Uma Dúzia de Livros // Abril

Fotografia da minha autoria


Tema: Um livro de um autor que nunca leste


A literatura é um mundo inesgotável. Familiar. E de encantos redobrados. Mas não deixa de ser curiosa a nossa predisposição para regressarmos aos mesmos nomes. E eu tenho plena consciência de que não me desvio desta rota por muito tempo. Apesar de procurar diversificar, cedo à saudade - e à tentação - de me fazer acompanhar daqueles que me aquecem o coração, como é o caso de Miguel Esteves Cardoso, Torey Hayden, Miguel Sousa Tavares e Agatha Christie. E embarco neste colo que conheço quase como a palma da minha mão.

«Quantas vezes não damos por nós agarrados aos autores de sempre?». Esta é a premissa do tema de abril de Uma Dúzia de Livros, no qual somos desafiados a «contrariar a tendência e a experimentar um autor pela primeira vez». O meu entusiasmo foi imediato. Não só pela dinâmica, mas também por nos levar a transpor a nossa linha de conforto e segurança. E eu acredito que a descoberta tem uma sensação muito semelhante à de desembrulhar um presente: imprevisível. Emocional. E carregada de expectativas. Para lá do papel, as possibilidades podem ser infinitas. Assim como nas histórias. Por isso, optei por aventurar-me na obra de alguém que admiro, mas cujo trabalho literário não constava na minha bagagem: Diogo Faro.

Sou uma fã confessa do seu humor, do sarcasmo presente nas suas observações e da sua consciência cívica. Portanto, pareceu-me lógico dedicar-me, finalmente, a um livro da sua autoria. Além disso, adoro o formato em crónica, porque, embora não leia mais do que um exemplar em simultâneo, permite uma maior liberdade na leitura, nas reflexões e na sucessão de temáticas - e, por vezes, de problemáticas. Em Somos Todos Idiotas viajamos por 40 textos «que tratam a sociedade ao pontapé, sem direito a caixa de comentários». Brilhante!

A sua frontalidade é, em certa medida, revolucionária. Desconcerta. Provoca reações. E, por essa razão, é tão necessária. A voz ativa e mordaz, ridicularizando a nossa incoerência enquanto comunidade, coloca no centro da discussão temas fraturantes. Atitudes a serem repensadas. E a hipocrisia dos nossos juízos de valor, quando, não tão raras vezes assim, fazemos o que criticamos. Nesta «obra transversal», há lugar para todas as espécies - de assuntos e de pessoas. E há, também, uma excelente dose de humor, que nos arranca gargalhadas nas situações mais inusitadas. Porque, para o bem ou para o mal, conseguimos associá-las à realidade que nos envolve.

Pedro Durão, autor do prefácio, escreveu que Diogo Faro «ainda não é, mas vai ser, entretanto, a plenitude de um comunicador». Porque é «sarcástico, inteligente, culto [...] e, acima de tudo, não papa grupos». E conclui com a ressalva que me parece mais acertada: «o Faro é apenas o Faro. Íntegro e com a sua visão». O que se comprova na «evolução de cada página». Podemos não concordar com todas as considerações que apresenta, mas é percetível o quanto se mantém fiel aos valores que defende e àquilo em que acredita. Numa altura em que tanto se disserta acerta dos limites do humor - e mesmo sabendo que este livro foi publicado há três anos -, fascina-me quem tem a audácia de permanecer firme na sua jornada. Pois é esta verdade que faz prevalecer o carisma. E a identidade.

Somos Todos Idiotas é uma obra inteligente, com liberdade linguística e de pensamento. Além do mais, não nos confronta apenas com uma acérrima crítica social, também reserva espaço para temas mais sentimentais, que nos desarmam pela sua energia. Neste sentido, Livros Sem-Abrigo, Os coitadinhos que cá ficam, A doença das mãozinhas, Almoçar na casa dos avós. Ou não e Muito obrigada, avós estão no meu topo de preferências. Mas há, pelo menos, 40 motivos excecionais para nos perdermos de admiração. E não posso concluir sem referenciar as ilustrações fenomenais de Hugo Makarov, que abrilhantaram toda a história paralela, entre as palavras e as imagens.

A leitura é célere, quer pelo tamanho dos textos, quer pela fluidez do discurso, mas não perde sentido, porque o lado objetivo do autor não fomenta pontas suspensas e desconexas. Muito pelo contrário. Neste retrato contundente, é identificável a eloquência de Diogo Faro. Fossem[os] todos tão idiotas como ele!


Deixo-vos, agora, com algumas citações:

«Há uma advogada que lhe dá comida e livros. Há uma advogada de quem passei a gostar sem sequer saber quem é. Uma vez, ela perguntou-lhe o que andava ele a ler e ele respondeu "nada". Então, ela levou-o a uma livraria e ofereceu-lhe o livro que ele escolheu» [p:26];

«Há uma coisa divertidíssima na vida que se chama: prioridades. Preferes gastar o dinheiro em roupa em vez de ir ver a Grande Muralha da China? Fazes bem. Não vá um dia a muralha vir até ti e tu não teres nada adequado que vestir» [p:115];

«O cancro, já se sabe. É uma coisa horrível e não se pode fazer piadas com ele, porque vários estudos realizados pela Universidade Sénior de Agualva-Cacém - onde só são leccionados os cursos de Auto-Antropologia Paleolítica e Como Desenhar Pilas no Paint - indicam que quando alguém o faz, as células cancerosas percebem, riem-se muito e com gosto, e ao rirem-se acabam por se multiplicar ainda mais depressa e depois é um «ver se te avias (ai, que bela expressão) na quimioterapia» [p:123].


