Rotas Singulares // O Projeto

Fotografia da minha autoria


«Viagens enchem a alma»


A minha alma de viajante anseia pelo momento em que, de roteiro na mão, colocarei vistos nos locais que pretendo palmilhar. Quero abraçar o mundo, mas não sem antes percorrer Portugal de Norte a Sul, porque ainda há muito deste país que me falta explorar. E, sobretudo, porque é o que me faz mais sentido. É o que me faz sentir. E eu priorizo bastante esta sensação de estar em casa, descobrindo rotas por onde nunca segui. A magia desta realidade passa pela certeza de não termos de partir para longe. Basta manter o coração aberto.

Concentrem-se, agora, em todos aqueles lugares maravilhosos que já tiveram oportunidade de conhecer. Já está? Agora idealizem aqueles que fazem parte do vosso imaginário e que aguardam a possibilidade de saírem do papel. Levantaram voo, não foi? Pois bem, já pararam para pensar que o local onde vivem [ou a vossa cidade] pode fazer parte do ideal de viagem de alguém? Sei que também demorei a encarar a situação desta perspetiva, mas compreendi que a noção de garantia me estava a levar num ritmo de negligência ao que me é próximo e que me corre na identidade. Além disso, ouvi demasiadas vezes que «o melhor de Gaia é a vista para o Porto». Não é verdade, sempre o senti. Mas como posso contestar se, até a mim, me faltam argumentos para provar o contrário?

Rotas Singulares surge, portanto, desta capacidade de passarmos horas a planear o itinerário perfeito, mas de nos esquecermos, muitas vezes, de explorar o que está tão perto. Simultaneamente, tem dois grandes objetivos: levar-nos a conhecer o que é nosso de um ponto de vista mais aprofundado - alargando horizontes e não colocando de parte os encantos que a nossa localidade pode oferecer - e permitir que o partilhemos nesta comunidade online. Porque é sempre especial trocar vivências e descobertas. Já há muito tempo que pretendia desenvolver um projeto com estas características, mas mantive-o fechado numa gaveta, porque me questionei sempre sobre a sua originalidade e pertinência. No entanto, como filha orgulhosa de Vila Nova de Gaia, percebi que não tinha motivos para o continuar a adiar.

No dia em que celebro o meu 27º aniversário, abraço um compromisso que me realizará em pleno. E tenho o maior gosto em convidar-vos para embarcarem nesta aventura comigo. 

// Sinopse //
Defendo que é muito mais interessante quando conseguimos sentir o cunho pessoal de quem nos escreve. É importantíssimo conhecermos a História de cada lugar, mas, confesso, privilegio a partilha de sensações e perceções. Porque o retrato histórico está à distância de uma pesquisa. O que observamos e sentimos só está disponível quando nos predispomos a abrir o livro.

// Bilhete de Identidade //
Descrevam, em traços gerais, a cidade onde vivem: nome, em que parte do país se situa, uma característica que achem interessante e que a diferencie das restantes. Aqui podem destacar tudo o que ajudar a construir o seu bilhete de identidade - incluindo dados históricos.

// Capítulos //
Escolham os pontos turísticos que quiserem, desde os mais conhecidos aos menos procurados. Desafiem-se a conhecer a fundo. E descrevam cada um deles com uma base muito pessoal: opinião, sensações, características, curiosidades, cheiros, cores, histórias e memórias que possam ter de lá. Não há limites. E, atenção, não precisa de ser uma descrição longa, coloquem é o vosso coração em cada partilha. Se ajudar, perguntem-se sempre porque é que aquele local é especial.

// Manifestação artística //
Escrevam muito. Fotografem na mesma medida. E de diferentes perspetivas. Porque as fotografias também ajudam a contar histórias e, por vezes, a traduzir aquilo que não está ao alcance das palavras. Se preferirem, podem também participar através de vídeo.

// Personagens & Tempo //
Este projeto, à semelhança do Storyteller Dice, destina-se a todas as pessoas que tenham blogue, instagram, facebook ou qualquer outra plataforma onde desenvolvam conteúdo ou façam partilhas por lazer. Não há qualquer periodicidade associada, ficando essa gestão à responsabilidade de cada participante.

// Epílogo //
- Podem optar por uma partilha única, onde façam um apanhado dos vários pontos turísticos, ou por várias;
- Se quiserem fazer parte desta aventura, enviem-me um e-mail para asgavetasdaminhacasaencantada@hotmail.com. Sempre que publicarem algo relativo ao projeto, enviem-me o[s] link[s], para que eu possa acrescentar ao separador das Rotas Singulares;
- Se partilharem nas redes sociais, utilizem a hashtag #rotassingulares_asgavetas.

Sejam autênticos. Divirtam-se. E desfrutem de cada traço do local onde vivem. Porque a alma de cada um deles está, também, na nossa entrega e na maneira como os valorizamos.


Quem alinha? 
[qualquer dúvida, não hesitem em enviar um e-mail]

Comentários

  1. Adorei a ideia, conta comigo!!!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Adoro viajar por isso adorei a ideia é a cidade em que vivo tem tanto mas tanto para conhecer assim como o país:)
    Beijinhos
    https://matildeferreira.co.uk/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico contente, minha querida :)
      Tudo serve de desculpa para conhecer o que nos rodeia

      Eliminar

  3. Primeiro, muitos parabéns novamente :)

    Depois, dizer que é mais uma iniciativa e projecto maravilhosos vindos da tua parte. Estarei interessada certamente.

    Enviarei um e-mail brevemente ❤

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, princesa ❤

      Enche-me o coração ler isso!
      Quando quiseres*

      Eliminar
  4. Também adoro viajar e estou de acordo o nosso país tem muita coisa bonita para se ver.
    Um abraço e uma Feliz e Santa Páscoa.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    Livros-Autografados

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É só mesmo uma questão de estarmos atentos :)
      Obrigada e igualmente!

      Eliminar
  5. >Um desafio interessante, a pensar!!
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada :)
      Se estiveres interessada, serás sempre bem-vinda

      Eliminar
  6. Oh que gostei bastante desse teu novo desafio
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  7. Passo para te desejar um feliz aniversário beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Não posso abandonar este lugar sem te dar os parabéns pela passagem do teu aniversário, Andreia 🎈🎈🎈 Muitas felicidades e muitos anos de imaginação e criatividade:-*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como assim abandonar?

      Muito, muito obrigada, Ematejoca! Beijinho grande*

      Eliminar
  9. Adorava participar, mas estou com pouco tempo! De qualquer forma quero ler todas as participações!
    Ah e já agora e novamente, Parabéns!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podes participar ao teu ritmo, sem qualquer entrave :)
      Muito obrigada!

      Eliminar
  10. Portugal é um país cheio de maravilhas por descobrir!

    https://checkinonline.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  11. Parabéns mais uma vez 😊
    Aqui está um desafio muito interessante, o problema é o tempo que é escasso, mas gostei bastante, Portugal é lindo 😊

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada :)
      Não há qualquer obrigatoriedade temporal, o que permite que cada um participe ao seu ritmo

      Eliminar
  12. Que bom! Fico tão contente por saber isso. Obrigada *-*

    ResponderEliminar
  13. Não sei se vou a tempo de participar. OH minha querida muitos parabéns espero que tenhas tido um bom dia.
    Rêtro Vintage Maggie | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vais sempre a tempo, minha linda, até porque este projeto não tem datas específicas :)
      Muito, muito obrigada!

      Eliminar
  14. Oi, Andreia!

    Que ótima ideia! Achei muito criativa... Certamente, renderá belas postagens e muitas informações...

    Abraços, Cris

    ResponderEliminar
  15. Wow, this looks amazing ♥
    A big hello from Germany!
    Hugs ♥

    ResponderEliminar
  16. muito obrigado, meu bem :D

    ai boraaaa! já estou ansioso!

    NEW TIPS POST | FEET SHOCK TREATMENT!!!
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  17. Muito bem. Adoro viajar e temos muitas coisas lindas... Não tenho é t€mpo, kkk :))

    Hoje:-Sigo os trilhos de uma linha infindável.

    Bjos
    Votos de uma óptima Terça - Feira.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, muitas vezes esse t€mpo acaba por nos condicionar, apesar de toda a organização e gestão financeira

      Eliminar
  18. Que ideia maravilhosa! Valorizar mais o que é nosso, mesmo que não pareça ter nada de mais. Muitos parabéns por este novo projeto meu anjo, tenho a certeza que vai ser um sucesso!
    Beijinho, Ana Rita*
    BLOG: http://www.margheritablog.com/ || INSTAGRAM: https://www.instagram.com/rititipi/ || FACEBOOK: https://www.facebook.com/margheritablog/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Faz-me todo o sentido! Muito, muito obrigada *-*
      Se te quiseres juntar, és muito bem-vinda, minha querida

      Eliminar
  19. Portugal é mesmo um dos países mais completos... tem neve, pradarias, praias, campo... tem história... modernidade... um país... maravilhoso, de facto para se descobrir... e depois... é o nosso!... Nele sentimo-nos sempre em casa... e com tanto por descobrir...
    Acho que fizeste a opção certa... antes de desejar conhecer... um pouco mais além...
    Beijinhos
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É, de facto, um país maravilhoso. Mas nem sempre lhe sabemos dar o devido valor.
      Faz-me todo o sentido, primeiro, conhecer o que é meu. E só depois partir à descoberta do que está lá fora. Claro que há oportunidades imperdíveis, mas, podendo, Portugal é prioritário :)

      Eliminar
  20. Que incrível! Mais uma ideia genial, querida :)
    Não sei se me aprontarei a participar, mas vou adorar ler <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada ♥
      Podes juntar-te quando quiseres, se assim te fizer sentido

      Eliminar

Enviar um comentário