2018 | 12 Meses, 12 Álbuns

Fotografia da minha autoria


«A música descreve, detalhadamente, cada momento que você vive»


A minha alma alimenta-se de palavras. Escritas e cantadas. E é no meio de sonoridades singulares que encontra um espaço seguro para respirar. E para se transportar para ambientes não tão próximos da minha realidade. Ou, então, que a descrevem como se fossem um espelho. É impressionante o impacto que uma música pode ter em nós, porque tem o dom de nos ler. E há sempre um tema próprio para cada uma das etapas da nossa vida.

Sinto que esta é uma das artes que mais desperta o sentido de pertença e de comunidade, uma vez que expressa, na maioria das vezes, o que sentimos. Além disso, demonstra-nos que não estamos sozinhos. Por mais dramático e delicado que algum problema possa ser, ouvir um artista a partilhar uma experiência idêntica quase nos provoca uma catarse. Há um muro que quebra. O nosso peito fica mais leve. E a nossa jornada conquista um pouco mais de sentido. É por isso que defendo que não devemos desvalorizar qualquer expressão artística, porque nos sustenta e porque pode contribuir para a nossa cura.

A música - principalmente, portuguesa - é uma extensão da minha personalidade. Portanto, voltou a ser parte indispensável de mais um ano. Mantive-me na companhia dos de sempre - Rui Veloso, Os Aurora, Diogo Piçarra, Os Quatro e Meia, Mishlawi,... -, mas também me permiti abraçar novidades, que já fazem parte do meu coração. E a beleza deste processo intimo é que há lugar para todos, atendendo a que cada um tem o seu traço distintivo. Entre melodias familiares e outras que foram conquistando o seu merecido espaço, 2018 fica marcado por 12 álbuns que me enchem as medidas.

Janeiro: Lisboa // A versatilidade de um músico fascina-me. Ainda que o associemos a um estilo específico, é fantástico perceber que a sua visão musical apresenta horizontes amplos. E Richie Campbell, sinto, tem-se transformado ao longo da sua carreira, mas preservando a sua essência. Com Lisboa «regressa ao R&B e Dancehall". Apesar de ter lançado este trabalho em dezembro, de 2017, foi o álbum que mais ouvi no primeiro mês deste ano.

Fevereiro: Teu // O Paulo Sousa tem uma voz inacreditável. E um talento igualmente surpreendente. Fiquei a conhece-lo, há uns anos, através da sua participação no Factor X e mantive-me atenta ao seu percurso - dentro e fora do programa. Este ano, lançou o seu disco de estreia, que veio corroborar a imagem que tenho dele. Com letras inspiradoras e próximas, é fácil perdermo-nos a escutá-lo.

Março: Salto // O Fernando Daniel é um autêntico fenómeno! A sua voz arrepia e desarma-nos. Além disso, tem uma sensibilidade na escrita extraordinária. No terceiro mês do ano, surpreendeu o público com o seu primeiro álbum e o difícil é escolher uma música favorita, porque todas nos comovem de uma maneira única. O futuro só lhe poderá reservar conquistas grandiosas. E com este Salto tem tudo para voar.

Abril: Casa // Não é apenas o nome do disco que nos transmite uma agradável sensação de aconchego. Todas as canções que o compõem têm, efetivamente, um toque a casa. As letras falam-nos diretamente ao coração, porque a Carolina Deslandes tem uma forma mágica de se expressar. Num registo mais acústico, direto e carregado de amor, transmite-nos histórias puras e transversais. E, acredito, intemporais também. É um disco amadurecido, que espelha a sua transição enquanto artista. Arrisco-me a dizer que é um dos trabalhos do ano!

Maio: Carta Aberta // O vencedor da 6ª edição do Ídolos tem traçado um percurso interessante. Embora esteja, agora, a conquistar o seu espaço no panorama musical, tenho a certeza que será um dos nomes mais relevantes da cultura nacional, porque tem um registo versátil, mas bem definido. Paralelamente, e preservando o seu lado genuíno, não deixa de nos transportar para as suas maiores referências. Interprete, cantor e letrista, João Couto começou em força, cantando «a solidão, a fuga, o amor, o desamor, a rotina, as promessas» de uma forma muito pessoal. E contagiante.

Junho: Frag.men.tos // Descobrir artistas que me revolucionem por dentro pode não ser um processo simples, mas Janeiro conquistou-me ao primeiro acorde. Tem um timbre cheio, que conforta. Além do mais, irradia uma energia tão boa, que é complicado não nos deixarmos levar pelas mensagens que nos conta a cantar. Original, versátil e talentoso, presenteou-nos com o seu disco de estreia, que preserva o mundo lá dentro, mas que transmite a certeza de que é muito seu. Estes fragmentos chegaram no meu tempo certo e marcaram-me para sempre.