Nota: O blogue é afiliado da Wook. Ao adquirirem o[s] artigo[s], através dos links disponibilizados, estão a contribuir para o seu crescimento literário - e não só. Obrigada ♥

Comentários

  1. I hope that the storybook on how to counteract the trends represented by the main characters will later be translated into the language of my country ...

    I was curious about your review.
    Your review is very good

    ResponderEliminar
  2. Agora quero muito conhecer esse livro! Beijinhos*

    ResponderEliminar
  3. Somos não somos? Idiotas de criadores de ideias como costumo dizer ;)
    Beijinhos
    https://matildeferreira.co.uk/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando é assim, vale a pena ser idiota :) pena é haver outros tipos

      Beijinho grande

      Eliminar
    2. É mesmo o melhor a fazer. A nossa sanidade agradece :)

      Eliminar
  4. Não conheço o Faro, mas parece me muito interessante.
    Xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Recomendo, Marisa. Tem uma forma mordaz de analisar a sociedade :)

      Eliminar
  5. Olha que esse também não conhecia, mas parece ser bem bom para o fazer
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  6. Mais um sugestão de leitura que desconhecia. Obrigada pela partilha.

    Beijinho grande :*

    ResponderEliminar
  7. Nunca li nada do Diogo Faro.
    Mas gostei da sugestão.
    Andreia, um bom resto de semana e uma Páscoa Feliz.
    Beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sou suspeita, mas recomendo. As suas crónicas são brilhantes!

      Obrigada e igualmente :)

      Eliminar
  8. Nunca li nada desse autor, mas eu própria sou "viciada" em alguns autores!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que acaba por ser inevitável, afinal, se nos marcam, acabamos por querer voltar sempre à sua obra :)

      Eliminar
  9. Nunca tive um autor/a preferido .Esse já falaste dele (acho eu) mas nunca li nada dele.
    Beijinhos linda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi algo que fui percebendo com o tempo. E, agora, tenho alguns a ocupar esse lugar :)
      Sim, falei aquando do movimento Não é Normal

      Beijinho grande, minha querida

      Eliminar
  10. Muito interessante.
    Eu também acho:))
    Hoje, com a participação de ambos:- Páscoa :- JESUS é Amor, Luz, Felicidade (Poetizando e Encantando)

    Bjos
    Votos de uma óptima noite, e uma Santa Páscoa.

    ResponderEliminar
  11. Oi Andreia
    Não conheço o autor mas já fiquei curiosa para ler este livro
    Uma feliz e abençoada páscoa
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Eu também dou por mim sempre a ler os mesmos autores (sendo eles Stephen King e, tal como tu, Agatha Christie - adoro, adoro, adoro!). Às vezes apetece-me variar, mas nem sempre corre bem e depois esse é mais um motivo para voltar aos mesmos de sempre. Fiquei interessada em ler este livro. Lembrou-me os livros de crónicas do Ricardo Araújo Pereira!

    Uma boa Páscoa para ti, Andreia! 😛

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há uma familiaridade que nos conforta. Por acaso, nunca me aventurei em Stephen King, mas quero fazê-lo :)
      Sim, existe sempre esse risco, mas também pode correr bem, por isso é que procuro diversificar. E, felizmente, tenho encontrado obras/autores maravilhosos.
      Recomendo, lê-se super bem, até porque a escrita e a visão do Diogo Faro são exímias. Ricardo Araújo Pereira também está na minha lista

      Obrigada e igualmente *-*

      Eliminar
  13. Tenho mesmo de ler este e o seu outro livro. Sobre a felicidade dos portugueses :P
    Tenho tido uma curiosidade imensa na leitura de comédia, mas antes dele tenho os do Ricardo Araújo Pereira para ler... ele é o meu ídolo na comédia :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vale muito a pena, minha linda! Esse também tenho para ler :)
      Queria ver se Ricardo Araújo Pereira era o meu próximo investimento literário, porque tenho imensa curiosidade em relação aos seus livros

      Eliminar
  14. Não conhecia este livro, mas gosto de ler crónicas sociais!
    R: Quem me dera que toda a gente pensasse assim. É que é ridiculo as pessoas não assumirem o que fazem e depois vemos, por exemplo, algumas pessoas serem influenciadas com vídeos sem se aperceberem que a pessoa está a ser paga para dizer aquilo. :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um gosto que também partilho. E recomendo imenso as do Diogo Faro, porque tem uma forma de se expressar incrível!

      Esse tipo de atitudes é que acaba por desvalorizar o trabalho que estão a construir, porque a falta de honestidade só faz com que as pessoas se afastem. Num momento inicial, até podem não perceber e serem influenciadas, mas depois desinteressam-se

      Eliminar
  15. "Somos Todos Idiotas", já gostei desde o título, e pela tua descrição me pareceu ser um livro bastante interessante, fiquei curioso para saber mais sobre o autor também, não é a primeira vez que escreves sobre ele por aqui, no teu blog!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um livro fantástico, embora em seja suspeita. Adoro o trabalho do Diogo Faro, porque tem uma voz muito ativa em lutas de cariz social. E utiliza o seu humor, precisamente, para colocar algumas problemáticas em destaque.
      Não é, de facto. Falei sobre ele aquando a publicação do Movimento Não É Normal e do vídeo

      Eliminar
  16. Fiquei super curiosa em relação a este livro... que vou tentar achar um dias destes!
    Boa sugestão... com um autor para descobrir! Beijinhos
    Ana

    ResponderEliminar
  17. não consigo pegar em livros de humor mas secalhar tenho de o fazer !*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Recomendo muito. As crónicas são extremamente pertinentes. E o facto de estarem recheadas de humor e sarcasmo só as abrilhanta :)

      Eliminar
  18. Saudades Andreia!! <33

    E voltei para dizer que amoo o teu header *.*

    ResponderEliminar

Enviar um comentário