Sete // Instrumentos Musicais

Fotografia da minha autoria


«Somos instrumentos musicais que vibram 
conforme o conteúdo da nossa mente»


O nosso coração é revestido de gavetas. E cada uma delas compartimenta o que somos e as paixões que nos movem. Dentro de mim, a música respira em liberdade. Define-me. E acompanha todos os meus passos. Porque as melodias tiveram, desde sempre, um grande impacto no meu crescimento e, até, na formação do meu caráter. Apesar de não pertencer a uma família de músicos, o que poderia justificar esta relação tão umbilical, é uma arte que me embala.

As aulas de Educação Musical eram, portanto, uma das minhas prediletas, sobretudo, quando tínhamos a possibilidade de explorar vários instrumentos, pois havia um traço de magia nesta exploração. Naturalmente, nem todos me provocavam a mesma curiosidade e sensação de conforto. Mas era uma experiência engraçada. Com muita pena minha, não passei ao lado de uma grande carreira. Porém, lamento não ter pensado mais cedo na possibilidade de ter aulas particulares, nas quais poderia adquirir e aperfeiçoar a técnica certa. Embora não tivesse a pretensão de seguir um caminho que não fosse de lazer, pelo menos, usufruiria de inúmeras conquistas, a começar pela superação pessoal. Vou deixar a porta entreaberta.

Há uns meses, a Cláudia S. Reis [Marés] desafiou-me a partilhar os instrumentos musicais que gostaria de aprender a tocar. Tenho sete. Todos tão diferentes. E, ainda assim, tão similares no meu fascínio.

Guitarra: É a minha paixão mais antiga. Adoro o som, o dedilhar das cordas e a sensação de conforto. Porque a associo a momentos entre amigos, à irresistível versão acústica das canções e ao fado.

Piano: É a elegância singular, quer na melodia, quer na postura requerida. Fico sempre sem palavras, uma vez que há uma delicadeza profunda, mesmo que a interpretação seja intensa.

Harpa: Transmite paz. E uma energia harmoniosa. Talvez ative o meu lado mais melancólico, mas acho o som altamente inspirador.

Saxofone: Tinha um vizinho e amigo de infância que tocava - e toca - saxofone. E houve muitas tardes em que o som dos seus ensaios invadiu a minha casa. A identidade tímbrica tornou-se familiar, ao ponto de me despertar este interesse em aprender.

Violoncelo: Foi através de Área de Projeto que tive a oportunidade de assistir a uma aula particular deste instrumento, na Escola de Música e Artes Alfredo Graça [EMAAG]. E fiquei rendida à sonoridade quente e aconchegante. Naquele momento, queria ser eu do outro lado, com tanta segurança e paixão, a mover o arco sobre as cordas.

Bateria: É, possivelmente, a manifestação mais livre e que me obrigaria a sair bastante da minha zona de conforto. Mas adorava, até pelo exteriorizar de múltiplas sensações.

Pandeireta: Se pertencesse a uma Tuna, seria a minha escolha, porque fico sempre entusiasmada na parte em que adquirem protagonismo em palco. O espetáculo fica logo com outra dinâmica e encanto. E o meu primo é o grande responsável pelo nascer desta minha paixão.


Que instrumentos musicais gostariam de aprender a tocar? 

Comentários

  1. Adoro bateria, violino, baixo e saxofone... ah e tenho saudades de ouvir o meu Rui tocar clarinete:)
    Beijinhos
    https://matildeferreira.co.uk/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Violino também é uma perdição! Tens que lhe pedir para voltar a tocar :)

      Beijinho grande

      Eliminar
  2. Toco guitarra e o meu irmão está a aprender piano. É emocionante ouvi-lo tocar ❤

    ResponderEliminar
  3. Destes sei tocar piano (o primeiro instrumento que fez o meu coração bater mais rápido) e consigo desenrascar-me na guitarra (apesar de não lhe ligar muito). Também não me importava nada de aprender violoncelo, até porque é muito diferente do violino e queria ver as diferenças. E também hei-de experimentar harpa... Tenho uma curiosidade enorme.

    Quanto às aulas privadas... Nunca é tarde demais para se começar. Se tens essa vontade de aprender pesquisa e encontra o melhor sítio para ti e o melhor instrumento. E se precisares de alguma dica podes contar comigo ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou a sentir uma pontinha de inveja ahahah
      Fiquei mesmo sem palavras quando ouvi a tocar violoncelo. É indescritível!
      Partilho, minha querida :)

      Sim, é mesmo uma questão de me organizar e procurar. Obrigada ❤

      Eliminar
  4. Piano pela magia e guitarra pela diversidade de sons. Também gosto da flauta de pan.

    Bom domingo!

    Beijinhos grandes, querida!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já não me estava a lembrar da flauta de pan, mas também não me importava nada de aprender a tocá-la :)

      Eliminar
  5. Quando era novo tive a oportunidade de aprender a tocar clarinete mas embirrei com o instrumento e hoje em dia adoro ouvir clarinete, coisas da vida.
    Um abraço e bom Domingo.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    Livros-Autografados

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo engraçado constatar as voltas que a vida dá :)
      Obrigada e boa semana*

      Eliminar
  6. Penso que seria menos bela,
    a música nos transmite alegria
    neste mundo vivemos com ela
    sem ela a vida mais triste seria!

    Sem tristezas, tenha uma boa tarde de domingo Andreia.

    ResponderEliminar
  7. Confesso que adorava saber tocar algo, tenho uma viola, mas não sei mesmo tocar nada, mas quando andava na escola acho que as aulas de música não era coisa que gosta-se muito
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Depende sempre muito do que é feito nas aulas. Quando são mais práticas, a envolvência é maior e mais significativa :)

      Eliminar
  8. Andreia alguns anos atrás fazia um curso de teclado, acho lindo a pessoa tocando algum instrumento musical, mais tenho vontade de continuar a fazer o curso de teclado, bjs.
    http://www.lucimarmoreira.com/

    ResponderEliminar
  9. Após a morte do meu pai, o meu avô paterno quis que eu aprendesse a tocar piano, porque estava convencido que eu tinha o talento do meu pai. Não tenho talento nenhum e nem sei mesmo quem herdou o piano do meu pai.


    A fotografia é uma das mais belas que aqui publicadas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Seria mais uma forma de perpetuar a sua memória, talvez fosse essa a vontade do teu avô paterno

      Foi tirada em Braga, a uma artista de rua que tocava divinamente *-*

      Eliminar
  10. Não sei tocar instrumento algum mas fico rendida ao som melodioso do piano
    Beijinhos e uma feliz semana

    ResponderEliminar
  11. Eu adorava aprender a tocar violino! Mas só sei tocar flauta... 😛

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Flauta também ainda dou uns toques. E no básico aprendi a tocar a Velha Infância, o que me divertia *-*

      Eliminar
  12. Talvez seja apenas uma questão de retomar. Voltando a praticar, sinto, deverás lembrar-te de tudo o que aprendeste :)
    Adoro Saxofone, é tão incrível!

    Espero que sim *-*

    ResponderEliminar
  13. Harpa eu adoro, transmite-me muita paz :)
    Beijinho linda.

    ResponderEliminar
  14. Às vezes também sabe bem, meu anjo :D

    Adoro guitarra e violino e só lamento não ter nenhum dom para saber tocar --'

    NEW OUTFIT POST | ANIMAL PRINT OBSESSION!!!
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O meu dom também não é muito, com bastante pena minha :/

      Eliminar
  15. A foto está fantástica!!

    Também adoro os sons do violoncelo e da harpa!!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Adoro guitarra e saxofone! Dois instrumentos, que considero absolutamente apaixonantes!...
    E mais uma foto fantástica, a ilustrar o teu post...
    Perco-me a ler as tuas palavras... e envolvo-me nos teus temas... e quase sempre me esqueço de elogiar as tuas fotos, que adoro!... Cabecinha esquecedora, a minha!... :-(
    Beijinhos
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Partilho da tua perspetiva :)
      Oh, que querida. Muito, muito obrigada. Sou muito grata por todo este retorno aconchegante

      Eliminar
  17. O que mais me fascina é mesmo o piano. Tem um toque tão singelo, tão especial! Se tivesse de escolher e aprender um, era ele sem dúvida :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem uma sonoridade magnífica *-*
      Quem sabe, um dia, não estaremos aqui a falar dessa experiência

      Eliminar

Enviar um comentário