Natal | 7 Histórias para Encantar

Fotografia da minha autoria


«Minha vida é como um livro»


Era uma vez... Nem todos os livros se iniciam com esta expressão, mas todos procuram - à sua maneira - perpetuar o mistério que ela transmite. Com a época natalícia como fundo, o crepitar da lareira, uma bebida quente e uma manta, temos o ambiente perfeito para nos aconchegarmos em enredos cheios de magia, aventura, humor e, porque não, alguma dose de terror - dependendo da convencionalidade, do nosso estado de espírito ou do nosso lado alternativo.

É comum, no mês de dezembro, reler aquela que é, para mim, a história mais pura e carismática de sempre - e a minha eterna favorita: O Principezinho. No entanto, as opções literárias não se esgotam, quer para um programa individual e intimista, quer para presentear alguém especial. E, em relação a esta última vertente, acho que é das ofertas mais generosas. Curiosamente, ontem, estive a ver um vídeo da Inês Rochinha e não posso deixar de destacar uma frase que vai ao encontro da minha perspetiva: «Quando não sabes o que oferecer, oferece cultura ou oferece conhecimento».

Como a essência do Natal também se esconde nas entrelinhas de diversas narrativas, há sete que me parecem uma excelente companhia.

O Quebra-Nozes: Considerada a melhor obra de Hoffmann, esta história de Natal é absolutamente encantadora, porque nos remete «para a idade da infância e da inocência». A fronteira entre «o sonho e a realidade é difícil de destrinçar» e, por isso, acompanharemos uma série de peripécias inesquecíveis. Foi o único livro que li desta lista e podem encontrar a minha opinião aqui.

Um Conto de Natal [Charles Dickens]: É, talvez, «um dos mais conhecidos contos da literatura universal». E representa uma enorme caricatura social. «Poucos serão aqueles que ainda não ouviram falar do fantasma do Natal passado, do fantasma do Natal presente e do fantasma do Natal futuro e do velho avarento que é visitado por estes espíritos que lhe transmitirão o verdadeiro sentido do Natal». Já vi o filme inúmeras vezes, mas estou em falha com a obra física, e é, sem dúvida, daquelas mensagens que nos transformam.

A Noite de Natal [Sophia de Mello Breyner Andresen]: A poetisa tem um estilo inconfundível. E fazia todo o sentido incluí-la nesta seleção. «A consoada em casa de Joana é cheia de abundância e alegria. Contudo, a menina lembra-se do seu amigo Manuel, que nem vai ter presentes nem uma mesa farta nessa noite tão especial. Decide, por isso, ir ter com ele e dar-lhe o que recebeu. Guiada por uma estrela, Joana descobre, nessa noite, o verdadeiro Natal».

O Natal de Poirot [Agatha Christie]: Esta altura do ano também combina com um bom policial. E nada melhor do que nos aventurarmos na obra da Rainha do Crime, sobretudo, quando está presente uma das suas personagens mais fascinantes! «É véspera de Natal. A reunião da família Lee é interrompida por um ensurdecedor barulho de mobília a partir-se, seguido de um grito de agonia. No andar de cima, o tirânico Simeon Lee é encontrado morto. Quando Poirot entra em cena percebe que, estranhamente, o ambiente não é de luto, mas de desconfiança mútua... é que a vítima era odiada por todos. Cabe ao genial detetive a tarefa de descobrir quem foi capaz de passar das palavras aos atos».

Como o Grinch Roubou o Natal [Theodor Seuss Geisel]: Acredito que todos nós temos um pouco de Grinch. Não tem é que ser, necessariamente, contra uma das quadras mais apaixonantes. E importa nunca esquecer que todas as nossas atitudes são consequência de algo - isso nem sempre as justifica, mas acaba por as sustentar. «Jim Carrey imortalizou no cinema Grinch, personagem criada por um dos autores mais adorados de todos os tempos, Dr. Seuss. Agora, o clássico imperdível da literatura infantil chegou às livrarias».

Feliz Natal Lobo Mau [Clara Cunha]: Não estou familiarizada com a obra desta escritora [apenas de nome], mas, pelas breves linhas que descrevem este livro, sinto que tem um traço alternativo hilariante. «A autora de O Cuquedo regressou com a história do lobo mau que foi procurar o Capuchinho Vermelho, mas encontrou o Pai Natal. Será que merece um presente?».

Almanaque de Natal [Editora Guerra & Paz]: Para quem, como eu, vibra com cada detalhe desta época encantada, este volume é um bem a adquirir. «Profundamente ilustrado, pretende celebrar o espírito de Natal, que deve ser vivido todos os dias do ano e ser uma constante na nossa vida. Não faltam curiosidades, ideias, jogos, música e entretenimento». Além disso, «nesta compilação de factos, tradições e decorações, o humor é garantido... OH! OH! OH!»