Julho: Maro Vol. I, Maro Vol. II, Maro Vol. III // Maro foi a descoberta mais brilhante do meu ano. A sua voz quente, mas leve, envolve-nos num abraço apertado. E sinto que as suas músicas têm o dom de nos acalmarem, de nos despirem de preconceitos e de nos levarem numa viagem de paz. Ao ouvi-la, parece que levito. Porque ela é extraordinária. E os volumes que tem partilhado comprovam isso mesmo - além de nos fazerem acompanhar fases distintas da sua vida, ao mesmo tempo que vamos conhecendo um pouco mais da sua essência.

Agosto: O Tempo é Agora // Até convidarem o Diogo Piçarra para uma colaboração, confesso, nunca tinha ouvido falar das Anavitória. Mas, assim que as escutei, rendi-me. Têm músicas lindas e um talento gigante. E a harmonia das suas interpretações é admirável. Há uma diferença considerável do primeiro para o segundo álbum, porque exploraram novas sonoridades e, consequentemente, apresentaram um produto mais maduro. O Tempo é Agora está incrível. E conquista-me mais um pouco sempre que paro a redescobri-lo.

Setembro: Lobos // Foi, uma vez mais, graças ao Diogo Piçarra que fiquei a conhecer um artista, até então, desconhecido para mim. Jão lançou o seu primeiro álbum e fiquei surpreendida com o seu talento. A definição do próprio músico sobre este trabalho não podia ser mais clara. E partilha tudo o que senti ao transitar entre faixas: «É cheio de altos e baixos no sentido de emoções, tanto nas músicas mais dançantes, como nas baladas. Dá para dançar e chorar ao mesmo tempo. Ele é muito confessional». É fabuloso!

Outubro: Suncity // Estou completamente apaixonada pelo timbre, pelo estilo musical e pela expressividade de Khalid. Seja em nome próprio ou em colaboração com outros artistas, o seu traço é contagiante. É um caso sério de talento, por isso, Suncity peca por ter poucas músicas, mas são todas viciantes. Claro que esta crítica nunca poderia ser negativa, é, apenas, a minha maneira de reforçar que o poderia ouvir uma vida inteira sem me cansar, porque é mesmo maravilhoso. É um génio em ascensão - e, talvez, o mundo seja pequeno para a sua mestria.

Novembro: Maus Êxitos // Os D'Alva ocupam um lugar cativo no meu coração. Este duo é extremamente consciente do mundo que o rodeia e não se coíbe de dar voz às causas que defende. Num registo mais interventivo, mas sem perder o lado leve e descomplicado, tão caractetístico de Alex D'Alva Teixeira e Ben Monteiro, demonstram toda a sua versatilidade neste disco. E as suas canções provocam-nos uma análise quase visceral. Sem qualquer dúvida, Maus Êxitos marca uma posição. E uma transição necessária e inteligente.

Dezembro: Mundu Nôbu // Há artistas que, para mim, mereciam um maior destaque no panorama musical, porque são dotados de uma qualidade magnífica. E um dos casos mais evidentes é Dino Santiago. Tem uma energia boa e reconfortante, que nos transporta para ritmos quentes e dançáveis. Juntando «funaná, morna, batuku e afro-house», o seu trabalho mais recente é «transnacional», mas com um claro sentido de casa. Sinto que existem álbuns que nos fazem querer viver dentro deles, como é o caso deste. Porque é «consciente das estruturas fundadoras da música cabo-verdiana, ao mesmo tempo que expõe o futuro que poderemos vislumbrar com o aproximar das tradições à música eletrónica de apelo global».


Quais os álbuns que marcaram o vosso ano?

Comentários

  1. Diogo Piçarra é o meu preferido desta lista ❤️
    Beijinhos e bom Domingo*
    https://matildeferreira.co.uk/

    ResponderEliminar
  2. Confesso que tenho andado um pouco afastada da música.


    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  3. Tal como a Isa, ando afastada, embora adore musica. Talvez por cansaço.Embora ouça no carro.
    =)
    Bjinhos ...Um 2019 cheio de novas conquistas.
    Por aqui com, "Poetizando e Encantando" Renovem-se os corações.

    ResponderEliminar
  4. A minha alma também alimenta-se de palavras escritas e cantadas, e não conheço, claro, tão bem de música portuguesa como tu, mas gosto muito de alguns artistas que conheço (e entendo muito bem essa tua conexão com a música feita em Portugal, eu também tenho uma conexão bem forte com a música feita aqui no meu país, mas costumo dizer que meus ouvidos são promíscuos e gostam de serem "infectados" por novos sons, e de diversos países mesmo, afinal há tanta música boa ao redor do mundo). Alguns desses citados aí no teu texto eu conheci através de ti mesmo. :)

    ResponderEliminar
  5. O novo disco da Aurea que é espectacular. O novo disco da Christina Aguilera. E o best of do João Pedro Pais.

    Bom domingo, minha querida! Beijinhos!

    ResponderEliminar
  6. Embora não compartilhe os teus gostos musicais, encanta-me a maneira sensível como escreves sobre esse assunto.

