Natal | 7 Tradições que Gostaria de Adotar
![]() |
Fotografia da minha autoria |
«Não há arte sem tradição»
Natal é magia. É cor. É luz. São os cheiros, os embrulhos e as músicas. É acordar cedo e sentir a casa quente, pelo amor e pelo forno que cedo ajuda nos preparativos. São as pessoas - as nossas - e as memórias. Porque esta quadra transmite um lado puro da nossa essência, simbolizando o melhor: o amor. Ademais, Natal é tradição. E eu sinto que este aconchego só é possível porque, anualmente, procuramos preservar rituais que fazem sentido com quem nos é tanto.
É prática comum, como já mencionei inúmeras vezes, decorarmos a casa no dia 8 de dezembro. Sem haver qualquer imposição, foi quase uma passagem de testemunho. E apaixona-me esta certeza de ter um dia dedicado a uma atividade tão terna - ainda para mais quando se sustenta numa vertente familiar. Para além desta, não pode faltar o bacalhau na noite de consoada, a abertura dos presentes quando se ouvem as doze badaladas e a troca de mensagens. E é fantástico perceber que, apesar de existirem costumes transversais, cada lar tem uma forma muito particular de comemorar esta época encantada, tornando-a única e, sem dúvida, mais especial, uma vez que assume traços que só se reproduzem intimamente.
As nossas tradições primam pelo minimalismo e pelo seu lado convencional. No entanto, existem sete que, sendo inspiradas nos quatro cantos do mundo, gostaria de adotar.
Meia na Chaminé: É algo simples e facilmente concretizável, mas nunca tivemos este hábito. Porém, acho amoroso cada elemento ter a sua, pendurando-a e vendo o seu interior a ser preenchido com um mimo extra. A minha ideia seria, todos os dias, colocar uma mensagem nas restantes meias - excluindo a minha -, para que as pessoas pudessem ler mais tarde, numa ocasião que lhes fosse significativa. Sinto que seria uma dinâmica diferente e repleta de carinho.
Calendário do Advento: Em criança, cheguei a ter alguns de chocolate e era difícil resistir - escusado será dizer que foram mais as vezes em que fiz uma pequena batota do que aquelas em que cumpri a ordem cronológica. À medida que fui crescendo, perdi este ritual, embora preservasse a convicção de que era uma forma fantástica de encurtar a distância para o Natal. E nunca perdi a esperança de o retomar - recorrendo a calendários temáticos ou construindo um de raiz com atividades para desenvolver em família. Talvez em 2019 aconteça!
Decoração ao Estilo Americano: A decoração é, para mim, um dos elementos chaves desta quadra. Passear na rua, sobretudo, à noite proporciona-nos um jogo de luzes fascinante. E, mesmo defendendo que são os detalhes que fazem a diferença, a verdade é que deliro com decorações exteriores vistosas. Observar como as famílias vestem as fachadas das suas casas comove-me. E inspira-me. Tenho um vizinho que não se inibe nesta questão, fazendo com que muitos parem o carro para fotografar. E, apesar de estar habituada, não deixo de me render e de querer fazer algo semelhante. Como tenho um pequeno jardim, adorava decorá-lo a rigor.
Assistir a um Bailado: É um facto que não tenho o hábito de marcar presença em espetáculos desta natureza, mas era algo que adorava mudar, até porque é um ambiente que me fascina. E sinto que combina bem com esta quadra natalícia. Portanto, criar a tradição de assistir a um por esta altura seria algo para me deixar feliz - e orgulhosa também, na medida em que estaria a crescer culturalmente.
Enviar Postais de Natal: Adoro escrever à mão e acho que um postal é capaz de nos falar ao coração, pois transmite uma mensagem que vai para além das palavras. É um sinal de lembrança, de cuidado, de dedicação. É, inclusive, partilhar mais um pouco de nós com os outros. E isso é impagável. Por essa razão - e porque é um mimo que nos aproxima -, quero reaproveitar algo tão antigo, que acredito que nunca passará de moda, desde que valorizemos o que a vida tem de melhor.
Serão com Jogos de Tabuleiro: A minha noite de consoada é repartida entre filmes e conversa. E eu adoro isso, até porque é sempre uma forma de recordar pessoas e momentos. No entanto, gostava de introduzir alguns jogos de tabuleiro, porque possibilitam uma dinâmica engraçada. E com tantas opções, certamente, ninguém ficaria de fora. Além disso, a espera pelo Pai Natal não custaria tanto.
Casa de Gengibre: Sempre quis experimentar fazer uma, porque acho-as maravilhosas. E seria mais um momento partilhado em família. Ter a tradição de fazer uma diferente todos os anos, seria um desafio bastante criativo. E saboroso!
Quais são as vossas tradições? Há alguma que gostassem de adotar?
A meia na Chaminé já não faz parte dos meus hábitos, hoje em dia muitas casas já nem chaminés têm.
ResponderEliminarAproveito para desejar um Santo e Feliz Natal.
Andarilhar
Dedais de Francisco e Idalisa
O prazer dos livros
O Natal faz-me recuar à infância quando via o Natal dos Hospitais, e vinha o coro de Santo Amaro de Oeiras cantar aquela música natalícia. As horas a ver filmes como o Sozinho em Casa, a Sueca depois do jantar e o meu tio Pedro (que falei no blogue) que se vestia de Pai-Natal e ficávamos uma hora a trocar presentes. Entretanto, crescemos e o Natal simplificou, os primos casam-se e emigram. A família já não se junta tanto.
ResponderEliminarEste ano comprei um calendário de Natal, que saudades há anos que não o fazia. :D
Também sou fã da forma como decoram as casas na América, há um senhor cá na cidade que tem a casa assim, infelizmente, após ele ter falecido os filhos deixaram de ligar as luzes, mas os enfeites estão lá.
Beijinhos e boa semana!
Gosto muito de enviar uns postais de Natal para os amigos, uma mensagem fala muito, que delícia de post, são tradições que nunca devem ser esquecidas, Andreia bjs.
ResponderEliminarDescreveste tudo o que penso e sinto no Natal 🎄 Natal é mesmo magia :) adoro! Como sabes eu já escrevi postais de Natal, coisa que me enche o coração :) gosto de tudo no Natal:) é a minha época preferida do ano e estamos neste momento a ouvir canções de Natal :)
ResponderEliminarBeijinhos minha querida*
https://matildeferreira.co.uk
Esta publicação é tão 'eu' coração. Cá em casa, temos realmente muitas dessas tradições desde pequenos e fazemos questão de as manter na nossa casa - como as meias na chaminé e os jogos de tabuleiro. O Natal é mesmo incrível <3
ResponderEliminarTHE PINK ELEPHANT SHOE
no ikea tens a venda uns kits para fazer uma casinha de gengibre que sao top! muito fixes mesmo.. ja fiz varias vezes e é super divertido! :D
ResponderEliminarTheNotSoGirlyGirl // Instagram // Facebook
Adoro essas tradições!! Estou a iniciar novas!!! Só tenho saudades é dos postais!!
ResponderEliminarExistem tradições que se acabaram, o que é triste. Adorei a tua publicação :))
ResponderEliminarHoje : A sede do meu devaneio
Bjos
Votos de uma óptima Segunda-Feira
queria muito que aqui fizesse frio no Natal pra adotar algumas coisas da decoração e tradição
ResponderEliminarwww.tofucolorido.com.br
www.facebook.com/blogtofucolorido
Eu acho incríveis essas tradições, também gostaria de adotar hehe
ResponderEliminarhttp://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/
Na minha casa jogamos bastantes jogos de tabuleiro e, como há crianças, também, deixamos as meias na chaminé! O Natal é mesmo uma época mágica! :D
ResponderEliminarO teu blogue está lindo! :D
beijinhos
www.amarcadamarta.pt
Recomendo-te mesmo o serão dos jogos de tabuleiro. É uma tradição na minha familia e acabamos por nos divertir muito
ResponderEliminar3200 Degrees ❤
Destas tradições as que eu própria sigo é jogar jogos de tabuleiro na noite de natal e envio sempre postais... :)
ResponderEliminarhttps://checkinonline.blogspot.com/
O calendário de advento, filmes do sozinho em casa e jogos de tabuleiros até à meia noite :)
ResponderEliminarr: boa semana linda :)
Vendo esses filmes de natal que lançaram na Netflix recentemente confesso que me deu vontade de adquirir muitas dessas tradições também, haha.
ResponderEliminarhttp://eagorab.blogspot.com
Alguma das coisas que falas-te quando era mais pequena fazia, mas agora nem por isso
ResponderEliminarBeijinhos
Novo post //Intagram
Tem post novos todos os dias
Visitando, lendo e escrevendo:- Natal é tudo isso. Só que, existe sempre ...
ResponderEliminar--
» » O outro lado do Espírito Natalício « «
--
FELIZ NATAL
Confesso que não tenho nenhuma dessas tradições natalícias. Claro que não dispenso os chocolates na árvore todos os Natais e ver o Sozinho em Casa... É obrigatório. Mas, de resto, "vou ao sabor do vento" ahah
ResponderEliminarAdorava adoptar as casas de gengibre!
ResponderEliminarBjxxx
Ontem é só Memória | Facebook | Instagram
Desde há uns anos para cá que compro sempre um calendário de advento de chocolate para mim e adoro.:p
ResponderEliminarTambém adoro postais de Natal e lá por casa é normal jogarmos o Loto na noite de Natal.
Another Lovely Blog!, https://letrad.blogspot.com/
Como é do conhecimento público, eu sou um cristão desnaturado que não liga muito ao Natal. Não sei se porque me lembro de, na infância, passarmos natais amargos, devido às carência de uma família de agricultores paupérrimos (lembro-me de um certo Natal em que a minha mãe não fez filhoses por não ter óleo ou azeite com que as fritar), mas a verdade é que todo este ambiente natalício, com toda a gente a amontoar-se, por vezes chega a irritar-me. Ou talvez porque os anos foram levando os mais velhos e hoje os mais velhos somos nós e a família de ambos os lados está muito dispersa e para reunir uns, há sempre outros que ficam de fora.
ResponderEliminarNa minha terra era tradição pôr, não a meia, mas o "sapatinho", porém a tradição era frequentemente quebrada pelo facto de nem sempre haver sapato, ou quando havia sapato, não havia prenda para lá pôr.
É triste, mas nós éramos mesmo muito, muito pobres. :(
Tradições das que falas só a meia na chaminé, sabes linda, quando era pequena nao haviam possiblidades econômicas para muito mais.
ResponderEliminarHoje a família ja ta mais pequena e às vezes o que se sente é tristeza .
Mas gosto, coloco a arvore um pai natal na porta e à noite, falamos, rimo,-nos e tambem jogamos às cartas:)
Beijinho linda.
;)
ResponderEliminarNão possuo tradições de Natal, pois minha família não comemora. Mas adotaria todas essas que citou! hahaha!
Ótima segunda!
Beijo! ^^
Antes de mais, porque acho que ainda não te disse, adorei o novo look do teu blogue. Muito giro :)
ResponderEliminarNão sei se são tradições, mas eu adoro como tu as luzes, são mágicas, adoro apagar as luzes todas em casa e ficar à luz do pinheiro de natal. Costumo pôr a meia e globos de neve de natal na lareira, gosto de pendurar postais de natal também com desenhos e mensagens ao lado da meia na lareira. Tenho a lareira muito cheia :)
Uma tradição para mim, que não falha, são os postais de natal, mesmo que não receba nenhum, todos os anos tenho que enviar postais escritos à mão :)
Beijinhos
Também gostava de fazer uma casa de gengibre
ResponderEliminarRêtro Vintage Maggie | Facebook | Instagram
De todas elas, só envio postais de Natal! Acho que é algo que aconchega a alma :)
ResponderEliminarAs restantes também gostava de adoptar, mas ainda não foi este ano :( acho que com estas tradições se vive mais e melhor o espírito natalício!
Um beijinho grande*
Adoramos adoptar tradições que significam algo para nós, que nos deixam envolvidos. Somos de celebrar, seja o que for de bom. É o que gostamos de fazer. Gostámos bastante de todas as sugestões!
ResponderEliminarAdorava conhecer a Lapónia pela curiosidade que me desperta e NY porque adoro a cidade e gostava de ver a árvore do Rockfeller Center.
ResponderEliminarBeijinho grande, minha querida!
Oh pá, se tivesse sabido mais cedo tinha-te enviado um postal de Natal!
ResponderEliminarAcho que os postais é a única tradição dessas que tenho, mas também adorava ver decorações ao género dos EUA! Deve ser tão maravilhoso!
A Sofia World
O que dizer? É Natal e é tão maravilhoso.
ResponderEliminarPor cá também existem algumas tradições e uma delas é que também se come bacalhau na noite de consoada.
Da tua lista, também não me importaria de acrescentar algumas como, a meia na lareira, as decorações ao estilo americano e os jogos de tabuleiro. Quem sabe um dia não adira a algumas dessas :p