Nota: O blogue é afiliado da Wook. Ao adquirirem através dos links disponibilizados, estão a contribuir para o seu crescimento literário. Obrigada ❣


Que histórias de Natal aconselham? Já leram alguma das anteriores?

Comentários

  1. Um Conto de Natal de Charles Dickens é talvez dos melhores contos de Natal que conheço e aproveito para desejar um Santo e Feliz Natal. 🎄

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderEliminar
  2. Feliz Natal Lobo Mau 🐺 não conheço, nem nunca ouvi falar de uma Clara Cunha.
    Os outros livros são mais que conhecidos.

    Eu estou a ler NATAL SEM PERFUME da escritora alemã Gabriele Wohmann. Contos agridoces, sem os sentimentalismos natalícios.


    ResponderEliminar
  3. Adoro contos de Natal :) Tenho de voltar a ler o da Sophia :)
    Beijinhos
    https://matildeferreira.co.uk

    ResponderEliminar
  4. Não tenho por ´habito ler livros dentro da temática da época; mas, curiosamente, ando a ler o Principezinho, a versão com anotações do José Luís Peixoto.

    Tem uma magia incrível. =)

    De seguida vou voltar ao "Fim da Inocência"

    Beijinho grande!

    ResponderEliminar
  5. Posso dizer que não conhecia mesmo, mas parece ser bastante bom
    Beijinhos
    Novo post //Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  6. Boas sugestões de leitura, gostei de todas.
    A foto, mais uma vez, foi muito bem conseguida.
    Andreia, os meus votos de um Feliz Natal, que se prolongue por todo o próximo ano.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  7. Antes de mais, adoro essa fotografia! Super gira! Confesso que nunca leio contos de natal. Sou muito mais voltada para filmes nesta época :p

    ResponderEliminar
  8. Gostei de conhecer os contos de natal, ainda não li mais gostei muito das indicações que você trouxe Andreia bjs.

    ResponderEliminar
  9. Fantástico texto... adorei :))

    Do nosso amigo Gil António, com :- Coração vagueando por ti ...em parte incerta

    Bjos
    Votos de uma óptima noite.

    ResponderEliminar
  10. Conheço só o Princepezinho, que por acaso adoro :)
    Beijinho linda.

    ResponderEliminar
  11. Confesso que adoro livros e filmes de Natal e já li alguns da lista :)
    Quero muito ler o quebra nozes, que acho que já li, mas não me recordo bem ^^

    Beijinhos grandes ^^
    O blog da Mó | Instagram | Facebook

    ResponderEliminar
  12. aiii +.+ fico tão de coração cheio ao ler isso, meu anjo. de verdade!!! que orgulho eu tenho :') Obrigado, obrigado!!!

    De todos, só li o Principezinho e "A Noite de Natal" de Sophia de Mello Breyner. :D Eu creio que esta data, em relação à cultura, tem uma energia diferente :D

    NEW TIPS POST | 5 HIGH COVERAGE FOUNDATION TO TRY NEXT YEAR.
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  13. "O Principezinho"... Aqui no Brasil conhecemos por O Pequeno Príncipe (como eu já havia comentado contigo, gosto de perceber essas diferenças entre os nossos países). O Quebra-Nozes é mesmo uma história que encanta. O da Sophia, apesar de admirá-la como poeta, não conheço, fiquei curioso. :)

    ResponderEliminar
  14. Eu ADORO o "Conto de Natal" do Charles Dickens! Talvez este ano leia o livro de novo,mas desta vez em inglês :)

    Feliz Natal! :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em inglês não me sinto confortável a ler, mas tenho que colmatar a falha deste conto na minha estante :)

      Feliz Natal ❤

      Eliminar
  15. Quero muito ler esse da Sophia... já tenho toda a sua obra poética e agora comecei a «coleccionar» as suas obras dedicadas às crianças e aos jovens :)

    ResponderEliminar
  16. Conheço grande parte deles, mas ainda não li todos. No entanto, parecem-me ótimas sugestões para esta altura :)
    "Um Conto de Natal" é dos meus clássicos preferidos, sem dúvida.

    ResponderEliminar
  17. Este Natal ofereci livros às primas do David e por mim recebia só livros. Livros são um presente para a vida. Não passam de moda. Não acaba a validade. Ficam para sempre. Esta é uma excelente lista 😊

    ResponderEliminar

Enviar um comentário