    O álbum que recebi recentemente foi STURM & DRECK | Feine Sahne Fischfilet

    Desejo-te um maravilhoso 2019 e, que continues uma rapariga encantadora e apaixonada pelas pequenas coisas boas da vida 🐷 (aqui na Alemanha oferecemos, na passagem do ano, um porquinho a familiares e amigos como talismã) 🐷

    ResponderEliminar
  7. Bom dia e bom Ano!
    Aqui estou para desejar uma BOA PASSAGEM DE ANO.
    Queria trazer algo especial para o Ano Novo… mas tive um problema:
    Como posso embrulhar toda a minha Amizade, um grande abraço e muitos beijos? Impossível!
    Então… decidi oferecer uma frase do nosso imortal LUIZ DE CAMÕES:
    “Jamais haverá Ano Novo se continuarmos a copiar os erros dos anos velhos”.
    Meditemos nisto e façamos do ano que vai começar UM ANO VERDADEIRAMENTE NOVO.
    FELIZ ANO NOVO! FELIZ 2019!

    Beijinhos
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada! Desejo-lhe um ano maravilhoso, cheio de amor e momentos felizes :)

      Beijinhos

      Eliminar
  8. Bom dia linda. Por aqu música só a do carro e pouca ;)
    Tens aí uma bela lista.
    Boas entradas no novo ano para ti e tua familia.
    Para o ano cá nos encontramos :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  9. Chamou-me a atenção por destacares a musica portuguesa e elogio-te por isso. Muitas destas musicas não conhecia, o que revela a tua atenção no que é menos popular. Parabéns pelas escolhas :)

    As musicas do tiago nacarato tb são fixes.

    ResponderEliminar
  10. Olá,

    Por acaso, a música não me faz sentir nada de especial. Devo ser caso raro, eu sei!

    Mas eu sou uma pessoa que aprecia o silêncio, e retiro imenso prazer do facto de estar sozinha a ouvir nada!

    Um Bom Ano para ti, repleto de novos sons que te inspirem!

    Beijinhos
    Margarida
    https://minhacasadopatio.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  11. O álbum Casa é sem dúvida um dos meus favoritos deste ano!

    ResponderEliminar
  12. Um álbum maravilhoso lindas as músicas suas escolhas são sempre geniais, Andreia Feliz Ano Novo bjs.
    http://www.lucimarmoreira.com/

    ResponderEliminar
  13. Realmente a musica faz parte do nosso dia a dia sempre, nem todos que falas-te conhecia, mas é sempre bom conhecer
    Beijinhos
    Novo post //Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  14. A vida é para ser bem vivida,
    com saúde seja maravilhoso,
    para si, Andreia, e sua família
    em paz desejo Feliz Ano Novo!

    ResponderEliminar
  15. Olá Andreia, passando para agradecer todas as visitinhas no meu blog durante 2018.
    Desde já, quero desejar-lhe Um Feliz Ano Novo de muita paz, saúde e muitas bloguices e que todos os seus objetivos sejam alcançados em 2019. Obrigada pelo seu carinho e companhia.
    Carinhosamente Joyce.

    ResponderEliminar
  16. Total! Mas tudo bem. Acontece! hahaha! ;)

    Amo saber do seu lado musical. Não tive nenhum álbum marcante esse ano! Apenas músicas isoladas!

    Ótimo domingo!

    Beijo! ^^

    ResponderEliminar
  17. Nunca ouvi nenhum desses albuns por inteiro mas tenho curiosidade com alguns! Beijinhos*

    ResponderEliminar
  18. Tenho dias que ouço bastante enquanto estou no PC, mas depende. Adoro todo o tipo de musica, mas depende do estado de alma. :))

    Bjos
    Votos duma boa noite, e um feliz Ano Novo.

    ResponderEliminar
  19. Gosto muito de tuas partilhas musicais. São momentos plenos de enlevo
    Querida Andreia
    Não existem sonhos impossíveis para aqueles que acreditam que o poder realizador reside no interior de cada ser humano e projeta suas ações para transformá-los em realidade. Desejo muita força, fé e perseverança para conquistares tudo o que desejares. Que no Ano Novo que se aproxima, possamos viver intensamente cada momento com muita Paz, Amor e Esperança, pois a vida é uma dádiva e cada instante é uma benção de Deus!
    Beijinhos e abraços calorosos

    ResponderEliminar
  20. Que post engraçado este apesar de termos um estilo diferente musical este ano foi ver o Diogo e adorei
    Rêtro Vintage Maggie | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  21. Muito obrigado, minha querida :)

    Confesso que não sou o maior consumidor de música. Só mesmo quando calha ou quando toca no carro. Ainda assim, elegeria o Diogo Piçarra desta tua lista +.+

    Um feliz ano, meu bem <3

    NEW PERSONAL POST | 2019: THE BEST THINGS ARE COMING.
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  22. Boa lista, não conheço todos os álbuns, mas vou guardar esta publicação nos favoritos para ouvir mais tarde :).
    Beijinhos
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  23. Por acaso, foi um ano em que andei mais afastada da música, mas é uma verdadeira arte e em 2018 deixei-me conquistar pela Carolina, pelas Anavitória e pela Maro.
    E também ouvi muito Cage the elephant e Tame Impala :)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário