Sete // Livros Publicados Em 1992

Fotografia da minha autoria


«Pássaros têm asas. Pessoas têm livros»


O meu compromisso com a leitura é pleno, mas sem perder o seu traço livre, porque não estabeleço metas excessivas dentro desta componente. Embora procure desafiar-me, permito, muitas vezes, que seja o meu estado de espírito a guiar a minha escolha. E, depois, vou gerindo com o tempo e com a minha disponibilidade emocional, tirando sempre o maior proveito desta experiência tão enriquecedora.

O Reading Challenge foi, desde 2015, o único elemento a estabelecer uma certa disciplina, tornando mais regular a minha dedicação e a transição para uma nova obra. Mas só o número final era estabelecido. Este ano, optei por me juntar a dois clubes literários - Uma Dúzia de Livros e The Bibliophile Club [aqui] -, que me fascinaram logo pela preferência por temas, em vez de se limitarem a um livro mensal comum. No entanto, não satisfeita com esta dinâmica, aventurei-me em pequenas provas particulares: no mês de março, li somente obras no feminino; em abril, maioritariamente, rodear-me-ei de literatura infantil; para setembro, possivelmente, reservarei a minha atenção na Saga Millennium. Mas preservo, ainda, a vontade de abrir outra gaveta.

Nasci no belo ano de 1992. E há muito tempo que pretendo descobrir livros publicados no meu ano de nascimento [o que acontecerá, muito brevemente]. Após alguma pesquisa, cruzei-me com sete títulos que despertaram a minha curiosidade.

Doze Contos Peregrinos // Gabriel García Márquez: Este livro «percorreu uma longa trajetória. Escritas, 118 perdidas e reescritas, as histórias do projeto inicial acabaram por se reduzir a doze», destacando «a solidão, o amor, o poder e a morte» em textos que só o autor soube criar com «uma mão de mestre».

Terra Sonâmbula // Mia Couto: «Tem como pano de fundo os tempos de guerra em Moçambique, da qual traça um quadro de um realismo forte e brutal. Dentro deste cenário de pesadelo movimentam-se personagens de uma profunda humanidade, por vezes com uma dimensão mágica e mítica, todos vagueando pela terra destroçada, entre o desespero mais pungente e uma esperança que se recusa a morrer».

Amor Natural // Carlos Drummond de Andrade: Estes poemas eróticos «são odes à vida, à Humanidade e, acima de tudo, à vitória do amor sobre a morte». Guardados durante anos, «revelam uma face nova do poeta», que preferiu mantê-los em segredo, «confiando aos seus herdeiros a tarefa de publicá-los após a sua morte».

Navegação de Cabotagem // Jorge Amado: «Com humor e auto-ironia», o autor «passa em revista a sua vida extraordinária, em episódios envolventes e vibrantes, dignos dos seus melhores romances».

As Pontes de Madison County // Robert James Waller: «Kincaid, de 52 anos, é fotógrafo da National Geographic — um estranho e quase místico viajante dos desertos asiáticos, dos rios longínquos, das cidades antigas, um homem que se sente em desarmonia com o seu tempo. Francesca, de 45 anos, noiva italiana do pós-guerra, vive nas colinas do Iowa com as memórias ainda vivas dos seus sonhos de juventude. Qualquer deles tem uma vida estável, e no entanto, quando Robert Kincaid atravessa o calor e o pó de um Verão do Iowa e chega à quinta dela em busca de informações, essa estabilidade desaba e as suas vidas entrelaçam-se numa experiência de invulgar e estonteante beleza, que os marcará para todo o sempre».

Quando Nietzsche Chorou // Irvin D. Yalom: «Friederich Nietzsche, o maior filósofo da Europa, está no limite de um desespero suicida, incapaz de encontrar cura para as insuportáveis enxaquecas que o afligem. Josef Breuer, médico distinto e um dos pais da Psicanálise, aceita tratar o filósofo com uma terapia nova e revolucionária: conversar com Nietzsche e, assim, tornar-se um detective na sua cabeça. Pelas ruas, cemitérios e casas de chá da Viena do sec. XIX, estes dois gigantes do seu tempo vão conhecer-se um ao outro e, fundamentalmente, conhecer-se a si próprios».

Tudo O Que Resta // Patrícia Cornwell: «Tudo o que resta são corpos em avançado grau de decomposição. Resta sempre, também, no local do crime, um misterioso valete de copas. Na trama está envolvida uma mulher publicamente conhecida, empenhada numa cruzada contra a droga, e um elemento do FBI que esconde provas para proteger alguém importante. Um caso sinuoso para a inquieta Kay Scarpetta desvendar».


Há livros publicados no vosso ano de nascimento que gostassem de ler?

Comentários

  1. Já li a «Terra Sonâmbula» e é uma obra magnífica! Vale muito a pena e quero reler! Forte e triste, mas bonita!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho esse livro reservado para Uma Dúzia de Livros. Estou mesmo curiosa *-*

      Eliminar
  2. Olha fiquei tao curiosa que fui ver os livros publicados em 1977, e Tieta do Agreste de Jorge Amado foi um deles :)
    dos teus nao li nenhum mas vi o filme As pontes de Madison County, mas ja foi ha tanto tempo que confesso que ja nao me recordava bem da historia...e fez-me bem ler o teu review :) Quero muito ler o de Mia Couto :)
    Beijinhos
    https://matildeferreira.co.uk/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh, a sério? Que máximo! Tenho imensa curiosidade em relação a Tieta, até porque estou rendida a Jorge Amado.
      Tinha conhecimento do filme, mas não sabia do livro.
      Irei lê-lo para Uma Dúzia de Livros e estou desejosa :)

      Eliminar
  3. Eu tristemente nunca li nenhum deles, no entanto, acho que o Mia Couto vai andar perto das minhas próximas escolhas. Tenho muita curiosidade!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também ainda não os li, mas adorava! O de Mia Couto será uma das próximas apostas. Estou mesmo curiosa também *-*

      Eliminar
  4. Já leste todos? qual foi o teu preferido?
    Nunca li nenhum desta lista..

    Novo Post no Table for two: Wish Slow Coffee House, já conheces?

    TheNotSoGirlyGirl // Instagram // Facebook

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também ainda não os li, mas são os 7 livros publicados em 1992 que mais me despertaram interesse :)

      Eliminar
  5. Adorei ler As Pontes de Madison County e não sabia que tinha sido publicado no ano em que nasci! Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou mesmo curiosa com esse livro :)
      Há coincidências mesmo giras!

      Eliminar
  6. São livros maravilhosos que vão agradar os amantes da leitura Andreia bjs.

    ResponderEliminar
  7. Da tua lista já li Quando Nietzsche Chorou e gostei bastante, já li alguns livros do autor e gostei muito. Do meu ano, após pesquisa, escolheria Torre Negra II de Stephen King.

    Beijinho grande, minha querida!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pela sua sinopse, parece-me bastante interessante!
      Tenho que ir pesquisar sobre esse :)

      Eliminar
  8. Os livros que escolheste de 92 são todos de bons autores.
    Andreia, um bom resto de semana.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  9. Nunca li nenhuns dos que falas e nunca tinha pensado nesta temática. Nunca procurei livros do meu ano.

    Sonha mas Realiza

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Era uma temática que há muito andava a vaguear no meu pensamento. E achei que esta semana das sete coisas seria uma ocasião perfeita para a explorar :)

      Eliminar
  10. Olá Andreia
    Tens aí muito boas obras e autores de excelência, és de um ano de boa casta!
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo! E sinto que são obras que têm todo para nos conquistar de imediato :)
      Um belo ano, sem qualquer dúvida

      Eliminar
  11. Confesso que não conhecia nenhum dos que falas-te
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alguns também só fiquei a conhecer depois da pesquisa pelo meu ano de nascimento :)

      Eliminar
  12. Fiquei curiosa com a obra de Gabriel García Marquez :D

    www.amarcadamarta.pt

    ResponderEliminar
  13. Respostas
    1. Também ainda não me aventurei, mas um deles será uma das minhas próximas leituras :)

      Eliminar
  14. Uma fantástica selecção literária!...
    Ainda não li nenhum deles... As Pontes de Madison County, é que já vi o filme, há alguns anos trás!...
    Beijinhos! Continuação de uma óptima semana, para ti!
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada :)
      O filme já tinha ouvido falar, mas ainda não o vi

      Obrigada e igualmente*

      Eliminar
  15. Também sou desse ano. 😁
    O último foi o que me despertou mais interesse.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O melhor ano :D
      Por ser um género que me fascina, também fiquei mesmo curiosa!

      Eliminar

Enviar um comentário