela dica, minha querida, vou lá espreitar!

      Eliminar
  6. Muito bem, adorei :))

    Hoje_____Fantasias envolventes

    Bjos
    Votos de uma óptima Segunda - Feira

    ResponderEliminar
  7. O teu *James* é apenas um elemento decorativo do Bayern München.
    Ele continua sentado no banco dos suplentes e vai ficar lá até ao final.
    Que mania que tu tens, Andreia, dos jogadores | homens latinos!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que não lhe retira talento, nem mérito. Além disso, o Bayern é que perde ao desperdiçar um jogador tão talentoso.
      Não é uma mania, até porque não é um elemento que considere para o efeito. Interessa-me, sim, a qualidade em campo :)

      Eliminar
  8. Tudo boas sugestões para decorar uma casa.
    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  9. Confesso que decoração não é uma coisa que me chame muito atenção, mas também depende dos dias, mas adorei esse tua fotografia
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  10. Mais cedo ou mais tarde todos acabamos por gostar deste tema. Também estou longe ter a minha casa porque deveria colocar tudo a minha maneira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A certa altura, passa também por ser uma necessidade, porque tudo influencia o nosso bem-estar dentro de casa. E é bom quando o nosso espaço reflete aquilo que somos

      Eliminar
  11. Na minha casa não pode faltar livros em todas as divisões e molduras, suspensas ou não, de fotografias analógicas que eu e o meu namorado tiramos.
    Beijinho e boa semana*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh, que maravilha *-* revejo-me nessa preferência!

      Obrigada e igualmente

      Eliminar
  12. Dos que referes quero para mim os quadros, o baloiço, as almofadas e as prateleiras. Tenho um trauma com velas embora goste do cheiro.Talvez um dia o supere. ahaha

    Sonha mas Realiza

    ResponderEliminar
  13. Olá Andreia
    Eu sempre amei decoração, talvez este gosto venha da loja que tive em que tinha de escolher peças de decoração não sei, eu acho que gosto desde sempre!! Gosto das tuas ideias e espero que as concretizes!!
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode ter sido um grande incentivo, sem dúvida :)
      Muito obrigada!

      Eliminar
  14. Quadros/molduras, almofadas e catos. Adorava ter um baloiço como o da Lua de Joana deve ser incrível.

    Beijinho grande! :*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sinto que torna o ambiente muito mais mágico, bem apropriado à leitura :)

      Eliminar
  15. Eu adoro plantas e também tenho muitos cactos e suculentas. Para além disso, também gosto muito de bonsais e tenho alguns a "decorar" o meu quarto! 😊

    ResponderEliminar
  16. De tudo só dispensava a cadeira de baloiço ;) Também gosto de decorar a casa, mas pouca coisa para não dar muito trabalho a limpar ahahahah Vais ter a tua casa própria um dia e aí farás tudo a teu gosto.
    Beijinho Linda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E coisas a mais também acabam por incomodar. O ideal é mesmo equilibrar :)
      Sim, um dia acontecerá

      Beijinho grande, minha querida

      Eliminar
  17. Tenho imensas molduras espalhadas pela casa, principalmente com fotos das minhas filhas.
    Tenho poucas almofadas, acho que não são práticas para nos sentarmos nos sofás.
    Cada pessoa deve criar o seu próprio estilo de acordo com os seus gostos.
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que ternura *-*
      Acho que dependerá sempre da quantidade e da almofada
      Sim, sem dúvida. Isso é fundamental!

      Eliminar
  18. Adoro tudo que citou, mas infelizmente minhas suculentas morreram e tenho que comprar outras. MAs fora isso, adorei seu post.
    Abraços.
    Niceness Beauty Blogger

    ResponderEliminar
  19. Oi Andreia! Aqui na minha casa não podem faltar objetos que me remetem a momentos bons, viagens inesquecíveis e pessoas amadas. Também amo plantinhas e tenho algumas (muitas) na sala, onde bate bastante sol. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sinto que a casa fica muito mais completa com esses objetos tão especiais *-*
      Que maravilha!

      Eliminar
  20. muito obrigado, meu bem :D

    parede de cortiça, cactos e suculentas, quadros e molduras, velas e almofadas são, sem dúvida, os meus objetos decorativos de eleição +.+

    NEW TIPS POST | NOBODY'S EVER TALKED ABOUT THIS!
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  21. Eu amo decoração. Amo mexer com essa arte.
    Na minha casa tenho algumas suculentas, bjus.

    ResponderEliminar
  22. Cada vez me interesso mais por peças decorativas e destaco muitos dos elementos de que falas. Só me faltam ainda os cactos! Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando damos por isso, já fomos completamente conquistados pela decoração :)

      Eliminar
  23. Almofadas, molduras, quadros e plantas, são elementos que não dispenso!...
    Estão aqui, por casa... por todo o lado!...
    Já os cactos e suculentas... tenho tendência para os afogar de tanta aflição que me dá vê-los passar sede... e por os tratar como algas... dá nisto... não resistem ao meu tratamento... :-))
    Beijinhos
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai, que maravilha! Dão logo outro aconchego à casa *-*
      Tens que os fazer passar mais sede ahahah

      Eliminar
  24. Tal e qual, cada vez me interesso mais por esse tema. Acho que a decoração é algo que diz muito sobre nós e deve transmitir-nos boas energias :)
    É certo que não tendo a minha própria casa, ainda não está tudo ao meu gosto, mas vou dando sugestões para que tudo se torne mais harmonioso eheh
    Almofadas, quadros, prateleiras, siiiim!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredito, no mesmo, minha querida. E acho que é por isso que esta paixão tem-se tornado mais consistente :)
      Sim, há opiniões que vão contribuindo para que o nosso espaço fique mais pessoal. E isso é maravilhoso :)

      Eliminar

Enviar um comentário